6 meses para desenvolver/testar vc acha pouco tempo?
Por isso que o Ubuntu por exemplo lança sempre versão de testes antes da versão final, e ainda tem os colaboradores da base de desenvolvimento.
Só se for a testing, a stable é apenas pra servidores hoje, não tem como usuário comum usar uma distro por melhor que seja, mas que já sai com praticamentes todos softwares desatualizados.
Usei o debian sid (desenvolvimento) por uns 5 anos, se for pra alguém que já conheça um pouco de sistemas debian, acho a melhor de todas.
Cada distro tem suas peculiaridades, e o Debian também tem as suas, pra vc usar o SID com segurança é altamente recomendável que vc conheça um ambiente debian, as configurações, onde e quais são os arquivos específicos da distro, porque o Debian SID tem problemas eventuais com quebras de pacotes, uma coisa ou outra que acaba dando algum probleminha de configuração, e é exatamente pra isso que ela serve, pro mantenedores subirem seus pacotes, e irem os ajustando a distro durante o período de desenvolvimento da nova versão, ai só depois de um certo tempo sem um numero X de bug críticos, esse pacote pode ser transferido pra testing.
Colocar um usuário sem conhecimento nenhum de um ambiente Debian (pode ser o Ubuntu mesmo), eu entendo como arriscado, e olha, depois de alguns anos nas comunidades do Debian, isso acontece com muita frequência, e vc acha os caras desesperados aos montes, neguinho usando SID e não sabe direito nem como usa o apt-get.
[quote]
O nome código para a distribuição de desenvolvimento do Debian é “sid”, apelidada de “unstable” (instável). A maior parte do trabalho de desenvolvimento que é feito no Debian é enviada para esta distribuição. Ela nunca será lançada, mas seus pacotes vão se propagar para a distribuição ``testing’’ e então para a distribuição real.
Por favor note que as atualizações de segurança para a distribuição “unstable” não são gerenciadas pelo time de segurança do debian. Então, o “unstable” não pega as atualizações de segurança no momento correto. Para mais informações dê uma olhada no FAQ do Time de Segurança.
“sid” está sujeita a mudanças maciças e atualizações locais de bibliotecas. Isso pode resultar num sistema muito “instável” que contenha pacotes que não possam ser instalados devido à falta de bibliotecas, dependências que não foram satisfeitas etc. Use assumindo seus próprios riscos.[/quote]
[quote=Luiz Aguiar]Cada distro tem suas peculiaridades, e o Debian também tem as suas, pra vc usar o SID com segurança é altamente recomendável que vc conheça um ambiente debian, as configurações, onde e quais são os arquivos específicos da distro, porque o Debian SID tem problemas eventuais com quebras de pacotes, uma coisa ou outra que acaba dando algum probleminha de configuração, e é exatamente pra isso que ela serve, pro mantenedores subirem seus pacotes, e irem os ajustando a distro durante o período de desenvolvimento da nova versão, ai só depois de um certo tempo sem um numero X de bug críticos, esse pacote pode ser transferido pra testing.
[/quote]
Luiz, concordo com vc neste aspecto. Mas isto depende de quais pacotes vc usa.
Se vc usar o basico mesmo, dificilmente terá muitos problemas, desde que eu uso o Debian tive este problema 1 vez e era quando eu compilava varios aplicativos q nao estavam no repositorio e disponibilizava pro pessoal, ou seja, eu usava muito o repositorio, mas fora isso se o cara nao baixar tudo q ve acerdito q ele nao terá problemas.
[quote=cado]Luiz, concordo com vc neste aspecto. Mas isto depende de quais pacotes vc usa.
Se vc usar o basico mesmo, dificilmente terá muitos problemas, desde que eu uso o Debian tive este problema 1 vez e era quando eu compilava varios aplicativos q nao estavam no repositorio e disponibilizava pro pessoal, ou seja, eu usava muito o repositorio, mas fora isso se o cara nao baixar tudo q ve acerdito q ele nao terá problemas.[/quote]
O problema é que algumas vezes a “cagada” é feita pelos mantenedores que sobem um pacote e esse quebra outras coisas do sistema, teve um caso ai há uns 2 ou 3 anos, não lembro, que subiram uma kernal-image se não me engano zuada, e todo mundo que pegou aquela versão ficou com o sistema imbootável (existe essa palavra? rs), ai num caso desse o usuário não tem culpa de nada, como ferraram o meu X uma vez…rsrs.
[quote=Luiz Aguiar]
O problema é que algumas vezes a “cagada” é feita pelos mantenedores que sobem um pacote e esse quebra outras coisas do sistema, teve um caso ai há uns 2 ou 3 anos, não lembro, que subiram uma kernal-image se não me engano zuada, e todo mundo que pegou aquela versão ficou com o sistema imbootável (existe essa palavra? rs), ai num caso desse o usuário não tem culpa de nada, como ferraram o meu X uma vez…rsrs.[/quote]
Putz, q foda.
Apesar q zuar X era especialidade do Debian antigamente. rsrsrsrss
eu acho que qualquer tipo de evangelismo e extremismo não é legal e perde racionalidade no argumento
é importante aprender linux? Esse não é o ponto, a questão é que com a propagranda cada vez maior em cima dele mais e mais ele se tornará comum em todos os ambiente, inclusive na área de desenvolvimento (só pra constar e ilustrar meu exemplo - o XMPM da siemens/BENQ, que gerencia os recursos do celular foi escrito para ser rodado em um primeiro momento em linux)
com certeza é um diferencial e já não é incomum em vagas de empregos para programador conhecimento disso, mas ai estamos caindo em outra discussão que foge da thread original
[quote=Luiz Aguiar][quote=cado]Luiz, concordo com vc neste aspecto. Mas isto depende de quais pacotes vc usa.
Se vc usar o basico mesmo, dificilmente terá muitos problemas, desde que eu uso o Debian tive este problema 1 vez e era quando eu compilava varios aplicativos q nao estavam no repositorio e disponibilizava pro pessoal, ou seja, eu usava muito o repositorio, mas fora isso se o cara nao baixar tudo q ve acerdito q ele nao terá problemas.[/quote]
O problema é que algumas vezes a “cagada” é feita pelos mantenedores que sobem um pacote e esse quebra outras coisas do sistema, teve um caso ai há uns 2 ou 3 anos, não lembro, que subiram uma kernal-image se não me engano zuada, e todo mundo que pegou aquela versão ficou com o sistema imbootável (existe essa palavra? rs), ai num caso desse o usuário não tem culpa de nada, como ferraram o meu X uma vez…rsrs.[/quote]
Uma vez, uma atualização do Ubuntu (Dapper) ferrou meu X, também. No mesmo dia, algumas horas depois, a correção já estava no ar, mas minha mãe não é obrigada a conhecer o apt-get.
De qualquer maneira, acho bobagem o raciocínio de alguns de que distribuições user-directed (como Ubuntu ou Kurumin) são “coisa de menininha”. Para servidores ou PCs com responsabilidades importantes, beleza, coloque uma distro altamente configurável, que se possa tunar performance e colocar o que há de mais seguro. Já para usar em casa, eu não tenho tempo nem necessidade de ficar configurando compilador, parâmetros de compilação de kernel, pacotes, etc, etc. Tanto que, há algumas semanas, meu processador inventou de superaquecer durante uma atualização de sistema e alguns arquivos ficaram corruptos, o que ferrou algumas coisas na minha instalação. O que eu estou fazendo por enquanto? Bootando pelo live CD do Ubuntu, que já traz quase tudo que eu preciso para usar em casa instalado, preciso apenas configurar o ADSL e o layout do teclado.
[quote=boaglio]Além dessas dicas do Thingol, vale também deixar claro que o Linux fica bem rápido quando você conhece todas as opções que pode utilizar. O Linux por exemplo tem diversos ambientes gráficos, como o Gnome (usando no Ubuntu), o KDE (usado no Kubuntu) e outros bem mais leves (e feios), como o WindowMaker e o FluxBox.
No geral eu achei o Eclipse melhor no Linux, mas eu uso arquitetura 64bits (com AMD64).
No trabalho eu tirei todas as frescuras do desktop do XP e melhorou bastante tb. [/quote]
bom vc ter tocado nesse assunto boaglio, queria saber se tem alguma pessoa aqui do fórum que ta usando o 64bits no windows? Tenho uma maquina +3700 64bits e nunca testei…
Acontece nas melhores famílias. Quantas vezes não vi patch do Janelas detonando tudo, como em atualizações do IE, e o pior, algumas vezes de forma irrecuperável (só reinstalando). Isso acontece e nesse caso a sua mãe também não saberia o que fazer…
Concordo, até porque existe uma versão só pra Servidores…
No caso específico que eu citei do Debain SID ela vai precisar sim… rsrs
No caso do Ubuntu não, e tbm acho uma grande besteira falar que as distros mais “novas/modernas” são para usuarios leigos, eu memso uso o Kubuntu pq nõa tenho mais tempo pra perder tunando muito minha distro.
Acontece nas melhores famílias. Quantas vezes não vi patch do Janelas detonando tudo, como em atualizações do IE, e o pior, algumas vezes de forma irrecuperável (só reinstalando). Isso acontece e nesse caso a sua mãe também não saberia o que fazer…[/quote]
Sim, só citei este caso para demonstrar que isso é algo que acontece.
no máximo corrompidos ;).
[/quote]
Isso é o que você pensa. Tenho certeza que o xorg.conf saiu com uma mala de dinheiro.
Minha opinião:
Usei muito tempo o sistema windows e tinha uma certa dificuldade para migrar para o linux (softwares que fazem a mesma coisa mas com nomes e usabilidades diferentes, não quer dizer que é pior ou melhor) isso me deixava com receio de mexer em alguma coisa que pra minha era diferente, sei lá poderia ferrar alguma coisa, só fui pegar proficiência com o linux quando eu passei a usa-lo onde eu trabalho. Bem a partir daí tudo mudou, no inicio tive que aprender na marra como usar o linux pois precisava dele pra trabalhar (acho que de tanto instalar e ferrar o sistema com meus testes acabei pegando o jeito do linux), fato é que hoje não quero trocar o linux pelo windows porque percebí que usar linux não é dificil apenas a forma de usa-lo é diferente, e acostumando com a filosofia do software livre fica dificil abandona-lo. não gosto muito desta discussão sobre o que é melhor ou pior porque além de ser uma briga sem fim, não leva ninguém a nada e ainda por cima gera discordia entre as cominidades, grupos ou seja lá que forma organizada se use para discutir sobre um determinado assunto. tinhamos que aproveitar o que há de melhor e assim evoluir com isso e não ficar tentando derrubar um ao outro.
Se ofendi alguém peço desculpas antecipadamente, não é minha intenção.
Eu acho que um usuário do linux aprende muito mais de informática do que um usuário de windows, por experiência própria, sempre que instalo e fico usando o linux aqui parece que eu fico mais afiado no inglês e na informática em si… talvez pq nem tudo está pronto e algumas coisas vc precisa colocar a mão na massa, além de que o sistema é mais aberto, mais editável…
Eu to nesse momento utilizando o java no windows, mas assim que me aprimorar eu pretendo pular para o linux.
De nenhum dos dois, e sim de quem faz a aplicação… o SO da o suporte, a aplicação precisa usá-lo de maneira correta.
Já ouviu falar em produtividade? em ganho de tempo ou em não “perder” tempo?
Extranho, quando é pra tirar o monte de XML dos frameworks que ninguém aguenta mais ficar configurando, ai é válido, quando é pra simplificar a instalação/gerenciamento/uso de aplicativos no Linux, ai é pecado.
É o que já foi comentado antes, o cara que compila tudo durante 10 minutos, fica mais 5 editando um .config, esse é o machão, o cara de faz NNF em meio minuto, esse é o viadinho.
PS: tiagomac, não falei nada específico à vc não tá, só aproveitei pra expor meu ponto de vista.
Assim, eu não toquei no ponto “produtividade”…
Eu só acho o linux um bom caminho para aprender informática em geral…
quanto a produtividade, isso depende muito da sua “intimidade” com o S.O… não é de se esperar que uma pessoa que foi criada no windows tenha a mesma velocidade no linux que tem no windows para fazer as coisas…
agora quer ver uma coisa? na faculdade onde eu estudo eu tive o prazer de conhecer um dos embaixadores do fedora no Brasil. ele entende muito de Linux, muito mesmo… eu já o vi acessando os diretórios no shell muito mais rapido do que alguém conseguiria usando o mouse no windows.
Então, porque uma migração para um sistema open source pode sair mais caro para uma empresa? Mão de obra qualificada, essa é toda a questão, um profissional que entenda de linux, mas entenda realmente não sai barato como um que entenda de windows…
mas alguém que “cresceu” e foi criado no linux pode ter certeza que tem uma agilidade de trabalho muito aceitável