Com apenas 3 anos de vida o framework para JSF PrimeFaces já tem mais popularidade do que os concorrentes famosos RichFaces e Icefaces. Criados em 2007, tanto o IceFaces quanto o RichFaces foram superados pelo framework turco e com grande participação nas pesquisas no Google pelos Brasileiros.
Interessante!
Mas note que a quantidade maior de índices é no Brasil, São Paulo e na língua portuguesa, o que pode ser uma tendência nossa.
Mesmo assim, valeu pela notícia, irei dar uma olhada de outra forma agora nos componentes do PrimeFaces!
O sucesso do PrimeFaces está diretamente ligado ao sucesso do JSF 2. É a vantagem de sair na frente.
As outras libs demoraram demais para lançarem versões estáveis.
O suporte a JSF 2 realmente foi matador. Ridículo demorar tanto tempo pra sair o RichFaces 4 (quase 2 anos após o JSF 2).
E o PrimeFaces está bem mais completo também, com muito mais componentes que o RichFaces por exemplo.
Vou de PrimeFaces
Apesar de nunca ter participado de um projeto JSF, já testei o PrimeFaces. Na época em uma primeira impressão achei bem mais fácil e legal que os concorrentes, que inclusive nem showcase oferecem ao contrário do Prime, mostrando que os criadores do projeto se preocupam com aqueles que vão usar, além disso achei muito fácil colocar o prime pra funcionar. Se hoje fosse iniciar um projeto JSF, sem dúvida usaria o PrimeFaces
[quote=ranophoenix]O sucesso do PrimeFaces está diretamente ligado ao sucesso do JSF 2. É a vantagem de sair na frente.
As outras libs demoraram demais para lançarem versões estáveis.[/quote]
Concordo.
O Rich até hoje não tem um bom suporte ao jsf 2.0
Isso é porque ele é simples e eficiente.
Trabalhei um ano com RichFaces no meu TCC, atualmente estou em uma empresa que tem o Rich homologado ao framework utilizado, mas meus projetos pessoais eu faço em Prime, por dois motivos, conhecimento em duas tecnologias, uma aprendo no trabalho e outra em casa, e também por achar o prime mais “fácil”.
Também usei o Prime em meu TCC, como nosso amigo igor_henrique . Hoje uso o RichFaces nos meus projetos pessoais pra conhecer melhor a tecnologia. O Prime facilitou bastante o desenvolvimento do meu projeto final. Naquele momento o que eu mais precisava era criar algo de qualidade com o pouco tempo que tinha e o PrimeFaces me proporcionou isso.
nunca usei os outros dois, mas o PF é simplismente fantástico…
Supera em buscas no google. Isso não quer dizer que é o mais usado.
Concordo!!
Estou testando o PF e to gostando, uma gama considerável de componentes e bem pratico de usar
muita coisa q eu tive que desenvolver em outros framework no PF ja achei tudo pronto.
O Richfaces demorou muito pra ser portado pro jsf 2 e ainda foi muito modificado, o que atrapalhou a migração. Fora que a versão final saiu sem muitos componentes, como o rich:columns, forçando o desenvolvedor a se adaptar.
Não vejo o cenario mudar tão fácil, a tendencia é mesmo o primefaces assumir a ponta dos novos projetos e o richfaces tentar manter a base legada.
Ja usei RichFaces e digo que na minha opnião o Primefaces é matador…
PF + JSF2 = Produtividade.
O richfaces demorou muito pra sair e quando saiu não trouxe novidades.
Levando em consideração, suporte, forum e documentação o primefaces se mostra como a principal suite de componentes para JSF2.
também vou de primefaces.
Em todos os projetos que participo, só dá RichFaces. O Ice Faces e o Prime Faces se quer são citados.
Não acho que este tipo de pesquisa seja tão confiável. Na ocorrência de um bug quando liberada uma versão nova, por exemplo, aumentará a quantidade de buscas para solucionar o problema, mas não necessariamente a quantidade de usuários aumentou. Apesar disso é bom saber que o PrimeFaces está sendo bem aceito pela comunidade.
[]'s
Venho trabalhando com o Primefaces a dois anos. Realmente é produtivo e fantástico!
Recomendo.
Tenho a mesma experiência.