Preciso de ajuda para não desanimar com o Java

Amigos, o que vou levantar aqui é uma situação que estou passando, mas não interpretem como um ataque ao Java, já q sou iniciante e não sei até onde a ferramenta vai.

1. Eu estou vindo do Delphi para começar aplicações multiplataforma, porém eu não estou conseguindo acreditar que para fazer uma simples tela de cadastro eu tenha que gastar zilhões de linhas de código.

2. Eu tento usar o Eclipse ou o NetBeans, porém eu preciso de uma máquina com 5 Ghz para rodar eles de uma forma decente.

3. Todo mundo aqui elogia o Java até não acabar mais, mas não vi até agora um aplicativo feito por alguém daqui (ou outro lugar) para servir como exemplo de um sistema real, onde exista reutilização do código, herança de formulários, etc para realmente eu bater o olho e falar, realmente Java é bom pra tudo.

Ou seja, por mais que eu odeie a filosofia da MS, se o projeto Mono vingar, o Java não vai durar muito tempo (pelo menos é o que eu acho), já que o Mono vai compilar em código nativo da plataforma, vai ser rico em recursos de banco de dados e telas e com certeza vai ser muito produtivo.

Portanto, eu imploro… ME MOSTREM QUE EU ESTOU ERRADO !!! Juro que não vou me importar. O que eu mais quero é ir para Java, mas até agora a impressão que eu tenho é que programando em Java eu estou voltando 10 anos no tempo…

Obrigado pela força.

eu tambem so novato…eu conheco três programas em java: Eclipse, NetBeans e LimeWire

bem, cara… nao q eu defenda o java ou ataque outras tecnologias… mas, vou tentar de deixar a parte do q eu sei…

1. ta, tu ta falando de programação GUI, eu nunca mexi com delphi, nunca vi uma linha de código dele, só programei com GUI em java, e acho bem simples,muito fácil… se são muitas linhas de código, eu nao sei… pois nunca mexi com GUI com outra linguagem ainda…