Plataforma Java x Plataforma .NET - Edição SP 2010

Quanto ao evento, eu também assino embaixo de algumas sugestões dadas aqui:

1. Convidar mais palestrantes independentes;
  2. Retirar o “versus” do nome (x), pois ele remete imediatamente à rivalidade ou disputa (não é à toa que é usado em esportes com exatamente esse significado).

Luca, eu acho o Windows 7 uma versão muitíssimo superior a qualquer SO que a Microsoft tenha lançado até hoje. Efetuamos alguns testes aqui na empresa e ele gerencia melhor o parelelismo, processador e memória. É muito robusto e é bastante fácil achar as coisas no SO. Basta usar a busca, que é rápida e confiável.

Mas claro, alguns paradigmas mudaram e no começo é um choque mesmo. Quanto ao office, concordo com vc. O layout mudou, mas os recursos em si, tiveram pouca evolução.

Pessoal,

Realmente, eu gosto muito de participar de debates técnicos. Porém, vejo que alguns gostam de dar suas opiniões sobre assuntos dos quais não têm conhecimento. Você somente pode elogiar ou criticar tecnologias que você conhece tecnicamente. Você somente pode comparar duas tecnologias, quando você conhece ambas as tecnologias.

Ou seja, eu concordo com o nosso colega que comentou que o “Tópico ficou meio inútil…”. A minha intenção foi divulgar o evento e mostrar que gosto e conheço um pouco de ambas as plataformas: Java e .NET. E deixar claro que a minha ideia é ter um evento de altíssimo nível técnico.

Se eu tivesse a intenção de promover a plataforma .NET, em detrimento da plataforma Java, por que faria questão de somente convidar palestrantes de altíssimo nível da plataforma Java e reconhecidos nacionalmente? Não seria melhor eu buscar alguns estudantes que tiveram Java na faculdade/universidade e que não tenham experiência alguma com desenvolvimento de sistemas na plataforma Java? Deste modo, eles poderiam ser massacrados nas palestras técnicas e nos debates. Porém, a ideia não é esta. Mas, sim a de promover palestras e debates de alto nível técnico em ambas as plataformas.

Uma coisa é inquestionável: a excelente qualidade técnica dos palestrantes da Plataforma Java confirmados até o momento: http://www.javaversusdotnet.com.br/sp2010/PalestrantesJava.aspx . Somente por isto, o evento já é válido para aqueles xiitas que odeiam a Microsoft. Estas pessoas podem assistir somente às palestras de Java. O mesmo vale no sentido contrário, os xiitas que odeiam a plataforma Java e acham que a plataforma .NET é a melhor coisa do mundo. Eles podem assistir somente às palestras de .NET.

Não tem o menor sentido eu ficar aqui respondendo a absurdos ditos por todos que odeiam a Microsoft. Ninguém é obrigado a usar produtos da Microsoft. Se você não gosta, então não use, pois existem muitas opções no mercado de TI. Existem diversos sistemas operacionais, pacotes de escritório, ferramentas de desenvolvimento, tecnologias Web/RIA/móveis/…, além dos produtos e das tecnologias da Microsoft. Então, cada um tem a liberdade de usar o que achar melhor e ser feliz.

É importante ressaltar que falar besteiras sobre uma plataforma concorrente não é um privilégio dos desenvolvedores Java. É comum eu escutar absurdos sobre a plataforma Java partindo de desenvolvedores .NET. Porém, quase sempre os críticos incondicionais da plataforma Java nunca a usaram na prática. Portanto, suas opiniões são completamente infundadas e sem o menor valor técnico. E isto vale para ambos os lados.

Uma coisa que aprendi na minha vida é que quanto mais conhecimento adquirimos com o tempo, mais temos consciência do quanto ainda temos para aprender.

Abraços,

A opinião do James Gosling sobre o .NET é bem interessante

[quote]Gosling on .NET (29:30): “Microsoft .NET just smears over a huge pile of Sun patents. When they did the .NET design, they basically cut and pasted from the Java spec…They exercised essentially no creativity when coming up with .NET”
[/quote]

Eu gosto muito de .NET, já trabalhei 2x com a plataforma, respeito muito a opinião do Gosling em relação à mesma, tendo em vista que ele não tem a mesma visão que nós, meros desenvolvedores, temos, mas vindo dele, mesmo assim, não é nenhuma novidade.

Um evento com esse nome ia acabar nisso…

Eu sou completamente contra defensores de linguagens acima de tudo, pra mim cada uma tem suas vantagens e desvantagens e ponto final.

se C# é um copia de Java, Java pode ser considerado um copia de C. Não tem nada demais em usar base em linguagens conhecidas para desenvolver a propria.

Parem de frescura.

Pow …esse rogeriom é MVP da Microsoft. E ainda por cima quer nos convencer que o “evento” vai ser imparcial…rsrsrs

Em tempo: .NET pode ser mt bom em relação a ter componentes praticamente prontos para uso, mas vou dar um exemplo do qual o .NET não é bom: disponibilidade em altas requisições na web. É só verificar o que acontecia com o Orkut. No inicio era feito em .NET e vivia fora do ar, os famosos “donets for you”. Só foi trocar para Java que nunca mais deu problemas.

O problema do .NET é o mesmo problema da Microsoft. Acreditar que os wizards vão resolver todos os problemas na hora de se programar. Só esquecem de quanto mais wizards mais código sujo e mais máquina vc vai precisar pra poder rodar.

[quote=eduacsp]Em tempo: .NET pode ser mt bom em relação a ter componentes praticamente prontos para uso, mas vou dar um exemplo do qual o .NET não é bom: disponibilidade em altas requisições na web. É só verificar o que acontecia com o Orkut. No inicio era feito em .NET e vivia fora do ar, os famosos “donets for you”. Só foi trocar para Java que nunca mais deu problemas.

O problema do .NET é o mesmo problema da Microsoft. Acreditar que os wizards vão resolver todos os problemas na hora de se programar. Só esquecem de quanto mais wizards mais código sujo e mais máquina vc vai precisar pra poder rodar.[/quote]
Caro Eduardo!

Pelos seus comentários fica fácil de perceber que você não conhece .NET. Mas, talvez você possa sustentar as suas afirmações nos mostrando um pouco da sua experiência com a plataforma .NET e dos seus conhecimentos na mesma. Justifique as suas afirmações tecnicamente.

Quanto ao Orkut, você está querendo dizer que dar um exemplo de substituição de uma plataforma por outra é suficiente para concluir que a plataforma substituída é uma porcaria? A plataforma Java nunca foi substiuída por outra? E quando foi substituída por outra, isto quer dizer que a plataforma Java é uma porcaria? Ou ainda, os sistemas feitos com a plataforma Java sempre tem alta “disponibilidade em altas requisições na web” independente da arquitetura e das configurações dos servidores de aplicações?

É difícil se omitir diante de tanto absurdo!

Eu sugiro que você leia um pouco sobre a arquitetura do MySpace: http://highscalability.com/myspace-architecture . Você já ouviu falar do MySpace?

Abraços,

EDITADO PELA MODERAÇÃO: evite ataques ofensivos a outros usuários

Sou MVP da Microsoft e isto não trem nada haver.

Eu uso a plataforma Java. E não fico aqui fazendo propaganda da plataforma .NET, em detrimento da plataforma Java.

A plataforma Java tem diversas vantagens em relação à plataforma .NET, como, por exemplo, ser multiplataforma. Assim, como a plataforma .NET também tem diversas vantagens em relação à plataforma Java. Todas platafromas têm as suas vantagens e desvantagens.

Temos Java Champion como palestrante de Java no evento. E daí? Agora, o evento está sendo parcial para o lado de Java?

Lembre-se que eu sou idealizador e um dos organizadores do evento. Porém, o evento é realizado pelos palestrantes!

Eu te pergunto o seguinte: os palestrantes de Java confirmados para o evento são fracos?

Abraços,

EDITADO PELA MODERAÇÃO: evite ataques ofensivos a outros usuários

E quanto ao “evento”. É só analisar: 7 palestrantes da Microsoft vs 0 palestrante da Oracle/Sun. O mediador é MVP da Microsoft.

Realmente parece ser um evento bem imparcial.

Muito interessante a iniciativa do evento.

Realizar uma discussão (trocar idéias) sobre as tecnologias em um ambiente mediado acredito que
é a melhor opção mesmo para uma conversa de auto nível e assim os interessados em agregar conhecimento
tirem suas conclusões.

Apesar de que paixão não se discute, como podemos notar nas msgs anteriores, mas tem
sempre pessoas de bom senso que aproveitam um evento assim para analisar possibilidades
e abrir a mente para outras oportunidades.

Parabéns pela iniciativa.
Um abraço
Henrique Vargas.

Acho que o James Gosling não é a pessoa mais indicada para falar bem do .Net.
Principalmente depois do próprio Java ser uma cópia bastante extensa do C++, incluindo a STL e a boost.

Desculpem pessoal, mas achei a argumentação do rogeriom bastante concisa até agora. E eduacsp, você está errado em manda-lo para o fórum do baboo ou mesmo enquadra-lo como troller. Ele está dando argumentos bastante sólidos, muitos dos quais eu mesmo concordo.

Quanto ao Orkut, os donuts ocorriam mesmo depois da migração para Java.

Se está cansado desse tipo de discussão, não participe do tópico.

rogeriom, não entrei aqui pra discutir qual é o melhor sistema operacional ou melhor plataforma de desenvolvimento, o fato é que na minha opinião, assim como tb a de outros, produtos da Microsoft não prestam e ponto final, aprenda a conviver com a opinião dos outros. Se os argumentos apresentados pelo ex-conselheiro da Casa Branca Richard A.Clark não serviram pra vc, eu é que não vou dar murro em ponta de faca. =)
[]s

Um esclarecimento para todos do GUJ.

A Oracle foi convidada a participar do evento, mas ainda não deu uma resposta. A grade de Java não está fechada somente porque estou aguardando as respostas da Oracle e da IBM.

Os palestrantes da IBM dependem de liberação do departamento de Marketing da IBM. Porém, devido às políticas internas da empresa, o departamento de Marketing é muito burocrático. Sendo assim, a liberação é extremamente lenta e muitas vezes não há tempo suficiente para obter a confirmação.

A Oracle seria perfeita para falar sobre “O futuro da Plataforma Java” e foi convidada para esta palestra. A comunidade Java, em geral, tem muitas perguntas sobre o futuro da plataforma Java. Estas questões estão sendo respondidas parcialmente pela Oracle em seus eventos, como o JavaOne 2010, por exemplo. Porém, ainda existem muitas questões não respondidas. Além disto, precisamos verificar se as ações da Oracle corresponderão ao discurso dela.

Abraços,

Lembrei de mais alguns exemplos…

while (true)
                {
                    for (int i = 0; i <= 10; i++)
                    {
                        if (i == 10)
                        {
                            Console.WriteLine("Forçado a usar o lixo do GOTO para parar um loop exterior...");
                            goto endMainLoop;
                        }
                        else
                        {
                            Console.WriteLine("O break do C# não suporta como no Java: break mainLoop;");
                            break;
                        }
                    }
                }
            endMainLoop:
                Console.WriteLine("Fim do loop infinito...");
                int i = 0; // ERROR: A local variable named 'i' cannot be declared in this scope because it would give a different meaning to 'i', which is already used in a 'child' scope to denote something else

Mas como os defensores do C# dizem para justificar isto: “é mais correto usar uma váriavel e não usar o GOTO”… desculpa esfarrapada. Para mim n deu “tempo” para fazer melhor na versão 1.0 do .Net e para manter compatibilidade e talz continua assim até hoje…

E a variável i mesmo neste caso ainda n pode ser utilizada.

Mas há muitas outras coisas engraçadas e muito sem noção por ai…

Acho q é como dizem, n há muito como comparar o q é melhor e o q é pior. Só sei q já passei muito stress com C# no desenvolvimento de uma plataforma com grande carga, q nem com o pessoal da M$ nem com as ferramentas de profile (muito lixo, muito mesmo, q n serviu para nada), n deu para resolver, e a moral é q até hoje em produção roda a versão em C++ e nos outros ambientes roda a versão .Net! E é um problema q pelo meu conhecimento e experiência em Java e Linux vejo q dava conta na boa…

Assim como já passei muito stress com Java por causa de configurações da JVM e memória, mas usando um bom profile (coisa q até hoje n vi para .Net), da para ultrapassar na boa.

Para mim, quando envolve uma situação que exige qualidade e performance, é Java, quando é para coisas menos graves e q é preciso rodar mesmo em Windows, sem grande preocupação com performance, então vai C# mesmo…

Meu dia-a-dia é Java & C#… web services, solaris, windows, netbeans e visual studio… ou seja todos os dias vou do Céu para o Inferno e vice-versa. Eu sinto todos os dias uma diferença de maturidade grotesca entre Java e C#, o VisualStudio 2010 é uma IDE inaceitável e vergonhosa para o ano de 2010, se estivessemos vivendo em 2003 seria uma IDE avançada. Nesta altura do campeonato vem este lixo n dá… fazer o q, n há outra opção. O NetBeans é um sonho de IDE para mim é o cumulo da perfeição para uma IDE gratuita.

Para mim da para resumir assim esta batalha: Se a empresa tem dinheiro para esbanjar com WindowsServer, SQLServer, VisualStudio e Hardware! .Net é a opção perfeita! Se vc quer Qualidade, Performance, Flexibilidade, Baixo Custo, etc, Java!

[quote=Guevara]rogeriom, não entrei aqui pra discutir qual é o melhor sistema operacional ou melhor plataforma de desenvolvimento, o fato é que na minha opinião, assim como tb a de outros, produtos da Microsoft não prestam e ponto final, aprenda a conviver com a opinião dos outros. Se os argumentos apresentados pelo ex-conselheiro da Casa Branca Richard A.Clark não serviram pra vc, eu é que não vou dar murro em ponta de faca. =)
[]s[/quote]
Guevara,

Eu, particularmente, gosto de várias plataformas. Por exemplo, eu gosto muito do Ubunutu 10.10 e do Mac OS X Snow Leopard como sistemas operacionais do lado do cliente, além do Windows 7. Todos têm as suas vantagens e desvantagens. Eu acredito que um fórum, que em sua maioria é formado por profissionais de TI, a ideia é promover debates técnicos. Você pode reparar que eu procuro embasar todos os meus comentários tecnicamente.

Longe de mim de querer mudar a sua opinião. Eu somente rebato as opiniões que julgo sem fundamentação teórica, independente de serem suas ou de outros usuários.

Se você acha que os argumentos apresentados pelo “ex-conselheiro da Casa Branca Richard A. Clark”, sobre o Microsoft Windows NT de, pelo menos 10 anos atrás, é suficiente para concluir que o atual Windows Server 2008 R2 é uma porcaria, eu respeito.

Porém, numa mesma frase você disse “produtos da Microsoft não prestam e ponto final” e, logo na sequência, você complementa “aprenda a conviver com a opinião dos outros”. Será que você está sabendo conviver com a opinião dos outros? Ou está querendo impor a sua opinião? Isto me parece um tanto quanto contraditório!

[quote=rogeriom][quote=eduacsp]Não vou ficar discutindo contigo pq não vou entrar no seu jogo. Gente igual a vc vira e mexe aparece e some, e queira ou não é sempre patrocinado pela Microsoft. Se vc esta ganhando seu dinheirinho com isso, bom pra vc. Só pare de começar uma flood war disfarçada aqui. Não pega bem.

E quanto ao “evento”. É só analisar: 7 palestrantes da Microsoft vs 0 palestrante da Oracle/Sun. O mediador é MVP da Microsoft.

Realmente parece ser um evento bem imparcial.[/quote]
Um esclarecimento para todos do GUJ.

A Oracle foi convidada a participar do evento, mas ainda não deu uma resposta. A grade de Java não está fechada somente porque estou aguardando as respostas da Oracle e da IBM.
[/quote]
Chame o pessoal da Caelum que são muito mais qualificados tecnicamente que os da Oracle.

[]s

rogeriom, o “ponto final” foi para enfatizar que a MINHA opinião em relação aos produtos da Micro$oft, não vai mudar jamais, parece que vc teve um probleminha de interpretação de texto. =)

A Caelum está fornecendo um grande apoio ao evento. Infelizmente, o Paulo Silveira não poderá estar apresentando uma palestra porque estará de férias. Porém, o Sérgio Lopes (http://www.javaversusdotnet.com.br/sp2010/Palestrantes.aspx#SergioLopes) estará apresentando duas palestras no evento: temas 3 e 8.

Veja maiores informações em:

Apoio da Caelum
http://www.javaversusdotnet.com.br/sp2010/Apoio.aspx#Caelum

Tema 3: Acesso a dados com mapeamento objeto-relacional (ORM)
http://www.javaversusdotnet.com.br/sp2010/Programacao.aspx#Tema3

Tema 8: Aplicações para dispositivos móveis
http://www.javaversusdotnet.com.br/sp2010/Programacao.aspx#Tema8

Inclusive, ele apresentará sobre o Android. Mesmo o Android não pertencendo à plataforma Java, no desenvolvimento com o Android SDK se usa a linguagem Java e o núcleo da API Java é baseado no Apache Harmony. Além disto, atualmente o Android está muito mais em evidência que o Java ME no mundo dos smartphones mais robustos do mercado.

Abraços,