Por quê é tão difícil arrumar 1º emprego em java?

Por quê é tão difícil arrumar 1º emprego em java?

Sempre pedem experiência, mesmo que vc conheça bens os fundamentos da linguagem, orientação a objeto, servlet, jsp, hibernate, jsf, spring. senão tiver experiência nada disso adianta, ler o livro inteiro do deitel as apostila da caelum nada disso adiantou pra mim, sempre tem algum coisinha.

exemplo estou concorrendo a essa vaga que tem essas exigência, e pelo menos 1 anos de experiência(coisa rara, normalmente pedem mais tempo de experiência).

até aqui beleza.

Java web
Frameworks (MVC, JSP, JSF, Spring)
Banco de Dados SQL
Superior Completo

mas tem outras exigência. aí fudeu.

Desejável:

Vignette
Desenho e desenvolvimento de aplicações,
Desenvolvimento/ Teste AD

Minha experiência em programação é com php, não tenho experiência com java, isso tá chato por que em toda vaga que eu participo para java se vc não tem experiência profissional , tá descartado, é sempre.

Por isso eu pergunto vale apena aprende java? até agora todo o esforço que fiz foi inútil, de nada serviu, sempre tem alguma coisa que nunca ouvir falar ou ele pedem experiência, para quem está querendo o seu 1° emprego em java e frustrante, sinceramente acho que perdi tempo aprendendo EJB, JPA e JBoss Seam.

Quando recebo ligações para entrevista , quando falo que o único sistema que fiz em java foi o meu tcc, já era nem para entrevista eu vou.

Mas essa questão de experiência geralmente é requisito em qualquer área.
Por isso que sempre que posso eu aconselho o pessoal aqui no fórum a pegar um estágio durante a faculdade.

No seu caso é continuar tentando, de repente pega uma vaga em PHP mesmo, mas em uma empresa que você saiba que desenvolvem em Java também, dai aos poucos você vai tentando entrar na equipe do Java.

Mas é complicado mesmo, entendo o que você está falando.

Embora seja difícil, considero a idéia do romarcio muito boa.