Por quê é tão difícil arrumar 1º emprego em java?

Por quê é tão difícil arrumar 1º emprego em java?

Sempre pedem experiência, mesmo que vc conheça bens os fundamentos da linguagem, orientação a objeto, servlet, jsp, hibernate, jsf, spring. senão tiver experiência nada disso adianta, ler o livro inteiro do deitel as apostila da caelum nada disso adiantou pra mim, sempre tem algum coisinha.

exemplo estou concorrendo a essa vaga que tem essas exigência, e pelo menos 1 anos de experiência(coisa rara, normalmente pedem mais tempo de experiência).

até aqui beleza.

Java web
Frameworks (MVC, JSP, JSF, Spring)
Banco de Dados SQL
Superior Completo

mas tem outras exigência. aí fudeu.

Desejável:

Vignette
Desenho e desenvolvimento de aplicações,
Desenvolvimento/ Teste AD

Minha experiência em programação é com php, não tenho experiência com java, isso tá chato por que em toda vaga que eu participo para java se vc não tem experiência profissional , tá descartado, é sempre.

Por isso eu pergunto vale apena aprende java? até agora todo o esforço que fiz foi inútil, de nada serviu, sempre tem alguma coisa que nunca ouvir falar ou ele pedem experiência, para quem está querendo o seu 1° emprego em java e frustrante, sinceramente acho que perdi tempo aprendendo EJB, JPA e JBoss Seam.

Quando recebo ligações para entrevista , quando falo que o único sistema que fiz em java foi o meu tcc, já era nem para entrevista eu vou.

Mas essa questão de experiência geralmente é requisito em qualquer área.
Por isso que sempre que posso eu aconselho o pessoal aqui no fórum a pegar um estágio durante a faculdade.

No seu caso é continuar tentando, de repente pega uma vaga em PHP mesmo, mas em uma empresa que você saiba que desenvolvem em Java também, dai aos poucos você vai tentando entrar na equipe do Java.

Mas é complicado mesmo, entendo o que você está falando.

Embora seja difícil, considero a idéia do romarcio muito boa.

Na minha opinião, a introdução de novos profissionais (inexperientes) nas àreas de trabalho no Brasil é bem ruim; falta planejamento, plano de carreira e o imediadismo pode ser o pior fator.

Uma outra idéia pode ser sacrificar a pretenção salarial, quem tem experiência sempre pede um valor maior. Não tendo experiencia e se possível, pedir um valor um pouco menor, pelo menos por um tempo, pode ser uma forma de se introduzir no mercado de trabalho.

flws

eu to na faculdade e tenho dificuldade para conseguir estagio em java.

minha pretensão é R$800,00

e as empresas que tem aqui na cidade, geralmente dão preferência para alunos de faculdades federais, que fizeram escola particular, curso de inglês e o pai banca a vida

só sou chamado para vagas de suporte infra.

a questão é que as empresas não tem tempo para formar profissionais, elas tem prazos e recursos apertados, então preferem profissionais que agregam no mínimo espaço de tempo, é muito interessante fazer os cursos direcionados a área, pois mesmo sem experiência, vc conhece como fazer a coisa e saberá se sair bem na entrevista.

de resto é conseguir amigos/colegas que possam indicar pra daí abrir as portas e vc seguir em frente.

o mercado esta cada vez mais exigente.

[s]

abraaoinfo

onde vc mora???

Bom eu entrei na empresa que trabalho por minha expêriencia como Designer , migrei pra Testes em uma aplicação em Java e estou indo pra Programação Java.

Dica: tente fazer um projeto WEB completo em JAVA, de sua casa mesmo e depois apresente-o.

Pelo simples motivo: exigi-se experiência de pelo menos 2 anos na função.

abra uma empresa e se contrate como desenvolvedor

junta uma grana para se manter e pagar os impostos

enquanto isso vc vai fazendo freelances

*vai gastar uma grana

Postarem umas vagas de java como exemplo
1)Analista Programador Java

A Triad Systems Consultoria atua há 18 anos no mercado corporativo,
busca consultores com experiência em Java, HTML, Java Script, Unix e Web.
Tempo Indeterminado

Os interessados favor enviar cv atualizado com pretensão salarial e
disponibilidade para inicio.

Analista Programador Java SR.

além varios framework, tem a tal de experiencia.

A MazzaTECH Systems Outsourcing atua com foco na área de prestação de serviços
em tecnologia da informação, estamos com a seguinte oportunidade:

Analista Programador Java Sênior
Experiência em desenvolvimento de sistemas utilizando Java, J2EE, Ejb 2.0,
servlet, jquery, css, Oracle PL/SQL, Struts, JSP,JPA, script, eclipse,Oracle.
Experiência em Levantamento de requisitos, orientação a objetos.

Local Alphaville
Contratação PJ
Projeto por tempo Indeterminado

O Grupo Talent Pro It atua a mais de 12 anos nos segmentos de Tecnologia da
Informação, busca profissionais para atuarem em um de seus clientes com o
seguinte perfil:

Analista Desenvolvedor JAVA
Com formação completa
Experiência com JAVA, J2EE e EJB
Para atuar em instituição Financeira

CLT Full- Otimos beneficios- Local de trabalho: Berrini

Analista Programador Java Júnior

Graduado em Ciências da Computação,Engenharia de Computação,
Analista de Sistemas ou similares.
Experiência de 1 ano em desenvolvimento Java WEB, principalmente:
Java 5 ou superior
Struts 1
Padrões de Projeto(DAO, Service, MVC).
Apache Tomcat
Elaboração de Relatórios utilizando IReport/Jasper Report.
Diferencial:
Conhecimento em PL/SQL.
Certificação Java Programmer.

até para desenvolvendo junior
Desenvolvedor Java Jr.

Desenvolvedor Java Junior, Banco e Dados SQL Server, para trabalhar
com Telecom, SNMP. Não é imprescíndivel o conhecimento em Telecom.
Local: São Bernardo do Campo 3 meses com prorrogação por mais 3 e
possibilidade de efetivação.

todas pedem esperiencia até para estagio, como conseguir um carreira em java? tem que estudar todos os framework existente ? e como consegui experiencia?

Pessoal, a coisa funciona mais ou menos assim:

Se alguém os está contratando, é porque precisa de mais pessoal no quadro. Se é necessário ter mais pessoas no quadro, obviamente não existe tempo para treinar pessoas no básico da programação. A tal “experiência” que pedem é pra garantir que o profissional tem esse mínimo de conhecimento - nem sempre é algo obrigatório. O último estagiário que contratei nunca tinha trabalhado com Java, e eu sabia disso quando o entrevistei. Mas perguntei que tipo de coisas ele fazia com Java - perguntei, por exemplo, sobre o que foi o TCC dele e como ele fez. Daí, tendo se destacado entre os outros, estava contratado. Note que o ponto chave aqui é destaque. Se você conseguir convencer um entrevistador de que você é melhor do que as alternativas, não tenho dúvida de que a vaga é sua.

Também não adianta ficar chorando que não consegue vaga. A vida é de quem corre atrás. Se você acha que está difícil porque pedem experiência em JSF, estude JSF. Se pedem experiência em Spring, estude Spring. O perfil médio de um programador iniciante é o de correr atrás, de querer aprender mais. Se você também não for assim, não espere que um emprego caia do céu.

[]´s

Já citaram isso acima e também acredito que é melhor vc pegar e fazer uma aplicação completa na sua casa com:

-login,
-cadastro simples,
-cadastro mestre detalhe,
-relatório,
-uma consulta passando parâmetros e
-um gráfico simples

Isso pra mim já conta como experiência freelancer! E contrato para junior alguém que já tenha feito pelo menos vários projetinhos assim.

Quanto as tecnologias, não precisa saber todos os frameworks, eu recomendo a seguir os que estão na especificação da SUN/Oracle:

Aprenda para começar: Java OO, JPA , JSF.

até mais

orogerio

eu ja tenho um projeto assim feito.

abraaoinfo a gente pode dar uma olhada no sistema?

Algumas dicas que acho que são válidas:

• Networking: Vá a eventos, conheça profissionais da área e tudo mais;
  • mostre sempre vontade de aprender e evoluir. Melhor que mostrar é ter essa vontade;
  • Participe de projetos OpenSource(eu não tenho palavras para dizer o quanto aprendo com projetos opensource. Pode ser meio amargo ouvir que você está errado, ou ver que o que você fez não está servindo, mas uma hora você pega jeito, é só se aplicar);
  • Faça projetos e coloque para uso (vira e mexe faço aplicações que não objetivam ganhar dinheiro, mas são somente coisas para eu não ficar parado. Você pode usar para demonstrar suas habilidades em uma entrevista);
  • Faça Freelancers: Sistema para amigos, sistemas para vizinhos, etc… (meu primeiro sistema em Java foi um programa simples usando Java Swing, cito ele em entrevistas até hoje);
  • Leia, leia, leia sobre Java. Fique atento as notícias e o que é pedido no mercado.

Perfeitas as dicas acima, é isso mesmo!

Há várias empresas que contratam gente sem experiência alguma e estão dispostas a treinar, como por exemplo algumas consultorias, mas se você puder apresentar algo que você tenha feito, mesmo que fora de um contrato de trabalho, para muita gente isso será suficiente.

Eu, por exemplo, vou precisar contratar alguém pra trabalhar com Web Analytics em breve, e vou colocar como requisito que a pessoa já tenha desenvolvido algum projeto com uma API aberta. É bastante raro hoje em dia encontrar alguém que trabalhe com essas APIs, mas não custa nada sentar na frente do computador um fim de semana e tentar bolar algo (vide eventos como o Yahoo Hack Day), então é esse tipo de perfil que vou procurar.

Quando eu preciso contratar estagiários ou trainees, a primeira coisa que tento identificar na entrevista é se a pessoa é autodidata e tem capacidade de “correr atrás”. Mesmo que a empresa esteja disposta a treinar, os analistas não vão poder parar muito tempo pra ficar ensinando tudo, o profissional tem de ter uma proatividade mínima: saber pesquisar em um forum, no Google, etc. Chegar no colega de equipe com a ideia mais certa e uma dúvida objetiva, saber comunicar, saber conversar com um cliente, essas coisas.

O maior erro é ver o pessoal ficar se atendo a incrementar o número de frameworks no currículo e na hora da entrevista não saber mostrar suas outras habilidades.

A maioria das pessoas que começam em java , pulam a parte core da linguagem Java SE e ja vão para Java EE “modinha” … chegam na empresa e não conseguem resolver coisas simples !
Empregadores já estão cansados de contratarem “Curriculos cheios” , mas na hora de percorrer uma string e verificar se o caracter é um digito , o cara não sabe. Creio que é por essa razão que está difícil conseguir o primeiro emprego, porque o cara que sabe realmente ele é indicado e nem precisa procurar emprego…
Se estiver errado me corrijam por favor.

[quote=viniciusalvess]A maioria das pessoas que começam em java , pulam a parte core da linguagem Java SE e ja vão para Java EE “modinha” … chegam na empresa e não conseguem resolver coisas simples !
Empregadores já estão cansados de contratarem “Curriculos cheios” , mas na hora de percorrer uma string e verificar se o caracter é um digito , o cara não sabe. Creio que é por essa razão que está difícil conseguir o primeiro emprego, porque o cara que sabe realmente ele é indicado e nem precisa procurar emprego…
Se estiver errado me corrijam por favor. [/quote]

Tem razão… na minha opinião o mercado está traumatizado com os “currículos cheios” que no fundo são picaretas que entram pedindo fortunas não sabem nada e nunca dão conta do projeto. Eu comecei trabalhando na área de suporte e passei 3 anos só estudando Java para conseguir minha primeira oportunidade e foi na base da confiança porque não tinha experiência. Um ex-chefe virou meu chefe novamente porque sabia que eu tinha a capacidade de aprender e a dedicação que ele precisava para resolver os problemas. Quando entrei no time ouvi de um dos programadores (sênior): “Você nunca trabalhou com Java antes mesmo?”. Continuei ganhando o mesmo salário de suporte por mais 1 ano mas ainda hoje sofro com um currículo defasado (na prática tenho só 2 anos de experiência).
A verdade é que, como já foi dito… o RH não tem como fazer essa decisão e na maioria das vezes precisa escolher rápido porque precisam da pessoa para ontem. Isso aumenta o número de picaretas ganhando fortunas e também o número de pessoas honestas se ferrando para conseguir algo decente.
O meu conselho é: tenha paciência e não desista. Continue estudando muito, na verdade, cada vez mais. Como já foi dito: participe de uma comunidade ativa, conheça pessoas, faça ou participe de projetos open source relevantes. A vaga ideal está por aí, só não desistir que você acha! :wink:

Felizmente meu caso foi diferente. Tive apenas 1 matéria de Java na faculdade, mas corri atrás, fiz vários cursos e fiz meu projeto final em Java (o primeiro projeto desenvolvido em Java da faculdade). Com 4 meses de formada arrumei meu primeiro emprego, trabalhando como desenvolvedora Web, com JSF. A partir daí tirei certificação e não parei mais de estudar! rs

Concordo com o que os colegas falaram, o estágio é muito importante e é o pontapé inicial pra quem quer adquirir experiência. Fazer um projeto simples em casa também ajuda muito, assim o seu possível empregador pode ver o quanto vc se esforçou e sua capacidade em aprender sozinho.
Estude bastante, faça cursos, assista palestras, faça bons contatos…
Boa sorte!