Por que as empresas na área de T.I exigem inglês avançado ou fluente?

Venho me deparando com várias vagas de estágio na área de T.I que tem como requisito obrigatório o inglês fluente ou avançado. Devo frisar que essas empresas na sua maioria são de pequenos a médio porte.

Eu entendo que o inglês é essencial para todas as áreas, mas, acho muito exigir isso de um estagiário!

Pessoalmente queria saber o que esta acontecendo e, por que as empresas estão exigindo esses requisitos? Qual é a mudança que esta fazendo com que essas empresas comecem a exigir esse conhecimento?

Estou ciente que os melhores documentos e conteúdos estão em inglês e é essencial que saiba ler e interpretar de um modo coeso. Pessoalmente consigo ler e escrever em inglês normalmente, mas, não me considero “avançado”, pois, não sei falar, somente ler e escrever!

Quem puder me ajudar com essas dúvidas ficarei muito grato. E também dicas provinda das experiências de vocês para conseguir se adequar ao mercado atual.

[quote=Lacerdajhonatas]Venho me deparando com várias vagas de estágio na área de T.I que tem como requisito obrigatório o inglês fluente ou avançado. Devo frisar que essas empresas na sua maioria são de pequenos a médio porte.

Eu entendo que o inglês é essencial para todas as áreas, mas, acho muito exigir isso de um estagiário!

Pessoalmente queria saber o que esta acontecendo e, por que as empresas estão exigindo esses requisitos? Qual é a mudança que esta fazendo com que essas empresas comecem a exigir esse conhecimento?

Estou ciente que os melhores documentos e conteúdos estão em inglês e é essencial que saiba ler e interpretar de um modo coeso. Pessoalmente consigo ler e escrever em inglês normalmente, mas, não me considero “avançado”, pois, não sei falar, somente ler e escrever!

Quem puder me ajudar com essas dúvidas ficarei muito grato. E também dicas provinda das experiências de vocês para conseguir se adequar ao mercado atual. [/quote]

tbm to achando um pouco estranho. Se vc for capaz de ler os manuais tecnicos, ou pelo menos saber como se virar para traduzi-los, é um pouco estranho. de que região vc é? que cidade? De alguns problemas que tenho tido, eu percebi que o meu é regional. Algo característico de um lugar que não é polo da minha área.

Olá
Globalização e, eventualmente, critério para filtrar candidatos (caso sejam muitos).

Mas, esse é um diferencial que vale a pena ser suprido, vai fazer muita diferença em toda a sua carreira.

Não deixe de se candidatar na vaga se achar que não faz sentido um pré-requisito muito exagerado para o nível da vaga, pode ser coisa de RH toupeira. Na entrevista é que vai saber a realidade.

Já que está no início da carreira, aprenda a considerar que se estão pedindo uma característica, é porque consideram isso importante. Na maioria das vezes, não foi o RH que colocou algo como prérequisito, foi alguém da área de TI que solicitou.
Não assuma que em RH só tenha despreparados trabalhando, pode ser que encontre alguma, mas não vai encontrar nem mais nem menos do que vai encontrar em TI, por exemplo. Bons e maus profissionais existem em todas as áreas.
Um programador deve ser mais que um codificador, então, é natural que cada vez mais as exigências de formação geral cresçam.

Mas, verifique o quanto estão pagando. Para o estágio e para os outros níveis (Jr, pleno e senior).

Depende muito da empresa, mas a maioria das empresas não vão precisar inglês avançado para uma vaga de estágio. Sei que também há muita vaga que exige conhecimentos absurdos para um estagiário, se maioria das empresas estiverem exigindo muito e estiver difícil de encontrar vagas no perfil adequado para um estagiário vá na entrevista pra ver se é isso mesmo.

O estado é São Paulo e as vagas ficam na capital. Acho muito estranho mesmo. Vou tentar ir em uma entrevista dessas e ver como é! Bom a média de salário que estão oferecendo fica em torno de 700 a 1200 reais por mês. Como dito é bom tentar suprir esse requisito, então, vou correr atrás. Devo frisar que é realmente muito estranho e agora só falta aparecer estágios exigindo inglês, francês e espanhol avançado! Acho que seria valido exigir fluência caso o estagiário fosse trabalhar em algo parecido com help desk como os indianos!

Nossa… cara, por esse salário, eles já deviam era ficar felizes de aparecer alguém pra essa vaga.
Olha amigão, pra mim essa empresa ai vc só vai perder tempo.

Nossa… cara, por esse salário, eles já deviam era ficar felizes de aparecer alguém pra essa vaga.
Olha amigão, pra mim essa empresa ai vc só vai perder tempo. [/quote]

Também acho que estão exigindo muito, mas, tem que verificar o que a empresa pretende fazer pelo candidato.
Um estagiário deve estar interessado, principalmente, pelo que vai aprender, quais as chances de ser contratado, qual a carreira que pode seguir. O salário, não deve ser o principal atrativo nesse momento.

Unico lugar que vejo pedirem ingles avançado eh “multinacional”, pequenas ou grandes empresas que fazem muito trabalho pra fora, ou tem escritorio fora… Bancos…

Mas eles pagam bem pra estagiario com ingles, uns 1500~1800, pelo menos aqui em Curitiba…

Mas vai depender muito do lugar mesmo…

Aqui na empresa estão procurando um cara pro Suporte Tecnico, se forem ver na descrição da vaga, é aquelas que pedem que saiba todas as linguagens do mundo…

Lei da oferta e procura. Se tem muito candidato fluente e eles precisam desse skill, vão utilizar como filtro. Mas se não encontrarem alguém com o pré-requisito, pegam o melhor que conseguirem.

É incrível, mas tem aparecido muito desenvolvedor novinho com fluência em inglês e arranhando espanhol por aqui. Os tempos estão mudando, pessoal…

Também acho que estão exigindo muito, mas, tem que verificar o que a empresa pretende fazer pelo candidato.
Um estagiário deve estar interessado, principalmente, pelo que vai aprender, quais as chances de ser contratado, qual a carreira que pode seguir. O salário, não deve ser o principal atrativo nesse momento.[/quote]

Concordo plenamente contigo, mas acho que anos de faculdade, livros, estudo, idas e vindas, o minimo deveria ser um pouco maior, ainda mais em se tratando de sp.

Um estagiário deve estar interessado, principalmente, pelo que vai aprender, quais as chances de ser contratado, qual a carreira que pode seguir. O salário, não deve ser o principal atrativo nesse momento.[/quote]

Concordo plenamente contigo, mas acho que anos de faculdade, livros, estudo, idas e vindas, o minimo deveria ser um pouco maior, ainda mais em se tratando de sp. [/quote]

Nas boas empresas, o “salário” é considerado uma bolsa-auxilio, tem os salários indiretos, vale-refeição e vale-transporte. Mas, o mais significativo é o treinamento teórico e prático que se recebe.

Sim, mas acho que não precisam explorar. se existe custo para a empresa na contratação do funcionário, mais ainda é o custo de formação do profissional. Se vc tá falando de uma empresa, que vai arcar com os custos de capacitação do novo funcionário, ai tá belezinha. Mas como o post não informa isso… A minha mensagem é só uma: fica esperto. Não deixa um grupo de retardados que só pq acha que tá com uma graninha na mão fazerem vcs de maquinas baratas.

O funcionário tem que ficar esperto pra ver se os cursos oferecidos vão mesmo contribuir com sua formação (eu já vi muita coisa esquisita em “cursos” internos de empresas). Se falarem que vão descontar do salário por curso escolhido, desconfie.

Em empresas que já trabalhei nós exigíamos o inglês dos estagiários, simplesmente porque a maioria do material que ele ia ter que estudar está disponível somente em inglês. Então além das provas de java em inglês, havia prova de inglês também.

Mas existem multinacionais que pedem simplesmente por ter projetos internacionais mesmo, com equipes de diferentes países. Então as pessoas precisam ser capaz de se comunicar umas com as outras.

Ingles é essencial se não quer ficar pra trás. Só pra ter uma ideia do atraso, tem autor brasileiro que ainda acha DTO pra transferir dados entre camadas uma evolução!

Pessoal achei uma vaga e farei entrevista, mas, estou confuso caso aceito ou não! Eu realmente nunca trabalhei na área de TI, contudo, sempre fui devoto desde meus 10 anos de idade, tempo em que comecei a estudar na área. Queria a opinião de vocês se vale a pena essa vaga:

13h as 20h com 1 hora de intervalo.
Área de Atuação: Tecnologia da Informação / Suporte

Ramo: Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda

Resolver chamados nível 1 proativamente, buscando auxílio ou escalando em nível de prioridade quando necessário, Auxiliar no levantamento de requisitos para o desenvolvimento de novas soluções, Avaliar os chamados após primeiro contato receptivo com o cliente, categorizando e escalando os chamados, Auxiliar na implementação e testes das ferramentas e soluções da empresa

O salário não me importo muito, gostaria somente de ganhar experiência, mas fico um pouco indeciso, pois, meu foco é na área de desenvolvimento. Sera que vale a pena começar de inicio assim ou vale mais a pena procurar uma vaga focada em desenvolvimento?

[quote=Lacerdajhonatas]Pessoal achei uma vaga e farei entrevista, mas, estou confuso caso aceito ou não! Eu realmente nunca trabalhei na área de TI, contudo, sempre fui devoto desde meus 10 anos de idade, tempo em que comecei a estudar na área. Queria a opinião de vocês se vale a pena essa vaga:

Resolver chamados nível 1 proativamente, buscando auxílio ou escalando em nível de prioridade quando necessário, Auxiliar no levantamento de requisitos para o desenvolvimento de novas soluções, Avaliar os chamados após primeiro contato receptivo com o cliente, categorizando e escalando os chamados, Auxiliar na implementação e testes das ferramentas e soluções da empresa

O salário não me importo muito, gostaria somente de ganhar experiência, mas fico um pouco indeciso, pois, meu foco é na área de desenvolvimento. Sera que vale a pena começar de inicio assim ou vale mais a pena procurar uma vaga focada em desenvolvimento?
[/quote]

Verifique quais as perpectivas de carreira, fale de suas pretenções, se achar que vale a pena aceite. Depois, se não gostar, mude.
E continue procurando…

[quote=Lacerdajhonatas]Pessoal achei uma vaga e farei entrevista, mas, estou confuso caso aceito ou não! Eu realmente nunca trabalhei na área de TI, contudo, sempre fui devoto desde meus 10 anos de idade, tempo em que comecei a estudar na área. Queria a opinião de vocês se vale a pena essa vaga:

[/quote]
Se o seu foco é desenvolvimento, fique ciente que esta vaga é para suporte, se não gosta de suporte não aceita.

[quote=javaflex][quote=Lacerdajhonatas]Pessoal achei uma vaga e farei entrevista, mas, estou confuso caso aceito ou não! Eu realmente nunca trabalhei na área de TI, contudo, sempre fui devoto desde meus 10 anos de idade, tempo em que comecei a estudar na área. Queria a opinião de vocês se vale a pena essa vaga:

[/quote]
Se o seu foco é desenvolvimento, fique ciente que esta vaga é para suporte, se não gosta de suporte não aceita.[/quote]

Ainda mais suporte nível 1. Você só vai atender telefonemas de usuários e responder emails. Não vale a pena se seu foco é desenvolvimento.

Dependendo da empresa em que você pretende entrar, vale a pena se submeter a um estágio mais puxado, que exige idiomas e tudo mais.

Mas na minha opinião, qualquer exigência de estágio que toque na palavra “avançado” é errada!

Trabalho em uma multinacional há mais de 2 anos, sendo que estou completando 1 ano em Março como CLT. Entrei como estagiário com um Inglês bem básico, estudei bastante, fui incentivado pela empresa e vejo que evoluí muito. Tanto que estou na minha segunda viagem à Europa, buscando conhecimento para atender novos projetos, me virando com Inglês e um tiquinho-quase-nada de Alemão.

No mês de Dezembro nosso setor efetivou 4 estagiários que entraram na empresa com um Inglês bem fraco, e hoje escrevem emails e atendem chamadas telefônicas em Inglês. Não é perfeito, mas possibilitou que eu e um colega, que somos os mais experientes da equipe, saíssemos do foco dos projetos já consolidados para nos focarmos em trazer novos projetos e mais trabalho à equipe.

Não dá pra exigir muito de estagiários. Os caras estudam geralmente 4 horas por dia e em grande parte dos casos moram bem longe da empresa e da faculdade. Abrir vaga de estágio com um monte de exigências é um grande erro! Um estagiário deve ser incentivado e também cobrado, mas nunca deve ser submetido a mesma responsabilidade de um CLT, por exemplo.

O problema é que as empresas, principalmente do Sudeste, não querem apostar em estagiários. Contratam apenas pela obrigação legal e efetivam só aquele que são excepcionais. Isso quando o RH faz o milagre de abrir vagas… :stuck_out_tongue: