Poscomp 2009

[quote=victorwss][quote=pablosaraiva]Carta de recomendação é bom pedir pra quem você sabe que vai falar coisas boas sobre você. A carta vai direto pra equipe de seleção e você nunca vai ver o que o cara escreveu pois é confidencial.

O cara pode simplesmente colocar lá: “Não conheço.”, aí já queima teu filme.

[/quote]

Ou pior, podem te detonar com coisas do tipo “péssimo aluno”, “medíocre”, “imaturo” e coisas do gênero, e isso queima o teu filme mais ainda.[/quote]

Eu prefiro acreditar que isso não acontece. Se for pra falar isso, que não mande a carta então. Ele não precisa falar pro aluno que não vai mandar, e o aluno provavelmente nunca vai saber.

[quote=rod.attack][quote=victorwss][quote=pablosaraiva]Carta de recomendação é bom pedir pra quem você sabe que vai falar coisas boas sobre você. A carta vai direto pra equipe de seleção e você nunca vai ver o que o cara escreveu pois é confidencial.

O cara pode simplesmente colocar lá: “Não conheço.”, aí já queima teu filme.

[/quote]

Ou pior, podem te detonar com coisas do tipo “péssimo aluno”, “medíocre”, “imaturo” e coisas do gênero, e isso queima o teu filme mais ainda.[/quote]

Eu prefiro acreditar que isso não acontece. Se for pra falar isso, que não mande a carta então. Ele não precisa falar pro aluno que não vai mandar, e o aluno provavelmente nunca vai saber.[/quote]

Na verdade isso tb não é muito legal.

Acho que como o próprio nome diz, é “carta de recomendação”. Então, em primeiro lugar, o aluno tem que ter bom senso de só pedir a carta para professores em que ele foi bem na matéria e que tinha um bom relacionamento. E por outro lado, acho que se o professor não tem interesse em “recomendar” aquele aluno, ele deve falar diretamente para o aluno quando esse for pedir a carta. Falar que vai mandar e depois não mandar ou falar mal do aluno é meio sacanagem eu acho.

[quote=lavh][quote=rod.attack][quote=victorwss][quote=pablosaraiva]Carta de recomendação é bom pedir pra quem você sabe que vai falar coisas boas sobre você. A carta vai direto pra equipe de seleção e você nunca vai ver o que o cara escreveu pois é confidencial.

O cara pode simplesmente colocar lá: “Não conheço.”, aí já queima teu filme.

[/quote]

Ou pior, podem te detonar com coisas do tipo “péssimo aluno”, “medíocre”, “imaturo” e coisas do gênero, e isso queima o teu filme mais ainda.[/quote]

Eu prefiro acreditar que isso não acontece. Se for pra falar isso, que não mande a carta então. Ele não precisa falar pro aluno que não vai mandar, e o aluno provavelmente nunca vai saber.[/quote]

Na verdade isso tb não é muito legal.

Acho que como o próprio nome diz, é “carta de recomendação”. Então, em primeiro lugar, o aluno tem que ter bom senso de só pedir a carta para professores em que ele foi bem na matéria e que tinha um bom relacionamento. E por outro lado, acho que se o professor não tem interesse em “recomendar” aquele aluno, ele deve falar diretamente para o aluno quando esse for pedir a carta. Falar que vai mandar e depois não mandar ou falar mal do aluno é meio sacanagem eu acho.

[/quote]

Bom… se é uma carta de recomendação, é como falaram aí: manda só se realmente recomenda!
No meu caso, em uma universidade que me inscrevi pediam 3 cartas, e os 3 professores me falaram que enviaram. Acho que eles não iam gastar o tempo deles para escrever e enviar nos correios se fossem falar mal.
Eu também entrei em contato com os professores para saber se já tinham enviado, lembrando das datas e me oferecendo para enviar ou para pagar algum custo de envio caso fosse necessário.

Se me permitem a pergunta, o que vocês colocaram no campo “8. EXPOSIÇÃO DE PROPÓSITOS” do formulário de inscrição do IME-USP?

:lol: :oops: :oops: :oops: :oops:

[quote=bicarbonato]Se me permitem a pergunta, o que vocês colocaram no campo “8. EXPOSIÇÃO DE PROPÓSITOS” do formulário de inscrição do IME-USP?

:lol: :oops: :oops: :oops: :oops: [/quote]

Não lembro bem ao certo o que eu coloquei na época. Também fiz meio com pressa em cima da hora.
Se não me engano, eu disse que gostaria de pesquisar sobre compiladores (ainda tenho esta intenção). Que pretendia trazer boas práticas da academia para o mercado de trabalho e vice-versa. Coloquei também que participar do mestrado era um sonho e uma realização pessoal. Que eu gostaria de desenvolver pesquisa.
Coloquei também várias outras coisas, mas não lembro ao certo o que eram.

Ainda tô escrevendo a minha mas pesquisa é a palavra chave.

[quote=victorwss][quote=bicarbonato]Se me permitem a pergunta, o que vocês colocaram no campo “8. EXPOSIÇÃO DE PROPÓSITOS” do formulário de inscrição do IME-USP?

:lol: :oops: :oops: :oops: :oops: [/quote]

Não lembro bem ao certo o que eu coloquei na época. Também fiz meio com pressa em cima da hora.
Se não me engano, eu disse que gostaria de pesquisar sobre compiladores (ainda tenho esta intenção). Que pretendia trazer boas práticas da academia para o mercado de trabalho e vice-versa. Coloquei também que participar do mestrado era um sonho e uma realização pessoal. Que eu gostaria de desenvolver pesquisa.
Coloquei também várias outras coisas, mas não lembro ao certo o que eram.[/quote]

po cara vc não tem isso em lugar nenhum?

será q com 33 no poscomp desse ano, sem IC, sem artigo publicado, mas com 2 anos de experiência profissional (estágios + carteira assinada) eu consigo entrar? :oops:

OBS: como anularam a questão 27, vou pra 34 pontos!

e nada da resposta da sbc, :cry:

alguem já tentou mestrado na PUC??? pelo que vi na PUC/RS eles aceitam a nota do ENADE, mas o mestrado tem uma mensalidade meio salgada, mil e alguma coisa…

o que me dizem a respeito de bolsas, financiamentos???

[quote=bicarbonato][quote=victorwss][quote=bicarbonato]Se me permitem a pergunta, o que vocês colocaram no campo “8. EXPOSIÇÃO DE PROPÓSITOS” do formulário de inscrição do IME-USP?

:lol: :oops: :oops: :oops: :oops: [/quote]

Não lembro bem ao certo o que eu coloquei na época. Também fiz meio com pressa em cima da hora.
Se não me engano, eu disse que gostaria de pesquisar sobre compiladores (ainda tenho esta intenção). Que pretendia trazer boas práticas da academia para o mercado de trabalho e vice-versa. Coloquei também que participar do mestrado era um sonho e uma realização pessoal. Que eu gostaria de desenvolver pesquisa.
Coloquei também várias outras coisas, mas não lembro ao certo o que eram.[/quote]

po cara vc não tem isso em lugar nenhum?

será q com 33 no poscomp desse ano, sem IC, sem artigo publicado, mas com 2 anos de experiência profissional (estágios + carteira assinada) eu consigo entrar? :oops:

OBS: como anularam a questão 27, vou pra 34 pontos![/quote]

Sem querer te desanimar, mas muitos professores vêm com maus olhos alunos que desejam fazer mestrado e trabalhar. Então de repente, o que você acha que é um ponto a favor, pode se tornar um ponto contra! :slight_smile:

Mas hj no ime-usp tem bastante alunos trabalhando e estudando ao mesmo tempo.

[quote=lavh][quote=bicarbonato][quote=victorwss][quote=bicarbonato]Se me permitem a pergunta, o que vocês colocaram no campo “8. EXPOSIÇÃO DE PROPÓSITOS” do formulário de inscrição do IME-USP?

:lol: :oops: :oops: :oops: :oops: [/quote]

Não lembro bem ao certo o que eu coloquei na época. Também fiz meio com pressa em cima da hora.
Se não me engano, eu disse que gostaria de pesquisar sobre compiladores (ainda tenho esta intenção). Que pretendia trazer boas práticas da academia para o mercado de trabalho e vice-versa. Coloquei também que participar do mestrado era um sonho e uma realização pessoal. Que eu gostaria de desenvolver pesquisa.
Coloquei também várias outras coisas, mas não lembro ao certo o que eram.[/quote]

po cara vc não tem isso em lugar nenhum?

será q com 33 no poscomp desse ano, sem IC, sem artigo publicado, mas com 2 anos de experiência profissional (estágios + carteira assinada) eu consigo entrar? :oops:

OBS: como anularam a questão 27, vou pra 34 pontos![/quote]

Sem querer te desanimar, mas muitos professores vêm com maus olhos alunos que desejam fazer mestrado e trabalhar. Então de repente, o que você acha que é um ponto a favor, pode se tornar um ponto contra! :slight_smile:

Mas hj no ime-usp tem bastante alunos trabalhando e estudando ao mesmo tempo.[/quote]

mas eu não vou trabalhar! eu vou me dedicar integralmente ao mestrado! só to dizendo q a única coisa q tenho ao meu favor na seleção são os meus 2 anos de experiência em estágios e como programador Java e .NET.

Por um mestrado eu largo o meu emprego na hora! Sem pensar! :wink:

[quote=voodoo]e nada da resposta da sbc, :cry:

alguem já tentou mestrado na PUC??? pelo que vi na PUC/RS eles aceitam a nota do ENADE, mas o mestrado tem uma mensalidade meio salgada, mil e alguma coisa…

o que me dizem a respeito de bolsas, financiamentos???

[/quote]

A PUC/RS é boa? Eu tava pensando em tentar na PUC/PR … estou quase certo de que vou tentar lá também.
Quais sãos os melhores mestrados no sul? Eu achava que a ordem era UFRGS, PUC/PR, outras. Me digam aí o que vocês acham, eu acho q estou enganado! :stuck_out_tongue:

[quote=bicarbonato][quote=voodoo]e nada da resposta da sbc, :cry:

alguem já tentou mestrado na PUC??? pelo que vi na PUC/RS eles aceitam a nota do ENADE, mas o mestrado tem uma mensalidade meio salgada, mil e alguma coisa…

o que me dizem a respeito de bolsas, financiamentos???

[/quote]

A PUC/RS é boa? Eu tava pensando em tentar na PUC/PR … estou quase certo de que vou tentar lá também.
Quais sãos os melhores mestrados no sul? Eu achava que a ordem era UFRGS, PUC/PR, outras. Me digam aí o que vocês acham, eu acho q estou enganado! :stuck_out_tongue: [/quote]
Bom, eu sou do ES e to morando no extremo sul de SC, pela minha posição geográfica e linha de pesquisa minha ordem seria, UFSC, UFRGS e PUC/RS.
Talvez alguém natural do sul saiba responder melhor…

Olá,

Estou tentando descolar uma vaga de mestrado e somente agora descobri sobre esse POSCOMP, alguem sabe me dizer algo de como fazer essa prova? Quais são as matérias que ela cobre?

Vlw

[quote=Eliezer Reis]Olá,

Estou tentando descolar uma vaga de mestrado e somente agora descobri sobre esse POSCOMP, alguem sabe me dizer algo de como fazer essa prova? Quais são as matérias que ela cobre?

Vlw[/quote]
http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=189

Essa prova é anual??? Arg, quer dizer que se eu quiser fazer mestrado vou ter que esperar um ano?

você até pode tentar, mas fica mais difícil.

é anual, na puc/rs eles tbm aceitam a nota do ENADE…

Sem falar tambem que o conteudo da prova e fortemente ligada a ciencia da computacao. Eu que fiz Analise de Sistema me fodo nessas materias mais avançadas de matematica.

Cada dia mais eu me decepciono com o SBC.

Ei, vocês acham que ficar em 1° lugar numa edição do programa Student to Business da Microsoft no meu estado conta alguma coisa para mestrado? Acham que devo enviar uma lista com na qual tem o meu nome e a minha nota (para provar que fiquei em 1°)?

Acho que vc deve mandar sim.