Pq não criar um Projeto para Aprendizado com Interface?

Pessoal tava pensando e olhanda algumas revistas , sei que este site não é uma revista , mas pq não criamos um projeto por exemplo JLocadora , onde seria feito passo a passa o desenvolvimento de uma aplicação desktop utilizando o Java e o Mysql , dai o pessoal todo poderia usar e aplicariamos tecnicas para um bom desenvolvimento , varias revistas tem projetos assim pro exemplo o clube do delphi tem acho que uma loja de cd e saiu tb uma locadora de carros , nos poderiamos pegar uma locadora de fitas e dvds para fazer oq vc´s acham ?

Já existe…

http://developer.java.sun.com/developer/releases/petstore/

Não mas esse é Estrangeiro to falando criar algo brasileiro

Tentaram fazer isso com o Rock’n’Roll, e olha no que deu :smiley:

hahahahahahaha!!!Essa foi boa!!! :smiley:

heheh! :slight_smile:

Brincadeiras à parte, acho a idéia do cara muito interessante.
Um tutorial para o desenvolvimento completo de um software, ou pelo menos um esqueleto bem completo, para uma aplicação desktop comum. Mas teria que ser comentado, com os diagramas UML, referências e tal – passo-a-passo mesmo.

Taí… se tiver mais malucos interessados, eu topo ajudar a desenvolver, não só o software como a documentação e tudo o mais que for necessário.

Mas tem um detalhe. Nada de sourceforge ou parecido tem que ser um tutorial (big tutorial) aqui, no GUJ… aí eu topo!

(poderíamos até usar, ao invés de MySQL ou qualquer outro, usar o Hibernate, li o artigo e fiquei no Hibernate – já to estudando – é algo fantástico – parabéns Daniel Quirino!)

Pode ser isso é legal , seria 100% java dai , e ficaria aqui no jug , o pessoal poderia ajudar , dai no final teriamos um Projeto Totalmente Orientado a Objetos, e Totalmente Documentado utilizando UML. Isso ajudaria. muitas pessoas que assim como eu estão começando e também poderia dar um saldo na programação de aplicações desktop com java para mostrar que ele tem cartucho para concorrer tanto com vb como com o delphi.

Muito legal a idéia.
Não sei se já tenho capacidade para poder ajudar no projeto, mais com certeza ele vai ser muito útil para o meu aprendizado!!

Curti…
[]'s

só pra empolgar o pessoal.

Vocês conhecem o projeto HORDE ?!?

Começou com essa idéia … hoje é um dos projetos mais bem feitos que eu conheço. O desenho é excelente e a codificação, vixe não dá nem pra comentar.

Quando eu participava o pessoal da lista usou um software pra fazer a métrica do projeto e vixe, ele se tornou economicamente inviavel pra maioria das empresas se elas fossem bancar.

O pessoal lá aprendeu demais e gostaram da brincadeira, ganham dinheiro com ela.

Ah, é em PHP :wink:

Se forem levar pra frente não queiram terminar … o aprendizado não tem fim.
Façam tudo do melhor jeito possível, usando o que há de melhor até aqui.

Bem, eu não vou nessa por falta de tempo … mas boa sorte!

Acho que primeiro temos q passar por alguns “brain-storms”… acho q o primeiro deles é: que tipo de software sera desenvolvido… uma coisa simples e que tem praticamente de tudo é a idéia original do icefox, um software para locadoras…

o projeto em si, seria GPL ? eu acho q sim…

vamos precisar de gente experiente em gerencia de projetos; acho que o primeiro passo é reunir o grupo e começar os storms;

eu tenho o tempo disponível durante à noite, talvez uns 3 dias por semana e algumas horas no fim de semana.

se quiserem mesmo fazer, tem q começar.
espero que dê certo!

Sim tenho os fins de semana livres e as madrugadas, mas ainda sou iniciante , mas se possivel quero ajudar ! A respeito do GLP acho que seria bom mas temos que ver com todo o pessoal que vai participar do projeto . E temos que ver mesmo alguem que conheça da gerencia de projetos para começar o andamento

Olha, como o projeto terá os tutoriais acessíveis pelo GUJ então precisamos saber a opnião dos mantenedores do site…; o qq eles acham disso.

Além do mais vamos precisar de uma estrutura mínima, como por exemplo: um repositório CVS.

Os pacotes poderão ser br.com.guj.<projeto>? tem q ver a opnião dos caras, neh?! de repente não há interesse num negócio desse. Por que, pensem bem, o negócio é grande.

Como a idéia básica é um tutorial de “cabo-a-rabo”, tenta imaginar o tamanho q vai ficar isso. Então tem que ver com os mantenedores do GUJ. Por que, por exemplo, se formos usar o Jakarta Commons (e com certeza usaremos) tem que ter referencia para o que vai ser usado… por exemplo, no caso do Ant já tem um tutorial muito bom aqui no GUJ, parsing de XML, também, impressão de códigos de barras tem o tutorial que eu escrevi, Hibernate o Daniel mandou bem… mas tem muito mais… isso vai ficar enorme!

Sim isso é verdade , temos que falar com eles vc pode ver isso dango. E vc conhece bem a parte de gerencia de projetos poderia ficar responsavel por isso oq vc acha ?

Excelente idéia!
Espero q os moderadores aprovem…
Isso ajudariam muito aos iniciantes verem o desenvolvimento completo(e sua documentação) de um aplicativo.

Provávelmente eles estão acompanhando esta thread. Eu acho que antes de entrar em contato por e-mail e ficar chateando os caras, temos que ter algo mais concreto (eu acho).

Acho que deveríamos primeiro formar um grupo. Pequeno. Talvez umas 4 ou 5 pessoas, desenvolvedores, com skills diversos e realmente interessados no projeto.

Com o grupo formado, deveremos então definir os “goals” do projeto e criar um mapa, uma visão (bem) do alto do projeto.

Aí sim…, com isso na mão, começar a trocar idéias com os mantenedores do GUJ pra ver se eles aprovam a empreitada. Mas esse grupo tem que ter em mente que, começou, tem que terminar! Pelo menos o espírito tem que ser esse.

O que vocês acham?

Realmente quero que isso dê certo. Vai ser muito legal.

Eu achei legal e to me pondo a disposição para ajudar :slight_smile: to dentro

Ok,
poderemos nos comunicar por ICQ, se for o caso, e fazer as discussões iniciais com horário marcado.

Embora meu ICQ esteja habilitado no fórum, meu número é
124366106, usuário DanGO.

Então, estamos ótimos…, já temos 2 no grupo :slight_smile:

Concordo com o dango. Aqui vão algumas regrinhas de ouro pra conseguir fazer um projeto OpenSource andar:

• Faça um release 0.1 que sirva pra alguma coisa, e não espere ninguém te ajudar até lá.

• Tenha uma lista de discussão, um site e um repositorio CVS pro projeto antes mesmo do release 0.1.

• Não abuse no nível de abstração do código - quanto mais rápido de ler, mais gente pode contribuir - lembre-se que desenvolvedores OpenSource usam seu tempo livre, então eles tem pouco tempo pra ler código, se vc quer que eles programem.

• Documentação (e, principalmente, documentadores) valem mais do que o código (e, respectivamente, programadores). Então, depois dos primeiros releases, documente tudo, e volte aos releases, mas nunca se esqueça de atualizar os docs - um Wiki pode ajudar nisso :slight_smile:

• Tenha vontade de tocar o projeto - não é fácil se dedicar por muito tempo a uma coisa, especialmente quando não se recebe $ por ela :slight_smile: E não espere que outros tenham a mesma empolgação até que vc tenha um sistema bem usável.

É isso aí, boa sorte a todos :smiley:

Dicas de ouro, cv!

Acho que o projeto poderá ter bom futuro.

A idéia não está centrada no software… está centrada no aprendizado… na verdade acho que esse projeto será um grande tutorial passo-a-passo para uma aplicação desktop.

Já estou em contato com o Icefox e faremos alguns storms antes de iniciarmos alguma coisa de maneira publica.

Mas tudo o que estivermos discutindo estará disponível para quem quiser, seja como observador ou como membro ativo. OSI!

Sim , acho que o pessoal vai se interessar mais também quando já tiver algo no ar !!!