Após 10 meses de desenvolvimento, finalmente foi lançado o Primefaces em sua versão 3.0. Este release contempla cerca de 21 melhorias em comparação ao RC2, disponibilizado a cerca de 2 semanas. Segundo a Prime Tecnoloji, a próxima versão a ser lançada será a 3.1, que deve incluir pelo menos 6 novos componentes, além de correções de bugs e melhorias na acessibilidade. Este release deve estar finalizado em meados de fevereiro.
Nossa muito legal ele. Comecei poucos tempos atrás com primefaces 2.x por que ao migrar tive alguns problemas no 3.0 RC2. Hoje consegui migrar minha aplicação que está no começo ainda para a 3.0 e gostei bastante. Nem tive muita dificuldade para migrar, apenas tive que me desfazer do captcha pois deu problema.
Único problema é que tem que atualizar as urls da taglib em todas as páginas. Se esquecer de atualizar ele dá umonte de problemas. Mas hora que mudar tudo ele para.
Achei essa nova versão show de bola, só não gostei do template default que eles adotaram…
Bom, tô utilizando a nova versão em um projeto que ainda tá no início e ainda não detectei nenhuma anomalia… Com quais componentes você teve problemas?
O dataTable perdeu todos os metodos ajax e alguns outros também(eles passaram a favorecer chamadas explícitas de ajax. Achei que foi uma boa alteração).Mudaram alguns conceitos que acabam influenciando na migração de um sistema e impede de você apenas trocar o jar e já ter tudo funcionando sem perder tempo com algumas alterações. Achei que foi uma melhora muitro grande, mas ainda não está pronto para ser jogado em campo.
Problemas que tive além das alterações no framework foi com codificação de caracteres e as páginas que perderam suas scrollbars.
O componente growl agora não pode ser atualizado por outro componente. (antes eu deixava o autoUpdate como false e dava um update no id dele quando necessário, agora ele dá erro de não encontrar o id do growl no preRenderView)
Esse não tenho muita certeza se é isso, mas se eu faço um ui:include de um xhtml em outro, e coloco para atualizar o id de um componente em outro xhtml, ele dá erro de id não encontrado no preRenderView.
Não identifiquei mais nada, mas também parei de olhar o primefaces 3.1.1 quando vi esses dois detalhes. Vai demorar um pouco para eu atualizar meus projetos com ele.