Por que os INDIANOS são tão feras? Pelo pouco que sei a respeito da Índia, se trata de um país que possui altos níveis de pobreza, analfabetismo e desnutrição. Vi tbém que lá existem várias linguas oficiais, e dentre elas o inglês. Será este um dos diferenciais? Quais seriam os outros?
Eles possuem grandes centros tecnologicos, os Indian Institute of Technology e mão-de-obra extremamente barata.
Não se trata realmente de “eles são feras” (sim, eles são) se trate de “eles são quase de graça”. O interesse das multis no pais se deve principalmente a capacidade deles de resolverem problemas simples utilizando poucos recursos (grana). É o típico exemplo de terceirização/offshoring que vem ocorrendo no mundo.
Lá eles devem calcular até quantos “litros de café” é necessário para fornecer energia suficiente para ler o livro do deitel, da katty, e por aí vai. :lol:
Um professor de facul. meu dizia que brasileiro é bom programador porque faz sistema para pessoas desonestas e para computadores carroçais. Mas este argumento não me convence.
Conheci um indiano que, religiosamente, parava todos os dias para meditar. Ele dizia que a meditação era PRIMORDIAL para sua concentração! Talvez, seja um aspecto cultural…Bom mas os chineses também praticam, os orientais de forma geral. Enfim, os chineses também estão entre os feras?
Eu não diria que a palavra “são tão feras” seja adequada. Eu tenho a oportunidade de trabalhar no meu projeto atual com 2 indianos e posso dizer que eles não fazem nada de mais a nível de programação. Porém um diferencial é que eles são extremamentes disciplinados e atenciosos com o que eles fazem.
Embora a grande população seja analfabeta (isso eu realmene não tenho certeza), o ensino superior na India é melhor que no Brasil. A área de pesquisa deles é bastante avançada, além do governo/universidades investirem em pesquisa.
A mão de obra barata é um diferencial importante para empresas estrangeiras terceirizarem o serviço na India, mas hoje em dia, essa terceirização também ocorre no Brasil (que é o meu caso) e principalmente na China (mão de obra mais barata ainda).
Comparado a Brasil e China, os indianos tem a vantagem de ter um inglês melhor que o nosso (mesmo com o sotaque particular deles), mas tem a desvantagem (em relação a nós) com o fuso horário americano.
boa pergunta nunca vi um idiano sequer ruim em matematica… eles são overpower em todas as areas de exatas não só na informatica… os maiores matematicos da historia foram indianos… não sei o pq eles são muito overpower em matematica…
[quote=Bruno_Leonardo]Lá eles devem calcular até quantos “litros de café” é necessário para fornecer energia suficiente para ler o livro do deitel, da katty, e por aí vai. :lol:
Um professor de facul. meu dizia que brasileiro é bom programador porque faz sistema para pessoas desonestas e para computadores carroçais. Mas este argumento não me convence.[/quote]
Realmente, o argumento do seu professor é fraco.
No caso eu estava citando, por exemplo, tarefas como “verificar se esse programa vai dar pau por causa do bug do milênio”, um serviço -simples-, maçante e que envolve pouca criatividade, ideal para a India (visão das empresas dos EUA).
Nao acho que o fuso horario eh uma desvantagem, pelo contrario. Eu trabalhei aqui na Suecia em um dos maiores bancos de investimentos do mundo, tem offices em varios lugares. A area de desenvolvimento era USA, UK, Sweden e India.
A maior preocupacao quando vc trabalha no mercado financeiro eh que tudo esteja funcionando quando o mercado comeca a funcionar, India tem varias horas na frente dos USA e UK entao eles sempre estavam disponiveis pra resolver qualquer problema horas antes do mercado abrir.
Trabalhei diretamente com pessoas da India, e posso dizer que sao muitas vantagens em relacao a gente no Brasil :
Eles nao fazem corpo mole. Brasileiro so reclama. Os Indianos trabalham varias horas por dia, fazem qualquer tipo de trabalho mesmo que for o mais estupido e chato do mundo, sempre estao dispostos a ajudar e sao extremamentes humildes e prestativos.
Falam ingles.
Nao sei como eh a educacao na India, mas sei de muito indiano que trabalhava na minha empresa que fez graducao nos USA e UK e depois volta pra India (ou as vezes fica pra sempre nesses paises)
Algumas culturas acham q a matemática é a base para o desenvolvimento.
Quando vou a um estabelecimento faço uma compra de R$15,00, entrego uma nota de R$ 20,00 e vejo a caixa usando uma calculadora para ver quanto é o meu troco, fico muito preocupado com o futuro da minha nação…
[quote=Z]Algumas culturas acham q a matemática é a base para o desenvolvimento.
Quando vou a um estabelecimento faço uma compra de R$15,00, entrego uma nota de R$ 20,00 e vejo a caixa usando uma calculadora para ver quanto é o meu troco, fico muito preocupado com o futuro da minha nação…[/quote]
pois é… se não existisse calculadora as pessoas fariam tudo na mão… e então iriam desenvolver mais o cerebro
=P
Não conheço outras culturas, mas brasileiro tem uma preguiça mental medonha. Quando somos mais novos achamos o máximo contar para todo mundo que tiramos nota boa na prova porque conseguimos COLAR e não “perdemos tempo” estudando. Grande ilusão
[quote=windsofhell]
Nao acho que o fuso horario eh uma desvantagem, pelo contrario. [/quote]
Então Daniel, existem casos e casos
Eu realmente já ouvi falar sobre a vantagem de poder fazer a funcionalidade antes do negócio abrir, isso realmente eu concordo.
No meu caso em particular, estar quase que no mesmo fuso horário americano (já que meu cliente é US) fica bem mais fácil.
Se eu tenho uma dúvida, mando mensagem ou ligo diretamente para ele. Quando eu termino um release, eu já o aviso e ele pode ver quase que imediatamente, se ele tem uma dúvida, ele pode tirar na hora comigo e assim vai.
Por outro lado, já tive “problema” com cliente Australiano, pois o fuso horário atrapalhava nossa comunicação “direta” (embora no final deu tudo certo e o sistema está em produção ).
Agora você falou algo exato. Mesmo os trabalhos mais chatos, mais repetitivos, mais sem graça, os indianos fazem sem reclamar.
Mas que os caras arrebentam nas provas de certificação isso eles arrebentam. Basta dar uma olhadinha no javaranch que vcs poderão comprovar. Lendo os posts acima, acho que realmente tem a ver com o domínio do inglês, investimentos do governo e principalmente a disciplina deles, especialmente para provas de certificação. Como alguém já disse: “A disciplina é o caminho mais curto para o sucesso.”
Mas que os caras arrebentam nas provas de certificação isso eles arrebentam. Basta dar uma olhadinha no javaranch que vcs poderão comprovar. Lendo os posts acima, acho que realmente tem a ver com o domínio do inglês, investimentos do governo e principalmente a disciplina deles, especialmente para provas de certificação. Como alguém já disse: “A disciplina é o caminho mais curto para o sucesso.”[/quote]
Uma vez entrei em comunidade no orkut de certificação. Há muitos que simplesmente decoram gabaritos (a la test killer). Há outros que realmente se esforçam. Há relatos de gente que passa por pouco ou que reprova. Portanto não dá para dizer que eles são tão foda assim. Até aqui é parecido com os brasileiros.
Outra coisa que vejo é que eles são muito populosos. O segundo país mais populoso do mundo, logo é de se imaginar que haja mais programadores do que no Brasil.
As diferenças reais que vejo é que eles são mais disciplinados do que os brasileiros (o que não significa que sejam melhores), mas isso também faz com que eles sejam mais passivos e aceitem serem explorados e sofrerem abusos no trabalho, e são uma mão-de-obra muito mais barata.
Enfim, são muito baratos, são passivos e são disciplinados. Perfeito para consultorias de 3 letras internacionais.
Já o brasileiro é um pouco mais caro que o indiano, é mais ou menos reclamão e mais ou menos indisciplinado. Não é tão vantajoso quanto um indiano.
Na verdade eles lotam o javaranch por dois motivos:
São mais populosos que o Brasil, logo há mais gente.
Eles não possuem fórum próprio (ou pelo menos nenhum fórum de grande expressão), enquanto que o Brasil tem o GUJ. Imagina se o GUJ não existisse e que todo mundo no Brasil fosse fluente em inglês, com certeza o javaranch também estaria lotado de brasileiros.
basta vc acessar as comunidades do orkut sobre algoritimos, estrutura de dados, RNAs, IAs e coisas do genero para verem que 90% dos participantes são todos indianos… pq sera q eles tem mais interrese neste tipo de coisa do que nos?