Oloco, claro que é sacanagem. Retirar recursos que já existem é sacanagem sim… apesar que não acredito que isso irá acontecer.
Acredito que vão melhorar a que ja existe e adicionar ainda mais coisas na versão Premium
Bom, quando a Oracle comprou a SUN acredito que todos já esperavam isso, eles querem fazer dinheiro e essa sempre foi a cultura da empresa.
Claro, que alterar a JVM existente deixando “simples” e uma normal e com alguma atualização é sacanagem sim, mas olha só se tratando de empresas
de software proprietário eu não me surpreendo com mas nada!!!
Tenho medo que o Java fique em baixa, logo agora que estou me adaptando e gostando cada vez mais da linguagem…
Mas…
Não.
Ela está processando a Google pq, de acordo com a Oracle, a Google copiou código da JDK (pense que algum engenheiro da Google copiou o código da classe ArrayList) e não por causa da Dalvik VM.
Tanto isso é verdade que a Dalvik nem roda o bytecode gerado pelo javac. Ela roda um bytecode bem diferente da JVM da Sun/Oracle, já que a Dalvik é uma máquina de registradores, enquanto a JVM é uma máquina de pilha.
O que os engenheiros das Google fizeram foi uma ferramenta que transforma os .class em .dex.
Não.
Ela está processando a Google pq, de acordo com a Oracle, a Google copiou código da JDK (pense que algum engenheiro da Google copiou o código da classe ArrayList) e não por causa da Dalvik VM.
Tanto isso é verdade que a Dalvik nem roda o bytecode gerado pelo javac. Ela roda um bytecode bem diferente da JVM da Sun/Oracle, já que a Dalvik é uma máquina de registradores, enquanto a JVM é uma máquina de pilha.
O que os engenheiros das Google fizeram foi uma ferramenta que transforma os .class em .dex.[/quote]
Se eu bem me lembro (não tenho acesso ao Scribd aqui) o Oracle está processando a Google por causa de algumas patentes, que eu achei bem genéricas, como o JIT, misturar código interpretado com código nativo e coisas assim. Ao meu ver, esse não é o maior perigo do processo da Oracle, pois é possível derrubar patentes assim genéricas.
O problema é a acusação de copyright, bem mais grave.
É nesse ponto que está o joguinho de gato-e-rato, onde a Oracle acusa a Google, a Google diz que uso o Harmony, a Apache nega, e todos brigam com todos.
Não tive paciência pra ler todas as threads, mas tipo .Net é da Microsoft e o Java e da Oracle. E aí ?
Empresas capitalistas e tudo mais, que mal faz a comunidade ?
Se um dia, (um dia hipotético isso) java se fechar e ser pago ? E aí ? As empresas vão mudar de plataforma e ir pra outra tecnologia open source só porque é mais barato ?
Se o dinheiro influencia nas decisões das empresas, não faz diferença a plataforma só o fato de ser de “graça” ou “pago”.
Bom, sempre existiram JVMs pagas, a JRockit tem uma versão gratuita (não sei se livre) e uma comercial paga. Foram herdadas pela Oracle depois da aquisição da BEA, se não me engano.
E todas as duas são bem mais performáticas que a da Sun.
A IBM também tem versões comerciais de JVMs, também melhores que a da Sun.
Por isso, acreditar que a Oracle CONTINUAR a usar uma JVM comercial significa piorar a livre pode não ser verdade.
Segundo o link do colega, mesmo a JVM gratuita e livre vão ser melhoradas e incorporar recursos do jRockit. É uma forma de ganhar dinheiro sem prejudicar os desenvolvedores, não vejo problemas nisso.
[quote=marcosalex]Bom, sempre existiram JVMs pagas, a JRockit tem uma versão gratuita (não sei se livre) e uma comercial paga. Foram herdadas pela Oracle depois da aquisição da BEA, se não me engano.
E todas as duas são bem mais performáticas que a da Sun.
A IBM também tem versões comerciais de JVMs, também melhores que a da Sun.
Por isso, acreditar que a Oracle CONTINUAR a usar uma JVM comercial significa piorar a livre pode não ser verdade.
Segundo o link do colega, mesmo a JVM gratuita e livre vão ser melhoradas e incorporar recursos do jRockit. É uma forma de ganhar dinheiro sem prejudicar os desenvolvedores, não vejo problemas nisso. [/quote]
Salve o MarcosAlex, manda um abraço para o Senhor Lary Elisson e que você sempre acalma as pessoas com palavras boas e alegres de paz na comunidade, qualquer novidade avisa a gente.
[quote=balax]Não tive paciência pra ler todas as threads, mas tipo .Net é da Microsoft e o Java e da Oracle. E aí ?
Empresas capitalistas e tudo mais, que mal faz a comunidade ?
Se um dia, (um dia hipotético isso) java se fechar e ser pago ? E aí ? As empresas vão mudar de plataforma e ir pra outra tecnologia open source só porque é mais barato ?
Se o dinheiro influencia nas decisões das empresas, não faz diferença a plataforma só o fato de ser de “graça” ou “pago”.
[/quote]
Não elas irão para uma tecnologia FREE como o java era antes de virar Open-Source, basta uma empresa como a SUN oferecer isso. (Google?)…