Plataforma Java x Plataforma .net

Dia 24/10/2009 e dia 07/11/2009, acontece em Taguatinga Norte - DF - o Evento “Plataforma Java x Plataforma .net”.

“O evento Plataforma Java x Plataforma .NET tem como foco principal promover debates técnicos de alto nível sobre duas das principais plataformas de desenvolvimento de software do momento: Java e .NET.”

Acredito ser um evento interessante para atualização profissional e para ver como as duas tecnologias estão se comportando no mercado, tendências e tudo mais.

“Além de palestras e debates sobre temas variados das plataformas Java e .NET, o evento Plataforma Java x Plataforma .NET tem um aspecto social muito importante. O evento não tem fins lucrativos, sendo que todas as inscrições corresponderão a doações para o projeto Lar Betel, mantido pela Assistência Social Evangélica de Brasília (ASEB).”

Os palestrantes são bem qualificados e acredito que nível do evento será muito bom!

Mais detalhes pode ser consultados no site: http://www.javaversusdotnet.com.br

Isto vai ser pior que Corinthians vs Flamengo em cima da fronteira :twisted:

Bem eu trabalho no meu dia a dia com as duas, e estas discussões não leva a nada, pois sempre acabam por desviar o foco e começam as defesas e ataques por questões de gosto e preferência e acabam por levar para o lado mais pessoal, basta ver nos foruns as “guerras” que já ocorreram.

Acho que o importante é seguir pelo ponto de vista de que Java é bom em algumas coisas e .Net em outras, e cada um domina um tipo de mercado diferente, com alguma concorrência em algumas áreas como Web, mas também nestas áreas há casos em é melhor optar por Java ou .Net.

É preciso fazer um estudo e ver qual a melhor opção em termos de Esforço vs Tempo vs Custo vs Manutenção.

Saber escolher bem, sabendo o ponto forte de cada uma, penso que é a chave.

Penso que o mais proveitoso é eventos em que seja aprofundado mais em uma tecnologia, se fizessem um evento de Java, e outro de .Net ai sim, as pessoas que fossem as duas poderiam ter uma visão mais ampla.

Agora as duas em 1 evento só, isto vai dar mais discussão do que conteúdo.

Acho que é assim :stuck_out_tongue:

Eu já me inscrevi e acho que vai ser legal o evento.

Penso que é igual ao que eduveks disse. Aqui no forum existem muitos puristas que acha que Java é a ultima bolacha do pacote e um evento como esse é ótimo para se ter uma visão mais ampla.

Reforcem a segurança…

Cada um no seu quadrado.

É difícil encontrar profissionais que possuem conhecimento abrangente o suficiente, para efetuar análises detalhadas referentes as 2 plataformas de maneira imparcial, inteligente e produtiva.

Espero que o evento seja bom e envolva palestrantes de bom senso.

Pois é, o colega ali disse tudo: “ser imparcial”.

E realmente, pra ser imparcial, tem que conhecer de forma equivalente as duas plataformas (o que realmente é dificil).
Pois embora parecidas em termos de recursos, a estruturação (e conssequentemente utilização) desses recursos é bem diferente.

Mas vale a pena sim, assim como comparar com outras coisas mais novas (tipo Ruby com Rails e outros).

Não considero linguagem de programação, linguagem presa a uma única plataforma, isso pra mim é um bash orientado a objetos nem de longe é uma linguagem de programação.

A linguagem que mais tem mercado é C/C++ e que tem mais crescido para dispositivos embarcados é C/C++ ou estou errado? Dizer que as duas mais disputadas linguagens no mercado é Java e .Net é no mínimo tosco…

Abraço.

creio que um evento desse ajuda muito uma equipe/empresa a ver os pontos forte de cada uma com demonstração de especilistas das duas plataformas, desde que fique longe das paixões.

[quote=MaikoID]Não considero linguagem de programação, linguagem presa a uma única plataforma, isso pra mim é um bash orientado a objetos nem de longe é uma linguagem de programação.

A linguagem que mais tem mercado é C/C++ e que tem mais crescido para dispositivos embarcados é C/C++ ou estou errado? Dizer que as duas mais disputadas linguagens no mercado é Java e .Net é no mínimo tosco…

Abraço.[/quote]

Depende de que mercado estamos falando, não é?
Como fariamos uma aplicação com persistência em banco de dados, distribuída, com concorrência e tudo mais que temos no Java por exemplo, em C++?

Pode botar mais uns Plus Plus desses ai :slight_smile:

O negocio vai ficar feio hein … preparem as armaduras ^^

Se souberem ver o lado bom de cada plataforma, ambas crescem. O difícil é que, quem sabe Java apenas, acha que .Net é um lixo e vice-versa. Cada uma tem seus defeitos, sim, mas também tem suas ótimas características.
Espero que seja um evento que eleve neste lado. O difícil é encontrar bons desenvolvedores que conheçam bem ambas as plataformas. E geralmente, eles não estão nestes eventos, infelizmente.

Acredito que se o evento for “Java e .Net” ao invés de" Java vs .Net" pode ser proveteiso. Ou seja, o evento teria profissionais capacitados de cada uma as plataformas exibindo os benefícios de adotar aquela plataforma sem falar mal da outra. Se começarem a atacar um ao outro, então vira desperdício de tempo.

[quote=djemacao]Se souberem ver o lado bom de cada plataforma, ambas crescem. O difícil é que, quem sabe Java apenas, acha que .Net é um lixo e vice-versa. Cada uma tem seus defeitos, sim, mas também tem suas ótimas características.
Espero que seja um evento que eleve neste lado. O difícil é encontrar bons desenvolvedores que conheçam bem ambas as plataformas. E geralmente, eles não estão nestes eventos, infelizmente.[/quote]

Esta conversa politicamente correta é meio chata. Essas frases feitas sem sentido nenhum e que não significam nada.
Afinal que ótimas características são essas que apenas uma das plataformas tem que a outra não tem ?

O ponto não é discutir java x .net , mas discutir essa visão que vocês parecem ter que as plataformas são equivalentes ou que uma se destaca mais num campo e a outra noutro.

Palestras sobre as maravilhas da plataforma ou sobre fulano que fez o software X na plataforma Y não significam nada, pois para cada exemplo em uma, podemos dar um exemplo na outra.

Existe realmente algum ponto onde o .NET seja melhor escolha que Java ? Ou vice-versa ?

Conhecer as duas plataformas é interessante para qualquer arquiteto que tem que escolher entre uma e outra, assim como tem que escolher entre essas e outras plataformas do mercado ( por exemplo, JME vs Android ) mas que diferença real ha entre as duas plataformas que nos permite utilizar uma num cenário e não a outra ?

Para mim não ha diferença alguma nas plataformas em si. O conceito é o mesmo. As diferenças são práticas e económicas e isso não é responsabilidade da plataforma.

Alguem ter a gentileza de explicar, por favor, que cenários são esses onde uma aplicação tem mais vantagem ser feita na plataforma X que na Y ?

[quote=MaikoID]Não considero linguagem de programação, linguagem presa a uma única plataforma, isso pra mim é um bash orientado a objetos nem de longe é uma linguagem de programação.

Abraço.[/quote]

C/C++ e outros como Delphi hoje é mito e passado, nem lançam mais nada novo sobre isso, o que manda hoje é sistemas no browser, estou aguardando uma ferramenta para desenvolver softwares tudo em web, sempre ouço aqui no GUJ, desktop está morto e tals, hoje é web, bom, to esperando uma IDE web super poderosa para gerar aplicações web, até hoje nada, ficar usando aplicações desktop é ir contra o progresso, esses netbeans e eclipse que tem que instalar em desktop é duro e um saco.

[quote=xdraculax]
Depende de que mercado estamos falando, não é?
Como fariamos uma aplicação com persistência em banco de dados, distribuída, com concorrência e tudo mais que temos no Java por exemplo, em C++?

Pode botar mais uns Plus Plus desses ai :)[/quote]

Pelo que estou vendo, você não sabe muita coisa de c++ né? Tudo que se faz em Java se faz em C++, mas não é este o foco do tópico.

Existe um erro no tópico ao dizer que .net e java são as linguagens mais usadas no mercado, e como disse não há como comparar um bash orientado a objetos (.net) com uma linguagem de programação independente de arquitetura como o Java.

[quote=knowledgebr][quote=MaikoID]Não considero linguagem de programação, linguagem presa a uma única plataforma, isso pra mim é um bash orientado a objetos nem de longe é uma linguagem de programação.

Abraço.[/quote]

C/C++ e outros como Delphi hoje é mito e passado, nem lançam mais nada novo sobre isso, o que manda hoje é sistemas no browser, estou aguardando uma ferramenta para desenvolver softwares tudo em web, sempre ouço aqui no GUJ, desktop está morto e tals, hoje é web, bom, to esperando uma IDE web super poderosa para gerar aplicações web, até hoje nada, ficar usando aplicações desktop é ir contra o progresso, esses netbeans e eclipse que tem que instalar em desktop é duro e um saco.[/quote]

Sem C/C++ o seu computador nem ligaria para você poder fazer esta postagem (errônea).

[quote=GouverMXT][quote=knowledgebr][quote=MaikoID]Não considero linguagem de programação, linguagem presa a uma única plataforma, isso pra mim é um bash orientado a objetos nem de longe é uma linguagem de programação.

Abraço.[/quote]

C/C++ e outros como Delphi hoje é mito e passado, nem lançam mais nada novo sobre isso, o que manda hoje é sistemas no browser, estou aguardando uma ferramenta para desenvolver softwares tudo em web, sempre ouço aqui no GUJ, desktop está morto e tals, hoje é web, bom, to esperando uma IDE web super poderosa para gerar aplicações web, até hoje nada, ficar usando aplicações desktop é ir contra o progresso, esses netbeans e eclipse que tem que instalar em desktop é duro e um saco.[/quote]

Sem C/C++ o seu computador nem ligaria para você poder fazer esta postagem (errônea).[/quote]

Essa é a questão, postei pra chamar a atenção, muitos aqui falam com palavra definitiva, esqueçam o desktop, hoje tudo é web, fazer o que, falam tanto e colocam o desktop como o vilão da tecnologia que é um retrocesso, penso que ao contrário como falam, hoje há soluções diversificadas, e não chamar o desktop de legado, como postam ou anunciam alardeando, “Temos soluções web completas, removemos o legado desktop para melhor performance dos seus negócios”, é de ir quando se lê isso, tudo depende do negócio e o que é viável ou não para determinado tipo de aplicação, agora o sujeito dizer, “não sei ainda por desenvolvem aplicações desktop, não vejo senso”, aff, é o mesmo dizer que C/C++ e outras do gênero está morto.

É rapaz, dai quando você for desenvolver seus programas web, desenvolva também o SO do servidor via web, o próprio servidor desenvolva em web também, de boot via web faça tudo via web…

È cada um que me aparece viu, vai estudar maluco.

[quote=knowledgebr][quote=GouverMXT][quote=knowledgebr][quote=MaikoID]Não considero linguagem de programação, linguagem presa a uma única plataforma, isso pra mim é um bash orientado a objetos nem de longe é uma linguagem de programação.

Abraço.[/quote]

Sem C/C++ o seu computador nem ligaria para você poder fazer esta postagem (errônea).[/quote]

Essa é a questão, postei pra chamar a atenção, muitos aqui falam com palavra definitiva, esqueçam o desktop, hoje tudo é web, fazer o que, falam tanto e colocam o desktop como o vilão da tecnologia que é um retrocesso, penso que ao contrário como falam, hoje há soluções diversificadas, e não chamar o desktop de legado, como postam ou anunciam alardeando, “Temos soluções web completas, removemos o legado desktop para melhor performance dos seus negócios”, é de ir quando se lê isso, tudo depende do negócio e o que é viável ou não para determinado tipo de aplicação, agora o sujeito dizer, “não sei ainda por desenvolvem aplicações desktop, não vejo senso”, aff, é o mesmo dizer que C/C++ e outras do gênero está morto.[/quote]

Ha sim, agora entendi que você estava sendo irônico.