[quote]Oracle propôs uma ação contra Google por infração de patente e direitos autorais relacionado ao uso do Java no Android:
“In developing Android, Google knowingly, directly and repeatedly infringed Oracle’s Java-related intellectual property. This lawsuit seeks appropriate remedies for their infringement”, disse Karen Tillman, porta voz da Oracle.
Uma grande discussão está acontecendo em diversos fóruns, blogs e no Twitter quanto as recentes ações da experiente empresa de Larry Ellison com relação à tecnologia Java, herdada da Sun Microsystems.
Agora sim eu ergo meu nariz, levanto minha cabeça, encho o peito e grito: FUUUU… JAM PARA AS COLINAS!
Falando sério, isso é tiro no pé! Vai afugentar desenvolvedores do JCP e da comunidade. Muitos vão dizer que a Oracle tem razão, mas muitos vão se perguntar “quem vai ser o próximo?”.
É. Sinceramente, depois desse passo da Oracle, acabei de perder a fé no caminho que o Java vai tomar nos proximos anos. Posso até trabalhar co a tecnologia, mas não a verei mais da maneira ingenua que a via, como uma tecnologia LIVRE.
mas será que não foi o fato do google criar o android “por fora” do JCP e com uma máquina virtual diferente que a Oracle processou? Os analistas que li na época, acharam estranho a SUn não processar tb, como ela fez com a Microsoft. Pq uma das fontes de receita da SUn seria perdida, ela cobra royalts das empresas que instalam vm no celular, e parece que o google criou uma diferente justamente para evitar essa cobrança.
mas mesmo assim, será que é valido isso? Valido no sentido da liberadade de usar o java pra fazer o que quiser. Se bem que segundo o documento o Google mudou boa parte das patentes
Basicamente, as patentes não são o Java EM SI, mas sim coisas relativas a segurança e alguns infringimentos de copyright. Resumindo: é um processo justo e que a própria Sun muito provávelmente acabaria fazendo se não tivesse sido comprada pela Oracle.
Aliás, há um grave problema na nossa área. Qualquer matéria publicada em um site qualquer vira um monstro gigantesco, pois poucos fazem o básico: conferir as fontes. Este é um caso clássico: todo mundo dizendo “Oracle deu um tiro no pé”, “Oracle ferrou o Java”, “Java não é mais livre”, “Java acabou” e NINGUÉM se deu o trabalho de procurar o processo.
A situação não parece realmente tão simples, e pelo que parece e já foi falado por outros analistas de mercado, a Oracle estaria sim fazendo o que esta dentro dos seus direitos.
[quote=kicolobo]É um PDF que ta liberado no scribd.
Basicamente, as patentes não são o Java EM SI, mas sim coisas relativas a segurança e alguns infringimentos de copyright. Resumindo: é um processo justo e que a própria Sun muito provávelmente acabaria fazendo se não tivesse sido comprada pela Oracle.
Aliás, há um grave problema na nossa área. Qualquer matéria publicada em um site qualquer vira um monstro gigantesco, pois poucos fazem o básico: conferir as fontes. Este é um caso clássico: todo mundo dizendo “Oracle deu um tiro no pé”, “Oracle ferrou o Java”, “Java não é mais livre”, “Java acabou” e NINGUÉM se deu o trabalho de procurar o processo.[/quote]
Tiro no pé? Se no futuro aplicações Android tiverem que ser criadas usando .NET/CLR eu diria que foi um tiro na cabeça do Java.
[quote=mochuara][quote=kicolobo]É um PDF que ta liberado no scribd.
Aliás, há um grave problema na nossa área. Qualquer matéria publicada em um site qualquer vira um monstro gigantesco, pois poucos fazem o básico: conferir as fontes. Este é um caso clássico: todo mundo dizendo “Oracle deu um tiro no pé”, “Oracle ferrou o Java”, “Java não é mais livre”, “Java acabou” e NINGUÉM se deu o trabalho de procurar o processo.[/quote]
Tiro no pé? Se no futuro aplicações Android tiverem que ser criadas usando .NET/CLR eu diria que foi um tiro na cabeça do Java.[/quote]
Você realmente acha que .NET seria utilizado em android? acho que é mais facil fazer uns ajustes em ruby e fazer isso em ruby do que fazer em .NET, a microsoft é muito autoritaria pra liberar as coisas assim, quer um exemplo ja viu QRCode? tem um que so serve com a própria microsoft =)
Dei uma lida no documento e não é tão inofensivo assim, pelo menos duas das patentes parecem bem graves:
Isso é o JIT, que é muito importante no Android, principalmente depois do 2.1
Essa é meio generica demais, mas parece ser sobre a geração do bytecode e depois do jar (apk no Android). Tb super importante.
Ta na cara que a Oracle está buscando retorno máximo em cima da aquisição da Sun. Eles tem um time de advogados que precisam mostrar serviço. Claro que o Google, tendo “dinheiro infinito” vai acabar saindo dessa. Mas fica o alerta da “cultura Oracle”.
A oracle processa, o google entre com uma proposta e no final os dois abandonam o ficam felizes e contentes com algum tipo de estratégia em conjunto aumentanto a integração dos serviços ou pagando os devidos direitos.
O resultado final pode até ser melhor para todos nós.
[quote=guialeixo][quote=mochuara][quote=kicolobo]É um PDF que ta liberado no scribd.
Tiro no pé? Se no futuro aplicações Android tiverem que ser criadas usando .NET/CLR eu diria que foi um tiro na cabeça do Java.[/quote]
Você realmente acha que .NET seria utilizado em android? acho que é mais facil fazer uns ajustes em ruby e fazer isso em ruby do que fazer em .NET, a microsoft é muito autoritaria pra liberar as coisas assim, quer um exemplo ja viu QRCode? tem um que so serve com a própria microsoft =)[/quote]
Até o mono vai rodar no android, ou seja, aplicações escritas em c#. Já está até para entrar no beta. E já roda até no IPhone como monotouch. http://www.go-mono.com/monodroid/
O que eu não entendo é o seguint:, com o openjdk, squawk(todos opensource sobre gpl) como a oracle processa o google por quebra de patentes?
Qualquer pessoa cria uma máquina virtual com esses dois projetos abertos ae.
Vou ler o link do kiko para saber mais.
O que me impressiona é que o pessoal ficava falando tanto da Microsoft e a ameaça de um processo para um projeto Open Source veio direto de uma outra empresa…
[quote]An order that all copies made or used in violation of Oracle America?s copyrights,
and all means by which such copies may be reproduced, be impounded and destroyed or
otherwise reasonably disposed of;[/quote]
Ainda bem que eu nao comprei nenhum celular Android, hahahaha