Se você ler o tópico todo vai ver que até o próprio Linus discorda de vc.
Se você ler o tópico todo vai ver que até o próprio Linus discorda de vc.[/quote]
Renato, eu sempre usei o dreamweaver para criar sites, depois de um tempo eu precisei escrever algumas tags html e não consegui ir para canto algum.
sinceramente, não se acomode com nada pronto. eu instalei o linux pela primeira vez em 97, naquele ano eu ainda tinha um modem onboard e o linux não dava suporte, assim como a configuração de outros dispositivo eram bem complexas, mas eram complexas para mim que não tinha experiência. nos foruns eu vi que tinha gente que configurava tranquilamente.
Hoje em dia você já pode dizer que o linux está pronto. só de imaginar que posso instalar sem precisar ficar recopilando kernel :O!
Acontece que o linux não é o windows e quem vai pensando que vai encontrar o windows 2.0 vai se enganar muito :O!
No Mac OS tbm está tudo pronto e ninguém reclama.
Quando você coloca um CD de música para ouvir você sente tesão só de dar um #mount -t iso9660 /dev/cdrom /mnt/cdrom?
Só porque o CD abre sozinho não quer dizer que você não possa entender como funciona
[quote=tiagomac]Então, porque uma migração para um sistema open source pode sair mais caro para uma empresa? Mão de obra qualificada, essa é toda a questão, um profissional que entenda de linux, mas entenda realmente não sai barato como um que entenda de windows…
mas alguém que “cresceu” e foi criado no linux pode ter certeza que tem uma agilidade de trabalho muito aceitável [/quote]
Nem todo profissional tem que ser altamente qualificado para usar Linux, basta ter um QI mínimo. Para pessoas que começam aprendendo no Linux a intimidade com o computador é naturalmente maior. A curva de aprendizado é maior? Não sei. Agora o novo realmente sempre assusta pessoas reativas.
Ontem estava com minha mãe ao telefone dizendo que não sabia porque o micro dela não baixava e-mail (um Dell novinho, tudo zero-bala, licença,…). Papo vai papo vem tava impossível entender porque não funcionava. Mandei ela baixar o TightVNC e acessei o micro dela. Fui descobrir que o anti-vírus dela McAfee licenciado tava mal configurado e não deixava baixar os emails por conta do proxi que ele faz. Bem vindo ao mundo Janelas…
Pergunta: isso é mais produtivo? O Janelas é mesmo toda essa beleza? Se eu der pro cara usar um Ubuntu que não tem tempo ruim, cujo único foco é otimizar o tempo de programação do cara será que vai ser pior? Quantas vezes atualização do Janelas já deu pau contigo? E o tal de vamos reiniciar porque consumiu toda memória? Porque um programa deu pau e não larga o processador? Porque você instalou algo novo na máquina?
Sei não…Nem dual boot minha máquina é agora (joguei $$$ de licença no vaso)… Outra coisa que também é beeeeeeem legal é o OSx.
misunderstood…
O que vc quer dizer?
quote acertado…
Tá, mas o q vc quis dizer?
Quer dizer que estar mal configurado o anti-virus é um defeito do windows? Se você configurar errado o seu iptables ou seja lá o que for de firewall, que aliás é muito fácil de fazer, a culpa é do Linux?
[quote=renato3110]O que vc quer dizer?
[/quote]
O que ele quer dizer é que hoje em dia qualquer distribuição que se preza já monta a partição automaticamente para você.
Se sua dúvida é se eu quero saber como funciona o carro em que eu dirigo, sim, eu quero… não sou acomodado pra sentar em carro hidramático e achar que pisando no acelerador o carro tem que andar como um passe de mágica :O!
Já quem é acomodado prefere carro hidramático e nem abre o manual para ter uma singela noção de como seu carro anda.
Eu? ainda curto levar o giro as alturas e curtir cada passada de marcha quando dá na telha.
Não to fazendo apologia ao Linux, até pq eu uso ambos, linux e windows e curto ambos… linux para algumas coisas e windows para outras, nesse momento mesmo eu estou no windows… agora o que o Otavio falou é muito certo, no windows quando um programa fecha por uma falha você muitas vezes nem pode saber o que aconteceu para ele fechar. já no linux você recebe um verdadeiro relatório do problema para você poder correr atrás de endireitar se quiser.
creio que vá de cada um, essas conversas não levam a lugar algum. é como discutir política/futebol etc… gosto é gosto e acabou. só acho errado afirmar que o linux é um sistema difícil… isso foi um dia, foi mas já acabou.
Muitos barulho por nada nesse tópico… Prometo ser meu último post porque já estou achando uma confusão as opiniões das pessoas.
Em parte porque a necessidade desse software surge por defeito do SO.
O que quis dizer é que se vende uma imagem de que o mundo Janelas é um mundo automatizado, onde tudo é integrado e simples para o usuário leigo. você iniciar uma aplicação não deveria ser um problema em nenhum SO. O problema é que o modelo do SO é só uma casquinha, onde toda a aplicação iniciada pode tomar conta de toda a máquina independente dela ter sido iniciada pelo Adminstrador é um bug de segurança gravíssimo e leva o usuário a se sentir responsável por ter ativado os programas da forma errado. Se o usuário perdesse metade do tempo dessas configurações bizarras, workarounds malucos, e etc… o cara já seria o sinistro no Linux.
Aonde é mais fácil, no Janelas??? Usa um firestarter pra ver a diferença. O usuário normal faz um forward de porta em 2 cliques???
Usar o Linux como root o deixa completamente vulnerável a quase tudo, isso é um defeito do SO ?
Tentem ler um pouco sobre engonomia de software/sistemas…
Bem esse programa parece realmente facilitar bem nesse caso que dei o exemplo (Firestarter firewall)
Isso, acredito, só ocorre quando o usuário que iniciou o programa tenha privilégios pra isso.
O firewall do windows nunca contei, mas acho que com 2 você libera o programa pra conversar na internet… e até hoje foi o único que consegui configurar sem me bloquear a internet sem querer hehehe.
[quote=Luiz Aguiar]Usar o Linux como root o deixa completamente vulnerável a quase tudo, isso é um defeito do SO ?
Tentem ler um pouco sobre engonomia de software/sistemas… [/quote]
Vc não entendeu. Um programa no Janelas pode executar funções de administração facilmente, mesmo que seu priminho de 2 anos com uma senha super restrita execute-o. Isso é um erro de SO. Usar o SO como administrador é um erro do usuário.
[quote=dudaskank]O firewall do windows nunca contei, mas acho que com 2 você libera o programa pra conversar na internet… e até hoje foi o único que consegui configurar sem me bloquear a internet sem querer hehehe.
[/quote]
Conversar na internet não é forward de porta. Forward de porta é pegar uma porta que internamente é 80 e colocar ela disponível na internet como 8080, mas tudo bem, nem acho o firewall do Janelas a parte mais chata dele…
[quote=otaviofcs]
Vc não entendeu. Um programa no Janelas pode executar funções de administração facilmente, mesmo que seu priminho de 2 anos com uma senha super restrita execute-o. Isso é um erro de SO. Usar o SO como administrador é um erro do usuário.[/quote]
qual a diferença disso pro ubuntu? ele pede apenas uma única senha pra fazer qualquer coisa no sistema inteiro… o nosso priminho de 2 aninhos tbm pode digitar essa senaha não é… será que isso é falha do SO ou da implementação dos software que estão na camada acima?
o SO apenas “responde” a requisição que um software faz a ele… são camadas destintas
- Hardware
- SO
- Softwares
- Usuario
Cada uma das camadas DEVE conversar apenas com as camadas vizinhas, sendo assim, porque um usuário (leia-se aquela secretária loira completamente burra e o cara mais intelectual que apenas uso o computador para seus fins pessoais) precisa saber (tecnicamente) oq tem abaixo dos softwares que ele usa se pra isso o SO é 100% capaz de resolver todas as suas requisições?
Volto a dizer, o problema que o Janelas tem nada tem à ver com a loira nem com o priminho. Uma coisa é quando instância a aplicação com direitos de administrador, digita a senha de administrador e por isso a aplicação passa a ter mais/todos direitos no SO.
Outra coisa é ela ser acionada por um usuário comum que não tem nem nunca vai ter direito à administração da máquina (como um Usuário comum do Linux) e mesmo sem herdar nenhuma capacidade de administrar o SO conseguir executar funcionalidades que só o administrador poderia fazer (como por exemplo se colocar no RunEx do regedit e ser executado toda vez que alguém abre qualquer programa na máquina).
Isso é uma calamidade em termos de SO. Não em termos de usuário. Não em termos de Softwares rodando sobre o SO. Quem tem que controlar acesso no SO é o SO e não usuários ou softwares.
Capisci!!!?!?!?!?!?!!?
Quem sabe toda essa discussão não cairá por terra com a chegada do vista…
Não entendi seu ponto de visto nisto que falou… mas o meu é que isso ai é sim um grave erro, se um usuário é pra NUNCA ter acesso como admin, então que isso seja lei, sem exceções. Existe uma grande crítica em cima dos sitemas Linux baseados no sudo (como ubuntu e outros), exatamente por esse fato, dar ao usuário sem privilégio nenhum, acesso total a máquina, pior, uma linha má adicionada no sudo, pode transformar o ambiente Linux num ambiente Windows (com usuario Administrador) facilmente.
usuário é usuário, root é root, e vice-virsa !
RafaelRio wrote:
[quote]
Ratao, beleza?
Eu estou usando o Ubuntu 6.06 desde Maio de 2006. O que mais gostei foi o aumento de performance dos aplicativos Java, principalmente do NetBeans. Eu passava mal de verdade usando o NetBeans no Windows.
Uma das coisas que me perguntava antes de mudar de SO é se era possível usar um ambiente de programação igualzinho ao que usava no Windows, e a resposta foi “sim”. Por outros motivos também, curti muito o Ubuntu.
Entre outras vantagens, Linux é livre - open source e grátis. Meu bolso agradece muito por isso, e não preciso perder o sono por piratear algo.
Não vou discutir Windows x Linux, mas acho interessante experimentar - é ótimo ter escolhas. [/quote]
Blz cara! E ae?!
Desculpem, mas acabei postando este tópico e a um bom tempo não voltei, as coisas andaram meio corridas demais por aqui sabe. Justamente neste fim de semana irei colocar o Linux para eu começar a mexer, pois só agora vou poder realmente.
Estou lendo todos os posts. Vou ler um a um, esta sendo de grande valor para meu conhecimento.
Eu uso Eclipse no Windows, já vi que ele nao usarei no Linux neh?! rrsrsrs…
Obrigado a todos!
[quote]
Blz cara! E ae?!
Desculpem, mas acabei postando este tópico e a um bom tempo não voltei, as coisas andaram meio corridas demais por aqui sabe. Justamente neste fim de semana irei colocar o Linux para eu começar a mexer, pois só agora vou poder realmente.
Estou lendo todos os posts. Vou ler um a um, esta sendo de grande valor para meu conhecimento.
Eu uso Eclipse no Windows, já vi que ele nao usarei no Linux neh?! rrsrsrs…
Obrigado a todos![/quote]
Eu já usei o eclipse no linux por mais ou menos um ano como ambiente de desenvolvimento no trampo em cima de suse e de conectiva (atual mandriva), a questão é você estar familiarizado com o linux em si a partir dai você vai definir a sua experiência de usuário, eu particularmente gostava pelo fato de gostar de usar linux e gostar das ferramentas que o linux me oferece, mas vai de cada um.