Por que o forum é cada vez mais inchado e parece que a qualidade das discussões estagnou?

Então porque não criamos a campanha:
“Responda tópicos de perguntas de iniciantes com links para os mesmo tópicos respondidos anteriormente e links para o google.”
Eu sei que é incoveniente mas com o tempo os individuos que postarem uma pergunta que já foi feita cerca de 800 vezes (No Java Básico se ve um tópico desses por página) vão ver que sua pergunta já pode ter sido respondido, caso não, crie um novo tópico.

O que pega é:

Algumas pessoas são tão acomodadas que utilizam de uma técnica milenar, e que apenas algumas pessoas privilegiadas conhecem:

É mais fácil perguntar, dá menos trabalho e a resposta vem aqui no meu colo, ops, digo, no meu browser com apenas 3 cliques (Novo Tópico, clico para digitar a dúvida e clico em POSTAR)

Linka para google, tutoriais e guj é uma boa. Aproveita e, com jeito, ajuda o cabra a aprender a pesquisar. Do mesmo jeito que o iniciante não sabe programas, não sabe pesquisar.

Eu sou a favor de não responder tópicos bestas. Não adianta muito responder com links de tópicos antigos, pq ai os preguiçosos vão achar o máximo ter alguém pra pesquisar os links pra eles.

Creio que se sempre que vier uma pergunta idiota for respondido com: “Isso não é pergunta pra esse forum” ou senão “Essa pergunta já foi respondida antes, pesquise!”, o povo vai cansar.
E claro, depois que um já falou isso pro kra, não precisa outros 500 ficar repetindo o mesmo!

Seria legal tb se fosse possível alguma espécie de “castigo” qdo um usuário mandasse perguntas desse tipo por “x” vezes. Tipo, ficar proibido de postar por 1 mês, algo assim.

Mas eu sei que essa minha idéia é surreal, afinal, os moderadores tem mais o que fazer além de ficar vendo esse tipo de coisas no forum.

Bom, no final, o melhor é não responder. Pelo menos não encontrando respostas pras suas perguntas bestas esse tipo de gente pára de acessar o forum.

[color=red]
E depois disse: Aquele que nunca pecou atire a primeira pedra. Jesus vira as auras dos beligerantes e viu que eram culpados dos pecados que escreveu diante deles, tanto em suas vidas presentes como em vidas passadas. Sua autoridade espiritual era verdadeira e ninguém da multidão o contestou.
[/color]

Quanto ódio entre irmãos
O perdão e a paciencia são virtudes
Vamos ser nobres

[quote=josenaldo]Linka para google, tutoriais e guj é uma boa. Aproveita e, com jeito, ajuda o cabra a aprender a pesquisar. Do mesmo jeito que o iniciante não sabe programas, não sabe pesquisar.
[/quote]

Vamos começar a colocar o tempo gasto na pesquisa do google e a quantidade de registros retornados…

Resultados 1 - 10 de aproximadamente 41.900.000 para teste (0,12 segundos) 

[quote=jjose][color=red]
E depois disse: Aquele que nunca pecou atire a primeira pedra. Jesus vira as auras dos beligerantes e viu que eram culpados dos pecados que escreveu diante deles, tanto em suas vidas presentes como em vidas passadas. Sua autoridade espiritual era verdadeira e ninguém da multidão o contestou.
[/color]

Quanto ódio entre irmãos
O perdão e a paciencia são virtudes
Vamos ser nobres

[/quote]

Sua assinatura e seus post recentes discriminando cariocas, paulistas e gaúchos contradizem suas palavras…

[quote=fenrir]Há muitos tópicos inúteis porque há pessoas que se dão ao trabalho de responder. Se aparece um tópico do tipo “o que é mais gostoso: x-salada do boteco da esquina ou x-bacon da lanchonete do meio do quarteirão”, basta ninguém responder e pronto. Problema resolvido.

Mas infelizmente tem gente que acha que é importante ter bastante mensagens ali perto do nick, e responde…[/quote]

Não sei porque, mas quando li sua afirmação me lembrei do LP Java.

antonio eu tb senti isso aqui… cara… de umas semanas pra ka… po… ta mal… a galera nova ai… sempre abrindo topico com o ja foi discutido… e como sempre maior preguica de usar a busca do guj… entao prefere abrir o topico…

uma possivel solucao… é a do antonio de ter uma area so para isso… quem sabe facilitava… outra tb é no cadastro… de colocar la os links importante que o novo usuario deve ler antes de pensar em abrir um topico…

E tb acho que o guj deveria fazer um limpeza no numero de usuarios… tipo… tem usuario que ai q so entra aqui… para por questao de faculdade, curso tecnico… procurando a resposta e depois some… entao pegar os usuarios inativo… por X tempo e desabilitar as contas… e quando o cara quiser vc ele informa o email de cadastro e ativa a conta… nao adianta ter mais de 5 mil usuarios e apenas 300 estar ativo…

[quote=RenataFA]Eu sou a favor de não responder tópicos bestas. Não adianta muito responder com links de tópicos antigos, pq ai os preguiçosos vão achar o máximo ter alguém pra pesquisar os links pra eles.

Creio que se sempre que vier uma pergunta idiota for respondido com: “Isso não é pergunta pra esse forum” ou senão “Essa pergunta já foi respondida antes, pesquise!”, o povo vai cansar.
E claro, depois que um já falou isso pro kra, não precisa outros 500 ficar repetindo o mesmo!

Seria legal tb se fosse possível alguma espécie de “castigo” qdo um usuário mandasse perguntas desse tipo por “x” vezes. Tipo, ficar proibido de postar por 1 mês, algo assim.

Mas eu sei que essa minha idéia é surreal, afinal, os moderadores tem mais o que fazer além de ficar vendo esse tipo de coisas no forum.

Bom, no final, o melhor é não responder. Pelo menos não encontrando respostas pras suas perguntas bestas esse tipo de gente pára de acessar o forum.[/quote]

Nao sei se “castigar” alguem seria a melhor solucao Renata…todos estamos aqui em busca de conhecimento…uma coisa q tinha, nem sei se tem mais, em outro fórum q eu participava era um ALERTA do usuário…o usuário era “castigado”, como vc se referiu, com alerta…e essa pessoa ficaria, então “marcada” com alertas no seu nick…e dps qnd completasse todos os alertas esse cara era BANIDO do forum…ai, só criando outra conta msm…

algo a se pensar…
[]'s

castigar tb nao concordo nao… mas educar os usuarios sim… se criar uma politica rigida no forum… pra controle das mensagens isso sim… e sempre notificar o usuario… ninguem gosta de ser notificado toda hora ne? Agora outra falha tb no guj, é a questao de moderadores… é muito pouco, acho muito centralizado ao contrario de outros foruns por ai… tipo nunca vi aqui no guj… algo como uma prova… ou selecao para novos moderadores… tipo colocar duas pessoas… para moderadorar por sessao… de acordo como nivel de conhecimento e dedicacao ao forum… temos pessoas aqui q tem 3 anos de guj… e esta sempre firme… e orientando aos novos usuarios… entao o numero de moderadores que tem hoje para o numero de usuario que tem no guj é muito pouco. .ate pq os moderadores atuais… a maioria sao pessoas bastante ocupadas que nao dar as vezes qdo acessar o guj ir em todas as sessoes… e ver as irregularidades… hehe a unica sessao que se livra é de noticias… senao la tb tava uma bagunça…
“a medida que uma organizacao cresce os poderes tem q ser descentralizado…”

bom minha opniao…de um pouco mais de 1 ano no guj… :smiley:

Caramba, eu particularmente acho mais útil procurar no google que ficar esperando uma resposta do fórum… Em termos de tempo, digo.

Oi Renata tudo bem?
Vi seu post e acho que sua atitude seria passivel de castigo, não concordo com sua opinião. Lembre-se você também já fez perguntas bestas algum dia.

[quote=LPJava]castigar tb nao concordo nao… mas educar os usuarios sim… se criar uma politica rigida no forum… pra controle das mensagens isso sim… e sempre notificar o usuario… ninguem gosta de ser notificado toda hora ne? Agora outra falha tb no guj, é a questao de moderadores… é muito pouco, acho muito centralizado ao contrario de outros foruns por ai… tipo nunca vi aqui no guj… algo como uma prova… ou selecao para novos moderadores… tipo colocar duas pessoas… para moderadorar por sessao… de acordo como nivel de conhecimento e dedicacao ao forum… temos pessoas aqui q tem 3 anos de guj… e esta sempre firme… e orientando aos novos usuarios… entao o numero de moderadores que tem hoje para o numero de usuario que tem no guj é muito pouco. .ate pq os moderadores atuais… a maioria sao pessoas bastante ocupadas que nao dar as vezes qdo acessar o guj ir em todas as sessoes… e ver as irregularidades… hehe a unica sessao que se livra é de noticias… senao la tb tava uma bagunça…
“a medida que uma organizacao cresce os poderes tem q ser descentralizado…”

bom minha opniao…de um pouco mais de 1 ano no guj… :D[/quote]

Nao ha nenhuma votacao publica para moderadores pq isso simplesmente viraria uma confusao, com todo mundo querendo isso. O que ocorre é uma discussao interna, entre os atuais moderadores, sobre quem seria uma boa opcao para entrar para o time.

Por sinal, voce diz que o guj tem poucos moderadores. Quantos voce acha que o guj tem?

Rafael

E qual vantagem desabilitar as contas traria ao guj?

Rafael

Acho que uma boa solução seria uma sessão “Dúvidas mais comuns”, onde teriamos minis-tutoriais para auxiliar os usuários mais novos no forum. Acho que assim os “novatos” se sentiriam mais “em casa” e não ficariam postando o mesmo tópico repetidas vezes.

O GUJ tem bem mais moderadores que o Portal Java, por exemplo (25 contra 11).

Não é a quantidade de moderadores que faz a diferença.

Mas o tráfego é bem maior aqui - e todo mundo tem seu “day-time job”, não dá para fazer moderação 24 por 7.

Tipo de topico que eu acho muito chato eh:

Qual o salario pra Programador Senior que sabe java bla bla bla bla bla?
Devo estudar isso ou aquilo?

Pra mim eh esses sao os piores.

//Daniel

Remover um usuário, como sugerido, é um pouco contraproducente porque não se exige que o usuário se identifique (CPF, RG, certificado de reservista, número do passaporte, comprovante de residência etc.) ao criar um login.

Ou seja, se meu nick for “The Troll” e alguém quiser me remover, por exemplo, posso criar um novo login (“Paris Hilton”? “Brad Pitt”? “Angelina Jolie”? não importa muito).

[quote=thingol]Remover um usuário, como sugerido, é um pouco contraproducente porque não se exige que o usuário se identifique (CPF, RG, certificado de reservista, número do passaporte, comprovante de residência etc.) ao criar um login.

Ou seja, se meu nick for “The Troll” e alguém quiser me remover, por exemplo, posso criar um novo login (“Paris Hilton”? “Brad Pitt”? “Angelina Jolie”? não importa muito). [/quote]

me refiro ao login msm…

agora, acho q essa discussão aqui já se extendeu demais e acho q nao levar a lugar nenhum…
o fato é q tem links para iniciantes e uma busca, só q mts não usam…

[]'s