Política de desenvolvimento produtivo coloca o Brasil como alternativa à Índia

Quando foi anunciado que o Brasil iria lançar uma política de desenvolvimento / investimento voltado para a área de tecnologia, eu achei que já estava na hora do Brasil, de alguma forma, tornar-se mais competitivo no mercado mundial, já que, acredito eu, e apesar de termos muitos “paraquedistas” na área, existem muitas cabeças pensantes, nesta área.

Quanto a questão levantada pelo Daniel (windsofhell) eu sinceramente não acredito que isso venha a ser um obstáculo insuperável. É sabido que inglês hoje é importantíssimo, mas acredito que o real obstáculo que faz do Brasil um concorrente por muitas vezes superável, está relacionado a impostos, transporte, infra-estruta, enfim etc, etc e etc.

O Brasil a um bom tempo produz cabeças, pensantes e trabalhadores comprometidos com a qualidade, claro isso não é regra geral, mas na sua maioria temos se não bons pensantes, boas formiguinhas.

Não acredito que seja a solução, mas é um passo.

Eu acho que a proposta vai aumentar o número de vagas no setor de TI, principalmente, para a exportação de software. Agora haver uma melhoria dos sálarios, eu gostaria de acreditar que sim, mas ao ver a opniões como está (da própria notícia), eu fico reticente:

“O CEO (chief executive officer) do HSBC, Jacques Depocas, disse há pouco (04/12) que o principal desafio do Brasil, para alavancar o setor de tecnologia da informação (TI) no mercado externo, é baixar o custo dos empregados. Ele disse que um profissional de TI na Índia custa 10,8 mil dólares por ano; na China, 17,7 mil; e no Brasil, pelo menos de 32,7 mil dólares.”

O custo médio de um profissional de TI na India é de $833 mensais (ou R$1.362,00), isto já incluído o valor dos impostos cobrados pelo estado sobre o empregado.

India e China são mercados exportadores que usam sua mão-de-obra barata como diferencial de mercado. Se o Brasil quiser seguir pelo mesmo caminho vai ter que reduzir salários e cortar direitos trabalhistas .

:wink:

[quote=micheldemontalvao]Eu acho que a proposta vai aumentar o número de vagas no setor de TI, principalmente, para a exportação de software. Agora haver uma melhoria dos sálarios, eu gostaria de acreditar que sim, mas ao ver a opniões como está (da própria notícia), eu fico reticente:

“O CEO (chief executive officer) do HSBC, Jacques Depocas, disse há pouco (04/12) que o principal desafio do Brasil, para alavancar o setor de tecnologia da informação (TI) no mercado externo, é baixar o custo dos empregados. Ele disse que um profissional de TI na Índia custa 10,8 mil dólares por ano; na China, 17,7 mil; e no Brasil, pelo menos de 32,7 mil dólares.”

O custo médio de um profissional de TI na India é de $833 mensais (ou R$1.362,00), isto já incluído o valor dos impostos cobrados pelo estado sobre o empregado.

India e China são mercados exportadores que usam sua mão-de-obra barata como diferencial de mercado. Se o Brasil quiser seguir pelo mesmo caminho vai ter que reduzir salários e cortar direitos trabalhistas .

:wink:

[/quote]

A grande diferença está na qualidade do produto final. E não sou eu que digo isso, são os “Importadores de Software”. Os EUA por exemplo, em alguns casos preferem a mão de obra brasileira pelo fator da qualidade. Os brasileiros são mais fáceis de lidar porque tem uma cultura um pouco mais parecida com a dos americanos, isso é ponto pra nós. Ponto para os indianos por falarem inglês nativamente (em algumas regiões, por mais horrivel que seja).

Quanto melhor a qualidade, mais caro fica o produto não acha? Não é todo mundo na Índia que vive com 883 doletas, para eles isso é muito, para nós não.

Abraço!

Recomendo que leiam essa entravista:::

http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=13475&sid=16

http://silviomeira.blog.terra.com.br/exportacao_de_software_sera_que_agora_va

"

E apesar de tudo isso, temos uma vantagem sobre a índia/china que temos que saber aproveitar. Essa vantagem é o fuso horario. O que é muito bom, levando em conta que muitas vezes o contato diario com os contratantes é completamente necessário.

Certa vez lí uma matéria do CEO da IBM falando algo muito interessante:
“Quando necessitamos de algo em larga escala e que seja relativamente simples, encaminhamos para nossas fábricas na Índia, já quando necessitamos de algo mais sofisticado e de qualidade melhor buscamos o Brasil”.
:frowning: é uma pena não ter a matéria para fazer referência…

Acredito que o Brasil já mostrou a que veio, já somos reconhecidos internacionalmente e grandes empresas sempre estão de olho em profissionais Brasileiros, inclusive dentro de universidades, aqui em Recife há centros custeados inteiramente por grandes corporações como Google, Microsoft, Nokia, Itautec… entre outras. As pessoas que estudam nestes grandes centros tem as portas abertas para sair do Brasil, oq geralmente acontece.

Recentemente dois amigos de projeto foram praticamente raptados por empresas portuguesas, o respeito dos profissionais de lá pelos daqui são maiores do que pensamos. O que eles dizem é que os brasileiros são esforçados e sempre se mantêm atualizados, aprendem muitas disciplinas relacionadas a desenvolvimento de software, tudo isto por causa da concorrência interna. Lá fora, não é necessário esta corrida maluca por qualificação.

Acredito que é cedo pra lamentar qualquer coisa, acho que o momento é muito positivo para nós profissionais de TI.

“PROFISSIONAIS DE TI não trabalham por 5,00 e não fazem sisteminha”

Excelente os dois links acima, mostra exatamente a realidade atual do brasil(com "b" minúsculo sim!): os empresários brasileiros brigando com a Índia para ver quem paga os piores salários, governo fazendo burrada novamente(não adianta dimiuir 0,X% de imposto, não vai reduzir praticamente nada, a não ser nossos salários!), empresas reclamando de falta de mão-de-obra qualificada mais não querem investir um centavo no funcionário, contrata em massa estagiários quase de graça e ainda dizem que a  falta de interesse das pessoas pela área é culpa do governo por não investir no setor. E o pior de tudo é os profissionais brasileiros serem altamente qualificados e quererem brigar para se comparar com China e Índia, PÔ gente!!! vamos ter um pouquinho mais de orgulho próprio (mesmo que seja dífícil por ser brasileiro). Se não temos uma escola pública nem mesmo razoável, como é que vamos ser um polo tecnológico????
Anotem o que vou dizer: se aumentar a demanda por profissionais de TI as empresas vão comtratar mais algumas centenas de estagiários a preço irrisório supervisionados por meia dúzia de profissionais experientes, os salários vão despencar ainda mais pela pressão das empresas, a qualidade de desenvolvimento do brasil vai cair e as empresas vão perder os mercados conseguidos com muito suor, tudo porque não temos estrutura fisíca/educacional/tecnológica/financeira para mudar um quadro de agônia profunda das instituições brasileiras de um dia pro outro.

"

Eu estou na Índia nesse exato momento. Chennai.

Tem tech parks em todo lugar, universidades com cursos em TI, e várias empresas tem escritórios de desenvolvimento aqui: Vodafone, Amazon, Nokia, isso só no prédio onde eu estou agora.

O Brasil nunca vai competir com a Índia no que diz respeito à salários. Os caras aqui trabalham por um salário de fome. O Brasil pode reduzir o quanto quiser a carga tributária, porque além dessa redução jamais melhorar de fato os nossos salários, não fará diferença comparado ao valor em que esses caras trabalham. Concordo com a iniciativa do governo, não me levam a mal - só estou constatando os fatos.

Onde o Brasil faz a diferença, então?

Qualidade de software. Porque os indianos até são bons, mas não são “livres” como nós. Qualidade de vida afeta a criatividade e a produtividade, isso é fato, do contrário empresas como o Google não teriam os ambientes de trabalho que têm. Software aqui sai barato, mas sai vagabundo, essa é a realidade de 90% dos projetos. Existem expoentes indianos, é verdade, mas esses cérebros o ocidente absorve rapidinho.

[quote=javaBeats]Eu estou na Índia nesse exato momento. Chennai.

Tem tech parks em todo lugar, universidades com cursos em TI, e várias empresas tem escritórios de desenvolvimento aqui: Vodafone, Amazon, Nokia, isso só no prédio onde eu estou agora.

O Brasil nunca vai competir com a Índia no que diz respeito à salários. Os caras aqui trabalham por um salário de fome. O Brasil pode reduzir o quanto quiser a carga tributária, porque além dessa redução jamais melhorar de fato os nossos salários, não fará diferença comparado ao valor em que esses caras trabalham. Concordo com a iniciativa do governo, não me levam a mal - só estou constatando os fatos.

Onde o Brasil faz a diferença, então?

Qualidade de software. Porque os indianos até são bons, mas não são “livres” como nós. Qualidade de vida afeta a criatividade e a produtividade, isso é fato, do contrário empresas como o Google não teriam os ambientes de trabalho que têm. Software aqui sai barato, mas sai vagabundo, essa é a realidade de 90% dos projetos. Existem expoentes indianos, é verdade, mas esses cérebros o ocidente absorve rapidinho.[/quote]

Mas o salario de um profissional de TI ai na India nao eh um bom salario pra se viver ai na India? Porque se vc comparar o salario com outros paises realmente eh baixo, mas o custo de vida sao outros.
Como eu disse a minha empresa tem ai na India tb e parte do grupo que eu trabalho esta ai. Posso dizer que eles sao muito bons e bem dedicados e prestativos. Ja tive problemas pra trabalhar com gente em Londres, mas com o pessoal da India nunca tive nenhum tipo de problema, alias eles sempre ajudam.

//Daniel

O custo de vida é mais baixo, sim. Mas isso não causa impacto positivo nos salários. Em uma das empresa aqui, a conta telefônica é mais cara que a folha de pagamento…

Não quis atacar a capacidade dos indianos, longe disso; Os caras são supercapacitados, ainda mais considerando o que recebem pelo trabalho que executam. Mas os brasileiros estão bem na foto no mercado mundial, melhor que eles pelo menos. Essa é a experiência que eu tenho, viajando por aí (Canadá, Finlândia, e agora a Índia).

tipo existe este comentarios de Brasil competindo com a India… mais se você pegar os números de exportação de software de India,china e Russia são no minimo varias vezes maior do que o Brasil… como sempre o Brasil tem tudo ser mais não é :wink:

É já me disseram que sou revoltado algumas(várias) vezes…
Mas o engraçado é que todas as opiniões de elogio desta medida do governo e da área de TI em geral são de pessoas com muita experiência e bem sucessidos, seria bom se mais pessoas que estão começando dessem sua opinião, aí veriam que outras(muitas outras) pessoas tem a mesma opinião que eu…

"

"

A questão é - o Brasil está crescendo e ao mesmo remunerando melhor o profissional, se comparado a países como Índia e China. Vocês precisam ver para crer… Os salários aqui são de fome.

Claro, existem os que recebem mais do que nós aí no Brasil… Mas são raríssimos. Eu, contratado como desenvolvedor senior pela empresa onde eu trabalho, ganho até 4 vezes mais que o salário base do mesmo desenvolvedor senior daqui de Chennai. Fato.

…isto acontece a curto prazo

“Eu vejo justamente ao contrário, pois se o mercado cresce, a demanda pela mão de obra também cresce, aumentando a remuneração dos profissionais. Eu não vi nenhum icentivo do governo para aumentar a quantidade de cursos no mercado.”

… e isto a longo

"isso é visivel! E outra com “muita mao de obra do mercado” (qualificada ou nao) o valor cai nao tem para onde correr! é a lei da oferta e da procura. Uma coisa bem tecnica, antes para se formatar uma maquina se cobrava qto? mais que 50,00 e hoje? "