Oracle se compromete a sempre manter um JDK livre

De todas as pérolas que surgem nesse fórum, essa foi sem sombra de dúvidas a que mais me doeu o estômago.[/quote]

E é mentira? [/quote]

:!: :smiley: É![/quote]

Bem: eu vivo de Java. E quem mantém a maior parte do desenvolvimento da plataforma é a Oracle.

Então, querendo ou não amiguinhos, sinto em contar-lhes, mas BOA parte do seu salário (caso seja como eu, um profissional Java), é fruto do investimento dela.

Sorry…[/quote]

Eu não vou discutir esse assunto aqui, só deixo como reflexão um “pensamento” que deixei no último tópico:

Quem paga o salário, se é assim que diz, não é só a Oracle, são todos aqueles que contribuiram com o Java… a COMUNIDADE JAVA…

Enfim, vou procurar algum meio de manifestação oficial, achando-o vou publicá-lo aqui.

De todas as pérolas que surgem nesse fórum, essa foi sem sombra de dúvidas a que mais me doeu o estômago.[/quote]

E é mentira? [/quote]

Bem: eu vivo de Java. E quem mantém a maior parte do desenvolvimento da plataforma é a Oracle.

Então, querendo ou não amiguinhos, sinto em contar-lhes, mas BOA parte do seu salário (caso seja como eu, um profissional Java), é fruto do investimento dela.

Sorry…[/quote]

Eu não vou discutir esse assunto aqui, só deixo como reflexão um “pensamento” que deixei no último tópico:

Quem paga o salário, se é assim que diz, não é só a Oracle, são todos aqueles que contribuiram com o Java… a COMUNIDADE JAVA…

Enfim, vou procurar algum meio de manifestação oficial, achando-o vou publicá-lo aqui.[/quote]

Sim, é a COMUNIDADE JAVA, cujo membro mais influente é a Oracle meu caro :slight_smile:

Tudo bem, eu sei que você não quer discutir, é comum quando a argumentação acaba e se quer criar a impressão de estar “saindo por cima”, mas eu sinto muito.
Se a Oracle não tivesse comprado a Sun, teríamos uma crise muito maior (e o mais engraçado é que exatamente o que falam da Oracle falariam da IBM se fosse ela a compradora) e que com certeza levaria ao fim da plataforma.

Há outros membros importantíssimos na comunidade? Sem dúvida: IBM, ASF e muitos outros. Mas quem tá BANCANDO mesmo no final das contas, é a Oracle. Ela é superior aos demais? Não: mas inegavelmente possui atualmente uma participação muito maior.

Finalmente palavras que fazem sentido neste topico.

Quem tá bancando são todos os que contribuem… inclusive nós quem espalhamos o conhecimento através de forums e etc… a comunidade é muito maior do que imagina amigo…
Por isso que eu não quero discutir esse assunto, primeiro pq, pra isso, deve se ter uma idéia real de comunidade e um tópico específico pra isso. Fiquei muito feliz de ver que sua resposta, desta vez, mencionou a existência de outros membros da comunidade que são muito importantes, isso é um avanço ótimo! Mas não podemos esquecer deles na hora de falar em investimentos do Java.

E é justamente por causa deles que estamos aqui debatendo ao invés de fazer outra coisa durante o tempo que digitamos: A COMUNIDADE!

Eu me preocupo não em só manter a openjdk livre, mas mante-la com a mesma qualidade e com os mesmos recursos da jdk que ela vai assumir como oficial. Hoje em dia noto perdas de desempenho principalmente quando abro o iReport em relação a jdk-sun e a openjdk.

E é mentira? [/quote]

Sorry…[/quote]

Enfim, vou procurar algum meio de manifestação oficial, achando-o vou publicá-lo aqui.[/quote]

Sim, é a COMUNIDADE JAVA, cujo membro mais influente é a Oracle meu caro :slight_smile:

Tudo bem, eu sei que você não quer discutir, é comum quando a argumentação acaba e se quer criar a impressão de estar “saindo por cima”, mas eu sinto muito.
Se a Oracle não tivesse comprado a Sun, teríamos uma crise muito maior (e o mais engraçado é que exatamente o que falam da Oracle falariam da IBM se fosse ela a compradora) e que com certeza levaria ao fim da plataforma.

Há outros membros importantíssimos na comunidade? Sem dúvida: IBM, ASF e muitos outros. Mas quem tá BANCANDO mesmo no final das contas, é a Oracle. Ela é superior aos demais? Não: mas inegavelmente possui atualmente uma participação muito maior.[/quote]

A ORACLE compra a SUN e ganha todos os créditos? O que a ORACLE fez de importante pela tecnologia java que não veio da SUN?!

E é mentira? [/quote]

Sorry…[/quote]

Há outros membros importantíssimos na comunidade? Sem dúvida: IBM, ASF e muitos outros. Mas quem tá BANCANDO mesmo no final das contas, é a Oracle. Ela é superior aos demais? Não: mas inegavelmente possui atualmente uma participação muito maior.[/quote]

A ORACLE compra a SUN e ganha todos os créditos? O que a ORACLE fez de importante pela tecnologia java que não veio da SUN?![/quote]

Nos negócios não tem essa de história e créditos não, o que manda é a grana, o passado já foi e quem ganhou, ganhou, manda quem está com o poder.

E é mentira? [/quote]

Sorry…[/quote]

A ORACLE compra a SUN e ganha todos os créditos? O que a ORACLE fez de importante pela tecnologia java que não veio da SUN?![/quote]

A questão não é a Oracle ganhar todos os créditos, mas sim o reconhecimento que merece. Não é este demônio que todo mundo pinta.

Repito: se a Sun tivesse ido à falência, quebrado inteira, o restante da comunidade conseguiria manter a plataforma sem que ela ficasse toda fragmentada e incompatível entre si? DUVIDO.
Só pra lembrar, Oracle agora é a continuação da Sun. A Sun não quebrou, simplesmente passou a fazer parte da Oracle (a marca vai sumir, com certeza, mas a entidade que controlava o núcleo Java continua lá).

Não é que o restante da comunidade não seja importante. Muito pelo contrário, mas sim que a presença de alguém que possua mais força, além dos demais, se mostra uma força por trás da plataforma.

O ponto nem é tanto este: é mais o fato da postura anti-Oracle 100% impensada que se vê no GUJ. Só isto. Só o desabafo de alguém que já tá de saco cheio de tanto FUD impensado.
Só isto.

Aliás, esta postura “se faz grana é maligno” é muito hippie de boutique.

Vocês sabem o que é um hippie de boutique? É aquele cara que se veste de “comunidade” mas quem compra as roupinhas dele é a mamãe.

A mesma coisa vejo aqui. A galera criticando Oracle (se tivesse sido a IBM, a IBM), chamando de boba, feia, chata, maldosa (um maniqueismo deliciosamente ridiculo) e, no final das contas, usando a tecnologia que ela ajuda (repito: ajudou a salvar) a manter.

O mais engraçado é o argumento de “eu ajudo pondo minhas opiniões nos fórums e assim divuulgando meu conhecimento” (só tem moral pra mim quem tem no mínimo uns 500 posts em fórum resolvendo dúvidas pra poder dizer isto). Há! Tá bom viu? Quero ver quais os projetos open source que você participa. Que comunidades alimenta? Sequer registrar bug em sistema de helpdesk pra ajudar projeto o faz. Na boa: cresçam!

Como diria o chun, uma cambada de sugador barato.

E é mentira? [/quote]

Sorry…[/quote]

Nos negócios não tem essa de história e créditos não, o que manda é a grana, o passado já foi e quem ganhou, ganhou, manda quem está com o poder.[/quote]

Que eu lembre eu não entrei no mérito de mandar ou desmandar, mas o crédito que vc dá a algo é seu, dê crédito para quem vc achar que mereca, a ORACLE não fez nada pela tecnologia que me mantem empregado, se ela não compra a SUN vem outro e compra. Até agora a ORACLE nem fedeu nem cheirou.

[quote=chun]Finalmente palavras que fazem sentido neste topico.
[/quote]
++

[quote=Rapapel][quote=knowledgebr][quote=Rapapel][quote=kicolobo]

Nos negócios não tem essa de história e créditos não, o que manda é a grana, o passado já foi e quem ganhou, ganhou, manda quem está com o poder.[/quote]

Que eu lembre eu não entrei no mérito de mandar ou desmandar, mas o crédito que vc dá a algo é seu, dê crédito para quem vc achar que mereca, a ORACLE não fez nada pela tecnologia que me mantem empregado, se ela não compra a SUN vem outro e compra. Até agora a ORACLE nem fedeu nem cheirou.[/quote]

Se você clicar nos links que o chun postou, vai ver que a Oracle sempre contribuiu pro java, pro kernel linux, pro php, pro eclipse e pra vários outros projetos. E é patrocinadora de vários outros.

Mas é igual o kicolobo e o chun falaram, quando a empresa passa a ganhar dinheiro vira feia, boba, cara de mamão, tirana, etc. Foi assim com a Oracle, com o Google, com a Red Hat e com a Canonical. Vai ser assim com várias outras que virão. E as quebradas são sempre as heroínas, as mártires, as que morreram por seus ideias, as virgens violadas…

Repetindo o que foi argumentado até agora: sempre existiram JVMs pagas, sempre existiu essa briga da ASF sobre o TCK, sempre existiu problemas no JCP, sempre existiu poder de veto.

Se alguém participou de alguma fusão de grande empresa sabe muito bem que é um processo que leva anos pra se alinhar, agora o pessoal fica num desespero como se o mundo fosse acabar. hehehehe

Concordo, fazia tempo que não ouvia uma peróla como essa.

Se fosse seguir esse conceito, devemos gratidão a Benjamin Franklin, Konrad Zuse, a Bell (Que inventou o transistor), a IBM, etc, etc, etc.

Se não fosse o Java, com certeza, utilizaria outra linguagem.

[quote=marcosalex][quote=Rapapel][quote=knowledgebr][quote=Rapapel][quote=kicolobo]

Que eu lembre eu não entrei no mérito de mandar ou desmandar, mas o crédito que vc dá a algo é seu, dê crédito para quem vc achar que mereca, a ORACLE não fez nada pela tecnologia que me mantem empregado, se ela não compra a SUN vem outro e compra. Até agora a ORACLE nem fedeu nem cheirou.[/quote]

Se você clicar nos links que o chun postou, vai ver que a Oracle sempre contribuiu pro java, pro kernel linux, pro php, pro eclipse e pra vários outros projetos. E é patrocinadora de vários outros.

Mas é igual o kicolobo e o chun falaram, quando a empresa passa a ganhar dinheiro vira feia, boba, cara de mamão, tirana, etc. Foi assim com a Oracle, com o Google, com a Red Hat e com a Canonical. Vai ser assim com várias outras que virão. E as quebradas são sempre as heroínas, as mártires, as que morreram por seus ideias, as virgens violadas…

Repetindo o que foi argumentado até agora: sempre existiram JVMs pagas, sempre existiu essa briga da ASF sobre o TCK, sempre existiu problemas no JCP, sempre existiu poder de veto.

Se alguém participou de alguma fusão de grande empresa sabe muito bem que é um processo que leva anos pra se alinhar, agora o pessoal fica num desespero como se o mundo fosse acabar. hehehehe[/quote]

Verdade, não sei quanto mas contribuiu, mas vários contribuiram, e entre eles esta a comunidade java. Acho errado tratarem a ORACLE como Deus pagador de salários como dito anteriormente.
O melhor é esperar feder ou cheirar para tomar partido, pq até agora nada mudou. Espero que cheire bem.

Acho que minha assinatura diz bem o que esta acontecendo nesse post.

Sem dúvida eu preferia que a IBM tivesse comprado a SUN.

Vejam o projeto Eclipse como exemplo. É controlado pela Eclipse Foundation e as coisa andam para frente, não tem essa bagunça toda e briga com todo mundo que vem desde a epoca da SUN. O pior de tudo é que isso não está sendo resolvido agora.
No exemplo do Eclipse, a IBM coloca dinheiro e usufrui dos resultados (junto com várias outras empresas) e lá não tem essas picuinhas de não certificar produto, não deixar usar licença A ou B e todo ano tem release nova! O Java tem quantos anos que está “parado” porque o JCP é uma bagunça?

Agora está ficando pior com a briga da Oracle com o Apache e membros como Doug Lea.

Brigar com todo mundo é fácil, eu quero ver é juntar todo mundo na mesma direção e organizar o JCP para que ele funcione. Nisso a Oracle está pisando na bola.

Concordo, fazia tempo que não ouvia uma peróla como essa.

Se fosse seguir esse conceito, devemos gratidão a Benjamin Franklin, Konrad Zuse, a Bell (Que inventou o transistor), a IBM, etc, etc, etc.

Se não fosse o Java, com certeza, utilizaria outra linguagem.[/quote]

E não devemos gratidão a eles??? olha, vou te falar, se eu tivesse descoberto a eletricidade empinando um pipa, se tivesse inventado os primordios dos computadores modernos e tudo mais, eu ia me sentir no mínimo muito bom. Eu mal sei andar.
Sobre utilizar outras linguagens, um profissional que faz sua carreira em torno de somente 1 linguagem está fadado a derrota, hoje em dia nossa area praticamente nos obriga a conhecer pelo menos 5 ou 6 linguagens diferentes, são os famosos programadores poliglotas. Conhecer outras linguagens é obrigação e não opção.

Sobre toda a thread:

Concordo em gênero, numero e grau em que o kicolobo e o chun estão falando, essa historia de que postar em um forum mantem uma tecnologia como o Java vivo, todo esse romantismo barato sobre mundo opensource, somos rebeldes e tocamos o foda-se para as empresas, isso não existe, eu estou muito feliz com a movimentação que a Oracle está fazendo com o Java, pelo menos está chutando todos os burocratas que mantinham o Java estagnado e está tentando evoluir uma coisa que já deveria estar pronta a muito tempo.
Apoio o Java e acredito que a Oracle está tentando fazer o melhor para ele.

Não vejo a hora de eles acabarem com a retrocompatibilidade e evoluírem de vez a plataforma e linguagem, ai sim o guj cai de tanto chororo.

abs

Era uma vez a historia de Sun Microsystems e a carochinha …

Obrigado ORACLE por tudo que fez para a nossa comunidade JAVA.
Sem ORACLE , nós todos estaríamos perdidos. ORACLE dá-nos a comer, o que seriamos nós, pobres desenvolvedores, sem ORACLE !

ORACLE é que inventou o JAVA. e também criou a Terra e talvez até a lua e o sol !

E a Oracle é capaz de prever o futuro também !

As pessoas que protestaram contra a política da Oracle , tem as suas razoes, e a que as respeitar.

Não se trata de questionar o fato de que a Oracle está a ganhar dinheiro com JAVA ou você com a ORACLE.

Basicamente, a ideia é que JAVA não é apenas a propriedade da ORACLE.

Há tantas empresas e indivíduos que têm feito muito mais por JAVA que o próprio ORACLE.
E eu diria até melhor JAVA não precisa da ORACLE para existir. Como fazem os projetos, Apache, Eclipse e Linux para existir ?

Enfim ORACLE conseguiu falar só nela e fazer-nos esquecer que Sun Microsystems existiu e morreu e foi sepultado pela Oracle.

Também depois de toda polemica rsrsrs

Bom dia,

Às vezes é necessário adicionar uma camada de tinta !

Eu concordo com o posicionameto do kicolobo, achei coerente, e sinceramente, não discordo com posicionamento da Oracle.

Quem está tacando pedra no Oracle, olhou o título do tópico? O que há de ruim nisso?