Passei - scjp 6 - 93%

Pessoal,
Fiz a prova sábado e consegui passar com score de 93% (56 de 60).

Com muita satisfação venho aqui no GUJ registrar a minha trajetória para conseguir a minha certificação.

A parte mais complicada desse processo foi que minha esposa está grávida de 9 meses, e durante 2 meses eu praticamente tive que deixá-la de lado pra me dedicar.

Eu separei por tópicos, fica mais fácil de saber diretamente como foi a prova, simulados…

O Começo de tudo…
Um nota ZERO na primeira prova de programação do curso me fez acordar pra vida. A partir desse zero, comecei a estudar que nem louco tudo referente a programação e o que é melhor, comecei a gostar. Programação era algo que eu detestava.
Estava estagiando no CPqD em Campinas e como não tinha dinheiro, um colega me emprestou o livro de certificação da Kathy Sierra pra tirar cópia.
Comecei a estudar no final de 2007, não sabia nada de programação além do básico ensinado na faculdade. Não queria simplesmente passar, queria aprender os fundamentos da linguagem, e acho que consegui.
Foram dois anos estudando Java, mas os últimos 2 meses de estudos foram fundamentais.

Simulados…
Considero os simulados fundamentais para quem quer tirar a certificação. Não para decorar questões mas para fixar o conteúdo. Se for pra decorar alguma coisa, vai pra outra área. Programação tem que entender pra ficar pra sempre gravado, tem que fazer sentido.

As minha médias:
Inquisition (John Meyers): 53% na primeira tentativa
Inquisition (John Meyers): 74% na segunda tentativa com 15 dias em relação ao primeiro
TestKiller: 85 a 90 % ( eu fiz mais de 300 exercícios em 2 versões)
MasterExam: 56%, fiquei desanimado com a média e nem tentei mais.

A prova…
Neste sábado dia 27 cheguei cedo a KaSolution da rua da Boa Vista em São Paulo. Tive que aguardar por 30 minutos, nesse intervalo aproveitei pra ir no banheiro, tomar uma água, enfim, relaxar.
Fui autorizado a entrar na sala de testes com uma garrafinha de água mineral. Atenção, não levem garrafinha de água pra prova, eu já explico o motivo.
No início estava um pouco nervoso. Logo de cara caiu uma questão longa a respeito de acoplamento, coesão e encapsulamento. Como meu inglês é ruim, deixei marcada pra revisão e fui pra próxima.
Na metade da prova já havia consumido toda a água, e começou a me dar uma vontade insuportável de ir ao banheiro. Não teve jeito, pedi autorização e saí correndo… rsrsrrs
Voltei a sala meio quilo mais leve creio eu…

As questões…
Caíram umas 3 sobre regex, 3 sobre treads, muita, muita orientação a objetos. Classes DateFormat, Calendar que eu me lembro foram 2 questões.
Drag and Drop caíram umas 6 questões. Collections e generics foram umas 4.
A minha prova teve 2 a 3 questões iguais ao TestKiller e mesmo assim eu tive que resolver pois não lembrava das respostas.
Terminei a prova faltando 50 minutos e foi esse tempo que gastei pra revisar as questões marcadas e passar o olho em toda a prova.

Alívio…
Apertei o End faltando 8 minutos…
Sai da sala e fiquei esperando a moça me dizer ?Parabéns?, mas ela não falou nada… Ai eu pensei: ?Reprovei?. Mas eu consegui passar. Fui ao banheiro e soltei um grito de alívio.
Me senti o IMPOSTOR ao comer salgadinho e beber refrí da galera que estava no coffe break de cusos Micro$oft, mas eu tinha acabado de fazer uma prova cansativa, eu merecia um pouco de comida. rsrsrs

Agradecimentos…
Deus, minha família e esposa Ana Paula que junto a minha filha que me deram forças.
Ao pessoal do trabalho, em especial um camarada aqui chamado Roberto que me deu muita força.
Ao Deivid Mardegan do CPqD que me emprestou o livro.
A galera aqui do GUJ, thingol, Sérgio Taborda, Paulo Silveira que é um dos responsáveis por manter o GUJ, brrodo (Rodolfo) que tirou várias dúvidas pelo msn, ViniGodoy com suas respostas claras e precisas, e muitos outros que infelizmente não lembro o nome agora. Mas que eu divido com vocês esta vitória.

O que significa…
Esta certificação pra mim representa a vitória do esforço sobre o desânimo, das horas de sono perdidas madrugadas a fio sobre o ócio. Do café e do pó de guaraná sobre o nescal, da força de vontade sobre a desconfiança.

Mas isso é pouco, eu quero muito mais!

Já estou pronto pra próxima.

Fé em Deus.

Obrigado à todos!

Parabéns rmalati ótimo score!

[]'s

Parabéns amigo, ótimo score.
Perguntar não ofende: compensou deixar a esposa grávida 2 meses pra se dedicar pra SCJP?

Abraços!

parabens Rodrigo, pela prova e pelo bebe!

excelente nota e a comunidade agradece os detalhes dados do seu estudo e prova!

abracos

:smiley: Parabéns!!! É mesmo muito bom passar na SCJP. O sentimento é indescritível. Só passando por isso pra saber. Qual será o próximo objetivo.

Parabéns rapás!!

excelente score!!!

Parabéns rmalati! Isso é apenas o resultado de seu esforço e de pura força de vontade. A falta de dinheiro no começo e as horas de sono não o impediram de prosseguir e alcançar o seu objetivo! Parabéns mais uma vez pelo esforço, dedicação e foco!!

Parabéns!

eaeee boa… agora corre pra scwcd antes que acabe uhal.

parabens rmalati ótimo score
qual certificação pretende fazer agora???..

o engraçado é que a minha prova foi completamente o contrário!

não caiu regex, caiu uma quantidade moderada de OO, algumas de IO e MUITAS sobre Thread, Colections e Generics, além de muitas drag n’ drop!

e o mais engraçado, caiu 2 questões IGUAIS! hahahaha

acho que o que mais caiu foi threads…

mas novamente, parabéns! :wink:

vai prestar alguma outra?!

eu passei na minha o mês passado, mas por enquanto vou dar um tempo… estou lendo sem compromisso o head first de servlets, mas estou dando mais atenção pro effective java…

abraço :wink:

[quote=andre_mbm]Parabéns amigo, ótimo score.
Perguntar não ofende: compensou deixar a esposa grávida 2 meses pra se dedicar pra SCJP?

Abraços![/quote]

É complicado isso, e não sei responder se compensou.
Mas acho que ela um dia vai entender, pois se estou estudando é pra tentar um futuro melhor pra ela.

Abraço.

Parabens!

Parabénsss velho!!
eu via seu “desespero” nos simulados, questões e etc em relação a certificação aqui no fórum (não posto muito, mas sempre estou aqui)…parabens mesmo

quero está em breve descrevendo esse sentimento que você está agora, he he

[]'s

Eu ainda não sei ainda, não tinha pensado.

Pretendo estudar pra outra certificação, mas ainda não sei qual.

O que eu sei é que quero trabalhar com Java para Web.

Talvez eu preste SCWCD mas sinceramente preciso analizar melhor.

Alguma dica?

[quote=LuanMelo]Parabénsss velho!!
eu via seu “desespero” nos simulados, questões e etc em relação a certificação aqui no fórum (não posto muito, mas sempre estou aqui)…parabens mesmo

quero está em breve descrevendo esse sentimento que você está agora, he he

[]'s

[/quote]

É isso ai, tem que pegar firme e estudar.

Boa sorte pra vc!

[quote=Paulo Silveira]
parabens Rodrigo, pela prova e pelo bebe!

excelente nota e a comunidade agradece os detalhes dados do seu estudo e prova!

abracos[/quote]

Paulo,

eu é que tenho muito a agradecer a você e a todos aqui do GUJ.

Sinto muito feliz por fazer parte dessa família!

Obrigado pelas suas palavras.

Abraço.

rmalati desculpe perguntar mas como vc avalia o nível das questões sobre genéricos na prova???..
são complicadas msm???..
parabens novamente…
até mais…

Parabéns pelo bebe.

[quote=vmsb11]rmalati desculpe perguntar mas como vc avalia o nível das questões sobre genéricos na prova???..
são complicadas msm???..
parabens novamente…
até mais…[/quote]

Essa parte eu acho que lí umas 15 vezes ou mais.
Então é complicado te falar, mas eu achei mamão com acúcar, mas é pelo fato de ter feito muito mais que precisava pra prova, entende?

Quando comecei a fazer simulados essa era uma parte que eu apanhava, mas agora é bem tranquila.

Repito, os simulado ajudam muito a tornar as coisas mais claras.

Obrigado, tomara que vc passe tb.

Abraço.