JavaFX também tem suporte simples para fazer uma requisição http e consumir JSON? Tem algum livro bacana sobre JavaFX que você indicaria?
JavaFX também tem suporte simples para fazer uma requisição http e consumir JSON? Tem algum livro bacana sobre JavaFX que você indicaria?[/quote]
Usamos a duplinha HttpRequest + PullParser para ler WEB Services.
O pullparser tem uma sacada interessante, tem um evento conforme ele le o XML/JSON, ajuda muito =D
Os livros que indico são esses:
http://apress.com/book/view/1430218754
Pro JavaFX Platform -> Os três autores que conheço são gente boa e manjam muito de JavaFX. O Stephen Chin é o líder do grupo JavaFX do Vale do Silício, que é online também. O Jim Weaver é o cara que sempre fala de JavaFX em diversos eventos e um dos primeiros a publicar coisas sobre a plataforma.
Passa desde o básico da linguagem até aplicativos do tipo “Oh”. O melhor é que toda seção tem coisa prática, pelo menos um aplicativo você faz para colocar em prática.
O outro é o JavaFX in Action, não conheço muito, mas um amigo fez uma das reviews e gostou muito. O que vi é que as aplicações são um pouco avançadas, isso ajuda bastante a manter a motivação pelo livro. Interessante que JavaFX não é tão popular quanto Flex, mas deve vender livro, pois temos bastante e um recentemente lançado: “JavaFX Effects” algo assim.
Os livros são em inglês, mas falei com o Jim Weaver, do Pro JavaFX Platform, e ele mostrou interesses em fazer uma versão do livro em PT-BR. Embora temos aquele detalhe da tradução ser, as vezes, um problema, ainda acredito em boas traduções!
O bind do JavaFX permite que qualquer variável tenha seu comportamento alterado pelo comportamento da outra. Exemplo:
Pessoa{nome: bind txtNome.text};
Mudando o campo texto na tela, ele já altera diretamente no objeto.
Só temos um problema, os atributos dos beans são privados, JavaFX não vai poder acessar diretamente, no entanto, é possível fazer um método utilitário que realizar a modificação do objeto de acordo com a view.
Mas é possível fazer com que um objeto corresponda diretamente a um objeto[tabela] no banco com poucas camadas.
Valeu Jesuino! Vou dar uma olhada neste livro
Deixe-me fazer uma pergunta: Há algum bom motivo para preferir Flex ao invés de JavaFX? Como você parece conhecer bem JavaFX, talvez você deve saber bem se o espaço que o Flex tem é realmente justo. De acordo com sua experiência, quais das duas tecnologias é em sua opinião mais produtiva?
Obs: sei que essa pergunta talvez seja batida, mas sou um completo ignorante em JavaFX, e se não fosse esta thread nunca iria pesquisá-lo, rsrs. Valeu!
[quote=Thiago Senna]Valeu Jesuino! Vou dar uma olhada neste livro
Deixe-me fazer uma pergunta: Há algum bom motivo para preferir Flex ao invés de JavaFX? Como você parece conhecer bem JavaFX, talvez você deve saber bem se o espaço que o Flex tem é realmente justo. De acordo com sua experiência, quais das duas tecnologias é em sua opinião mais produtiva?
Obs: sei que essa pergunta talvez seja batida, mas sou um completo ignorante em JavaFX, e se não fosse esta thread nunca iria pesquisá-lo, rsrs. Valeu![/quote]
Flex tem o mercado porque é bom! O que eu sei de Flex é o que um amigo me ensinava, enquanto trabalhávamos.
A minha história com JavaFX é o seguinte, eu tinha feito uns projetos com Java usando Swing, muitos amadores, outros acadêmicos e poucos comerciais. JavaSwing é legal, mas quando se quer vender software com ele você começa a perceber que a programação vai ficando chata. Mas você evoluiu e cria fábricas, fábricas abstratas de componentes, conhece um ou dois framework, mas encontra outro problema quando quer incluir alguns efeitos. Então conhece frameworks de efeitos, que também são verbosos, mas vai em frente porque precisa de fade/transição/o que for. O pior ainda é que você sabe que está desenvolvendo desktop em um mundo que não para de ir pra WEB/Mobile
Então aparece JavaFX! Componentes Swing, Triggers e bind nativos, aprendizado fácil, funcionar com Java(meus DAOs/controllers estavam a salvos!), são coisas simples para JavaFX. Ao entrar no mundo JavaFX(final 2008) conheci mais pessoas que eram desktop e foram para o mundo JavaFX, falavam a mesma coisa! Na metade de 2009 o lançamento da versão 1.2 me fez abandonar Java Swing, no entanto, não consegui mais projetos Desktop para atuar e aplicar JavaFX =/.
Sou mais JavaFX e Flex porque JavaFX é Java! Outras promessas de portar JavaFX para qualquer plataforma são um pouco mais lentas para tomarem forma, mas ainda acredito, pois tem potencial! O que todo mundo que está estudando, ligado no mundo JavaFX deve saber é que ele precisa de tempo, Flex é forte, dominante e maduro, JavaFX precisa “rodar” mais, mas tem potencial!
A incerteza por volta era alta, mas com o anúncio da Oracle, acho que isso não será mais desculpa para não adotar JFx. O outro problema era quando a Sun parecia não se importar com JavaFX. Lembro do comentário do autor do CRUDFX em um artigo desses JavaFX X Flex: “Eu fiz um biblioteca que habilita a criação de aplicações desktop com facilidade, mas a Sun só quer saber de “Bolinhas Saltitantes””, algo assim. Outra coisa que notei era a não preocupação do time jfx com a performance e a distribuição do JavaFX(artigo na JavaWorld dizia isso), além de exemplos travando navegadores no mundo todo, com os applets. Isso foi melhorado na versão 1.2.1[alguém deve ter puxado a orelha do time lá =D] e vai melhorar ainda mais na 1.3, eu pelo menos não encontro mais problema rodando Applets.
Resumindo: Desktop -> Sou JavaFX, Mobile -> A Sun precisa “evangelizar” mais e conseguir mais aparelhos, WEB -> tempo ao tempo, talvez no 1.3 venha pra arregaçar.
Gosto de JavaFX porque é fácil pra mim e pra quem eu tento passar o que sei, é Java, tem uma comunidade assim como Java tem: Sugere as coisas, faz bibliotecas, se comunica e se ajuda[O Flex também tem uma comunidade, mas em JavaFX vejo mais pessoas criando, embora tenham menos desenvolvedores], “coisinhas” pré-prontas[classes para criação de gráficos, transições, leitura de webservices, controls], já tem algumas bibliotecas / frameworks, não é XML[opinião pessoal, eu sei], não tem relação nenhuma com XML. É mais pessoal mesmo.
Não sou contra o flex e muitas pessoas do mundo Jfx não são tbm: Flex é bom, é dominante. A idéia não é falar de JavaFX pra brigar com Flex, antes de eu mergulhar em JavaFX(mais como hobbie/by myself, nunca comercialmente por falta de oportunidade) e já sugeri um parceiro a usar Flex invés de JavaFX[botei pra fora! :oops: ], talvez eu vá para uma vaga Java+Flex.
Por outro lado já fui massacrado por falar de JavaFX: Em palestras, em entrevistas de emprego, em palestras quando eu falava, em fóruns[esse último muito] e em comentários de blogs/notícias/artigos[nesse sim muito mais]. Em uma palestra, todos riram de mim ao falar que JavaFX era uma tecnologia RIA promissora Mas antes nem tinha o programa partners para falar de quem apostava na coisa, pelo menos andou de lá pra cá…
Espero um dia virar a revista Mundo Java que está na minha mão e ver JavaFX nas listagens dos cursos oferecidos pela Caelum, espero mais oportunidades de emprego do que as únicas 2 que me vi aparecerem em âmbito mundial, espero ver o fim de briga JavaFX/Flex para as duas conviverem juntas e que muitos aparelhos celulares com JavaFX dentro. Tenho certeza que muita coisa virá nesse ano já!!!
[]'s
Opa,
valeu pela contribuição. Acredito que JavaFX é muito bem vindo. É fato que quando o assunto é UI, o desenvolvimento ainda é muito doloroso. Pelo pouco que vi de flex já vi que é bem legal. Sou a favor q exista uma competição saudável.
Hoje em meus projetos pessoais já separo “back-end” e “front-end”. Isso para que eu possa usar a melhor tecnologia disponível em cada um dos casos. Assim como você, vou torcer para que JavaFX e novas tecnologias para UI cresçam!
Abraço,
Thiago
JavaFX também tem suporte simples para fazer uma requisição http e consumir JSON? Tem algum livro bacana sobre JavaFX que você indicaria?[/quote]
Por incrível que pareça, só agora me lembrei desse artigo que eu mesmo escrevi -.-’’’:
Ele mostra o acesso ao webservice da Google para tradução.
Jesuino, se fui eu quem falei (ou ‘massacrei’) você quando você falou bem de JavaFX, peço sinceras desculpas (como fiz com aquela mensagem que coloquei ali, pra você levar na esportiva - meu intuito não era (e não é) esse e acho que você sabe disso. Não sou troll e não quero criar flames.). Acho que o JavaFX é a única tecnologia que no futuro, possivelmente vai bater de frente com o Flex. Gosto de Capuccino e jQuery também (alguma coisa de JSF me atrai também, mas não tanto quanto as outras) quando se tratam de coisas mais leves. E ao falar que fiz meu TCC em Flex, muita gente fala que é ruim e que é aquilo ou outra coisa. Eu penso da seguinte maneira: se você consegue fazer uma coisa impressionante em uma tecnologia, não vejo porque não usar ela.
E nessa ‘guerra’ de plataformas, as únicas pessoas que saem ganhando somos nós, programadores.
Abraço e desculpe mais uma vez.
[Editado]
Aliás, encorajo (ou intimo, como você se sentir mais motivado) você a fazer um artigo bem completo para o GUJ. Abraço (e, se precisar de ajuda, me mande uma MP que eu vou estudar JavaFX pra ajudar).
Jesuino, se fui eu quem falei (ou ‘massacrei’) você quando você falou bem de JavaFX, peço sinceras desculpas (como fiz com aquela mensagem que coloquei ali, pra você levar na esportiva - meu intuito não era (e não é) esse e acho que você sabe disso. Não sou troll e não quero criar flames.). Acho que o JavaFX é a única tecnologia que no futuro, possivelmente vai bater de frente com o Flex. Gosto de Capuccino e jQuery também (alguma coisa de JSF me atrai também, mas não tanto quanto as outras) quando se tratam de coisas mais leves. E ao falar que fiz meu TCC em Flex, muita gente fala que é ruim e que é aquilo ou outra coisa. Eu penso da seguinte maneira: se você consegue fazer uma coisa impressionante em uma tecnologia, não vejo porque não usar ela.
E nessa ‘guerra’ de plataformas, as únicas pessoas que saem ganhando somos nós, programadores.
Abraço e desculpe mais uma vez.
[Editado]
Aliás, encorajo (ou intimo, como você se sentir mais motivado) você a fazer um artigo bem completo para o GUJ. Abraço (e, se precisar de ajuda, me mande uma MP que eu vou estudar JavaFX pra ajudar).[/quote]
Nossa, que nada, sua resposta foi bem de boa e coerente, sei que você teve boa intenção!
Em breve estarei divulgando um wrapperzinho que estou fazendo para a API IVA, em forma de artigo:
http://api.internetvideoarchive.com/
Espero que isso atraia mais pessoas a fazerem Mashups usando JavaFX.
O importante é que saímos ganhando, sempre, só olhar a guerra de navegadores, de ferramenta de busca para ver as vantagens que nos trouxeram.