Por que os Cursos da Alura são tão Caros?

[quote=regis_hideki]Simples: lei da oferta e da procura.

Não conheço os cursos, mas lendo o tópico como um todo, acho que o fato de ter tira-dúvidas diminui bastante a escalabilidade do negócio. Se o preço abaixa, a procura pode aumentar muito (dependendo da elasticidade da demanda) e corre-se o risco de não conseguir dar a devida atenção a todos os alunos. Se fossem só vídeos, por exemplo, os cursos seriam bens praticamente não-rivais. Nesse caso, daria pra baixar bastante o preço, pois o custo marginal de um aluno seria baixíssimo.

Já pensaram em criar assinatura sem direito a tirar dúvidas com os instrutores? Senão, acho que vale a pena ao menos pensar no assunto.[/quote]

Perfeita observação Regis.

Realmente tirar duvidas diminui bastante a escalabilidade e aumentou os precos consideravelmente, mas nao queriamos uma experiencia como do lynda e dos outros. Queriamos que o aluno nao se sentisse sozinho (ao menos, nao tao sozinho). Sim, ha a possibilidade de lancar uma versao sem feedback/comentaros/duvidas. Mas ainda precisamos medir valores e outras considerações.

É, mas os preços do Alura estão bem acima da média de preços praticada pelos sites gringos… Sâo quase R$ 200,00 mensais, contra cerca de R$ 60,00 ou R$ 70,00 mensais cobrados pelos gringos. Ou seja: quase três vezes mais…

Sei lá, eu tô acostumado a comprar produtos importados e pagar mais caro do que pagaria pelo “similar” nacional. Não o contrário. Notem o uso que fiz das aspas.

É uma boa estratégia. Dos gringos citados, o único que (até o momento) vai do básico ao avançado é o Pluralsight.

Sem contar que existem diversos screencasts e “cursos online” em português que não saem do básico. Se vocês sairem, já estarão anos-luz à frente dos demais “players” nacionais…

Já pensou em um pool de instrutores, “de plantão”? A equipe Caelum, num sistema de rodízio, tirando dúvidas, dando suporte?

Aproveitando a turma que já trabalha pra Caelum, dá para reduzir custos, não&

Diferente de voces, sou um completo leigo em informática e estou desempregado sem qualquer perspectiva de futuro.
Resolvi então com o dinheiro do seguro desemprego encarar a maratona da Alura.
Vou me cadastrar e tentar concluir no prazo de 5 a 6 meses todos os 45 cursos disponíveis.
A medida que for concluindo irei postar os cursos completados e ver, ao final de 6 meses, como estarei em termos de emprego e de capacidade técnica.
Assim, voces terão uma idéia da qualidade dos cursos e se valem ou não a pena.

[quote=pobrefeiofracoburro]Diferente de voces, sou um completo leigo em informática e estou desempregado sem qualquer perspectiva de futuro.
Vou me cadastrar e tentar concluir no prazo de 5 a 6 meses todos os 45 cursos disponíveis.
A medida que for concluindo irei postar os cursos completados e ver, ao final de 6 meses, como estarei em termos de emprego e de capacidade técnica.
Assim, voces terão uma idéia da qualidade dos cursos e se valem ou não a pena.[/quote]

A qualidade dos cursos nada tem a ver com empregabilidade…

Não adianta você fazer todos os cursos de lá, não se especializar em nada, e tentar uma vaga CLT sem experiência na área.

Já avisamos, tente a sorte, só não venha depois colocar a culpa no lugar errado!

:wink:

O Alura poderia também aceitar pagamento por boleto bancário, para quem não tem PayPal nem cartão de crédito.

Entrei em contato com a Alura e fui atendido pela Renata. Irei pagar e começar. Algum conselho, sugestão ou crítica? Preciso muito de todas as opiniões. Resolvi gastar todo o seguro desemprego nisso, por isso tenho que errar o mínimo possível. Voltei até a morar com meus pais para dedicar-me inteiramente neste objetivo.

Por favor, quem puder me ajudar, poderia me indicar em qual ordem devo fazer esses cursos? Fazendo todos eles estarei apto ou faltará alguma lacuna e precisarei complementar com mais alguns cursos?

Design Patterns para bons programadores

20 horas

Aprimorando a Orientação a Objetos com Java

20 horas

Banco de dados e SQL

12 horas

VRaptor: web rápida e fácil com java

12 horas

Eclipse: produtividade extrema

12 horas

ASP.NET MVC

20 horas

Git: Trabalho em Equipe com Controle e Segurança

16 horas

Introdução ao cloud do EC2 no Amazon Web Services

12 horas

Testes de Unidade e TDD

12 horas

JSF 2: simplicidade e produtividade na Web

20 horas

C# e seus Fundamentos

12 horas

Testando sua Aplicação Web de Ponta A Ponta com Selenium

12 horas

Gráficos com Google Chart Tools

12 horas

Aprimorando a Orientação a Objetos com Ruby

28 horas

Android: Aplicações e armazenamento de dados

12 horas

Testando comportamento através de mocks

12 horas

Relatórios em Java com JasperReports e iReport

20 horas

Jenkins: Automação de deploy e Integração Contínua

12 horas

C# e Orientação a Objetos

12 horas

ANT: Builds de software automatizados

12 horas

C# e Tópicos Avançados

12 horas

JPA 2: Introdução à persistência de dados com JPA e Hibernate

20 horas

Android : Interface, aparência e recursos do device

8 horas

Maven: gerenciando dependências

12 horas

Android : Integração com o servidor e Mapas

20 horas

Ruby on Rails - Do zero ao deploy

16 horas

Conexão Java 2012 - Começando com Java

6 horas

Conexão Java 2012 - Programação Web

6 horas

Conexão Java 2012 - Android

6 horas

Dando os primeiros passos na web com HTML e CSS

20 horas

Ivy: Gerenciamento das dependências flexível

12 horas

Lógica de Programação

20 horas

Testando SQLs e DAOs

12 horas

Desenvolvendo aplicações Web com Spring MVC

16 horas

JDBC e banco de dados em Java

8 horas

Ruby on Rails - Avançando a aplicação

20 horas

Struts 1 e a Web

8 horas

Struts 2: a evolução de um padrão

8 horas

Persistência de dados com NHibernate

16 horas

Testando WebServices com Rest Assured

12 horas

Linux com Ubuntu: Primeiros passos

4 horas

XStream: Trabalhando com XML

12 horas

NodeJS e Socket I/O

12 horas

Rails: Slugs, APIs Web e Segurança

12 horas

JSTL: Qualidade nas JSPs

6 horas

Linux com Ubuntu: processos e programas

8 horas

Design Patterns para bons programadores em C#

20 horas

Java e Orientação a Objetos

12 horas

Primeiros passos com Java

12 horas

Entity Framework

16 horas

Java e suas Bibliotecas

12 horas

Teste de Unidade e TDD em .NET

12 horas

Refatoração de código

16 horas

Quais seus conhecimentos? Conhece sobre desenvolvimento? Algo de programação? Alguma linguagem?

Pra mim a primeira coisa vai ser focar em uma tecnologia. Exemplo: Java, .NET ou Rails. Pode até fazer seus cursos mas precisa escolher um deles pra avançar.

[quote=pobrefeiofracoburro]…

[/quote]
Pelo que vi do seu post anterior, acho que seria bom você pedir uma orientação deles sobre qual a melhor sequência para ver os cursos. Por exemplo, “Primeiros passos com Java” com certeza deve ser um dos primeiros da lista…

Você conhece a Lei da oferta e procura?
Posso citar também a estratégia do oceano vermelho e oceano azul ,mas vou poupar seu trabalho e responder esta pergunta difícil, SÃO CAROS POIS TEM GENTE QUE PAGA!, simples assim.
Porquê uma porcaria de um GOL 1.0 de 8k custa 32k para o consumidor final?, pois o brasileiro burro compra, idem ao curso citado acima.

[quote=pobrefeiofracoburro]Diferente de voces, sou um completo leigo em informática e estou desempregado sem qualquer perspectiva de futuro.
Assim, voces terão uma idéia da qualidade dos cursos e se valem ou não a pena.[/quote]
Cara, se você realmente é “completo leigo em informática” e mais as duas últimas características do seu nick… Sei não! hehehe
Qual o seu grau de instrução?
Aconselharia assistir alguns videos de introdução à programação antes de adquirir qualquer curso.

Comecei a fazer os cursos há cerca de 1 semana. Estou focando primeiro em Android, quase terminando o 3o. curso.

Minhas opiniões:

• Estou gostando? Sim, muito!

• Qualidade do material? Não é perfeito, mas achei muito bom. O motivo é que, se você for aprender sozinho só catando coisinhas no Google, quando se vai partir da estaca zero, você não faz a menor ideia do que tem de aprender primeiro, do que vem depois e etc. Já aprendi muita coisa dessa forma, mas confesso que gasta-se um tempo enorme até você conseguir encaixar as peças do quebra-cabeça. Quando não sei “nada” sobre algum assunto, sinto falta de um programa elaborado por professores/profissionais da área, seguindo alguma sequência lógica de aprendizado.

• Já aprendi a: criar telas dos aps, armazenar dados no aparelho, acessar a câmera e a imagem capturada, monitorar chegada de SMS, enviar/receber dados do servidor…

• Estou achando caro? Sim. Mas está valendo a pena. Em poucos meses pretendo concluir todos os cursos (se eu mantiver um ritmo razoável de estudos), se tudo der certo vou achar o valor até barato.

Acha caro? Solução simples: Não fazer o curso da Alura.

Ainda sou da filosofia que uma empresa pode, e deve poder, cobrar o quanto quiser por seus produtos e serviços.
E o consumidor não ser obrigado a compra-los.

Este é o ponto! Já viu a nossa realidade sócio-econômica?[/quote]

Ele não está falando em “sócio” econômica, mas em econômica mesmo. Já viu nossa carga tributária?
Já viu o quanto a lei é protecionista com funcionários? Já viu o quanto custa caro abrir uma empresa e mante-la funcionando?
O quanto o empresário ainda perde com pirataria e com o jeitinho brasileiro?

Depois tem a questão da escala. Uma empresa que tenha como lingua o português possivelmente atingirá um nicho menor do que uma empresa que tem uma lingua falada em vários países. E isso faz com que o preço suba.

Na precificação não está considerada a realidade socio-economica de um país como um todo, e sim, apenas do nicho ao qual a empresa pretende atingir e seus objetivos como companhia. E, no caso da Caelum e Alura, o objetivo sempre foi qualidade.
Basta ver a ementa dos cursos deles, e vai ver que, de maneira geral, são MUITO superiores aos de concorrentes nacionais. Recentemente, tive que fazer uma seleção de cursos para a empresa onde trabalho, pois estavamos montando um plano de treinamento. Fora disciplinas de faculdades, era difícil achar qualquer uma que tivesse ementas tão bem elaboradas e atualizadas quanto as da Caelum e Alura. E era mais difícil ainda achar curso que abordassem temas mais avançados.

São caros porque eles não fazem o feijão com arroz, fazem em português, e porque o mercado valoriza isso.

E, se estiver realmente “caro demais”, eles não terão alunos suficientes para manter o negócio e irão fechar.

Mas também acho totalmente descabida e desproporcional a comparação dos cursos da Alura, com cursos em outros países.
Até porque, aqui temos uma condição e cultura econômicas completamente diferente.

[quote=fredericomaia10]Quais seus conhecimentos? Conhece sobre desenvolvimento? Algo de programação? Alguma linguagem?

Pra mim a primeira coisa vai ser focar em uma tecnologia. Exemplo: Java, .NET ou Rails. Pode até fazer seus cursos mas precisa escolher um deles pra avançar.[/quote]

De informática somente o de um usuário comum. Não. Não. Não.
Como já disse, estou aberto a sugestões.

[quote=Roger75][quote=pobrefeiofracoburro]…

[/quote]
Pelo que vi do seu post anterior, acho que seria bom você pedir uma orientação deles sobre qual a melhor sequência para ver os cursos. Por exemplo, “Primeiros passos com Java” com certeza deve ser um dos primeiros da lista…[/quote]

Sim, acho que irei pedir também. Porém várias opiniões são bem vindas para poder ter melhor clareza.

[quote=A H Gusukuma][quote=pobrefeiofracoburro]Diferente de voces, sou um completo leigo em informática e estou desempregado sem qualquer perspectiva de futuro.
Cara, se você realmente é “completo leigo em informática” e mais as duas últimas características do seu nick… Sei não! hehehe
Qual o seu grau de instrução?
Aconselharia assistir alguns videos de introdução à programação antes de adquirir qualquer curso.
[/quote]

Tenho o segundo grau completo e superior incompleto. Por favor, quais vídeos você recomendaria?

Superior incompleto em que área, e quantos anos completos?

PS: o objetivo das perguntas é para conhecer um pouco do seu perfil.

Dei uma olhada na lista dos cursos disponíveis que postou, eles não são para se fazer em 5-6 meses.
Se você fizer isso, vai sair um esquizofrênico, nunca um profissional em informática!