Pessoal, compensa desenvolver softs pra essas áreas? to começando agora com minha carreira profissional, sou estudante, e estou pensando em desenvolver softs desse tipo para começar minha experiência. Mas andei pesquisando, tem softs pra isso muito barato… R$15,00 … R$20,00… acredito q tenha grátis tmb. Queria uma opinião de vcs sobre o assunto. Alguém aqui trabalha com programas desse tipo? e a pergunta que não quer calar: Qnt cobrar por 1 soft desse? se cobra por venda ou aluguel? qnto? abraçoo a tods!
Valer a pena não vale e eu acho perda de tempo.
Mas se voce tiver compradores e certeza que os compradores pagarão um preço justo, vale a pena sim.
Cobrar manutenção é quase obrigação se nao vc nao come.
E quando for definir o preço, leva o mercado em conta.
[]'s
E entao sergio! é isso. Não conheco o mercado de trabalho por isso to levantando o tópico! mas vou fazer uma pesquisa aqui na cidade, para saber se vale a pena começar um trabalho desse, mas de qlquer forma é um aprendizado! valeu kra, abraço.
Rapaz, na minha opniao nao vale a pena nao…jah temos muitos desses softwares free por aih…
se vc for desenvolver pra vender, acho q fica dificil (vc nao vai ganhar nada, apenas perder tempo)…agora se fosse encomendado, talvez valesse a pena.
Então cara, valer a pena vale pela grana e principalmente pela experiência…
Eu só te aconselho principalmente a definir muito bem o escopo do seu projeto com o seu cliente, isso porque eu já tive umas experiências assim e no final o cara acaba te pedindo mais do que ele pagou ou então ele fica enrolando para te liberar os requisitos do sistema…
Abs
"
eh…pra ganhar experiencia…vale a pena! hehehehe
=p
[quote=André Fonseca]Então cara, valer a pena vale pela grana e principalmente pela experiência…
Eu só te aconselho principalmente a definir muito bem o escopo do seu projeto com o seu cliente, isso porque eu já tive umas experiências assim e no final o cara acaba te pedindo mais do que ele pagou ou então ele fica enrolando para te liberar os requisitos do sistema…
[/quote]
Pela experiência pode valer a pena, mas isso pode te dar uma dor de cabeça enorme se você prometer tudo por um preço fechado, e depois de pago o usuário eternamente insatisfeito ficar atrás de você cobrando requisitos que você não fez ( porque ele não pediu ).
Negocie um valor por hora, diário ou semanal para o desenvolvimento, e pelo menos uma vez por semana mostre para ele o que você fez na semana corrente e o que pretende fazer na próxima.
E à propósito. Desses seus escopos aí, esqueça locadoras. A pirataria está matando as locadoras de vídeo. A tendência é só uma: ou elas mudam ou vão morrer.
Agora, se você quiser ajudar alguma a criar uma nova forma de comercializar filmes…
Cara,
Eu acho que uma boa dica, que eu deveria ter seguido (e me arrependo de não ter feito isso, ainda cursando o terceiro ano da faculdade da área) é: se você quer experiência e não o pote, faça software livre.
hum!
pq soft livre? . rsrsrsrs
abraçooo!
Porque software livre lhe dá a experiência sem lhe dar a dor de cabeça (já que dinheiro você não vai conseguir de qualquer maneira ). Fazer sistemas baratos só vai lhe dar dor de cabeça e não vai pagar suas contas.
E se você conseguir fazer um software livre decente, ele lhe vai abrir várias portas - você pode até ficar famoso (dentro da comunidade, é claro).
ah! entao essa questão de soft barato tem q ficar a parte mesmo, já q a mesma vai me trazer só dor de cabeça!, e como seria então um sistema interessante para construir de forma q dê para “pagar as contas”? rsrsr.
abraço
Se você quer pagar suas contas, arranje um estágio; você ainda tem de comer bastante farinha até conseguir escrever algo que as pessoas queiram comprar.
Pode ser que você seja um gênio, ou tenha uma idéia muito boa que exija relativamente pouco esforço e renda um projeto bastante rentável*; mas um sistema que todo mundo faz e vende barato, ou dá de graça, com certeza não vai pagar suas contas.
- Se você tiver alguém que consiga vender um sistema que você vai fazer, que consiga pagar suas contas e que pague a comissão desse vendedor (que não é baixa) e que você consiga entregar, parabéns! Mas nem sempre você tem isso disponível.
[quote=thingol]Se você quer pagar suas contas, arranje um estágio; você ainda tem de comer bastante farinha até conseguir escrever algo que as pessoas queiram comprar.
Pode ser que você seja um gênio, ou tenha uma idéia muito boa que exija relativamente pouco esforço e renda um projeto bastante rentável*; mas um sistema que todo mundo faz e vende barato, ou dá de graça, com certeza não vai pagar suas contas.
- Se você tiver alguém que consiga vender um sistema que você vai fazer, que consiga pagar suas contas e que pague a comissão desse vendedor (que não é baixa) e que você consiga entregar, parabéns! Mas nem sempre você tem isso disponível.
[/quote]
Sem querer puxar o saco, mas o thingol sempre solta umas verdades das mais verdades que eu ja vi.
E quanto ao colega, dá um olhada em outros nichos de software, não pensa exclusivamente em sistemas comerciais, etc. Porquê existem várias camadas ainda pra explorar com isso. Quando se sabe codar tem ouro na mão, mas tem que saber usar.
Tenho dois projetos paralelos, um é comercial e o outro é open mesmo. Os dois ainda estão na fase de modelagem, pesquisa, etc. Incubando ainda. Mas o que não pode é ficar parado. Sempre andando, andando…
outra forma de vc saber qual sistema vai dar para pagar suas contas… eh se envolver no mundo dos negocios, ter contato com homens de negocio, dai pode surgir uma ideia boa para area e vc desenvolver… para fazer um sistema que vc pode ficar milionario ou ganhe dinheiro tem que esta dentro do mundo dos negocios… fica em casa pensando no programa da padaria, ou da locadora é dor de cabeça… e em paralelo vc pode pensar em outro projeto open source como será q nasceu o google? youtube por exemplo?
Cara, discordo em partes das opiniões citadas.
1º) Vc disse que é estudante: então praticar é uma excelente forma de vc crescer, se auto desenvolver. Apenas ficar na teoria e nos trabalhos de faculdade não irá te preparar para o mercado. (Mas a melhor opção seria um estágio)
2º) Esses sistemas podem te abrir portas para estágios ou até mesmo para empregos. Sim empregos, visto que ainda falta mão de obra em nossa área (pelos menos por aqui…)
3º) Realmente pode te dar algumas dores de cabeça com os clientes (Mas faz parte). Mas já pensou vc ganhado uma mensalidade de alguns sistemas teus. Sejamos realistas que dificilmente dará para pagar as contas, mas que uns Trezentinhos ou mais por mês como plus no salário ajuda e muito, isso ajuda (pelo menos pra mim).
4º) Vc ganhará desenvoltura como profissional. Praticará várias das habilidades exigidas por um profissional. Será gerente do projeto, analista, programador, tester… E na maioria dos seus primeiros empregos, provavelmente será apenas programador. Na minha opinião essas pequenas experiências agregam bastante para atuais e futuros cargos, visto que a teoria sem prática agrega muito pouco.
5º) Descobri a duras penas, que ninguém conquista nada se não for produtivo. Seja sempre produtivo. A improdutividade é um câncer. Deus não colocou o homem na terra para desperdiçar.
:arrow: Obs: Pense em outros tipos de sistemas. Explore seus contatos. Por exemplo, tem um conhecido advogado, se disponha a desenvolver um sistema para ele que utiliza algo a mais, que o encante. Por exemplo, utilize webservice para acompanhamento de processos, sempre que for atualizado envie um email com detalhes para o cliente de forma automática e por aí vai. Não fique apenas no CRUD básico. Faça relatórios realmente úties e inteligentes, etc…
No mais corra atrás.
Grande abraço
Como ja citaram, eu acho que vale a pena a titulo de aprendizagem, pra dar uma treinada em Java.
Agora pra vender acho meio sacal. Na epoca do clipper que todo mundo fazia programa de locadora, fora isso tem um monte desse tipo de programa nas prateleiras do Extra hehehe Outra coisa como ja falaram acima a tendencia eh acabar com locadora por diversos fatores, pirataria e preco de dvd, eu mesmo quando nao tem nada bom na tv eu vou e compro um dvd novo. Aqui ja tem locadora online.
Acho que o ideal pra quem ta comecando eh batalhar um estagio legal, num lugar que vai ter possibilidade de obter uma boa experiencia.
//Daniel
hum! ok! pelo visto o mais interessante seria um estágio! bem vou correr atrás! mas ainda em relação a esses softs, vou seguir a dica do nosso amigo Bruno_Leonardo, adquirir experiência é um dos meus objetivos, então seria uma boa desenvolver algo em paralelo e ver se dá certo. Pode ser q eu tenha “a dor de cabeça” mas pode ser uma forma de desenvolver minha postura profissional e etc… caso perceba q n valha a pena, caio fora. Bom, no mais, conto com a ajuda de vcs nessa caminhada! abraço a todos!
Olá.
Ai compensa sim, tipo vc aprende bastante, e dependendo do Sistema, pode sair ate por um preço bom.
As vezes como free lancer, você consegue uns cliente legal. A qualidade é o principal de tudo.