Pivot Nasce Desafiando JavaFX

Aproximadamente um ano depois de entrar na incubadora Apache, o projeto Pivot oficialmente se formou como um projeto Apache Top-level, conforme anunciado oficialmente hoje. Um projeto Top Level(TPL) significa que o projeto e a comunidade serão “governados” pelos princípios e processos da Apache Software Foundation (ASF).

Pivot é uma toolkit RIA baseada em Java e permite o desenvolvimento de aplicações RIA com uma combinação de Java e XML. As aplicações feitas com Pivot podem rodar como aplicativos standalone(desktop, offline) ou Applet.

Pivot X JavaFX

Segundo o FAQ do Pivot, “JavaFX é mais voltado para a parte RIA da palavra e Pivot é voltado para aplicações com RIA.” A FAQ também enfatiza que Pivot usa código Java e JavaFX é uma nova linguagem.

ver: http://bit.ly/8TUm8h

Quando eu tiver um tempo vou testar. Não gostei muito da aparência dele, comparando com outras tecnologias RIA.

Mas sobre esse trecho(que está na documentação oficial):

[quote]A Google que desenvolve as APIs e livrarias do GWT

O resultado não é ByteCode, mas sim Javascript, que depende dos recursos do navegador

Não suporta uma linguagem de marcação(como, por exemplo, XML) na construção da interface, só “programativamente”[/quote]

Não é o Google que desenvolve todas as bibliotecas para GWT e o GWT tem sim uma forma de construir telas de forma declarativa, e ela se chama UIBinder. E pessoalmente eu acho o Javascript vantagem e não desvantagem.

Sei lá desse Pivot ai viu…

Por um lado me parece um cara fazendo barulho, por outro um facilitador de construção de RIAs…

Tanto faz agora quem ganha a parada no lado Java(Pivot ou JavaFX), o importante é o Flex perder, o que é difícil. Se Pivot se der bem, daqui a algumas versões o JavaFX supera ele, a Sun faz como fez com o JavaEE mesmo, vai evoluindo(e copiando :P), evoluindo, até que fica com a mesma qualidade, ou melhor.(Não foi assim com o JEE 6? veio com suporte a muita coisa que usavamos Spring ou outros frameworks para fazer).

Ele cita umas vantagens ridículas e “pessoais” quanto a outras tecnologias, assim como o @serathiuk falou. O Javascript é questão, as vezes, de opinião…

O Pivot “fala” muito que JavaFX é uma outra linguagem, mas não fala que é completamente compatível com Java e que é muito simples… Uma nova linguagem era necessária sim: Imagine você ficar se matando para fazer coisas bobas no lado cliente usando código Java? Exemplos: Transições, efeitos, leitura de WEB Services - Isso em JavaFX é super trivial! Sem falar no foco do JavaFX no fluxo de desenvolvimento Designer -> Desenvolvedor, quem um próprio Designer me explicou ser muito importante!

[]'s

Rapaz, isso para mim é fogo de palha.
porque:

1- Primeiro, na minha concepção, foi um grande ganho a criação de uma nova linguagem, as nova funcionalidades como trigger, bind são grandes ganhos na construções de animações, java é muito atrasado nesse quesito.
2- Falta uma IDE para dar suporte, não adianta ter uma linguagem fantastica e não ter IDE, não vai para lugar nenhum, podemos ver isso pelo Jasper e IReport, um sem o outro não existe. :twisted:
3- A sun esta apotando alto no JavaFX, já tendo ate pedido para o OpenOffice ser refeito em JavaFX

Uma opinião pessoal minha é que com esse movimento da sun já esta solicitando que projetos novos para Desktop já seja apostado no JavaFX seja uma forma até de demonstrara que daqui a um tempo, a depender de como seja a aceitação do JavaFX pelo mercado, ela descontinue o Swing, lembrando que isso é uma opinião pessoal. O que falta para op JavaFX hoje é um ambiente de desenvolvimento melhor e mais componentes.

Percebam até a coincidência dos papei da Sun terem valorizado no dia em que ela lançou o plugin para o NetBeans que permite desenvolver para JavaFX com o arrastar o mouse.

Também penso assim. Além do mais, se pro JavaFX já está sendo difícil entrar nesse mercado polarizado de RIA, imagina mais um?

Ah, um detalhe. As apresentações preview do novo visual do OpenOffice foram feitas em JavaFX, bem antes da Oracle comprar a Sun. Não o novo visual, mas uma apresentação no estilo PowerPoint. Sinal de que os desenvolvedores do OO já estudavam a nova tecnologia.

[quote=afamorim]Rapaz, isso para mim é fogo de palha.
porque:

1- Primeiro, na minha concepção, foi um grande ganho a criação de uma nova linguagem, as nova funcionalidades como trigger, bind são grandes ganhos na construções de animações, java é muito atrasado nesse quesito.
2- Falta uma IDE para dar suporte, não adianta ter uma linguagem fantastica e não ter IDE, não vai para lugar nenhum, podemos ver isso pelo Jasper e IReport, um sem o outro não existe. :twisted:
3- A sun esta apotando alto no JavaFX, já tendo ate pedido para o OpenOffice ser refeito em JavaFX

Uma opinião pessoal minha é que com esse movimento da sun já esta solicitando que projetos novos para Desktop já seja apostado no JavaFX seja uma forma até de demonstrara que daqui a um tempo, a depender de como seja a aceitação do JavaFX pelo mercado, ela descontinue o Swing, lembrando que isso é uma opinião pessoal. O que falta para op JavaFX hoje é um ambiente de desenvolvimento melhor e mais componentes.

Percebam até a coincidência dos papei da Sun terem valorizado no dia em que ela lançou o plugin para o NetBeans que permite desenvolver para JavaFX com o arrastar o mouse.[/quote]

Concordo plenamente com o item 1 que você citou. Pior que muitos lugares apontam isso como desvantagem (o próprio Pivot). O pessoal pensa que JavaFX deveria ser tipo uma biblioteca em cima de Java, o que seria SuX, pois tem muita biblioteca pras coisas que JavaFX faz por ae. Sem dizer que JavaFX ganha em performance sendo uma nova linguagem!

BTW, em Javafx você pode usar uma sintaxe aproximada do Java… Enfim, JavaFX é espetacular e está crescendo!

[quote]I wouldn’t recommend JavaFX for developers who dislike learning new technology, language, or components. Innovative technologies always require more passion and energy to learn – the experience has to be earned.
Adam Bien[/quote]
JavaFx é pra quem tem interesse…
Se o cara não têm interesse… que continue acreditando que “nasceu morto”, mas tenta guardar pra você, não fica falando o que não sabe, hehe!!!
Qaunto a IDE, não sei se é exatamente isto que falta não. Acredito que falte mais a criatividade mesmo para desenvolver, e a IDE não vai te trazer isto com componentes prontos.
Concordo que é espetacular e está crescendo!
Boa sorte pro Pivot também, quero ver quando ele atender tudo que o JavaFX pretende fornecer.

[quote=gr_marco][quote]I wouldn’t recommend JavaFX for developers who dislike learning new technology, language, or components. Innovative technologies always require more passion and energy to learn – the experience has to be earned.
Adam Bien[/quote]
JavaFx é pra quem tem interesse…
Se o cara não têm interesse… que continue acreditando que “nasceu morto”, mas tenta guardar pra você, não fica falando o que não sabe, hehe!!!
Qaunto a IDE, não sei se é exatamente isto que falta não. Acredito que falte mais a criatividade mesmo para desenvolver, e a IDE não vai te trazer isto com componentes prontos.
Concordo que é espetacular e está crescendo!
Boa sorte pro Pivot também, quero ver quando ele atender tudo que o JavaFX pretende fornecer.[/quote]
Se a linguagem for show, IDE’s boas são conseqüência!
Se a IDE/ferramenta for boa, evolução da linguagem é consequência!(Sim, estou falando do Flash. O AS1 era uma porcaria, tinha nada. Agora tem uma linguagem boa. Se a ferramenta não fosse tão boa assim… [É claro, temos outras vantagens do Flash também]).

IMHO

O mercado dos “sem criatividade que usam componentes prontos” é considerável e importante também. E o Java não conseguiu ainda atingir esse público. Se conseguir entrar, vai ser um crescimento bem acelerado pro JavaFX, já que boa parte do público do Flex é assim.

Me desculpe (de verdade, sorry), mas achei esse seu comentário completamente estúpido. O melhor programador é aquele que sabe escolher a melhor tecnologia pra resolver o problema, e não aquele que vai ficar apostando em 1 ou 2 tecnologias e tentar fazer um shopping com um cotonete, um clips e umas chicletes. Programei em Flex e amo pra cacete fazer aplicações que tenham o front-end nessa tecnologias. Mas se o JavaFX (ou o Pivot ou aquele tal de Silverlight que não resolve nada) vier com alguns recursos poderosos ganhando de 10 do Flex, você acha que eu (e mais trocentos) programadores não vamos optar pela que melhor resolver o maldito problema?

ps.: me desculpe… sério mesmo… mas chegar de um longo dia de trabalho e ver (ainda, AINDA) coisas desse tipo escritas… é de quebrar as pernas (me desculpe + 1 vez e, se possível, leve na esportiva).

Me desculpe (de verdade, sorry), mas achei esse seu comentário completamente estúpido. O melhor programador é aquele que sabe escolher a melhor tecnologia pra resolver o problema, e não aquele que vai ficar apostando em 1 ou 2 tecnologias e tentar fazer um shopping com um cotonete, um clips e umas chicletes. Programei em Flex e amo pra cacete fazer aplicações que tenham o front-end nessa tecnologias. Mas se o JavaFX (ou o Pivot ou aquele tal de Silverlight que não resolve nada) vier com alguns recursos poderosos ganhando de 10 do Flex, você acha que eu (e mais trocentos) programadores não vamos optar pela que melhor resolver o maldito problema?

ps.: me desculpe… sério mesmo… mas chegar de um longo dia de trabalho e ver (ainda, AINDA) coisas desse tipo escritas… é de quebrar as pernas (me desculpe + 1 vez e, se possível, leve na esportiva).[/quote]

Concordo com você, é sério :slight_smile:

Foi estúpido mesmo o comentário. Foi só uma opinião guiada pelo meu “coração” hushusahusah. Não é sério, também sei que a melhor tecnologia é aquela que melhor se adapta e resolve um problema e bla blas.

É que falei no sentido do mundo RIA agora, tudo está sendo lançado focando derrotar Flex, foi isso que quis dizer… E tem minha opinião pessoal também, Flex é monopólio, quantas empresas não estão adotando flex por ae, o importante é alguma tecnologia que brigue de cara com ele e não tem, ou tem e eu não sei?

Nunca levaria a mal um comentário em fórum, tem que falar mesmo o que não concorda. Porque não concordar e ficar só lendo é bobeira!

EDIT:

Em outras palavras: Eu também programaria em Flex sem problemas…

Alguma coisa worth mentioning foi desenvolvida com o JavaFX até agora?

Dei uma olhada nele e pelo menos a parte de programacao parece
estar melhor que o javaFX.

mas nao vi nada de video no pivot, alguem sabe se colocarao este
importante recurso ?

Roadmap do Pivot: http://issues.apache.org/jira/browse/PIVOT?report=com.atlassian.jira.plugin.system.project:roadmap-panel

[quote=j-menezes]Dei uma olhada nele e pelo menos a parte de programacao parece

importante recurso ?[/quote]

Porque a programação do Pivot é melhor que a do Jfx??

[]'s

Esses caras tão vendendo soluções JavaFX:

http://javafx.com/partners/

Tem o editor like gdocs em JavaFX. o aplicativo das olimpíadas[to enjoado de falar desse :s] e muitas coisinhas que temos conhecimentos diariamente. Se der tempo, faço um resumo depois!

[]'s

Em breve teremos notícias, mas adiantando, vou postar aqui mesmo.

A Oracle afirmou hoje no web cast que vai continuar investindo forte em JavaFX.

Um “forte” nessa afirmação faz toda a diferença, não é só manter, é investir forte.

Una isso ao JavaFX 1.3 e vamos ver :wink:

[quote=Jesuino Master][quote=j-menezes]Dei uma olhada nele e pelo menos a parte de programacao parece

[]'s[/quote]

Simplesmente porque e’ java, alias uma API bem enxuta e simples.

Entao…, programacao e’ uma coisa pessoal, cada um tem uma opiniao e acaba usando
o que melhor se adapta.

Mas na minha opiniao pra quem esta acostumado com java puro a curva pra se entender
o Pivot e menor, alias bem menor.

Um pouco que li os exemplo do Pivot, entendi perfeitamente.

O JavaFX e’ preciso aprender uma nova linguagem e depois que se entendeu bem ai sim
devera’ ser bom para o desenvolvedor.

Porque programacao nao e’ somente ESCREVER tem que ser bom tambem para se LER os
codigos e nisso o javao tem seus meritos.

[quote=j-menezes][quote=Jesuino Master][quote=j-menezes]Dei uma olhada nele e pelo menos a parte de programacao parece

[]'s[/quote]

Simplesmente porque e’ java, alias uma API bem enxuta e simples.

Entao…, programacao e’ uma coisa pessoal, cada um tem uma opiniao e acaba usando
o que melhor se adapta.

Mas na minha opiniao pra quem esta acostumado com java puro a curva pra se entender
o Pivot e menor, alias bem menor.

Um pouco que li os exemplo do Pivot, entendi perfeitamente.

O JavaFX e’ preciso aprender uma nova linguagem e depois que se entendeu bem ai sim
devera’ ser bom para o desenvolvedor.

Porque programacao nao e’ somente ESCREVER tem que ser bom tambem para se LER os
codigos e nisso o javao tem seus meritos.

[/quote]

Hm, isso é verdade.

O problema que o peso de aprender uma nova linguagem inválida meus argumentos de que JavaFX é fácil demais, tem uma sintaxe voltada para a construção de GUIs, classes que facilitam a leitura de webservices e tals.

Isso realmente é muito criticado em JavaFX: Uma nova linguagem. Bem, não sei, eu não vi problemas, mas acho muito meloso para construção de GUI, pelo menos é o que ficou comigo por ter feito algumas coisas com Java Swing, não sei se seria possível mudar essa abordagem uasndo o próprio Java.

É claro que com as facilidades de JavaFX pode fazer o código da view ser “uma zona”, mas é possível melhorar, veja esse post:

http://groups.google.com/group/javafx-br/browse_thread/thread/6eaccc316a4665f7

É serio que você prefere isso:

JButton btn = new JButton("Teste");
btn.set....

A isso:

Button{
    text: "Teste"
    action: function(){}    
}

E ainda prefere dispensar recursos como bind e trigger do JavaFX para não aprender uma nova linguagem?

Eu também gosto muito de Java, muito mesmo, quem me conhece sabe! Mas sou realista e sei o custo para construir algo específico com uma linguagem geral, como o Java. JavaFX nasceu para fazer GUI/interface, creio eu que eles fizeram de tudo para melhorar a programação de GUI lá.

Não estou criticando a sua opinião, jamais, só estou tentando amenizar o impacto de JavaFX ser uma nova linguagem…
Não me leve a mal como em outros posts por ae, onde alguns respondem, me parecem, magoados, ou querendo ganhar algo que ainda não sei o que é :S

Aproveitando a deixa com quem entende do assunto, é possível no JavaFX fazer bind com um bean pra acesso ao banco de dados? (tipo os componentes dbEdit no Delphi)