Mas se a Google deixasse isso a cargo da Sun, o Android não seria nada, é só olhar para o intervalo de atualizações do MIDP…
E pelamor, a $$Oracle$$ me cheira mal ultimamente…
Mas se a Google deixasse isso a cargo da Sun, o Android não seria nada, é só olhar para o intervalo de atualizações do MIDP…
E pelamor, a $$Oracle$$ me cheira mal ultimamente…
Pelo que eu li ali no link do kiko acredito que isso não dê muito pano para manga não. A oracle alegou que a plilha da dalvik roda programas java( mas a dalvik nem roda bytecodes java), e que possui um JIT na vm (recurso que foi a microsoft quem criou para a clr, porque na época java ainda era interpretado). Achei as afirmações muito vagas.
Na época a microsoft processou linuxs e afins por causa de um duplo clique de mouse, e não deu em nada.
Vamos acompanhar.
[quote=guialeixo][quote=mochuara][quote=kicolobo]É um PDF que ta liberado no scribd.
Basicamente, as patentes não são o Java EM SI, mas sim coisas relativas a segurança e alguns infringimentos de copyright. Resumindo: é um processo justo e que a própria Sun muito provávelmente acabaria fazendo se não tivesse sido comprada pela Oracle.
Aliás, há um grave problema na nossa área. Qualquer matéria publicada em um site qualquer vira um monstro gigantesco, pois poucos fazem o básico: conferir as fontes. Este é um caso clássico: todo mundo dizendo “Oracle deu um tiro no pé”, “Oracle ferrou o Java”, “Java não é mais livre”, “Java acabou” e NINGUÉM se deu o trabalho de procurar o processo.[/quote]
Tiro no pé? Se no futuro aplicações Android tiverem que ser criadas usando .NET/CLR eu diria que foi um tiro na cabeça do Java.[/quote]
Você realmente acha que .NET seria utilizado em android? acho que é mais facil fazer uns ajustes em ruby e fazer isso em ruby do que fazer em .NET, a microsoft é muito autoritaria pra liberar as coisas assim, quer um exemplo ja viu QRCode? tem um que so serve com a própria microsoft =)[/quote]
Ruby, ou voce quis dizer Python?
[quote=Rubem Azenha][quote]An order that all copies made or used in violation of Oracle America?s copyrights,
and all means by which such copies may be reproduced, be impounded and destroyed or
otherwise reasonably disposed of;[/quote]
Ainda bem que eu nao comprei nenhum celular Android, hahahaha[/quote]
Isso deve explicar porque o google tratou de abandonar o projeto do seu device android. Provavelmente eles ja tinham informação do que estaria por vir.
[quote=mochuara][quote=Rubem Azenha][quote]An order that all copies made or used in violation of Oracle America?s copyrights,
and all means by which such copies may be reproduced, be impounded and destroyed or
Isso deve explicar porque o google tratou de abandonar o projeto do seu device android. Provavelmente eles ja tinham informação do que estaria por vir.[/quote]
Se for mesmo o que está descrito no papel. No papel diz que o que foi utilizado na dalvik são os algoritmos patenteados da sun. Se for mesmo a pancada vai ser forte.
Sinceramente, não vejo o motivo para tanto barulho.
A Oracle esta processando o google pela violação das patentes exatamente como a Sun já havia feito anteriormente com a MicroSoft.
Creio que muita gente ainda esta procurando motivos desde a compra da sun para dizer que o Java acabou ou qqualquer coisa do tipo. Devemos encarar a noticia exatamente como ela foi mostrada e deixemos o “catastrofismo” para jornais e jornalistas que vivem disso.
Creio que a noticia tem seu interesse para a comunidade no que diz sentido ao android mas levar isso a uma teoria do futuro do java… é um grande equivoco
[quote=Leonardo3001]O que me impressiona é que o pessoal ficava falando tanto da Microsoft e a ameaça de um processo para um projeto Open Source veio direto de uma outra empresa…
O Miguel de Icaza disse que dá pra usar C# (http://tirania.org/blog/archive/2010/Aug-13.html):
É Richard Stallman, onde está o seu deus agora?
[/quote]
Falar pro Google parar de usar Java e usar C#? To chorando de rir com essa piada!
only require that you have a full implementation
Sabe por que o Google inventou o Dalvik, e não usou o Java de vez? Exatamente para não implementar a plataforma toda!
E o quê o Stallman tem a ver com toda essa história? Ele foi quem mais avisou sobre esta armadilha.
[quote=Danfael]Sinceramente, não vejo o motivo para tanto barulho.
A Oracle esta processando o google pela violação das patentes exatamente como a Sun já havia feito anteriormente com a MicroSoft.
Creio que muita gente ainda esta procurando motivos desde a compra da sun para dizer que o Java acabou ou qqualquer coisa do tipo. Devemos encarar a noticia exatamente como ela foi mostrada e deixemos o “catastrofismo” para jornais e jornalistas que vivem disso.
Creio que a noticia tem seu interesse para a comunidade no que diz sentido ao android mas levar isso a uma teoria do futuro do java… é um grande equivoco
[/quote]
Talvez o problema é que o google não é a M$! Já pensou o mico que vai ser um projeto que gera 0 de receita para a empresa ainda causar o prejuizo de 1.5 bilhão? Por outro lado imagina o prejuízo de imagem perante a comunidade android se eles tiverem que programar em HTML5.
[quote=mochuara][quote=Rubem Azenha][quote]An order that all copies made or used in violation of Oracle America?s copyrights,
Isso deve explicar porque o google tratou de abandonar o projeto do seu device android. Provavelmente eles ja tinham informação do que estaria por vir.[/quote]
Eles abandonaram porque o Nexus One não vendeu nada perto dos outros “grandes” smartphones e a loja online foi um fracasso total, como eles mesmo pronunciaram publicamente, não tem absolutamente nada a ver com Java/Oracle.
[]s
[quote=Luiz Aguiar]
Eles abandonaram porque o Nexus One não vendeu nada perto dos outros “grandes” smartphones e a loja online foi um fracasso total, como eles mesmo pronunciaram publicamente, não tem absolutamente nada a ver com Java/Oracle.
[]s[/quote]
“Sorte” pra eles, porque se comprovado violação de patentes, pode-se presumir que quanto maior o numero de devices android vendidos, mais o google tera que pagar para a Oracle.
Pra um projeto que não era nem prioridade na empresa, isso é sério.
Não foi a MS que criou o JIT, embora ela adore insinuar que sim. Já existia desde 1989 e própria Sun já estava desenvolvendo, só que a MS conseguiu colocar no .NET primeiro que ela.
A Oracle pode até achar que tem o direito de reclamar alguma coisa.
Mas uma coisa é ter o direito, outra coisa é exercer o direito e junto fuder a comunidade e usuáros Android.
A Oracle está se esforçando para queimar sua imagem junto da comunidade.
A situação está um pouco tensa mesmo. Mas penso ser muito alarde para pouca coisa. Na verdade não sabemos se a Google realmente violou a patente, mas penso que se realmente violou porque a Oracle deve dar uma de boazinha e deixar por isso mesmo apenas para manter a fama de “boa vizinha”?
Obvio que inicialmente a notícia assusta um pouco, mas quem não deve não teme. Se é apenas FUD veremos logo adiante, pois duvido que a Google faça como a Novel fez…
A discução está rolando solta no Br-Linux também: http://br-linux.org/2010/oracle-processa-google-pelo-seu-uso-do-java-no-android/
O Gosling postou no seu blog sobre o assunto, e a discução está bem quente: http://nighthacks.com/roller/jag/entry/the_shit_finally_hits_the . Segundo Gosling Not a big surprise, e tambem During the integration meetings between Sun and Oracle where we were being grilled about the patent situation between Sun and Google, we could see the Oracle lawyer’s eyes sparkle. Na verdade sempre houve em toda a comunidade opensource um “pé atrás” contra os termos de licenciamento do Java, inclusive duras críticas ao pessoal da Apache, o que motivou o Harmony.
Eu respeito muito o Gosling, mas comentários seus do tipo “With Oracle, everything is always about money. It is the only metric they know” me soam como “ego ferido” pela morte da tão amada Sun. Todas empresas possuem “metricas em dinheiro”, e não vejo em hipótese alguma errada a postura da Oracle. Como eu já disse acima: se violou as patentes, leva processo mesmo. Dá próxima vez aprenda a fazer algo sem violar as patentes.
Navegando no Slashdot notei que há uma notícia anunciando que a Oracle finalmente acabou com o projeto OpenSolaris: http://news.slashdot.org/story/10/08/13/1850232/The-Future-of-OpenSolaris-Revealed
Será que a Oracle não fez um min-FUD para não deixar essa notícia do OpenSolaris ter muito alarde, já que há algum tempo a comunidade do OpenSolaris “reclama” por notícias?
[quote=bruno.braga]A Oracle pode até achar que tem o direito de reclamar alguma coisa.
Mas uma coisa é ter o direito, outra coisa é exercer o direito e junto fuder a comunidade e usuáros Android.
A Oracle está se esforçando para queimar sua imagem junto da comunidade.[/quote]
Acho que vc está confundindo as coisas. Android é um projeto de 2005 do Google e até onde sei o Google nunca licensiou o Java da Sun. Isso significa que Android, por não ser Java, não roda as mesmas aplicações, não esta sujeito ao JCP, e por serem coisas totalmente diferentes, obviamente não tem a mesma comunidade. Na verdade, existe um conflito de interesses entre as partes, por exemplo, eu como programador Java não gostaria que a plataforma fragmentasse, mas imagino que o programador Android pense diferente, porque de outra forma ele não existiria.
[quote=kicolobo]Como eu disse, se a Oracle não tivesse processado a Google, com certeza a Sun o faria.
Sabendo história tudo fica muito mais claro: http://www.itworld.com/071116googlesun[/quote]
Não há como saber se a SUN iria ou não processar, sabemos apenas que a Oracle fez.
[quote=mochuara][quote=bruno.braga]A Oracle pode até achar que tem o direito de reclamar alguma coisa.
A Oracle está se esforçando para queimar sua imagem junto da comunidade.[/quote]
Acho que vc está confundindo as coisas. Android é um projeto de 2005 do Google e até onde sei o Google nunca licensiou o Java da Sun. Isso significa que Android, por não ser Java, não roda as mesmas aplicações, não esta sujeito ao JCP, e por serem coisas totalmente diferentes, obviamente não tem a mesma comunidade. Na verdade, existe um conflito de interesses entre as partes, por exemplo, eu como programador Java não gostaria que a plataforma fragmentasse, mas imagino que o programador Android pense diferente, porque de outra forma ele não existiria.
[/quote]
O que estava escrito no processo é que o google usou a mesma tecnologia existente na vm da oracle. Mesmo assim achei muito estranho. Eles devem ter pego o código fonte e vasculhado por alguma coisa.
Não foi a MS que criou o JIT, embora ela adore insinuar que sim. Já existia desde 1989 e própria Sun já estava desenvolvendo, só que a MS conseguiu colocar no .NET primeiro que ela. [/quote]
Isso eu não sabia. Sabia apenas que a microsoft tinha lançado a sua vm com um antes da sun com java. Mas hoje quem quiser escrever um compilador desses não tem muito trabalho não. Esse é mais um motivo pela qual acho esse processo estranho.
[quote=Sombriks][quote=kicolobo]Como eu disse, se a Oracle não tivesse processado a Google, com certeza a Sun o faria.
Sabendo história tudo fica muito mais claro: http://www.itworld.com/071116googlesun[/quote]
Não há como saber se a SUN iria ou não processar, sabemos apenas que a Oracle fez.
[/quote]
Sim, mas a Sun já processou a MS e outras empresas por causa do Java e de patentes.
Nos EUA é um exagero de patentes… tem patente de tudo e anos depois que uma tecnologia está sendo usada vão lá e processam. No Brasil é justamente o contrário.