[quote=A H Gusukuma]Superior incompleto em que área, e quantos anos completos?
PS: o objetivo das perguntas é para conhecer um pouco do seu perfil.
Dei uma olhada na lista dos cursos disponíveis que postou, eles não são para se fazer em 5-6 meses.
Se você fizer isso, vai sair um esquizofrênico, nunca um profissional em informática![/quote]
Administração de empresas. Penso em mudar pra analise de sistemas. Tranquei para me dedicar 1 ano a aprender informática a sério.
Minha idade é entre 25 a 35 anos. Sou solteiro. Sem filhos. Não bebo. Não fumo.
Sem problemas em responder. Só demorei pois tinha ido preparar meu almoço: miojo com salsicha.
[quote=Paulo Silveira]zanetti, o player melhor estruturado é certamente o lynda.com, apesar da plataforma deles nao dar suporte nenhum a duvidas, perguntas e discussões. qualidade boa de videos, didatica media-boa e muito conteúdo. sim, a Caelum é uma empres ja firmada, mas não dá para lutar contra aportes de 8 a 25 milhoes de dolares que alguns deles tiveram pra queimar em 2 anos.
Leonardo, Frederico, é exatamente isso: estamos caminhando para ter cursos mais avançados e mais básicos também. Por enquanto precisamos ter um foco, em especial por causa da adoção de assinatura. Pra muita gente que frequente há tempo o GUJ, os cursos não vão avançar. É pra quem está começando, mas ja sabe um pouco de java (pros cursos dessa categoria). Queremos chegar a 100 cursos em menos de 1 ano.
E toda sugestão de novo curso é bem vinda, apesar do backlog estar lotadíssimo! [/quote]
Senhor Paulo Silveira, por favor, poderia me dar a melhor sequencia, em ordem crescente de dificuldade para um leigo em informática, para poder fazer todos os 45 cursos do Alura? Muito obrigado por qualquer ajuda e conselhos que puder me fornecer.
O problema desses cursos:
-Várias linguagens diferentes
-Muitos são tópicos para quem já programa na referida linguagem
-Alguns são tópicos avançados
De maneira geral, os cursos são para quem já tem experiência em informática ou na linguagem.
Isso vai resultar em baixo rendimento, esses cursos não foram feitos para uma pessoa fazê-los de uma vez.
Eles foram montados para atender diversos profissionais em diversas áreas de atuação.
[quote=A H Gusukuma]O problema desses cursos:
-Várias linguagens diferentes
-Muitos são tópicos para quem já programa na referida linguagem
-Alguns são tópicos avançados
De maneira geral, os cursos são para quem já tem experiência em informática ou na linguagem.
Isso vai resultar em baixo rendimento, esses cursos não foram feitos para uma pessoa fazê-los de uma vez.
Eles foram montados para atender diversos profissionais em diversas áreas de atuação.[/quote]
Por isso mesmo que estou pedindo sugestões para uma ordem crescente de dificuldade do iniciante, básico, intermediário e avançado.
Não teria sentido pagar apenas para fazer 1 ou 2 cursos. Também não sou inocente em acreditar que será fácil, porém preciso dar uma melhorada no meu padrão de vida. Compreendo que para isso, sacrifícios são necessários. Neste momento estou lendo as apostilas on line da Caelum. Poderia estar numa praia, num boteco, jogando videogame. Mas preferi dedicar meu tempo neste projeto. A vida é feita de escolhas.
Eu não estou querendo que mude de ideia, apenas, estou tentando mostrar que não funciona assim.
Você não vai querer aprender várias linguagens em alguns meses. Nesse tempo você vai aprender quando muito uma.
Se tiver sucesso!
Mas um programador (por exemplo) não é apenas um codificador, ele tem que ter outros requisitos, que no momento não estão disponíveis na lista de cursos.
Se estiver lendo a FJ-11, é um bom começo.
[quote=A H Gusukuma]Eu não estou querendo que mude de ideia, apenas, estou tentando mostrar que não funciona assim.
Você não vai querer aprender várias linguagens em alguns meses. Nesse tempo você vai aprender quando muito uma.
Se tiver sucesso!
Mas um programador (por exemplo) não é apenas um codificador, ele tem que ter outros requisitos, que no momento não estão disponíveis na lista de cursos.
Se estiver lendo a FJ-11, é um bom começo.
[/quote]
Por favor:
1)Quais seriam os outros requisitos?
2)Aonde acharia os cursos desses requisitos para fazer on line?
[quote=MarkKnopfler]Comecei a fazer os cursos há cerca de 1 semana. Estou focando primeiro em Android, quase terminando o 3o. curso.
Minhas opiniões:
Estou gostando? Sim, muito!
Qualidade do material? Não é perfeito, mas achei muito bom. O motivo é que, se você for aprender sozinho só catando coisinhas no Google, quando se vai partir da estaca zero, você não faz a menor ideia do que tem de aprender primeiro, do que vem depois e etc. Já aprendi muita coisa dessa forma, mas confesso que gasta-se um tempo enorme até você conseguir encaixar as peças do quebra-cabeça. Quando não sei “nada” sobre algum assunto, sinto falta de um programa elaborado por professores/profissionais da área, seguindo alguma sequência lógica de aprendizado.
Já aprendi a: criar telas dos aps, armazenar dados no aparelho, acessar a câmera e a imagem capturada, monitorar chegada de SMS, enviar/receber dados do servidor…
Estou achando caro? Sim. Mas está valendo a pena. Em poucos meses pretendo concluir todos os cursos (se eu mantiver um ritmo razoável de estudos), se tudo der certo vou achar o valor até barato.
[/quote]
Por favor, para um iniciante e leigo em informática, tem como pegar o ritmo dedicando 8 horas por dia?
Vá com calma, jovem. Admiro sua força de vontade, mas está parecendo um pouco de desespero também. Programação não é algo que vc aprende em “alguns meses”.
Claro, quanto mais vc puder investir do seu tempo em estudo, melhor para vc, mas ninguém poderá dizer que treinando X horas/dia vc vai “pegar o ritmo”. Eu sou professor. Tenho aqueles alunos talentosos, estudiosos, que pegam tudo na hora; tenho os bem esforçados, que ralam para conseguir algo; e tem aqueles que simplesmente estão perdendo o tempo deles (ali não é seu lugar e nem 8h/dia os fará aprender algo que não têm o menor interesse).
Para quem vai se iniciar, a sugestão do Gusukuma de ler a FJ-11 da Caelum é extremamente válida. Também indico uma de lógica de programação (K19.com.br, essa não li, mas li outras deles que são muito boas), que é o que vc deve conhecer antes de mergulhar em qualquer linguagem.
Vc só vai conhecer o seu ritmo de aprendizado depois que começar, e nisso eu te desejo boa sorte. Depois dessa “introdução básica”, vc pode começar a se aprofundar em tópicos específicos no Alura ou qualquer outro.
A experiência, a prática, o background que faz um programador. Não existe um curso para isso.
Por isso, na maioria dos anúncios de vagas, se pede experiência em diversas tecnologias ou padrões.
Em praticamente qualquer profissão a prática é o fator fundamental para consolidar conhecimentos adquiridos em cursos/treinamentos/livros/etc.
Então, entre um curso e outro, você deve dedicar um tempo para consolidar o aprendizado, praticar e incorporar o conhecimento.
Outra coisa: como você vai entrar no mercado de trabalho sem experiência? A maioria entra como estagiário ou trainee.
Você já tem o requisito mais importante: a disposição de encarar um período de trabalho pesado para alcançar seus objetivos. Sabendo que nesse período vai abrir mão de uma série de atividades mais prazerosas!
Usuário pobrefeiofracoburro , nesses cursos da Alura, tem de tudo, Java, C#, Rails, Android, ou seja, é muita linguagem para se aprofundar tudo de uma vez. Dessas 4 eu só domino Java, mas tenho a bagagem para conhecer e aprender C#, Rails e Android com facilidade, pois aprendi a base, que é logica de programação, orientação a objetos e paradigmas de programação.
Eu sugiro você fazer todos os cursos para aproveitar o dinheiro, mas focar em apenas uma linguagem (de preferência Java ou C#). Não se desespere com o tanto de coisa que tem a aprender, você não vai conseguir aprender tudo de uma vez e com certeza vai ficar perdido em muita coisa.
Como disseram ai, é legal o seu esforço e força de vontade, mas não atropele tudo, não se afobe.
Na boa ? Economize esse dinheiro e invista na faculdade, assim você tem mais chances de conseguir um estágio. Pelo menos aqui na minha região, as empresas preferem contratar quem tem uma base melhor e ensinar a tecnologia in-house. Por exemplo, é preferível contratar quem conhece lógica, OO, estruturas de dados e banco de dados do que contratar quem faz site em PHP e ter que ensinar esses fundamentos.
[quote=A H Gusukuma][quote=pobrefeiofracoburro]
Por favor:
1)Quais seriam os outros requisitos?
2)Aonde acharia os cursos desses requisitos para fazer on line?
[/quote]
A experiência, a prática, o background que faz um programador. Não existe um curso para isso.
Por isso, na maioria dos anúncios de vagas, se pede experiência em diversas tecnologias ou padrões.
Em praticamente qualquer profissão a prática é o fator fundamental para consolidar conhecimentos adquiridos em cursos/treinamentos/livros/etc.
Então, entre um curso e outro, você deve dedicar um tempo para consolidar o aprendizado, praticar e incorporar o conhecimento.
Outra coisa: como você vai entrar no mercado de trabalho sem experiência? A maioria entra como estagiário ou trainee.
Você já tem o requisito mais importante: a disposição de encarar um período de trabalho pesado para alcançar seus objetivos. Sabendo que nesse período vai abrir mão de uma série de atividades mais prazerosas!
Você não me respondeu: quanto tempo de faculdade?[/quote]
Muito obrigado pelos conselhos. Conclui o 4 período.
Vá com calma, jovem. Admiro sua força de vontade, mas está parecendo um pouco de desespero também. Programação não é algo que vc aprende em “alguns meses”.
Claro, quanto mais vc puder investir do seu tempo em estudo, melhor para vc, mas ninguém poderá dizer que treinando X horas/dia vc vai “pegar o ritmo”. Eu sou professor. Tenho aqueles alunos talentosos, estudiosos, que pegam tudo na hora; tenho os bem esforçados, que ralam para conseguir algo; e tem aqueles que simplesmente estão perdendo o tempo deles (ali não é seu lugar e nem 8h/dia os fará aprender algo que não têm o menor interesse).
Para quem vai se iniciar, a sugestão do Gusukuma de ler a FJ-11 da Caelum é extremamente válida. Também indico uma de lógica de programação (K19.com.br, essa não li, mas li outras deles que são muito boas), que é o que vc deve conhecer antes de mergulhar em qualquer linguagem.
Vc só vai conhecer o seu ritmo de aprendizado depois que começar, e nisso eu te desejo boa sorte. Depois dessa “introdução básica”, vc pode começar a se aprofundar em tópicos específicos no Alura ou qualquer outro.[/quote]
Eu já baixei a apostila que indicou e comecei sua leitura. Muito obrigado pelos conselhos e esclarecimentos.
Agradeço tua opinião. Mas lhe pergunto: nos cursos da Alura nao irei aprender lógica, OO, estruturas de dados e banco de dados? Eu não vi curso de site em PHP lá.
Cara, você está desesperado e se enganando com a falsa ideia de que fazer n cursos num lugar de renome vai te transformar automaticamente num profissional preparado para o mercado de trabalho. Não, não vai. Fazer 400 cursos sem um planejamento cuidadoso só vai te fazer ficar mais desesperado, gastar dinheiro e ficar pior do que estava antes.
A primeira coisa que você tem que fazer é cursar uma faculdade da área de TI. O mercado pede isso, então você entrega ao mercado o que ele quer. Além do mais, na faculdade você terá uma metodologia de estudo e conhecimento paulatino das tecnologias necessárias pra você adentrar no mercado com segurança. Vai desenvolver networking, vai aprender a pensar como um profissional de TI, vai aprender em que tecnologias focar seu desenvolvimento paralelo ao estudo na faculdade.
Paralelamente, se teu desejo é se tornar um desenvolvedor, você tem que escolher uma linguagem na qual quer se especializar. E junto com isso estudar as disciplinas indispensáveis para um desenvolvedor: lógica de programação e programação orientada a objetos.
[quote=pobrefeiofracoburro]
Muito obrigado pelos conselhos. Conclui o 4 período. [/quote]
Você não deveria ter trancado a faculdade, a maioria das empresas aceitam estagiários independente da área, bastando passar no processo seletivo.
Caso decida fazer os cursos online, solicite um plano de estudos para a Alura, detalhando qual sequência e o que pode ser estudado em paralelo.
Pelo que notei tem mais cursos sobre Java. Poderia começar com Java.
Depois do primeiro mês, você poderá avaliar a validade do investimento.
Agradeço tua opinião. Mas lhe pergunto: nos cursos da Alura nao irei aprender lógica, OO, estruturas de dados e banco de dados? Eu não vi curso de site em PHP lá.[/quote]
Não com a mesma profundidade. Na Alura o foco do curso são as ferramentas. Por exemplo, ajuda muito quem já conhece Java e quer aprender C# por exemplo, quem já trabalha com SVN e quer aprender Git. Comparando as cargas horárias por exemplo, eu vejo que a Alura disponibiliza 12 horas de curso sobre bancos de dados. Na maioria das disciplinas você tem pelo menos 1 disciplina de 60 horas de bancos de dados. Na minha época eu cursei 4 disciplinas de programação ( 4 x 60h = 240h), sem contar a programação em Assembly e a prática no tempo livre. Fora isso há outras disciplinas de computação como matemática discreta, arquitetura de computadores, sistemas operacionais, etc.
Agradeço tua opinião. Mas lhe pergunto: nos cursos da Alura nao irei aprender lógica, OO, estruturas de dados e banco de dados? Eu não vi curso de site em PHP lá.[/quote]
Não com a mesma profundidade. Na Alura o foco do curso são as ferramentas. Por exemplo, ajuda muito quem já conhece Java e quer aprender C# por exemplo, quem já trabalha com SVN e quer aprender Git. Comparando as cargas horárias por exemplo, eu vejo que a Alura disponibiliza 12 horas de curso sobre bancos de dados. Na maioria das disciplinas você tem pelo menos 1 disciplina de 60 horas de bancos de dados. Na minha época eu cursei 4 disciplinas de programação ( 4 x 60h = 240h), sem contar a programação em Assembly e a prática no tempo livre. Fora isso há outras disciplinas de computação como matemática discreta, arquitetura de computadores, sistemas operacionais, etc. [/quote]
Certo. Resumindo, você acha que devo cursar ou não os cursos oferecidos pela Alura neste momento?
Não com a mesma profundidade. Na Alura o foco do curso são as ferramentas. Por exemplo, ajuda muito quem já conhece Java e quer aprender C# por exemplo, quem já trabalha com SVN e quer aprender Git. Comparando as cargas horárias por exemplo, eu vejo que a Alura disponibiliza 12 horas de curso sobre bancos de dados. Na maioria das disciplinas você tem pelo menos 1 disciplina de 60 horas de bancos de dados. Na minha época eu cursei 4 disciplinas de programação ( 4 x 60h = 240h), sem contar a programação em Assembly e a prática no tempo livre. Fora isso há outras disciplinas de computação como matemática discreta, arquitetura de computadores, sistemas operacionais, etc. [/quote]
Certo. Resumindo, você acha que devo cursar ou não os cursos oferecidos pela Alura neste momento?[/quote]
Acho que não vale a pena … a não ser que o dinheiro esteja sobrando …