Pois é javaflex, estou pensando bastante no VRaptor, achei muito bom o trabalho que a Caelum fez com ele e o VRaptor 4 vai ser integrado com CDI, achei bem bacana a ideia.
Mas realmente aqui na nossa empresa somos somente um grupo de sócio programadores e somos uma negação no quesito interface e o jsf- primefaces resolve isso facilmente.
Tenho algumas duvidas referente a utilização de requesições ajax no formato action based.
no caso do jsf, tenho os redenred, no primefaces temos opções de escolhar como ajax update e outros.
No caso da utilização de algum action based, como eu faria isso? vou precisar trabalhar diretamente com javascript/jquery?
Acho que a minha produtividade vai cair muito nesse quesito.
O que eu quero é que meus sistemas sejam responsive design, e realmente estou com essas duvidas.
Se possível contratem um web design, com isso vão entregar trabalhos mais bonitos e personalizados, serão melhores vistos, mais valorizados e os programadores terão mais tempo pra entregar mais valores para o negócio. Além de aumentar os tipos de oportunidades, como sites. Mas tudo isso depende dos objetivos de vocês.
A grosso modo sem entrar em detalhes de serialização, a Action (um método da Controller) vai receber objetos que você postar via ajax, trafegados no formato json.
[quote=leandrokjava]no caso do jsf, tenho os redenred, no primefaces temos opções de escolhar como ajax update e outros.
No caso da utilização de algum action based, como eu faria isso? vou precisar trabalhar diretamente com javascript/jquery?[/quote]
Sim JQuery na maioria das vezes, que ajuda a simplificar JavaScript/DOM/AJAX.
Depois do aprendizado e uma infra básica montada, a pessoa gostando, passa a achar mais produtivo, por não ficar preso ou quebrando a cabeça com componentes-servidor, que são particulares demais.
Bootstrap por exemplo ajuda muito nisso, inclusive na parte de layout básico que é uma das suas preocupações.[/quote]
VRaptor é excelente e muito produtivo, mas por eu dar mais peso ao mercado uso SpringMVC ou Asp.Net MVC no caso do .NET.
Constribuindo um pouco mais, o jsf 2.2 vai trabalhar num formato novo integrado ao HTML5.
Neste slide fala um pouco, quem sabe está ai a possivel integração ao boostrap.
[quote=leandrokjava]Constribuindo um pouco mais, o jsf 2.2 vai trabalhar num formato novo integrado ao HTML5.
Neste slide fala um pouco, quem sabe está ai a possivel integração ao boostrap.
[/quote]
Reconheceram que encapsular HTML/JS/CSS nunca foi boa ideia.
Pois é, ainda bem que reconheceram isso.
A previsão da Release é para final deste mês que vem junto com JavaEE 7, claro que depois vai ter varios updates.
Mas se eu puder usar as page action dele e usar o html puro vai ser ótimo.
Achei bem bacana, se ele realmente permitir eu ter controle total sobre o html5 + css + js, vai dar certinho.[/quote]
Valeu por compartilhar. Esse exemplo está permitindo mais controle dos elementos básicos sim, apesar de alguma intrusão. Mas o que está relacionado a progress continua amarrado.
[quote=leandrokjava]Não sou um expert em HTML5, mas acho que a tag progress é nativa do html5.
Não consegui ver nada amarrado ali.[/quote]
Tem razao, so tinha visto a parte de ajax pro progress.
Tem um livro recem lançado da Editora Ciencia moderna eu comprei ele logo que lancou, recomendo muito bom já estou nas ultimas paginas do livro que é bem intuitivo adorei
VRaptor é muito bom. IMO, melhor que o Spring MVC. Mercado agente que faz. Tenho convencido vários desenvolvedores a testarem o VRaptor, ministrei palestras, minicursos e a maioria gosta muito do resultado com ele. SpringMVC é muito bom mas pra mim fica em 2º lugar, se tratando de frameworks action-based.
Sobre o JSF programei muito tempo com ele e foi bom enquanto durou, justamente graças ao Richfaces e depois Primefaces. Se precisar ainda uso. Mas tenho tentado adotar uma arquitetura baseada em REST, trafegando JSON, com frameworks front-end como JQuery, Twitter Bootstrap, Less, AngularJS.
Concordo com voces que nao seria interessante ficar amarrado a sistemas web orientado a componentes como o prime, mas sinceramento estou apaixonado pela ferramenta, estou utilizando a versao 3.4.2 e estou conseguindo fazer inúmeros componentes com requisições ajax funcionando perfeitamente, e incrivel que depois que voce pega a “manha” de usar partialSubmits, update, process, voce consegue construir componentes complexos em minutos e funcionando, eu aconselho!!!