Oracle se compromete a sempre manter um JDK livre

Depois de muita discussão, a Oracle vem publicamente deixar claro seu comprometimento em manter o OpenJDK livre.

Além disso, afirmam que muito código da JRockit será incorporado ao OpenJDK:
http://blogs.oracle.com/henrik/2010/11/oracles_jvm_strategy.html

Ótima notícia!!!

Sobre o OSX…

O problema é a Oracle liberar o TCK apenas para o OpenJDK, que é uma virtual machine open source mantida pela própria oracle.
Por exemplo, a ASF está ameaçando boicotar a votação para o Java 7, porque a Oracle não pretende disponibilizar o TCK para outras JVM como a Harmony.

CADE O TCK ?

Vamos mandar o capitão nascimento lá …

TCK = Technology Compatibility Kit (não é um lugar ou uma pessoa. )

Concordo com o Flávio Almeida. Infelizmente a Oracle não está agindo coerentemente com a comunidade Open Source. Isso não é leal, muito menos, honesto.

Voces falam de uma forma como se fosse “da oracle” essa decisão…

por favor…

[quote=chun]Voces falam de uma forma como se fosse “da oracle” essa decisão…

por favor…[/quote]

De quem é então?

[quote=mrapha][quote=chun]Voces falam de uma forma como se fosse “da oracle” essa decisão…

por favor…[/quote]

De quem é então?[/quote]

Da Sun… e FAZ BASTANTE TEMPO que ela faz este joguinho…

dá um tempo…

[quote=chun][quote=mrapha][quote=chun]Voces falam de uma forma como se fosse “da oracle” essa decisão…

por favor…[/quote]

De quem é então?[/quote]

Da Sun… e FAZ BASTANTE TEMPO que ela faz este joguinho…

dá um tempo…
[/quote]

Nós temos visto justamente a Oracle estar seguindo com essa idéia ao invés de rompê-la…
Por favor, chun, explique com o mínimo de detalhes o conhecimento que você tem que o leva a dizer isso para que possamos, então, pensar corretamente…

Engraçado como a galera que não sabe história fala merda sobre a Oracle.
Só pra lembrar, a Oracle inovou no início do “levante SQL” justamente por lutar por padrões abertos (no caso, a linguagem SQL).
Continuando, eu me lembro quando ela comprou o InnoDB e veio todo aquele drama também. E o que daquele drama se concretizou? Nada.
Em seguida, veio o drama de que a Oracle ia ferrar o Netbeans (esta era ótima). O que ela fez? Deu preferência a ele ao invés do JDeveloper.
E teve também a história do Berkeley DB, que a Oracle comprou e nem por isto privou ninguém de NADA.
Ah, e os componentes JSF também, que muita gente falou que seriam cobrados e bla bla bla bla bla…
A lista é grande.

Vem cá: se a Sun não tivesse sido comprada pela Oracle, e tivesse pedido concordata, vocês realmente acham que apenas a “comunidade” teria condições de manter o Java?
Não tá na hora de vocês crescerem um pouco e mostrarem um pouco de gratidão pra quem tá pagando seu salário não?

Bom, falar é bobagem. Pra mostrar o quão errada esta galera está, aqui vão alguns links:

Os projetos open source da Oracle: http://oss.oracle.com/
Os projetos open source da Oracle voltados pro Linux: http://oss.oracle.com/projects/

Tem vários. Então que tal se a gente como comunidade passasse a valorizar um dos membros que, sem sombra de dúvidas, contribuiu pra ela MUITO MAIS do que qualquer membro deste fórum hein?

[quote=mrapha]
Nós temos visto justamente a Oracle estar seguindo com essa idéia ao invés de rompê-la…
Por favor, chun, explique com o mínimo de detalhes o conhecimento que você tem que o leva a dizer isso para que possamos, então, pensar corretamente…[/quote]

Cara , voce está atribuindo super poderes a Oracle… xoramingando por algo que ela apenas MANTEVE e não foi a criadora…

Eu até entendo a Oracle , o que esta tentando evitar é JVM’s mutantes… por enquanto a unica forma que ela encontrou foi esta…

Obrigado por ter explicitado mais as idéias chun =)
Estou ciente desta responsabilidade que a Oracle tras, hoje ela mantém de forma muito boa o Java. O problema não é o desenvolvimento do Java 7… não é o OpenJDK… essas coisas são excelentes! Até mesmo se ela quiser cobrar por uma versão premium com mais funcionalidades do Java será muito bom pra quem desenvolve e quiser comprar.

O problema maior é que um projeto Open Source não pode discriminar outro projeto similar… o Apache lançou o TomCat, mas não é por isso que o GlassFish foi descartado… O Harmony do Apache está sendo ignorado pela Oracle como ferramenta similar à OpenJDK… a Oracle não está admitindo que outra empresa concorra no mesmo nível que ela dentro do Java… isso não é ser Open Source…

Bom…

O OpenJDK é GPL , o Harmony não… e isso é a MAIOR briga…

Quanto ao tomcat , o glassfish veio depois e com certeza está a anos luz na frente do pobre tomcat.

A Oracle quer derivações do GPLed OpenJDK e não IMPLEMENTAÇÕES EM OUTRAS LICENCAS…

E isto é que está pegando…

A situação explícita é diferente, vou citar aqui um trecho da reportagem que vi no site IDGNOW

Até o momento não discordo de nenhum posicionamento da Oracle.

E particularmente sou mais favorável a GPL (OpenJDK).

De todas as pérolas que surgem nesse fórum, essa foi sem sombra de dúvidas a que mais me doeu o estômago.

De todas as pérolas que surgem nesse fórum, essa foi sem sombra de dúvidas a que mais me doeu o estômago.[/quote]

E é mentira?

De todas as pérolas que surgem nesse fórum, essa foi sem sombra de dúvidas a que mais me doeu o estômago.[/quote]

E é mentira? [/quote]

:!: :smiley: É!

E é mentira? [/quote]

:!: :smiley: É![/quote]

Bem: eu vivo de Java. E quem mantém a maior parte do desenvolvimento da plataforma é a Oracle.

Então, querendo ou não amiguinhos, sinto em contar-lhes, mas BOA parte do seu salário (caso seja como eu, um profissional Java), é fruto do investimento dela.

Sorry…