Pessoal,
Fiz a prova sábado e consegui passar com score de 93% (56 de 60).
Com muita satisfação venho aqui no GUJ registrar a minha trajetória para conseguir a minha certificação.
A parte mais complicada desse processo foi que minha esposa está grávida de 9 meses, e durante 2 meses eu praticamente tive que deixá-la de lado pra me dedicar.
Eu separei por tópicos, fica mais fácil de saber diretamente como foi a prova, simulados…
O Começo de tudo…
Um nota ZERO na primeira prova de programação do curso me fez acordar pra vida. A partir desse zero, comecei a estudar que nem louco tudo referente a programação e o que é melhor, comecei a gostar. Programação era algo que eu detestava.
Estava estagiando no CPqD em Campinas e como não tinha dinheiro, um colega me emprestou o livro de certificação da Kathy Sierra pra tirar cópia.
Comecei a estudar no final de 2007, não sabia nada de programação além do básico ensinado na faculdade. Não queria simplesmente passar, queria aprender os fundamentos da linguagem, e acho que consegui.
Foram dois anos estudando Java, mas os últimos 2 meses de estudos foram fundamentais.
Simulados…
Considero os simulados fundamentais para quem quer tirar a certificação. Não para decorar questões mas para fixar o conteúdo. Se for pra decorar alguma coisa, vai pra outra área. Programação tem que entender pra ficar pra sempre gravado, tem que fazer sentido.
As minha médias:
Inquisition (John Meyers): 53% na primeira tentativa
Inquisition (John Meyers): 74% na segunda tentativa com 15 dias em relação ao primeiro
TestKiller: 85 a 90 % ( eu fiz mais de 300 exercícios em 2 versões)
MasterExam: 56%, fiquei desanimado com a média e nem tentei mais.
A prova…
Neste sábado dia 27 cheguei cedo a KaSolution da rua da Boa Vista em São Paulo. Tive que aguardar por 30 minutos, nesse intervalo aproveitei pra ir no banheiro, tomar uma água, enfim, relaxar.
Fui autorizado a entrar na sala de testes com uma garrafinha de água mineral. Atenção, não levem garrafinha de água pra prova, eu já explico o motivo.
No início estava um pouco nervoso. Logo de cara caiu uma questão longa a respeito de acoplamento, coesão e encapsulamento. Como meu inglês é ruim, deixei marcada pra revisão e fui pra próxima.
Na metade da prova já havia consumido toda a água, e começou a me dar uma vontade insuportável de ir ao banheiro. Não teve jeito, pedi autorização e saí correndo… rsrsrrs
Voltei a sala meio quilo mais leve creio eu…
As questões…
Caíram umas 3 sobre regex, 3 sobre treads, muita, muita orientação a objetos. Classes DateFormat, Calendar que eu me lembro foram 2 questões.
Drag and Drop caíram umas 6 questões. Collections e generics foram umas 4.
A minha prova teve 2 a 3 questões iguais ao TestKiller e mesmo assim eu tive que resolver pois não lembrava das respostas.
Terminei a prova faltando 50 minutos e foi esse tempo que gastei pra revisar as questões marcadas e passar o olho em toda a prova.
Alívio…
Apertei o End faltando 8 minutos…
Sai da sala e fiquei esperando a moça me dizer ?Parabéns?, mas ela não falou nada… Ai eu pensei: ?Reprovei?. Mas eu consegui passar. Fui ao banheiro e soltei um grito de alívio.
Me senti o IMPOSTOR ao comer salgadinho e beber refrí da galera que estava no coffe break de cusos Micro$oft, mas eu tinha acabado de fazer uma prova cansativa, eu merecia um pouco de comida. rsrsrs
Agradecimentos…
Deus, minha família e esposa Ana Paula que junto a minha filha que me deram forças.
Ao pessoal do trabalho, em especial um camarada aqui chamado Roberto que me deu muita força.
Ao Deivid Mardegan do CPqD que me emprestou o livro.
A galera aqui do GUJ, thingol, Sérgio Taborda, Paulo Silveira que é um dos responsáveis por manter o GUJ, brrodo (Rodolfo) que tirou várias dúvidas pelo msn, ViniGodoy com suas respostas claras e precisas, e muitos outros que infelizmente não lembro o nome agora. Mas que eu divido com vocês esta vitória.
O que significa…
Esta certificação pra mim representa a vitória do esforço sobre o desânimo, das horas de sono perdidas madrugadas a fio sobre o ócio. Do café e do pó de guaraná sobre o nescal, da força de vontade sobre a desconfiança.
Mas isso é pouco, eu quero muito mais!
Já estou pronto pra próxima.
Fé em Deus.
Obrigado à todos!