Política de desenvolvimento produtivo coloca o Brasil como alternativa à Índia

Para Brasscom e Softex, Brasil passa a apresentar propostas mais competitivas ao mercado internacional.

http://computerworld.uol.com.br/governo/2008/05/12/politica-de-desenvolvimento-produtivo-coloca-o-brasil-como-alternativa-a-india

Outras materias relacionadas!
Incentivos do governo federal colocam Brasil no mapa de software, defende associação

exportacao software

:roll:

mto interessante.

Muito bom isso.
Gostei mesmo.

tb gostei!! tb o interessante é a remuneração profissional… e tb pode cair na questao de muita mao de obra no mercado, o que vai ser de faculdade, escola tecnica colocando curso de desenvolvimento etc… porem com o foco para ganhar $$ e nao na qualificacao profissional… nao vao ser poucas… uma coisa abre leque para outra…

Eu vejo justamente ao contrário, pois se o mercado cresce, a demanda pela mão de obra também cresce, aumentando a remuneração dos profissionais. Eu não vi nenhum icentivo do governo para aumentar a quantidade de cursos no mercado.

Vamo acorda gente, esso só é mais uma medida para aumentar os benefícios das grandes empresas e ainda continua a palhaçada de custo alto de mão-de-obra, manda esses infelizes pesquisarem qual o custo para aprender o universo de tecnologias disponíveis e o tempo gasto.
 É por isso que está havendo tanto desinteresse pela área tecnológica atualmente, pois percebe-se claramente um movimento em prol da super redução salarial dos profissionais de TI, fora o maldito estágio que acabou com a área.
 Se aceitarem as imposições das grandes corporações o Brasil vai se transformar em mais um Estado de semi-escravidão profissional como China e Índia, os quais os administradores brasileiros veneram como deuses.
 Quando vejo essas matérias da vontade de manda todo eles se !@#$¨¨&!!!!

Pelo que li isso é incentivo só p/ exportação. Aqui dentro continua a mesma *****.

[quote=juliano_FRG] Vamo acorda gente, esso só é mais uma medida para aumentar os benefícios das grandes empresas e ainda continua a palhaçada de custo alto de mão-de-obra, manda esses infelizes pesquisarem qual o custo para aprender o universo de tecnologias disponíveis e o tempo gasto.
É por isso que está havendo tanto desinteresse pela área tecnológica atualmente, pois percebe-se claramente um movimento em prol da super redução salarial dos profissionais de TI, fora o maldito estágio que acabou com a área.[/quote]

Acho que você está se irritando com a coisa errada, o “alto custo de mão-de-obra” não é relacionado a salários e sim com imposto e encargos.

Muito bom!
Já estava na hora!

muito legal…mas antes de mais nada… precisamos de um conselho que regulamenta profissão interna pra melhorar as condições…não vai demorar gente pedindo R$ 5,00 a hora…

Eu vejo justamente ao contrário, pois se o mercado cresce, a demanda pela mão de obra também cresce, aumentando a remuneração dos profissionais. Eu não vi nenhum icentivo do governo para aumentar a quantidade de cursos no mercado.[/quote]

Conforme esse decreto:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6095.htm

E o que consta no site do MEC, até o final de 2009 teremos mais de 300 IFETs pelo Brasil. Com o foco em cursos técnicos e de tecnologia, acho que o governo também está tentando avaçar nesse seguimento.

fw

Ps: Não faço parte do PT ou do governo

"

Problema é quem aceita, e quem coloca seus projetos na mãos deles, você colhe o que planta.

Apesar é duro p/ quem é estagiário, ou está na profissão a menos de 2 anos pedir e conseguir mais que o dobro disso.

Pra mim a unica coisa que o Brasil precisa eh, esses vagabundos que estao no governo comecar a trabalhar honestamente e parar de colocar dinheiro publico em seus proprios bolsos.
Quando isso acontecer a gente nao precisa ficar querendo ser igual a esses dois paises de merda.

Esse eh o nosso governo o rei das “gambiarras”.

//Daniel

Eu vejo justamente ao contrário, pois se o mercado cresce, a demanda pela mão de obra também cresce, aumentando a remuneração dos profissionais. Eu não vi nenhum icentivo do governo para aumentar a quantidade de cursos no mercado.[/quote]

Conforme esse decreto:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6095.htm

E o que consta no site do MEC, até o final de 2009 teremos mais de 300 IFETs pelo Brasil. Com o foco em cursos técnicos e de tecnologia, acho que o governo também está tentando avançar nesse seguimento.

fw

Ps: Não faço parte do PT ou do governo[/quote]

isso é visivel! E outra com “muita mao de obra do mercado” (qualificada ou nao) o valor cai nao tem para onde correr! é a lei da oferta e da procura. Uma coisa bem tecnica, antes para se formatar uma maquina se cobrava qto? mais que 50,00 e hoje?

Ótima noticia !!

JP, discordo em termos, muita mão de obra pode levar também a maior capacidade de atender
a uma demanda, pex ganhar mercados da Índia e mesmo aqui no Brasil, a remuneração é uma
variável fechada se você imaginar que o mercado já está totalmente atendido e não haja potencial
para expansão.
A lei de oferta e demanda é inegável, mas a pergunta é o que é a demanda? O quão estática ela é?
Na prática questões mais ‘macro’ influem muito mais no valor da remuneração, por exemplo…
Na Índia ganha-se ‘pouco’ como programador por que NO GERAL ganha-se POUCO na Índia, com
muitos (como é o caso) ou poucos programadores na Índia, os programadores da Índia ganhariam
pouco.
Agora é óbvio que no curto prazo o efeito é exatamente esse que você apontou, mas se houver aumento
de demanda (e eu acho que pode haver) então os salários não precisam necessariamente ser tão
baixos. A meu ver no Brasil a demanda interna ainda tem muito para onde crescer, já o atendimento
a demandas externas é complicada por vários motivos, lingua, tradição no mercado, etc. embora
mereça sim ser olhada com carinho.
Mas preste atenção, não estou dizendo que a oferta vá criar automaticamente a demanda (Lei de Say)
mas que no nosso caso tem ‘por onde’ a demanda crescer, o que impediria o achatamento do salário.
O problema no nosso caso é a parte do custo do trabalho que não fica com o trabalhador que é altissimo
em comparação com outros países.

Do texto :
“esse era o estímulo que faltava para o Brasil ganhar espaço no mercado global de software”

Pensei em uma coisa, alguém me corrija se estiver redondamente enganado :
Com um mercado global, possivelmente conhecimentos como dominio de idiomas extrangeiros (não somente o inglês) poderiam ter um valor a mais, o que provavelmente valorizaria muito os profissionais com esse tipo de conhecimento … com um mercado interno crescente, as empresas que quiserem esses profissionais terão que oferecer um valor superior ao que o mercado interno oferece …

[quote=esantana]Do texto :
“esse era o estímulo que faltava para o Brasil ganhar espaço no mercado global de software”

Com um mercado global, possivelmente conhecimentos como dominio de idiomas extrangeiros (não somente o inglês) poderiam ter um valor a mais, o que provavelmente valorizaria muito os profissionais com esse tipo de conhecimento … com um mercado interno crescente, as empresas que quiserem esses profissionais terão que oferecer um valor superior ao que o mercado interno oferece …
[/quote]

Tb acredito nisso, parte da equipe que eu trabalho eh da India e eles falam ingles. Quantos desenvolvedores falam ingles no Brasil? Quando eu digo falar ingles nao eh so ler uns sites ou livros e entender. Isso eh um problema serio e provavelmente Brasil nunca vai ser alternativa a India por causa disso.

//Daniel

[quote=windsofhell][quote=esantana]Do texto :

[/quote]

Tb acredito nisso, parte da equipe que eu trabalho eh da India e eles falam ingles. Quantos desenvolvedores falam ingles no Brasil? Quando eu digo falar ingles nao eh so ler uns sites ou livros e entender. Isso eh um problema serio e provavelmente Brasil nunca vai ser alternativa a India por causa disso.

//Daniel[/quote]

Exato! boa colocação!! ler e escrever é diferente da comunicação em ingles, como fechar um negocio? como liderar equipes!! outro problema que o Brasil enfrentaria e ja enfrenta! ja que a procura por profissionais que falam o idioma fluente. Aqui mesmo em Salvador recepcionista de hotel falando ingles fluente, ganha 2.500,00 + as gorgetas formais(nao entra em detalhes por favor rs)!!
Entao nao é depende da parte tecnica!!