Primefaces 3.0 Lançado!

Após 10 meses de desenvolvimento, finalmente foi lançado o Primefaces em sua versão 3.0. Este release contempla cerca de 21 melhorias em comparação ao RC2, disponibilizado a cerca de 2 semanas. Segundo a Prime Tecnoloji, a próxima versão a ser lançada será a 3.1, que deve incluir pelo menos 6 novos componentes, além de correções de bugs e melhorias na acessibilidade. Este release deve estar finalizado em meados de fevereiro.

Download: http://primefaces.org/downloads.html

Outras informações: http://blog.primefaces.org/?p=1588

Nossa muito legal ele. Comecei poucos tempos atrás com primefaces 2.x por que ao migrar tive alguns problemas no 3.0 RC2. Hoje consegui migrar minha aplicação que está no começo ainda para a 3.0 e gostei bastante. Nem tive muita dificuldade para migrar, apenas tive que me desfazer do captcha pois deu problema.

Maravilha, já estava utilizando desde a 3.0M4 em um projeto em andamento vou atualizar e fazer novos testes.

Alguem passou por algum problema ao migrar ou só foi substituir as versões e o sistema rodou tranquilo?

Único problema é que tem que atualizar as urls da taglib em todas as páginas. Se esquecer de atualizar ele dá umonte de problemas. Mas hora que mudar tudo ele para.

Só usar um replace all.

Eu ate hoje não consegui usar o prime mobile, ja segui o manual a risca mas não resolveu, alguem sabe como resolver isso?

alguem poderia me passa a verão do maven do repositório no site do prime faces está a versão RC ainda

<version>3.0.RC1</version>

Este prime veio para ser prime mesmo!
esta nova versão esta sensacional, só a correções já dizem por si só.

Nossa muito bom mesmo esse framework

Esta muito bom mesmo

Adorei a nova versão.

A única coisa que aconteceu como problema foi o fato dos componentes de meu sistema não ficarem alinhados dentro do <h:panelGrid>

Quanto a isto não sei a razão, e se isso acontece apenas comigo.

Se aguem teve o mesmo problema, vamos compartilhar.

Neste caso, o único problema que tive, até o momento, foi como o alinhamento do <p:autoComplete …> dentro do <h:panelGrid …>

O autoComplete não fica dentro do panelGrid.

&lt;h:panelGrid columns="3" cellpadding="5"&gt;
                    &lt;h:outputLabel id="lblPais" value="País" for="txtPais"/&gt;
                    &lt;p:autoComplete id="txtPais" value="#{cadastroDeBairroBean.pais}"
                                    completeMethod="#{cadastroDeBairroBean.completePais}"
                                    var="pais" itemLabel="#{pais.nome}"
                                    itemValue="#{pais}" converter="#{paisConverter}"
                                    size="80" panelStyle=""/&gt;
                    &lt;p:message for="txtPais" /&gt;
                &lt;/h:panelGrid&gt;

Alguém sabe como resolver este problema?

Tirando mudanças críticas na api tive problemas com codificação dos caracteres. Achei muito instável e vou continuar mais um pouco com o 2.2.1

Estou também fazendo igual ao Julio,

voltei a utilizar o bom e velho primefaces 2.2.1.

Acredito que em breve o pessoal do prime estarão resolvendo estes probleminhas. Até lá. I love you prime 2.2.1.

Achei essa nova versão show de bola, só não gostei do template default que eles adotaram… :slight_smile:

Bom, tô utilizando a nova versão em um projeto que ainda tá no início e ainda não detectei nenhuma anomalia… Com quais componentes você teve problemas?

Com a aderencia do p:autoComplete ao h:panelGrid.

<h:panelGrid columns=“3” cellpadding=“5”>
<h:outputLabel id=“lblPais” value=“País” for=“txtPais”/>
<p:autoComplete id=“txtPais” value="#{cadastroDeBairroBean.pais}“
completeMethod=”#{cadastroDeBairroBean.completePais}“
var=“pais” itemLabel=”#{pais.nome}“
itemValue=”#{pais}" converter="#{paisConverter}“
size=“80” panelStyle=”"/>
<p:message for=“txtPais” />
</h:panelGrid>

O dataTable perdeu todos os metodos ajax e alguns outros também(eles passaram a favorecer chamadas explícitas de ajax. Achei que foi uma boa alteração).Mudaram alguns conceitos que acabam influenciando na migração de um sistema e impede de você apenas trocar o jar e já ter tudo funcionando sem perder tempo com algumas alterações. Achei que foi uma melhora muitro grande, mas ainda não está pronto para ser jogado em campo.

Problemas que tive além das alterações no framework foi com codificação de caracteres e as páginas que perderam suas scrollbars.

Achei massa também, mas ainda existem alguns bugs, mas muito boa a variação de elementos novos que tem .

Alias, alguém pode me explicar o por quê de alguns elementos estarem com o nome laranja e outros não ?

value pessoal, até mais.

Lançado primefaces 3.1.1

Dei uma olhada rápida, encontrei alguns detalhes:

1. O componente growl agora não pode ser atualizado por outro componente. (antes eu deixava o autoUpdate como false e dava um update no id dele quando necessário, agora ele dá erro de não encontrar o id do growl no preRenderView)
  2. Esse não tenho muita certeza se é isso, mas se eu faço um ui:include de um xhtml em outro, e coloco para atualizar o id de um componente em outro xhtml, ele dá erro de id não encontrado no preRenderView.

Não identifiquei mais nada, mas também parei de olhar o primefaces 3.1.1 quando vi esses dois detalhes. Vai demorar um pouco para eu atualizar meus projetos com ele.

Estou vendo que todo mundo aqui conhece de primefaces, então alguém pode me ajuda com uns problemas que estou tendo??

Um deles e esse:
http://www.guj.com.br/java/265325-menu-dinamica-no-primefaces

que por conseqüência surgiu outros como por exemplo como recupera os parametros? como passa eles por POST.

Ajuda ai galera, por favor.

jrfercar,

Você resolveu o problema com o alinhamento, estou com a versão 3.4 e estou com o mesmo problema