Oracle processa Google por violação de patente e direitos autorais

Na verdade o que existe é um grande jogo de interesses por trás do registro de patentes, as empresas do EUA registram o máximo de patentes possíveis, mesmo que numca irão utilizadas, e aí quando alguem cria um produto bom, eles vão e estudam o produto para ver se está violando alguma patente deles.

Aí, caso esteja violando, ou paga os royalties ou entra em um “acordo” em que a empresa deixa voce usar as patentes dela desde que você deixe que ela use suas patentes. Chega a dar nojo esse “mercado de patentes” de tanta coisa absurda que rola, como por exemplo o cara que patentiou o LinkedList e o que patentiou o emoticon.

Uma dúvida que tenho é, pq não desenvolvem isto fora dos EUA? pq dessa forma não estaria violando patente nenhuma certo? e aí só pagariam os royalties pra entrar no mercado americano.

Parece que o Google já respondeu: http://www.h-online.com/open/news/item/Google-calls-Oracle-s-lawsuit-an-attack-on-open-source-Java-1059454.html

[quote=mochuara][quote=bruno.braga]A Oracle pode até achar que tem o direito de reclamar alguma coisa.

Mas uma coisa é ter o direito, outra coisa é exercer o direito e junto fuder a comunidade e usuáros Android.
A Oracle está se esforçando para queimar sua imagem junto da comunidade.[/quote]

Acho que vc está confundindo as coisas. Android é um projeto de 2005 do Google e até onde sei o Google nunca licensiou o Java da Sun. Isso significa que Android, por não ser Java, não roda as mesmas aplicações, não esta sujeito ao JCP, e por serem coisas totalmente diferentes, obviamente não tem a mesma comunidade. Na verdade, existe um conflito de interesses entre as partes, por exemplo, eu como programador Java não gostaria que a plataforma fragmentasse, mas imagino que o programador Android pense diferente, porque de outra forma ele não existiria.

[/quote]

Não entendi o que falou.
Mas mantenho a mesma opinião. Não se a Oracle tem direito a algo, mas se tiver ter direito é uma coisa. Exercer esse direito para fuder a comunidade é outra.

Ex: a Oracle tem o direito de acabar com o OpenSolaris, tem o direito de deixar de investir no Java (situação hipotetica que não vai acontecer), tem o direito de fazer muita coisa. Mas ela vai continuar exercendo seus direitos a qualquer custo?
Isso é ridiculo :stuck_out_tongue:

[quote=bruno.braga][quote=mochuara][quote=bruno.braga]A Oracle pode até achar que tem o direito de reclamar alguma coisa.

Mas uma coisa é ter o direito, outra coisa é exercer o direito e junto fuder a comunidade e usuáros Android.
A Oracle está se esforçando para queimar sua imagem junto da comunidade.[/quote]

Acho que vc está confundindo as coisas. Android é um projeto de 2005 do Google e até onde sei o Google nunca licensiou o Java da Sun. Isso significa que Android, por não ser Java, não roda as mesmas aplicações, não esta sujeito ao JCP, e por serem coisas totalmente diferentes, obviamente não tem a mesma comunidade. Na verdade, existe um conflito de interesses entre as partes, por exemplo, eu como programador Java não gostaria que a plataforma fragmentasse, mas imagino que o programador Android pense diferente, porque de outra forma ele não existiria.

[/quote]

Não entendi o que falou.
Mas mantenho a mesma opinião. Não se a Oracle tem direito a algo, mas se tiver ter direito é uma coisa. Exercer esse direito para fuder a comunidade é outra.

Ex: a Oracle tem o direito de acabar com o OpenSolaris, tem o direito de deixar de investir no Java (situação hipotetica que não vai acontecer), tem o direito de fazer muita coisa. Mas ela vai continuar exercendo seus direitos a qualquer custo?
Isso é ridiculo :P[/quote]

Relaxa, android é irrelevante para a indústria mobile. E como já havia dito anteriormente, um projeto secundário do google. Querer comparar com o que já foi investido em JavaME, isso sim é ridículo.

[quote=mochuara]

Relaxa, android é irrelevante para a indústria mobile. E como já havia dito anteriormente, um projeto secundário do google. Querer comparar com o que já foi investido em JavaME, isso sim é ridículo.[/quote]

Irrelevante? em que planeta você está?, a utilização do Android é um fenômeno que está acontecendo na industria móbile. Realmente o que foi investido no JAVAMe é muito mais do que no Android, porém não se compara com a potencia que é.

E eu acho que faltou HOMBRIDADE da Oracle, em processar o Google sem antes tentar pedir um acordo ou alguma coisa do gênero independente de direitos autorais.

[quote=Luiz Aguiar][quote=mochuara][quote=Rubem Azenha][quote]An order that all copies made or used in violation of Oracle America?s copyrights,
and all means by which such copies may be reproduced, be impounded and destroyed or
otherwise reasonably disposed of;[/quote]

Ainda bem que eu nao comprei nenhum celular Android, hahahaha[/quote]

Isso deve explicar porque o google tratou de abandonar o projeto do seu device android. Provavelmente eles ja tinham informação do que estaria por vir.[/quote]
Eles abandonaram porque o Nexus One não vendeu nada perto dos outros “grandes” smartphones e a loja online foi um fracasso total, como eles mesmo pronunciaram publicamente, não tem absolutamente nada a ver com Java/Oracle.

[]s[/quote]

++

E segundo eles, foi mais para ‘divulgar’ o Android.

[quote=mochuara][quote=bruno.braga][quote=mochuara][quote=bruno.braga]A Oracle pode até achar que tem o direito de reclamar alguma coisa.

[/quote]

Não entendi o que falou.

Isso é ridiculo :P[/quote]

Relaxa, android é irrelevante para a indústria mobile. E como já havia dito anteriormente, um projeto secundário do google. Querer comparar com o que já foi investido em JavaME, isso sim é ridículo.[/quote]

Vc só pode estar de sacanagem né?
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/08/uso-de-smartphones-com-android-passa-iphone-nos-eua-diz-pesquisa.html

Não pela questão de estar a frente de X ou Y, mas está ali, brigando junto, e isso é ser irrelevante?

Alguém leu a resposta oficial da Google?

Segundo a própria Google, essa disputa é do tempo da Sun. Sim, não foi a “malvada” Oracle, mas a própria Sun que vinha há anos negociando indenização por essas violações de patentes. Tanto a Sun quanto a Oracle vêm tentando acordo, como não conseguiu, resolveu processar.

Interessante porque como a Oracle não tem tanto diálogo com a comunidade quanto a Sun tinha, qualquer notícia dela gera um pânico absurdo. A Sun é sempre tratada como a virgem violentada e a Oracle como a predadora que só pensa em si mesmo e destrói tudo no caminho.

O Google está se baseando na licença da plataforma para continuar os projetos.

Será mesmo que um software mesmo livre tenha que se submeter a patentes cobertas pela licença? Isso não seria o mesmo que “falar sim e não ao mesmo tempo”?
Algumas notíciais expressam esta preocupação, tal como a o link http://br-linux.org/2010/oracle-java-e-google-os-riscos-da-estrategia-de-terra-arrasada-da-oracle-para-lucrar/.

Com tudo isso ainda acho que resposta do Google é válida. Afinal, uma vez que a plataforma tenha sido definida sob uma licença e empresa detentora do produto deverá seguir as regras da licença.

Att.

Vi um artigo (http://www.infoq.com/news/2010/08/oracle_sues_google) que apresentou uma discussão interessante: Oracle está aparentemente processando o Google sobre a utilização de técnicas patenteadas utilizadas em uma máquina virtual que não é uma máquina virtual Java (Davlik VM, no caso). Deste ponto de vista faz sentido o processo.

Att.

Em diversos feeds que tenho aqui de sites de TI e Java o assunto está bem tenso. Inclusive tenho acompanhado do blog do Gosling e a posição dele agora está bem clara que ele não gostou da compra da Sun pela Oracle. Há algum tempo ele estava “quieto e neutro”. No blog dele há um post interessante (http://nighthacks.com/roller/jag/entry/quite_the_firestorm) que a Sun já sabia dessa violação e chegou a abrir as negociações com a Google, porém a Google não concordou com os termos e as conversas não seguiram. Cabe lembrar que muitos engenheiros do Dalvik são ex-Sun. Segundo Gosling confirmou em outro post os advogados da Oracle se “intere$$aram muito” sobre esse assunto. (http://nighthacks.com/roller/jag/entry/the_shit_finally_hits_the)

Não é de hoje saber da briga da Apache com a Sun em relação ao TCK e ao uso da GPL. A Apache sempre brigou por um Java mais livre, e inclusive fez sua própria implementação do JSE: O Apache Harmony. Inclusive há muitas JSRs no JCP onde a Apache votou como neutro reclamando sobre as licenças e pontos obscuros nas specs e principalmente no TCK.

Será que a Oracle vai fazer confusão com a Apache também? Como será as relações entre a Oracle a Apache daqui para a frente? A relação entre Sun e Apache eram bem tensas.

Do IDGNow

[quote]Artigo: Seria a Oracle o novo Darth Vader do mundo da tecnologia?

Todo mundo ama odiar um arquivilão. No mundo da tecnologia, está claro que a Microsoft não ocupa mais o posto ? ela já não é uma grande ameaça ? portanto, o lugar está vago para candidatos. Será o novo eleito a Apple? Os problemas com a antena do iPhone 4 e a política de restrições em sua loja de aplicativos a tornam uma forte candidata. E a Google? Mostra que não veio a passeio com sua relação duvidosa com o governo chinês e a negociação para corromper a neutralidade da rede. O Facebook até que vem a cabeça, mas, convenhamos, a rede social ainda não é uma gigante da indústria tecnológica.[/quote]

Mais na fonte: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/08/16/artigo-seria-a-oracle-o-novo-darth-vader-do-mundo-da-tecnologia/

Só sei que com esse tanto de notícia, o Java vai “bombar” no ranking do TIOBE. :lol:

Ai o nosso ilustre usuario “tiobe” vai criar um post aqui com o titulo: “”“ATENÇÃO Java volta ao topo das linguagens, não é o fim do java, voltem das colinas!!!”"" :lol: :lol: :lol: :lol:

[quote=guilhermevh][quote=mochuara]

Irrelevante? em que planeta você está?, a utilização do Android é um fenômeno que está acontecendo na industria móbile. Realmente o que foi investido no JAVAMe é muito mais do que no Android, porém não se compara com a potencia que é.

E eu acho que faltou HOMBRIDADE da Oracle, em processar o Google sem antes tentar pedir um acordo ou alguma coisa do gênero independente de direitos autorais.

[/quote]

Sem um device a altura para competir com o iphone pelo coração dos consumidores, não vai ser a motorola e a lg que vai salvar o android. Na verdade, com essa bomba da Oracle, é bem provável que fabricantes e operadoras evitem o SO do google a todo custo, e como o mercado mobile impõe um ciclo de vida de 8 meses em média por aparelho, seja lá o que vc chama de fenômeno, vai se extinguir na mesma velocidade que apareceu.

[quote=Adelar]Vi um artigo (http://www.infoq.com/news/2010/08/oracle_sues_google) que apresentou uma discussão interessante: Oracle está aparentemente processando o Google sobre a utilização de técnicas patenteadas utilizadas em uma máquina virtual que não é uma máquina virtual Java (Davlik VM, no caso). Deste ponto de vista faz sentido o processo.

Att.[/quote]

Foi isso que entendi tb, e se for verdade, achei muito feio o google querer colocar a Oracle contra o que ela chama de “comunidade Java opensource”.

Sinceramente, estou de saco cheio do google se comportar como defensor de padrões e liberdade, quando na mesma semana saiu a notícia que ela está de conchavo com operadoras para privatizar a internet móvel.

Morte ao Google!

Eu sei que ultimamente temos discordado em várias discussões mas, dessa vez, sobre esse ponto, também faço minhas as suas palavras.

Ai o nosso ilustre usuario “tiobe” vai criar um post aqui com o titulo: “”“ATENÇÃO Java volta ao topo das linguagens, não é o fim do java, voltem das colinas!!!”"" :lol: :lol: :lol: :lol: [/quote]

espero que sim! :lol:

Um bom artigo falando sobre o assunto:
http://www.theserverside.com/report/The-Oracle-Google-Patent-Lawsuit-Demystified

Não é só uma notícia. Explica sobre a validade do processo em si.

[quote=mochuara][quote=guilhermevh][quote=mochuara]

[/quote]

Sem um device a altura para competir com o iphone pelo coração dos consumidores, não vai ser a motorola e a lg que vai salvar o android. Na verdade, com essa bomba da Oracle, é bem provável que fabricantes e operadoras evitem o SO do google a todo custo, e como o mercado mobile impõe um ciclo de vida de 8 meses em média por aparelho, seja lá o que vc chama de fenômeno, vai se extinguir na mesma velocidade que apareceu.
[/quote]

Vc só pode ter tido uma lavagem cerebral cara.
Tudo pra vc é iPhone, adora criar flame com isso, e parece que não se ‘antena’ na qualidade dos aparelhos com Android, mas tudo bem, vc n é o único que vejo assim…