Porque é tão difícil o pessoal ir ao google ou procurar tópico já existente?

[quote]
Vocês estão esquecendo de uma coisa. Tem gente que está em alguma empresa com rede restrita, não tem acesso a Google e outros sites.
Para essas pessoas, as vezes, a unica solução é postar mesmo. Uma vez eu estava ajudando um cara aqui e, para solucionar o problema dele, mandei um link. Ele me contou que não podia acessar o google ou o link por causa da empresa, o único site liberado lá era o GUJ e a busca não ajudou…

Pensem nisso ^^

Ainda assim existem os perdidos…[/quote]

Esse é um dos maiores problemas quando temos que resolver alguma dúvida durante o expediente.

Att.

[quote=natureza]Acho que simplismente se o tópico não te interessa, não perca seu tempo postando algo nele.

Se acha que o Off-topic é inútil, só não ler também.

Tem Off-topic que é complicado mesmo, o do futebol foi horrivel !

Mas tem coisas que são mais para descontração e até gente além como ViniGodoy, Lina etc. Participam.

E é devo ter dificuldades mesmo… mas ainda assim eu sei diferenciar interrogação em uma frase.[/quote]

“simplismente”

Ta bom ! Simplesmente !

Melhorou? Tu aprendeu que era simplesmente depois que foi fazer o curso pra saber diferenciar perguntas de afirmação não é? Conta ai !

Aos colegas que com esmero querem demonstrar ao guj o bom vernáculo exemplar, permitam-me um aparte para lembrá-los de que o objetivo do fórum é debater sobre tecnologia, e não esboçar nossa eloqüência. A última, se mal interpretada, pode semear a discórdia. Agradeço a atenção despendida.

Aos colegas que com esmero querem demonstrar ao guj o bom vernáculo exemplar, permitam-me um aparte para lembrá-los de que o objetivo do fórum é debater sobre tecnologia, e não esboçar nossa eloqüência. A última, se mal interpretada, pode semear a discórdia. Agradeço a atenção despendida.[/quote]

Concordo… Escreveu bonito em Vini.

Eu sou do Interior do Paraná… aqui nóis é simplis !

Abraço

[quote]
Aos colegas que com esmero querem demonstrar ao guj o bom vernáculo exemplar, permitam-me um aparte para lembrá-los de que o objetivo do fórum é debater sobre tecnologia, e não esboçar nossa eloqüência. A última, se mal interpretada, pode semear a discórdia. Agradeço a atenção despendida. [/quote]

Concordo!

Aos colegas que com esmero querem demonstrar ao guj o bom vernáculo exemplar, permitam-me um aparte para lembrá-los de que o objetivo do fórum é debater sobre tecnologia, e não esboçar nossa eloqüência. A última, se mal interpretada, pode semear a discórdia. Agradeço a atenção despendida.[/quote]

Concordo… Escreveu bonito em Vini.

Eu sou do Interior do Paraná… aqui nóis é simplis !

Abraço[/quote]

simplis mas estava bem ‘aportugueisado’ me jogando na cara que eu não sabia ‘diferenciar interrogação em uma frase’ :roll:

Na verdade, criei um tópico para falar de erros de português.
http://www.guj.com.br/posts/list/148207.java

Mas por lá, não precisamos citar nomes, certo?

Preguiça e comodismo.

De qualquer forma a busca do GUJ deveria ser melhor.

Como alguns já disseram, acredito que seja falta de experiência na maioria das vezes.

Normalmente conto até 10 antes de responder a algumas dúvidas. Depois de contar, a “raiva” passa. Ai eu respondo direito ou simplesmente não respondo. A pessoa escreveu direitinho? Explicou o problema? Tentou fazer? Aí eu ajudo. Normalmente tento não ser mal educado ou muito ríspido pois já estive no lugar do novato há algum tempo atrás, mas tem hora que a gente acaba perdendo a cabeça. Juro que estou tentando me controlar ultimamente.

Muitos usuários com mais de 400 posts (tá, isso não indica se o cara é experiente ou não) vive postando dúvida que podia ser resolvida rapidamente usando o Google, mas talvez um problema seja o que o saoj apontou: a falta do inglês (e olha que um inglês técnico já ajudaria bastante…). Na minha opinião é perda de tempo procurar a resolução do problema em português. A maioria das soluções estão sempre em inglês. Se for procurar em português no Google, venha direto no GUJ.

Como o Vini disse, as vezes a gente está inspirado e acaba resolvendo o problema para a pessoa e explicando como funciona o que fizemos. As vezes não estamos e simplesmente ficamos quietos. Eu sempre dou mais atenção a tópicos mais complicados (adoro os de Java2D). Só respondo dúvidas básicas quando estou muito inspirado, pois sei que muita gente vai tentar ajudar e essa é a melhor forma dos novatos irem se tornando mais experientes. Afinal, muitos que hoje usam o GUJ já foram os criadores de perguntas “bobas” há um tempo atrás. Eu mesmo tenho várias pérolas…

Realmente no Java básico tem muita coisa repetida, mas como já disseram lá é para isso mesmo. Acho que o nosso dever é mostrar o caminho para os novatos e não perder a paciência. Sei que ninguém é de ferro e as vezes a gente solta os cachorros na pessoa, mas fazer o que não é? Na próxima tentamos ajudar.

Para fechar. A única coisa que vem me encomodando MUITO no GUJ ultimamente é a quantidade absurda de usuários querendo aparecer aqui nos off-topics (não estou falando desse). Lembrem-se! GUJ != Orkut. Parece que existe uma necessidade absurda da pessoa querer postar alguma coisa, nem que for para quotar o que outro disse e simplesmente falar que concorda. Quando tem mulher na jogada ai que vira aquela caca. Tá, fazer isso de vez em quando é aceitável, mas todo dia é abusar demais. Os flamewars padrão também enxem muito o saco. Exemplo? NetBeans x Eclipse. NUNCA tem nada de novo. Só bobagem. As vezes um tópico que não tem nada haver com a briga de IDEs acaba virando flamewar por causa de algum babaca partidário de uma das duas IDEs.

Sei que misturei um pouco as coisas no que eu escrevi e até sai um pouco do tema, mas acho que passei a minha mensagem.

todo forum tem isso, mas o fato é que nem sempre é tão facil assim de achar. muitas vezes vem um link com milhares de outros dentro!

Sinceramente, esta afirmação me surpreendeu. Nunca imaginei que existiriam empresas bloqueando acesso ao google…

Eu acho que isso é uma questão cultural, tem gente que chega em casa e vai estudar haskell, so para saber como é programar em uma linguagem puramente funcional, tem gente que quando da um erro de compilação, pergunta para o colega ao lado ou posta em um forum. Isso é uma questão cultural que pode ser alterada com alguns esporros rsrsrs.

Mas se todo mundo resolvesse suas duvidas sozinhos, não teria prq ter um forum tb rsrsrsrsrs.

Pois é leandronsp essa é uma prática mais comum do que vc imagina, aqui na empresa pelo menos o GUJ é liberado, outros sites tipo de noticias ou WebMail só nos horários pré-determinados, vc vai se deparar com muitas empresas que adotam essa politica de acesso.

Att.

[quote=peczenyj]Ola

Isso mostra inabilidade na fina arte de pesquisar na internet sobre um problema.

Temos as fases

  • tópicos com titulo sem sentido, geralmente dizendo que existe um problema (qual é um misterio)
  • tópicos com alguma pergunta, as vezes mal formulada, geralmente algo básico (falta experiência e vocabulario)
  • perguntas mais ousadas, porém genericas o suficiente para ser dificil de responder sem escrever um artigo - geralmente gera um debate ou responde-se com um link para uma resposta
  • etc

Porém acho que todas as formas são aceitaveis até certo ponto. Não vou ser grosseiro só pq o cara perguntou o que é a JVM, acho que é falta de orientação. Vc pode criar um mega banner LEIA AQUI PARA SABER PERGUNTAR E APRENDER que 79% não vai clicar e vai continuar agindo assim, imagino. Só o uso continuo da internet pra resolver isso.[/quote]

Falou bonito heim :wink:

Sinceramente, esta afirmação me surpreendeu. Nunca imaginei que existiriam empresas bloqueando acesso ao google…
[/quote]

Pois é… na empresa q eu trabalho somente é liberado a net pra gente do desenvolvimento web, o pessoal do desenvolvimento desktop nem tem acesso…

É muito complicado o desenvolvimento sem net e google…

Não exagerem tambem, voces estão esquecendo de uma coisa: Se ninguem postar suas dúvidas nos foruns e alguem responde-las, simplesmente a busca do google retornará ZERO RESULTADOS., pois o google não sabe as respostas ele sabe dos sites que as tem.

O que acho ruim são os topicos repetidos, estes sim o cara deveria pesquisar, a exemplo do famoso: “como configuro o CLASSPATH”, que deve ter ums 10k topicos aqui, e sempre vem mais um fazer a mesma pergunta, sem sequer fazer uma pesquisa antes.

A pesquisa no GUJ é muito ruim, e não são todos que sabem utilizar corretamente o Google.

Excemplos:

Pesquise no GUJ por “String”.

E depois no Google assim:
string site:www.guj.com.br

Analise as respostas e veja como é dificil achar a resposta com a pesquisa do GUJ.

De certa forma você está dizendo que a pesquisa do Guj é pouco usual por não ser completa…
Mas se isso for verdade, qual sera o problema…???