Preciso de ajuda para não desanimar com o Java

Amigos, o que vou levantar aqui é uma situação que estou passando, mas não interpretem como um ataque ao Java, já q sou iniciante e não sei até onde a ferramenta vai.

1. Eu estou vindo do Delphi para começar aplicações multiplataforma, porém eu não estou conseguindo acreditar que para fazer uma simples tela de cadastro eu tenha que gastar zilhões de linhas de código.

2. Eu tento usar o Eclipse ou o NetBeans, porém eu preciso de uma máquina com 5 Ghz para rodar eles de uma forma decente.

3. Todo mundo aqui elogia o Java até não acabar mais, mas não vi até agora um aplicativo feito por alguém daqui (ou outro lugar) para servir como exemplo de um sistema real, onde exista reutilização do código, herança de formulários, etc para realmente eu bater o olho e falar, realmente Java é bom pra tudo.

Ou seja, por mais que eu odeie a filosofia da MS, se o projeto Mono vingar, o Java não vai durar muito tempo (pelo menos é o que eu acho), já que o Mono vai compilar em código nativo da plataforma, vai ser rico em recursos de banco de dados e telas e com certeza vai ser muito produtivo.

Portanto, eu imploro… ME MOSTREM QUE EU ESTOU ERRADO !!! Juro que não vou me importar. O que eu mais quero é ir para Java, mas até agora a impressão que eu tenho é que programando em Java eu estou voltando 10 anos no tempo…

Obrigado pela força.

eu tambem so novato…eu conheco três programas em java: Eclipse, NetBeans e LimeWire

bem, cara… nao q eu defenda o java ou ataque outras tecnologias… mas, vou tentar de deixar a parte do q eu sei…

1. ta, tu ta falando de programação GUI, eu nunca mexi com delphi, nunca vi uma linha de código dele, só programei com GUI em java, e acho bem simples,muito fácil… se são muitas linhas de código, eu nao sei… pois nunca mexi com GUI com outra linguagem ainda…

2. realmente, o netbeans é pesadinho, e agora o eclipse 3, tb ta uma bomba… mas é sempre assim, quanto mais as maquinas ficam rapidas, o softwares vão exigindo… mas confesso q o eclipse 3 (em linux com GTK 2, me deixou a desejar…), porem, a produtividade com J2EE é imensa… sem contar no JDeveloper

3. procure informações sobre a PetStore da Sun, é uma aplicação J2EE q faz uso de design patters e varias tecnologias relacionadas ao java, tem petstore usando container ejb, e outra só container web…

… poderia falar mais desse Mono? eu ja ouvi falar no nome… mas realmente nao faço idéia do q seja… poderia explicar? bem, eu nao fico defendendo o java nem nada… uma vez numa conversa entre java e .NET, um cara disse: “a melhor tecnologia é aquela q é mais produtiva”, então… eu acho q .NET ganha ai, pq é mais rapido pra se desenvolver e tal… e o cara q era fã do .NET disse q o java era mais lento em win do q o .NET, ai o loco q era do java disse, “é… e .net só roda em win”… realmente é dificil de chegar a uma conclusão… o lance é aquilo q ta quente agora, e no momento, eu acho q oq ta mais quente é Java, talvez um dia .NET seja a mais usada… mas agora… ta sendo o java, tu vai ser mais bem sucedido usando java… isso, agora… e o desenvolvedor de hj, tem q ser flexivel o suficiente pra poder mudar de tecnologia, se nao… ta ferrado, na area da computação é q ele nao vai se dar bem… é isso ai oq eu acho…

[quote=“mbminformatica”]Amigos, o que vou levantar aqui é uma situação que estou passando, mas não interpretem como um ataque ao Java, já q sou iniciante e não sei até onde a ferramenta vai.

1. Eu estou vindo do Delphi para começar aplicações multiplataforma, porém eu não estou conseguindo acreditar que para fazer uma simples tela de cadastro eu tenha que gastar zilhões de linhas de código.

2. Eu tento usar o Eclipse ou o NetBeans, porém eu preciso de uma máquina com 5 Ghz para rodar eles de uma forma decente.

3. Todo mundo aqui elogia o Java até não acabar mais, mas não vi até agora um aplicativo feito por alguém daqui (ou outro lugar) para servir como exemplo de um sistema real, onde exista reutilização do código, herança de formulários, etc para realmente eu bater o olho e falar, realmente Java é bom pra tudo.

Ou seja, por mais que eu odeie a filosofia da MS, se o projeto Mono vingar, o Java não vai durar muito tempo (pelo menos é o que eu acho), já que o Mono vai compilar em código nativo da plataforma, vai ser rico em recursos de banco de dados e telas e com certeza vai ser muito produtivo.

Portanto, eu imploro… ME MOSTREM QUE EU ESTOU ERRADO !!! Juro que não vou me importar. O que eu mais quero é ir para Java, mas até agora a impressão que eu tenho é que programando em Java eu estou voltando 10 anos no tempo…

Obrigado pela força.[/quote]

Ae, Bom
1)Acho que vc usava a ferramenta da borland né para o delphi??? use a da borland para o java.Zilhoes de códigos??? desconheço isso vc só precisa setar o layout, estartar os componentes e colocar no painel…Não gasta quase nada
ex:

JTextField nome= new JTextField();
JTextField tel= new JTextField();
JLabel nomel= new JLabel("Nome");
JLabel tell= new JLabel("Telefone 1");
JPanel pn= new JPanel();

//colocando no painel
c= getContentPane();
jp.setLayout(null);
	jp.add(nome);nome.setBounds(120,40,200,20);
	jp.add(tel);tel.setBounds(120,70,150,20);
	jp.add(nomel);nomel.setBounds(10,40,60,20);
	jp.add(tell);tell.setBounds(10,70,60,20);

Ta ai , isso que estpou usando coordenadas , que eu prefiro, se vc usar um Outro Layout então o código se reduz para menos da metade!!

2)Net Beans é uma porcaria, pesado e ruim de trabalhar, o Eclipse versão 2 é perfeito…Leve e tudo mais, vc pode usar outros milhares de IDEs, use o JCreator Pro, muito bom , tão leve quanto um TXT:)

3)Vc deve se interar melhor no mundo java, tem milhares de programas , alguns inlcusive estão lá em Marte.A microsoft não vai decolcar cara , ja era esquece isso , trabalho em Uma corporação Enorme, e nada vai substituir o java e o J2EE, alem de ser totalamnte multiplataforma é GRATISSSS, ninguem vai trocar isso para colocar sistema da M$ pagos e pior , com certeza cheios de fallhas…
Tem muitos programas por ae , quer ver um que é o melhor torrent de todos??

->http://azureus.sourceforge.net/

O que acontece é que as pessoas estão muito acostumadas a pensar em Mircrosoft way, tipo sei-la minha mãe que só gosta de mecher no IE , e não gosta do Firefoks…Tenque pensar na Multiplataforma , principalemnte para empresas.

Valeu!!!

ai tem outra thread, pra ti te inteirar mais sobre como é a filosofia java…

http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=6128

kra, eu tbm penei no começo, e aindo sofro um poco, mas é normal, principalmente pra pessoas como eu e vc q sairam do Delphi, ou msm VB, q com meia duzia de cliques tá pronto o programa. Sinceramente, essas linguagens deixa a gente prequissoso. Mas com o tempo vc começa a ver o beneficios, como Multiplataforma, Orientação a Objetos, q no começo eu me perguntava: “pra q essa chatice toda?” huahauahua.
eu aconselharia vc a continar se esforçando em JAVA. E não se preocupe com esse lance de GUI, é só questão de custume.

flw

e ae cara, blzera!!! Delphi também tem zilhões de linha de código, acontece que vc naum precisa acessá-las, mais elas taum lá, num otro arquivo, mais taum!!! a diferença é que a parte gráfica do Java fica embutida no código e dificulta um poco (ou muito).
A Microsoft é quase invencível, o Delphi é uma facilidade de programação mas… vc pagou sua cópia do Delphi ou do Windows? Pode ser que sim, foi barato? Se não, vc pode ser preso a qquer momento! O Java é gratis, o Eclipse é livre, por isso o investimento na tecnologia Java.
Além disso, muitas organizações (eclipse, apache), e empresas (IBM, Oracle, Borland) desenvolvem para Java, a IBM aliás, tá só cum Java e muito Linux (ou só Linux).
naum sei como funciona esse Mono, mas ele só vai ter sucesso se M$ abrir maum de uns trokinhus… ehauheauheua trokinhus p/ ela, mas pra maioria das pessoas, preços proibitivos.
por isso acho que vc naum precisa desanimar, o Java parece uma tempestade? mais a água que mata numa enchente é a mesma água que mantém e renova a vida!!! :razz:

Ederson

Sinto muito te decepcionar, mas você está parcialmente correto.

:arrow: Em Java precisa de muitas linhas de código para fazer coisas simples.
Sim, é verdade. É esse o preço que pagamos para conseguir portabilidade, manutencibilidade, extensibilidade, segurança e muitos outros benefícios que nenhuma outra tecnologia possui. Nem mesmo C#. Mas existem muitas ferramentas e tecnologias (XDoclets, Groovy, etc) que compensam essa improdutividade de Java. Mas vá com calma. Aprenda Java primeiro.

:arrow: Eclipse e NetBeans são muito pesados
Sim, também é verdade. O Oracle também é. E nem por isso deixa de ser considerado o melhor sistema de gerenciamento de banco de dados. Mais uma coisa, o NetBens não é uma porcaria. Eu uso o Eclipse, mas se você não está disposto a pagar pelo JBuilder (o mais recomentado para quem está saindo do Delphi) acho que deve usar o NetBeans mesmo. O NetBeans é a ferramenta oficial, desenvolvida pela Sun e parceiros. É a mais fácil de aprender, configurar, etc. E possui um ótimo editor para você poder fazer suas lindas janelinhas.

:arrow: Nunca vi exemplo real
8O Java é uma das linguagens que mais possui código disponível. Mas eu sugiro não dê olhada nos softwares livres por enquanto. E nem na Pet Store. Comece com muita calma, lendo um bom livro (Deitel). Entenda cada uma das partes, para só depois conseguir entender o todo.

:arrow: Mono vai matar o Java
O Mono pode no máximo pegar uma fatia de mercado do Java. Mas da mesma forma que o Visual Basic não eliminou o Delphi, o .NET não eliminará o Java. Com o advento dos Web Services a tendência é que estas tecnologias coexistam em “paz”.

:arrow: A impressão que eu tenho é que programando em Java eu estou voltando 10 anos no tempo…
Agora sim você proferiu uma blasfêmia. :grin: Ao contrário do que muita gente diz, Delphi não é orientado a objetos. Delphi é orientado a eventos e componentes. Um paradigma muito produtivo, porém já está sendo ultrapassado pelas novas exigências do mercado e novas técnicas de desenvolvimento. Ao contrário do que atualmente você disse, Java não está 10 anos atrás. Muito pelo contrário, é o que há de mais moderno. É a tecnologia de ponta do mundo do desenvolvimento de software. Em breve você concordará comigo.

Dica:
Se você até hoje nunca mexeu com nada além de Delphi, não ponha a culpa para todos os seus problemas na Java. Boa parte das tuas dificuldades são devido a uma coisa chamada mudança de paradigma. Paradigma é uma coisa difícil de aprender. Entenda paradigma como sendo “forma de pensar e agir”. É como dar uma reviravolta na personalidade. Bem doloroso.

Agora quer saber o graaaande problema de Java? A curva de aprendizagem. Aprender Java requer muito, muito esforço. Não é simples. Se você tiver a coragem, persistência e motivação (igual tem essa galera do fórum) vai conseguir bons frutos ($). Mas saiba, Java é só para os fortes.

E pode postar suas futuras dúvidas, que estaremos sempre dispostos a ajudar. :wink:

bom vamos la se e pra chorar eu tbm vou …

ja falei que ia fazer meu tg em java eu tento mais ate agora nda ta parado ta fogo… bom penso que se quer progrmar compra maquina pra isso pronto sobre eclipse e net ta respondido .
mono …projeto criado para implementar o .Net a plataforma Linux …sobre roubo de mercado nem em sonho VB ==> Linguagem de quem naum sabe progrmar e usa a desculpa que e comercial pra naum dizer a verdade …
sobre desanimar eu tbm to …naum tenho tempo pra ler o livro me ajudem por favor …

O pessoal, eu qdo comecei usava o PHP editor… e levinho e facil d mecher!!

E outra pra apreder tem q fazer td na mao… Essa e a minha opiniao!!!

Abracao e te +

Cara, tb sou programador de DELPHI a 5 anos! Uso o JBuilder (tb da Boland - EXCENTE, porém CARÍSSIMO) para minhas aplicações Desktop e o E-Gen (gerador de código STRUTS) para minhas aplicações J2EE. Com ambas as tecnologias não tenho problemas de produtividade, principalmente com o Jbuilder, nele vc pode fazer um sistema simples de cadastros sem escrever uma linha de código, pois possui uma série de Wizards,pluings e componentes prontos, além de uma excelente documentação dos mesmos, parecido com o DELHPI em alguns aspectos, até em atalhos como o F12 para alternar pra tela ou pro código e F9 para executar, etc. Jáo E-gen (J2EE) eu acho um pouco engessado no quesito View, porém é produtivo pra caramba

Espero ter ajudado em alguma coisa
abs

Respondendo em que linguagens já programei…
Basic, Cobol, C, Pascal, Clipper, Delphi e agora Java.

Dizer que o Delphi não é orientado à objetos, é uma inverdade. O problema é que ele infelizmente lhe permite fazer os formulários sem se importar com a regra e funcionamento dos objetos. Mas no Java tb é assim, o que impede de alguém criar uma classe com objetos Swing e colocar os métodos do objeto na mesma classe ?

Programo no delphi a mais de 7 anos, e garanto, ele é 100% orientado a objetos sim, mas não obriga ninguém a programar desta forma.

Vou fazer um comparativo com o Delphi para vocês terem uma idéia do que eu preciso, o caminho a seguir, para chegar nos mesmos resultados com Java.

1. Em Delphi eu criava um formulário Pai, com o layout básico de um cadastro, ou seja, o botão inclusão, pesquisa, alteração, etc… vinculado a uma tabela sem especificação. A funcionalidade ficava 100% abstrata. Depois eu criava uma tela de cadastro herdando desse formulário, onde no formulário filho eu apenas setava a tabela, posicionava os campos e tudo estava pronto, pois o funcionamento foi implementado na classe pai.

2. Eu fazia o sistema em 3 camadas usando o Midas (ou outro componente qualquer), onde eu implementava funções, acessos ao banco de dados, etc em uma aplicação servidora, que poderia rodar em um servidor web, desta forma eu teria os dados remoto ou local, dependendo apenas de configurar o IP do programa cliente.

Minhas perguntas são : Como implementar herança de formulários, já que o formulário pai é um objeto herdado de JFrame, e o form filho é herdado do FormPai ? Qual IDE permite isso ? Tentei fazer isso no eclipse e no netbeans e não consegui. A outra pergunta é, como fazer um sistema em N camadas em Java, podendo acessar os dados de uma aplicação servidora através da internet com interface swing ?

Se eu conseguir fazer essas 2 funções eu já vou me sentir mais forte para continuar a batalha… :lol:

Se alguém tiver um sistema simples que faça isso, só para eu pegar o conceito, eu agradeço !

Obrigado pela força pessoal.

Tb acho, o bom de fazer na mão é q vc pega a manha da coisa e sabe onde ta e oq faz cada pedaço no seu codigo. Claro q é so pra aprender pq demora muito assim.

:cool:

[quote=“mbminformatica”]Como implementar herança de formulários, já que o formulário pai é um objeto herdado de JFrame, e o form filho é herdado do FormPai ? Qual IDE permite isso ? Tentei fazer isso no eclipse e no netbeans e não consegui.
[/quote]

Se a janela pai é um JFrame, a filha é um JPanel… ou tu tb pode usar um JDesktopPane, com JInternalFrame dentro… modais… nao se prenda a uma IDE, se ela tem limitações, o programador nao deve se sentir desconfortável em ir ao código e fazer no braço (afinal, é programador… hehea)

só uma sigla: EJB. A natureza do EJB é distribuida, ele é feito exatamente pra isso, aplicações de grande porte e robustas, mas enquanto tu nao te sentir confortável com o java, nao caia matando em cima de EJB…

eu to escrevendo um tutorial usando design patterns pra fazer isso, quero fazer uma aplicação web, e outra swing, acessando o servidor, quero com esse tutorial apresentar padrões de projeto, escalabilidade e fácil manutenção… só me da um tempinho pra acabar! hehehehe

Não deveríamos prolongar essa discussão sobre se Delphi é orientado a objetos ou não já que não é o propósito-mor desse fórum. Se a gente for pegar no pé da letra, nem mesmo Java é considerado 100% orientado a objetos, como é a Smalltalk. Muita gente considera que Delphi é baseado em objetos, não orientado. Mas na prática o que conta é que Delphi é orientado a eventos e componentes.

Isso é bem básico. Com pouco estudo você já vai conseguir. Fique tranquilo.
Isso independe de IDE. Mas como eu já disse, comece pelo JBuilder.

Java possui o JDBC, uma forma muito elegante de acessar bancos de dados. Mas também possui o Hibernate, por exemplo, que dá independência de SGDB.

Antes de você dizer que ninguém avisou, escuta aqui. Java não é apenas mais uma linguagem que você está aprendendo. Com Java (e com .NET) o poço é beeem mais fundo.
<marketeiro>Você vai se surpeender!</marketeiro>

Bração,
Vinci

DELPHI ORIENTADO A OBJETOS 100%?

vc precisa rever seus conceitos de orientação a objetos!

ele tem uma programação orientada a eventos que mascara a orientação a objetos!

pra mim, é uma linguagem de programação estruturada, pois vc faz o programa principal e ele chama uma unit que cria o form…
e ai vai indo…

criação e destruição de elementos em delphi é bem mais trabalhosa, sem falar do perigo de ocorrer um heap overflow qndo se usa recursividade com objetos
e se vc precisa colocar componente na tela em tempo real, java da de 10 no delphi

delphi tem sua utilidade, mas não da para fazer muita coisa que em java dah

delphi é considerado uma “linguagem infantil”. eu não concordo, porém acho o java bem mais robusto

Bom, vou registrar minha opinião…

Eu venho do Delphi tb, e tive problemas parecidos.

Estava eu conversando com um colega, que é diretor da área de tecnologia de uma empresa de médio porte. Ele estava procurando até algum tempo atrás para qual tecnologia migrar suas aplicações, que eram basicamente em ASP, PHP, VB, etc… tinha uma mescla tb de sistemas operacionais … Ele, então procurou primeiramente os seus desenvolvedores e foi unanimidade : TODOS preferiam Java. Então ele foi ver o outro lado, o mercado… ele verificou que as instituições que faziam previsões de como estaria o mercado nos próximos anos ( uma delas foi o Gartners Group). E o mercado aponta para .Net como sendo a plataforma de desenvolvimento dominante daqui 2 anos, logo atrás vem Java… então ele preferiu migrar para .Net… mesmo sabendo que estara atrelado ao Windows ( que é um problema…) .

Eu até argumentei um pouco, mas pelo que vi ele tinha suas razões…

Na plataforma .NET, a Microsoft, que não é boba nem nada, permite que vc desenvolva em C#, que tem a sintaxe bem parecida com Java, só que deixa o cara desenvolver tb em outra linguagem, como em ASP .net, Object Pascal (vide Delphi 8 .net), VB, etc… o quê faz com que a migração de “Plataforma de Desenvolvimento” (não estou discutindo a linguagem em si) seja muito mais fácil… e aqui no Brasil temos muito mais gente com conhecimento em VB, ASP, Delphi, etc… do que em Java. Bem diferente do cenário la fora, onde Java é bem mais difundido…

Outro ponto é que .Net foi meio que “feito para” trabalhar com WebServices, tanto que se vc procurar por benchmarks por aí afora, vc vê que realmente, relacionado a performance, ele é mais rápido.

Se vc precisa de agilidade de desenvolvimento, ter uma rotatividade de programadores, uma curva de aprendizado menor, etc… vc vai pro lado do .Net. Só que vc fica atrelado à Microsoft, que sabemos que é um problema dos grandes…

Eu prefiro Java, como desenvolvedor. E Teria uma lista enorme dos porquês. Porém tb dou minhas sapeadas no .NET, pq vejo o mercado. A curva de aprendizado da linguagem Java é muito lenta mesmo…
E acho que se vc vai desenvolver Front-Ends, realmente Java deixa a desejar.
Já para as outras camadas a parada é dura, e acredito que qto maior a criticidade e complexidade da aplicação, mais Java é indicado…

FAlow :wink: ,
Fábio

[quote=“microfilo”][quote=“mbminformatica”]

Dizer que o Delphi não é orientado à objetos, é uma inverdade.
Programo no delphi a mais de 7 anos, e garanto, ele é 100% orientado a objetos sim, mas não obriga ninguém a programar desta forma.

[/quote]

DELPHI ORIENTADO A OBJETOS 100%?

vc precisa rever seus conceitos de orientação a objetos!

ele tem uma programação orientada a eventos que mascara a orientação a objetos!

pra mim, é uma linguagem de programação estruturada, pois vc faz o programa principal e ele chama uma unit que cria o form…
e ai vai indo…

criação e destruição de elementos em delphi é bem mais trabalhosa, sem falar do perigo de ocorrer um heap overflow qndo se usa recursividade com objetos
e se vc precisa colocar componente na tela em tempo real, java da de 10 no delphi

delphi tem sua utilidade, mas não da para fazer muita coisa que em java dah

delphi é considerado uma “linguagem infantil”. eu não concordo, porém acho o java bem mais robusto[/quote]

Bom, Object Pascal (base do Delphi) é orientado a objetos sim… me fala como são feitos os componentes no Delphi ? O problema é que ele permite que vc faça uso de funções e procedures como se estivesse fazendo uma programação estruturada… qto aos eventos, realmente é facilitado pelo IDE, mas lá nas classes base, vc vê que ele utiliza interfaces para implementar isso…

Java é orientado a objetos, mas vc pode fazer algo parecido como as bibliotecas do Delphi qdo usa classes com vários métodos estáticos… dá uma olhada na classe java.lang.Math …

Qto a criação de objetos e destruição, não dá pra comparar… em Delphi vc têm que se preocupar onde está a referência do objeto, pq vc tem que destruir… já Java tem o Coletor de Lixo…

[quote=“FabioAzul”]Bom, Object Pascal (base do Delphi) é orientado a objetos sim… me fala como são feitos os componentes no Delphi ? O problema é que ele permite que vc faça uso de funções e procedures como se estivesse fazendo uma programação estruturada… qto aos eventos, realmente é facilitado pelo IDE, mas lá nas classes base, vc vê que ele utiliza interfaces para implementar isso…

Java é orientado a objetos, mas vc pode fazer algo parecido como as bibliotecas do Delphi qdo usa classes com vários métodos estáticos… dá uma olhada na classe java.lang.Math …

Qto a criação de objetos e destruição, não dá pra comparar… em Delphi vc têm que se preocupar onde está a referência do objeto, pq vc tem que destruir… já Java tem o Coletor de Lixo…[/quote]

amigo, não adianta
a orientação a objetos do Delphi é fraquissima

até o pascalziho tem objetos, mas nem por isso é orientado a objetos

começando por como o programa se inializa!
vc pode ver!

[code]program Project1;

uses
Forms,
Unit1 in ‘Unit1.pas’ {Form1};

{$R *.res}

begin
Application.Initialize;
Application.CreateForm(TForm1, Form1);
Application.Run;
end.
[/code]

note que não é uma classe que tem o metodo main como o C++ e o java…
inicia-se como se fosse uma linguagem procedural!
ele disfarça um pouco com o objeto application…

não me entendam mal: eu gosto muito do delphi, mas isso qndo eu tenho aplicações para windows somente
ele é bom tb para ligar com Banco de Dados, especialmente o InterBase… e os QuickReports são muito bons! e em especial os componentes especiais que vc pega na internet

mas para coisas mais robustas, ele não é tão bom
a comunicação por redes é mto chata…
e os akeles “objetos não-visuais” são simplesmente ridiculos!
eles ocultam o código de vc

Sei que esse forum não se trata de discurssões sobre DELPHI

Mas essa num dá pra deixar pra lá…

Cara vc precisa realmente rever seus conceitos de DELPHI, ou es iniciante ou num sei o que!!!

DELPHI é uma linguagem muito poderosa, porém se trata de um outro paradigma totalmene direfente de Java, mas isso não tira sua robustes, conheço grandes sistemas rodando em DLEPHI, assim como em Clipper e Cobol, acho que tudo depende do programador acima de TUDO. Quanto ao Quick Report, esse é uma B***** e o Interbase pior ainda, A Borlando possue duas IDE maravilhosa (Delphi e JBuilder) mas falharam com Interbase como SGDB.

Não condene uma linguagem de programação sem conhece-la melhor.