Desde que entrei no forum, vim percebendo que os novatos, em parte, abrem tópicos como estes: http://www.guj.com.br/posts/list/0/75761.java
E isso quando não abrem tópicos como “qual melhor IDE”?
Java x net?
Mercado de trabalho
Como faço para aprender java?
Porque não criamos tipo uma lista com os melhores tópicos e respostas com esssas discussões.
Tipo um forum “perguntas iniciantes”…Ou algo do gênero.
Não que eu saiba tudo, mas vejo que o forum está inxando de posts repetidos e com coisas iniciantes.
Por que todos esses assuntos já foram discutidos no forum, então novatos inteligentes usam a busca e aprendem com os topicos.
Logo só sobra topicos daqueles novatos que não sabem nem usar o google
alem do mais alguns “veteranos” como que enjoam e acabam vendo menos o portal
[quote=antoniopopete]Desde que entrei no forum, vim percebendo que os novatos, em parte, abrem tópicos como estes: http://www.guj.com.br/posts/list/0/75761.java
Java x net?
Mercado de trabalho
Porque não criamos tipo uma lista com os melhores tópicos e respostas com esssas discussões.
Não que eu saiba tudo, mas vejo que o forum está inxando de posts repetidos e com coisas iniciantes.
Só uma sugestão.[/quote]
A resposta é simples: não adianta. Tem gente que tem preguiça, é só. Veja quantas perguntas tem que uma apostila da Java básico ou uma olhadinha na seção Artigos/Tutoriais ( o campeão é “Como conecto no banco de dados” ) resolve, agora pense abrindo mais uma seção dessa? Vai adiantar algo? A preguiça toma conta das pessoas e é mais fácil para alguém criar um novo tópico do que fazer o enorme esforço de fazer uma busca ou no fórum ou no Google. Isso quando não tomam o fórum como help desk grátis!
Há muitos tópicos inúteis porque há pessoas que se dão ao trabalho de responder. Se aparece um tópico do tipo “o que é mais gostoso: x-salada do boteco da esquina ou x-bacon da lanchonete do meio do quarteirão”, basta ninguém responder e pronto. Problema resolvido.
Mas infelizmente tem gente que acha que é importante ter bastante mensagens ali perto do nick, e responde…
Para a questão a) (fórum inchado) a resposta aparece na página principal do fórum:
Foram enviadas um total de 394,128 mensagens
Temos 32,959 usuários registrados
Para a questão b) (qualidade degradou-se) a resposta é mais ou menos a mesma, mas não deveria ser - mesmo em um “http://forum.java.sun.com” (onde há provavelmente mais gente registrada, e do mundo inteiro) há fóruns onde há discussões de ótima qualidade. Casualmente são os fóruns menos freqüentados…
Eu irei vos ajudar para assim termos um recínto melhor.
blá blá blá, chega de formalidade…
mas esses tópicos estão cansando.
Mas realmente irei ajudar, aguardem o grande Grinvon 1.0, será de grande valia, e espero que NENHUM novato ou até mesmo você veterano venha surtir em meu saco novamente.
[code]Grinvon 28/11/2007 16:46:59 Assunto: Por que o forum é cada vez mais inxado e parece que a qualidade das discussões estagnaram?
Eu irei vos ajudar para assim termos um recínto melhor.
blá blá blá, chega de formalidade…
mas esses tópicos estão cansando.
Mas realmente irei ajudar, aguardem o grande Grinvon 1.0, será de grande valia, e espero que NENHUM novato ou até mesmo você veterano venha surtir em meu saco novamente.
Bom, será uma boa ajuda, aguardem pessoas.
Novatos -> search -> Grinvon 1.0
[/code]
???
Eu acho que poderia ser criado além do Java Básico um forum mesmo só com perguntas iniciantes.Destas ae.
Tem gente que só quer aumentar o numero de mensagens enviadas para mudar o “perfil” ali…chegar a ser forum spammer…Sei la.
Tem gente que acha isso legal.
Paciencia.
Não acho que isso seja a solução mas uma parte de duvidas iniciatens com essas questões
java como começar
ide melhor
linux melhor
framework melhor…E esse bando de questões…
Seria uma solução talvez.
Ou então quando um usuario se registrar,se ele for novato (perguntava-se o nivel de experiencia do mesmo), direcionar ele a uma pagina do tipo “aprenda a usar um forum” (hueuhehue,isso foi uma brincadeira, que claro ninguem vai implementar isso).
Mas fora de graça.
ta fods isso.
[quote=antoniopopete]Desde que entrei no forum, vim percebendo que os novatos, em parte, abrem tópicos como estes: http://www.guj.com.br/posts/list/0/75761.java
Java x net?
Mercado de trabalho
Só uma sugestão.[/quote]
Concordo plenamente, o que me deixa mais espantado é que nos topicos Classicos como:
[quote]E isso quando não abrem tópicos como “qual melhor IDE”?
Java x net?
Mercado de trabalho
Como faço para aprender java?[/quote]
em parte se deve ao excesso de informação que os mais avançados já possuem e uma certa saturação de java (muitos frameworks, muitas ferramentas fazendo coisas 90% iguais e os 10% diferentes pouco úteis).
Além disso me perturba o fato de que cada vez mais tenho que editar xml’s (xml != java).
Eu mesmo sendo novato e criando uns topicos bestas, sempre que vou postar procuro algo, mas sempre acho coisas somente antiga…
ai toda vez que eu vo postar eu penso"os veteranos com certeza devem estár saturados dessas repeticoes…"
Por isso que eu tento evitar entrar aqui.
Acho que o problema se estende um pouco além disso.
Eu creio que exista por aqui (e em qualquer outro fórum - participo de alguns e de variados assuntos) a filosofia de que para ser ajudado é necessário ajudar. Acho isso super natural.
Acontece que, no meu caso, devido a minha pequena experiência na linguagem Java, só é possível responder às dúvidas bem “rasteiras”. Nessa vontade de também conseguir ajudar alguém, talvez eu me enquadre nesse pessoal que responde tópicos “rasteiros”. Pois o esse é o meu nível.
Não acho legal ficar apenas “sugando” o fórum e não ajudar ninguém.
[quote=celso.martins]Acontece que, no meu caso, devido a minha pequena experiência na linguagem Java, só é possível responder às dúvidas bem “rasteiras”. Nessa vontade de também conseguir ajudar alguém, talvez eu me enquadre nesse pessoal que responde tópicos “rasteiros”. Pois o esse é o meu nível.
[/quote]
responder dúvidas simples não é problema. até te treina. só que normalmente cria programadores idiotas (aqueles que perguntaram coisas idiotas sem nem ao menos procuram no google ou no próprio guj). problema dos idiotas. Entenda como “clássicos” , por exemplo, aquelas notícias “bomba” da info exame 8)
[quote]Eu mesmo sendo novato e criando uns topicos bestas, sempre que vou postar procuro algo, mas sempre acho coisas somente antiga…
ai toda vez que eu vo postar eu penso"os veteranos com certeza devem estár saturados dessas repeticoes…"
Por isso que eu tento evitar entrar aqui. [/quote]
Tem certeza?Será que realmente tudo que voce posta (ja que é iniciante) ninguem nunca respondeu ou perguntou?“sempre que posto algo ,procuro ,mas so acho coisas antigas”.
Então para um iniciante,voce tem duvidas avançadas.
E hora nenhuma disse que era contra perguntas ou respostas inicinantes,disse que era contra a forma como as mesmas eram feitas.
Os novatos usam forum como help desk.
Ou seja, “me ajude,me responda”.
E quando alguem manda pesquisar,se ofende,mas ele não pesquisa,espera até que alguem responda e acho isso errado.
Será que em nenhum lugar na web se encontra um comparativo entre IDEs?Distribuições linux?Comparativos .net e java?
Que até ressucitem tópicos antigos,mas criar tópicos novo com temas ja batidos, é chato.
Novatos,podem e devem perguntar, mas não exigir respostas e muito menos não pesquisar.
Tem gente que so posta coisas para ter monte de post feito.
[quote=otaviofcs]
responder dúvidas simples não é problema. até te treina. só que normalmente cria programadores idiotas (aqueles que perguntaram coisas idiotas sem nem ao menos procuram no google ou no próprio guj). problema dos idiotas. Entenda como “clássicos” , por exemplo, aquelas notícias “bomba” da info exame 8) [/quote]
Concordo plenamente com você. É por isso que sempre que posso, indico algum tutorial daqui do GUJ ou de outro local. Isso vai forçar o cabra a estudar, pesquisar.
Acho que programador que não se interessa em estudar está fadado à mediocridade, como você bem disse.
Pensando nisso, penso que uma resposta resumida com a indicação de algum bom tutorial seja de maior valia do que a entrega do peixe já sem tripas e sem escamas.
Eu por exemplo, não gosto e, normalmente, não posto nada em tópicos que propõe comparações. Isso sim eu acho um desperdício de tempo. Talvez o pessoal do GUJ pudesse criar um Fórum: Dúvidas Comparativas de Tecnologias, Frameworks, IDEs, etc. Assim, o pessoal que não gosta nem passaria perto. Detalhe: Este fórum não apareceria na listagem de tópicos recentes. =)