Primefaces 3.5 Final!

:?: http://www.primefaces.org/license.html -> “PrimeFaces is open source, [size=18][color=red]completely free [/color][/size] to use and licensed under Apache License V2” :?:

Isso é estrategia “drug dealer”. Você experimenta a droga grátis, fica viciado e depois para ter mais deve pagar.
Anti-ético, isso sim! Cagatay não esta sozinho, Jboss por exemplo é uma outra “droga” (no sentido metafórico pois é um excelente app server) que precisa pagar para ter uma versão compilada e sem os bugs conhecidos.

A mensagem esta sendo a seguinte: comunidade, vocês tem uma versão que não funciona muito bem e é totalmente gratuita (sic), vamos manter o source code mas ninguém consegue compilar e se conseguir vai gerar uma versão com mais bugs ainda.
A versão 3.5.1 deveria estar disponível no repositório, mas não esta la. Esta apenas a 3.6-Snapshot que supostamente é a mais nova versão com muito mais bugs onde o fabricante diz basicamente: “você vai se arriscar em compilar e usar em produção? tsc, tsc, tsc”.

A filosofia open source não é ganhar dinheiro, é ser open source e ponto final. Não é para ser um modelo de negócio pois é um anti-negócio.
Não pago forçado nem $0,01 para um open source. Muito caro para algo grátisl :shock:
Achando que foi algo que me trouxe beneficio efetuarei uma doação seja em especie (doação), aprimorando, relatando bugs, divulgando, sugerindo, …
Ja doei inclusive $10 para o Primefaces no ano passado, quero agora minha doação de volta, canalhas!!! :lol:

Open Source é uma iniciativa altruísta, algo que não existe de fato, por isso estaria fadada a terminar um dia em um universo capitalista. O movimento disso já começou.

Quem iniciou um projeto open source não pode sair mais. Existe um contrato que deve ser honrado e isso é juridicamente muito sério, pode não ser por aqui, mas la fora é.
Se tentar explicar para um juiz no Brasil o que é Open Source ele tem um piripaque pois ainda deve estar absorvendo e discutindo as leis trabalhistas da era Vargas.

O pessoal de tecnologia é bem criativo. Estas iniciativas “freeware” estão usando artimanhas para sair da “roubada” que é o open source.
Roubada pois não se ganha dinheiro diretamente com o produto mas não podem esquecer que ganham outros benefícios como ganhar mercado (market share) muito rápido o que viabiliza outras estrategias como a venda de livros, palestras, treinamento, consultoria. O que eles almejam então? Ganhar o dinheiro e também os benefícios? O mercado não é tão ingenuo .

O mercado precisara pagar para usar versões sem bugs? Então naturalmente o mercado vai comparar melhor, ser mais exigente e se causar prejuízos processar juridicamente para obter ressarcimento dos transtornos causados.
Pagando algo exigiremos “free of bug”, com garantias, manual em português. A lei do consumidor então passa a valer. Exijam a Nota Fiscal !!! :smiley:
E por que usar componentes de uma empresa que mal conhecemos e não de uma IBM, Microsoft ou Oracle que tem muito mais recurso, expertise e infra?

A esperança reside em alguns gurus criarem um novo repositório para dar continuidade aos projetos open sources without bugs. O tempo ira dizer o que vai acontecer com esta nova estratégia da turma fake open source. No “google trends” ja é notável a queda do Jboss ao longo do tempo. Tudo isso corroborando então prepare o seu bolso pois restarão pouquíssimos bons produtos gratuítos.

[quote=ricardo.harari] :?: http://www.primefaces.org/license.html -> “PrimeFaces is open source, [size=18][color=red]completely free [/color][/size] to use and licensed under Apache License V2” :?:

Isso é estrategia “drug dealer”. Você experimenta a droga grátis, fica viciado e depois para ter mais deve pagar.
Anti-ético, isso sim! Cagatay não esta sozinho, Jboss por exemplo é uma outra “droga” (no sentido metafórico pois é um excelente app server) que precisa pagar para ter uma versão compilada e sem os bugs conhecidos.

A mensagem esta sendo a seguinte: comunidade, vocês tem uma versão que não funciona muito bem e é totalmente gratuita (sic), vamos manter o source code mas ninguém consegue compilar e se conseguir vai gerar uma versão com mais bugs ainda.
A versão 3.5.1 deveria estar disponível no repositório, mas não esta la. Esta apenas a 3.6-Snapshot que supostamente é a mais nova versão com muito mais bugs onde o fabricante diz basicamente: “você vai se arriscar em compilar e usar em produção? tsc, tsc, tsc”.

A filosofia open source não é ganhar dinheiro, é ser open source e ponto final. Não é para ser um modelo de negócio pois é um anti-negócio.
Não pago forçado nem $0,01 para um open source. Muito caro para algo grátisl :shock:
Achando que foi algo que me trouxe beneficio efetuarei uma doação seja em especie (doação), aprimorando, relatando bugs, divulgando, sugerindo, …
Ja doei inclusive $10 para o Primefaces no ano passado, quero agora minha doação de volta, canalhas!!! :lol:

Open Source é uma iniciativa altruísta, algo que não existe de fato, por isso estaria fadada a terminar um dia em um universo capitalista. O movimento disso já começou.

Quem iniciou um projeto open source não pode sair mais. Existe um contrato que deve ser honrado e isso é juridicamente muito sério, pode não ser por aqui, mas la fora é.
Se tentar explicar para um juiz no Brasil o que é Open Source ele tem um piripaque pois ainda deve estar absorvendo e discutindo as leis trabalhistas da era Vargas.

O pessoal de tecnologia é bem criativo. Estas iniciativas “freeware” estão usando artimanhas para sair da “roubada” que é o open source.
Roubada pois não se ganha dinheiro diretamente com o produto mas não podem esquecer que ganham outros benefícios como ganhar mercado (market share) muito rápido o que viabiliza outras estrategias como a venda de livros, palestras, treinamento, consultoria. O que eles almejam então? Ganhar o dinheiro e também os benefícios? O mercado não é tão ingenuo .

O mercado precisara pagar para usar versões sem bugs? Então naturalmente o mercado vai comparar melhor, ser mais exigente e se causar prejuízos processar juridicamente para obter ressarcimento dos transtornos causados.
Pagando algo exigiremos “free of bug”, com garantias, manual em português. A lei do consumidor então passa a valer. Exijam a Nota Fiscal !!! :smiley:
E por que usar componentes de uma empresa que mal conhecemos e não de uma IBM, Microsoft ou Oracle que tem muito mais recurso, expertise e infra?

A esperança reside em alguns gurus criarem um novo repositório para dar continuidade aos projetos open sources without bugs. O tempo ira dizer o que vai acontecer com esta nova estratégia da turma fake open source. No “google trends” ja é notável a queda do Jboss ao longo do tempo. Tudo isso corroborando então prepare o seu bolso pois restarão pouquíssimos bons produtos gratuítos.
[/quote]
Sem patrocínio para projetos complicados fica difícil mesmo, difícil trabalhar de graça ou para se promover em algo que exija muito esforço e grande responsabilidade. Esses projetos devem ser muito complicados e chatos de manter. No início tudo é divertido mas depois cresce incontrolavelmente o número de clientes e exigências de mercado. O melhor para mim é seguir o que dá mais certo, com mais aberturas e somado ao que é mais usado pela comunidade no geral, nunca vi vantagem para ficar preso em componentes JSF por exemplo, escrever HTML puro é algo que dá certo desde que começou a web, todas as outras tecnologias Web são assim, até .NET está em queda uso de component based.

Entendo seu ponto de vista Javaflex e concordo tambem! Todo trabalho deve ser remunerado pois as pessoas precisam comer.

Desenhar quadrados e botoes na tela do computador, enviar um robo para marte, acabar com a corrupção ou promover a paz mundial? Nao entrarei no merito da discussão da complexidade disso.

Acredito que ninguem obriga ninguem a encabeçar um projeto open source e acredito tambem que esta decisão foi tomada para angariar recursos de outra forma e se beneficiar com isso (contribuidores, palestras, livros, consultoria, doação, ego, auto-promoção pessoal, whatever…)

Salvo engano, o Primefaces usa como base da arquitetura outros projetos open sources como Jquery, ThemeRoller, … que tambem tem suas complexidades, isso sem falar nos bonecos dos transformers ( duvido que pagam royalties por uso de imagem :smiley: ).

:arrow: Somente pelo fato de um sujeito ter liderado e encabeçado um projeto open source ou ainda ser o maior contribuidor neste momento não significa que o projeto pertence a ele ou a alguma organização :!:
:arrow: Este projeto pertence a uma comunidade inteira, pertence a qualquer um. :!:

Muitos enviaram bug fix, muitos usam e divulgam somente pelo fato de ser open source e gratuito. Eles ainda continuam a anunciar que é completamente (grifo completamente) gratis.
Open source não é para ser modelo de negócio e esta mais para uma doação ou uma politica transgressora contra um paradigma capitalista.
Tambem nao vou discutir isso ou se apoio ou não este movimento mas acredito que nada me impede, em termos contratuais “open source”, de adquirir esta versão “gratuita-paga” (paradoxal isso) e distribuir livremente para qualquer um.

Ricardo,

entendo sua frustração. Mas olhando a questão de um outro ponto de vista, ainda acho que o primefaces continua sendo opensource. O código está lá, aberto, para quem quiser fazer fork, olhar, compilar, modificar. O que está sendo vendido é um serviço. Você pode pedir a um recurso de sua equipe para forkar o repositório e compilar as versões para você, aí não precisa pagar os 199 dólares de anuidade.

Como já disseram aqui na discussão, usar produtos open source não exime nós, clientes, de custos. Existem os custos de manutenção, aprendizado, etc. envolvidos.

Abs!!!

Meu sentimento é de indignacao e repudio e nao propriamente de frustação.

Em projetos open source voce não é um cliente, mas um colaborador, mas enfim …

“[i]Muitos programadores estão descontentes quanto à comercialização de software de sistema. Ela pode trazê-los dinheiro, mas ela requer que eles se considerem em conflito com outros programadores de maneira geral em vez de considerá-los como camaradas”

• Richard Stallman[/i]

Nao é viavel fazer fork, olhar, corrigir e compilar este projeto como nao é viavel fazer o mesmo no linux, mysql, eclipse, java, php, android, este blog e outros projetos que ainda são open source na sua raiz.

O espirito do open source (vide free software foundation, manifesto gnu, …) parece que ja era neste projeto. Mais que mero codigo aberto, é uma ideologia.
Mas até ai, “ema ema ema, cada um com seus problemas” :smiley:
Em termos de negócios, o fato é que o TCO ja é alto usando qualquer open source, tornar mais alto (compilar, corrigir, olhar, garfar) inviabiliza totalmente.
A solução viavel é pagar certo? Entao nao é mais gratis e nao colaboraremos mais, vamos cobrar resultados, comparar melhor com outros pagos e exigir que funcione.
Que as regras sejam claras, apenas isso.

Cara, eu gosto muito do Primefaces, acho um framework excelente, mas essa questao de sair do foco do que é Free Software e etc, eu particulamente me sinto indgnado.

Quem conhece o Debian sabe, até hoje, desde seu início, sempre manteve seu espírito de Free Software, o projeto se tornou tao grande e robusto que hoje recebe doacoes de empresas como IBM e Oracle. Sinceramente, ja estou comecando a estudar o que alguns indicaram aqui e em outros topicos: “Comecar a usar HTML5 + Java”, minha preocupacao vai ser que framework utilizar para fazer o MVC (Conheco o Struts1, mas pretendo usar o Struts2). Enfim, Primefaces perdeu crédito comigo. Acho que o que é bom sobrevive, sem necessidade de fazer este tipo de mudança, que para mim, foi drástica, claro, eles sao livres para fazer o que acharem melhor para o Projeto, mas nunca vi na historia do Open Source acontecer algo desse tipo… Primefaces PRO, Elite … vai caga!!!

Engraçado que toda vez que leio um post de alguem reclamando de SL misturando conceitos é sempre alguém com menos de 15 postagens. :lol: :lol:

Quanto ao prime, não acredito que vá mudar muita coisa não. Em todo caso, existem outros frameworks aí justamente pra isso.

E’ um indicativo para rever seus conceitos de SL :smiley:

Se você trabalha com sistemas realmente personalizados é a melhor coisa que pode fazer, depois que se acostumar vai passar achar mais confortável. Aos poucos vai construindo sua infraestrutura de componentes baseados em HTML conforme a necessidade. Existe também muita coisa pronta ou semi pronta para personalizar, plugins jquery para gráficos, autocomplete, etc. A comunidade HTML é infinitamente maior que JSF. Com o HTML/CSS/JQuery não engessados por recursos intermediários a coisa fica toda a seu controle.

Sobre framework MVC action based server side já trabalhei com Struts2, era muito bom, depois fiquei longe do Java e hoje em dia tenho gostado mais do Spring MVC, onde o pessoal aqui recomenda atualmente. E te recomendo para o lado front-end o Bootstrap que uso no ASP.NET MVC também. Além disso estude jQuery e CSS conforme for necessitando, de preferência trabalhe junto com um design para aumentar a qualidade e você focar no Negócio para melhor retorno de valor e crescimento do todo. Para webapps tem se usado muito frameworks JS MVC client side, mas ainda não vi vantagens para grandes sistemas corporativos. Sobre HTML5 vai com calma usando o necessário e já aceito em produção, como canvas, audio, video e outras coisa que não lembro agora. CSS3 também é interessante, mas deixo pro web designer.

concordo com vc Marcos. O PF nunca irá fechar o código e passar a cobrar 1000 USD por versão, senão a comunidade toda migra para outras frameworks. E frameworks boas e baratas sempre existirão.

Vi um post do Catagay do PF, dizendo eles tentaram usar doações para levantar dinheiro, e em 3 meses conseguiram 52 USD. Pô, fiquei com dó do cara, rs. Não vejo sacanagem nessa cobrança que eles estão fazendo agora, é só uma maneira de poder gerar receita, e com isso até melhorar o produto.

[quote=rof20004]Cara, eu gosto muito do Primefaces, acho um framework excelente, mas essa questao de sair do foco do que é Free Software e etc, eu particulamente me sinto indgnado.

Quem conhece o Debian sabe, até hoje, desde seu início, sempre manteve seu espírito de Free Software, o projeto se tornou tao grande e robusto que hoje recebe doacoes de empresas como IBM e Oracle. Sinceramente, ja estou comecando a estudar o que alguns indicaram aqui e em outros topicos: “Comecar a usar HTML5 + Java”, minha preocupacao vai ser que framework utilizar para fazer o MVC (Conheco o Struts1, mas pretendo usar o Struts2). Enfim, Primefaces perdeu crédito comigo. Acho que o que é bom sobrevive, sem necessidade de fazer este tipo de mudança, que para mim, foi drástica, claro, eles sao livres para fazer o que acharem melhor para o Projeto, mas nunca vi na historia do Open Source acontecer algo desse tipo… Primefaces PRO, Elite … vai caga!!![/quote]

Para MVC action based use o vRaptor

[quote=marcosalex]Engraçado que toda vez que leio um post de alguem reclamando de SL misturando conceitos é sempre alguém com menos de 15 postagens. :lol: :lol:

Quanto ao prime, não acredito que vá mudar muita coisa não. Em todo caso, existem outros frameworks aí justamente pra isso.[/quote]

Concordo com o marcosalex nesta, quanta as… sobre opensource, filosofia não é ganhar dinheiro? Alltruismo?? Espero que os Midi-chlorians consigam suprir as necessidades do corpo do altruista, que vai trabalhar igual um doido, sem receber um centavo para suprir suas necessidades básicas.

Ja que a GNU é a fonte, então vamos citar logo a fonte:
http://www.gnu.org/licenses/gpl.html

Me digam se não é EXATAMENTE isto que o PrimeFaces esta fazendo?

outro trecho:

[quote=fredferrao][quote=rof20004]Cara, eu gosto muito do Primefaces, acho um framework excelente, mas essa questao de sair do foco do que é Free Software e etc, eu particulamente me sinto indgnado.

Quem conhece o Debian sabe, até hoje, desde seu início, sempre manteve seu espírito de Free Software, o projeto se tornou tao grande e robusto que hoje recebe doacoes de empresas como IBM e Oracle. Sinceramente, ja estou comecando a estudar o que alguns indicaram aqui e em outros topicos: “Comecar a usar HTML5 + Java”, minha preocupacao vai ser que framework utilizar para fazer o MVC (Conheco o Struts1, mas pretendo usar o Struts2). Enfim, Primefaces perdeu crédito comigo. Acho que o que é bom sobrevive, sem necessidade de fazer este tipo de mudança, que para mim, foi drástica, claro, eles sao livres para fazer o que acharem melhor para o Projeto, mas nunca vi na historia do Open Source acontecer algo desse tipo… Primefaces PRO, Elite … vai caga!!![/quote]

Para MVC action based use o vRaptor[/quote]
Se o cara for um desenvolvedor independente e o cliente ficar ciente é uma boa escolha, pois nao esqueca do mercado.

[quote=javaflex][quote=fredferrao][quote=rof20004]Cara, eu gosto muito do Primefaces, acho um framework excelente, mas essa questao de sair do foco do que é Free Software e etc, eu particulamente me sinto indgnado.

Se o cara for um desenvolvedor independente e o cliente ficar ciente é uma boa escolha, pois nao esqueca do mercado.[/quote]

Mercado é JSF, como ele quer um action based vRaptor seria uma boa, Struts? Alguem ainda inicia um projeto do zero usando Struts nos dias atuais? Pelo que vejo não é muito comum.

[quote=fredferrao][quote=javaflex][quote=fredferrao][quote=rof20004]Cara, eu gosto muito do Primefaces, acho um framework excelente, mas essa questao de sair do foco do que é Free Software e etc, eu particulamente me sinto indgnado.

Se o cara for um desenvolvedor independente e o cliente ficar ciente é uma boa escolha, pois nao esqueca do mercado.[/quote]

Mercado é JSF, como ele quer um action based vRaptor seria uma boa, Struts? Alguem ainda inicia um projeto do zero usando Struts nos dias atuais? Pelo que vejo não é muito comum.[/quote]
JSF é mercado tambem mas só para quem gosta de component based e quem acha que especificacao padrao significa alguma coisa para a realidade. Spring Mvc é o que uso atualmente action based, muito usado mundialmente, já VRaptor nao, apesar de excelente.

[quote=javaflex][quote=fredferrao][quote=javaflex][quote=fredferrao][quote=rof20004]Cara, eu gosto muito do Primefaces, acho um framework excelente, mas essa questao de sair do foco do que é Free Software e etc, eu particulamente me sinto indgnado.

Mercado é JSF, como ele quer um action based vRaptor seria uma boa, Struts? Alguem ainda inicia um projeto do zero usando Struts nos dias atuais? Pelo que vejo não é muito comum.[/quote]
JSF é mercado tambem mas só para quem gosta de component based e quem acha que especificacao padrao significa alguma coisa para a realidade. Spring Mvc é o que uso atualmente action based, muito usado mundialmente, já VRaptor nao, apesar de excelente.[/quote]

Tinha me esquecido do Spring, sim, Spring e JSF são o mercado, só discordo que JSF é mercado pra quem gosta de component, ele simplesmente se tornou o mercado(nem estou discutindo os motivos), basta olhar para as vagas, a vasta maioria pede ou Spring ou JSF ou logo ambos.

[quote=fredferrao][quote=javaflex][quote=fredferrao][quote=javaflex][quote=fredferrao][quote=rof20004]Cara, eu gosto muito do Primefaces, acho um framework excelente, mas essa questao de sair do foco do que é Free Software e etc, eu particulamente me sinto indgnado.

JSF é mercado tambem mas só para quem gosta de component based e quem acha que especificacao padrao significa alguma coisa para a realidade. Spring Mvc é o que uso atualmente action based, muito usado mundialmente, já VRaptor nao, apesar de excelente.[/quote]

Tinha me esquecido do Spring, sim, Spring e JSF são o mercado, só discordo que JSF é mercado pra quem gosta de component, ele simplesmente se tornou o mercado(nem estou discutindo os motivos), basta olhar para as vagas, a vasta maioria pede ou Spring ou JSF ou logo ambos.[/quote]

Que JSF é muito forte no mercado é indiscutível, isso concordo, mas só quis dizer alguns motivos que levaram a isso, não por simplesmente virar. A maioria foi atraída pelas facilidades iniciais do JSF para soluções de UI ricas pouco personalizadas. Além disso por ser padrão da Sun/Oracle, encorajou as empresas adotarem por achar que isso é mais garantido, só que sabemos que na real tudo muito é relativo. A Sun quis competir com ASP.NET WebForms na época que era valorizado, conseguiu, fez melhor, mas agora Web em .NET só cresce em action based ou REST. Tudo tem o seu espaço, mas só na comunidade Java existe atualmente ainda muito valor por component based.

Saiu o primefaces 3.5.2

http://blog.primefaces.org/?p=2542.

É senhores, eu utilizo jsf a um bom tempo, mas tenho repensando muito a idéia de alguns projetos, estamos estudando a utilização do bootstrap + algum action based, mas para ser sincero seria ótimo se eu pudesse usar jsf + boostrap.

Sei que tem o primefaces bootstrap, mas será que é futuro?

Acho que vou até abrir um tópico somente falando sobre isso.

Não, isso é só uma maquiagem, as desvantagens do JSF continuam. Vá mesmo HTML4-5/JQuery/CSS2-3, Bootstrap e action based.