Finalmente boas notícias (parece!) http://www.finanznachrichten.de/18537066
E aqui o anúncio oficial:
http://blogs.oracle.com/henrik/2010/11/oracle_and_apple_announce_openjdk_project_for_osx.html
[quote=Paulo Silveira]E aqui o anúncio oficial:
http://blogs.oracle.com/henrik/2010/11/oracle_and_apple_announce_openjdk_project_for_osx.html
[/quote]
ÓTIMO! Fiquei feliz agora!
Ótima notícia. ai sim !
Alguns trechos do release me chamaram a atenção:
"and the foundation for a new graphical client. " <- Ou seja, os bindings pra interface desktop vão ser atualizados! ÓTIMO!
"Apple will contribute most of the key components, tools and technology required for a Java SE 7 implementation on Mac OS X, <- Quais serão os componentes que não serão contribuidos? Será que nós que usamos Macs continuaremos no mesmo atraso de antes ou será que com a Oracle a coisa muda de figura? (torço pra que sim!)
“ncluding a 32-bit and 64-bit HotSpot-based Java virtual machine” <- Ótimo! Gente com Mac OS mais antigo também vai se beneficiar!
Estava já pensando em largar o Mac por causa do Java e outros motivos, mas agora talvez eu fique mais um tempinho.
Eita notícia boa pra salvar o dia hein?
E eu que comprei o mac e está pra chegar, troquei meu note windows pelo mac… ja tava triste kkkk
Antes eu disse aqui no GUJ que achava que uma saída honrosa pra Apple seria abrir as modificações no JDK deles pra comunidade. Confesso que na época disse como algo utópico, fico feliz que tenha sido essa a saída.
E pelo post oficial, Apple e Oracle estão conversando faz tempo já. O Henrik dá até uma cutucada dizendo que a Apple “deprecou” o JDK deles cedo demais, antes da discussão ser finalizada…
Ah e somem esse anúncio ao anúncio de ontem da Oracle das versões comunitárias e fechadas do JDK. Falou-se que o OpenJDK mantém-se livre para sempre mas que a Oracle ainda terá o JDK free binário fechado para download (mesmo de hoje) e versões pagas. Reparem que o JDK que se baixa gratuitamente no site da Sun/Oracle não é um OpenJDK puro, como a Oracle mesmo disse, é um OpenJDK com certas coisas proprietárias a mais.
O anúncio de agora não diz que a Oracle irá suportar o OSX como plataforma oficial de sua VM grátis mas apenas no OpenJDK. Ou seja, as modificações proprietárias do JDK fechado não estarão disponíveis no OSX. Trocando em miúdos: várias coisas, como por exemplo a rasterização de fontes do JDK-Oracle que é bem melhor que a do OpenJDK, não estarão no OSX.
Jobs joga sujo assim mesmo…
Possivelmente estavão em um impasse nesta conversa e o jobs foi e jogou “merda” no ventilador… e a Oracle teve que aceitar para não causar mais fuduncio…
O Jobs SEMPRE jogou sujo assim.
Alguém viu a jogada da Apple ?
Agora galera vamos comprar server Leopard.
hummm acho que se isso se consolidar a parte gráfica da jvm pode dar um salto enorme, logo porque a apple num sabe fazer nada com gráficos.
Curti
o provável foi feito
[quote=K45T]Alguém viu a jogada da Apple ?
hummm acho que se isso se consolidar a parte gráfica da jvm pode dar um salto enorme, logo porque a apple num sabe fazer nada com gráficos.[/quote]
Algo interessante referente aos servers da Apple:
http://www.betanews.com/article/Apple-discontinues-Xserve-line-says-Mac-Mini-is-its-most-popular-server/1288977709
Impressão minha ou a Apple está ficando cada vez mais voltada pra usuários e menos pro mundo corporativo?
[quote=Tchello]
http://www.betanews.com/article/Apple-discontinues-Xserve-line-says-Mac-Mini-is-its-most-popular-server/1288977709
Impressão minha ou a Apple está ficando cada vez mais voltada pra usuários e menos pro mundo corporativo? [/quote]
A Apple sempre se ferrou no mercado corporativo. Ela está portanto fazendo a coisa mais inteligente que poderia fazer: reconhecer aquilo no qual é boa e defini-lo como seu foco principal. Louvável isto.
Ótima notícia. Agora quero ver o que dizem os que acham que java não é importante na plataforma da Aple.
Bom também
[quote=chun]Jobs joga sujo assim mesmo…
Possivelmente estavão em um impasse nesta conversa e o jobs foi e jogou “merda” no ventilador… e a Oracle teve que aceitar para não causar mais fuduncio…
O Jobs SEMPRE jogou sujo assim.[/quote]
De fato Jobs não é um anjo, mas vamos ter cuidado com a teoria da conspiração. (rsrsrsrsrsr)
Eu entendo que todos eles já sabiam disso e já tinham combinado, dado ao fato de uma notícia (IBM) ser consecutiva a outra (Apple).
E sinceramente, gostei muito dessa notícia, pois todas as versões próprias são atrasadas.
Vivi isso com o FreeBSD. Na empresa onde trabalho estávamos desenvolvendo um sistema muito show, tecnologia de ponta, que estava contando com recursos já conhecidos por todos nós envolvidos no projeto. Depois soubemos que uma das restrições técnicas era o FreeBSD, que é super sistema operacional, mas o Java é o JavaCafé, que por sua vez é uma versão otimizada, mas sempre atrasada. Isso prejudicou muito nosso sistema e tivemos que dar voltas e “driblar” limitações que não estávamos contando no início do projeto.
Então com isso a Apple, para mim, só ganhou ponto, refletindo em toda linha de produtos dela, uma vez que a Apple não é só Hardware e nem Software, mas sim uma junção perfeita e bem sincronizada dos dois.
Kico, concordo com você, a Apple nunca teve uma força expressiva no mundo dos servidores. Porém, todas as atitudes dela estão levando toda a sua linha de produtos a ficarem melhores. E isso é um fato. Não tinha porque eu trocar o Debian (que gosto muito) pelo Mac OS X Server, uma vez que todas as tecnologias de ponta saem para ele assim que são lançadas. Então essa do Java ajuda e muito a Apple no mundo dos servidores (ao menos soma).
Com o Mac Pro, a linha de servidores dela não ficou mais fraca, ao contrário, ficou muito mais forte. basta dar uma olhada nos compartivos. Só ocupa mais espaço (rsrsrs). Já vi servidores da IBM assim e ninguém reclama. Já o Mac OS X Server é muuuuito bom. Para mim um dos melhores servidores. Recursos muito legais. Mas sabemos que a falta de sucesso dos servidores da Apple é um conjunto de fatores além dos fatos expostos aqui. Campatibilidade, custo benefício e etc.
Se o Mac OS X Server fosse compatível com outras linhas de computadores, duvido que a Apple não teria mais entrada no mercado. Ao menos no software. Mas sabemos, como coloquei aqui no início, que os produtos da Apple são na verdade um só, hardware + software, nunca separados. Um é extensão do outro.
Att,
Jonas Lopes
[quote=Sergio Lopes]Antes eu disse aqui no GUJ que achava que uma saída honrosa pra Apple seria abrir as modificações no JDK deles pra comunidade. Confesso que na época disse como algo utópico, fico feliz que tenha sido essa a saída.
E pelo post oficial, Apple e Oracle estão conversando faz tempo já. O Henrik dá até uma cutucada dizendo que a Apple “deprecou” o JDK deles cedo demais, antes da discussão ser finalizada…
Ah e somem esse anúncio ao anúncio de ontem da Oracle das versões comunitárias e fechadas do JDK. Falou-se que o OpenJDK mantém-se livre para sempre mas que a Oracle ainda terá o JDK free binário fechado para download (mesmo de hoje) e versões pagas. Reparem que o JDK que se baixa gratuitamente no site da Sun/Oracle não é um OpenJDK puro, como a Oracle mesmo disse, é um OpenJDK com certas coisas proprietárias a mais.
O anúncio de agora não diz que a Oracle irá suportar o OSX como plataforma oficial de sua VM grátis mas apenas no OpenJDK. Ou seja, as modificações proprietárias do JDK fechado não estarão disponíveis no OSX. Trocando em miúdos: várias coisas, como por exemplo a rasterização de fontes do JDK-Oracle que é bem melhor que a do OpenJDK, não estarão no OSX.[/quote]
Olá Sergio,
Rapaz, para mim utópico seria ver uma empresa colaborando com o OpenJDK, com o porte da Apple, prestando de seus recursos e a Oracle não pensar em fazer um versão da JVM oficial deles para OSX. Seria no mínimo descabível.
Há algum exemplo que você possa citar igual? Já vimos alguma jogada B2B assim no mercado dentro da OpenJDK?
Para mim isso entra na lista da teoria da conspiração. (rsrsrsrsrsrs)
Att,
Jonas Lopes
[quote=Tchello][quote=K45T]Alguém viu a jogada da Apple ?
hummm acho que se isso se consolidar a parte gráfica da jvm pode dar um salto enorme, logo porque a apple num sabe fazer nada com gráficos.[/quote]
Impressão minha ou a Apple está ficando cada vez mais voltada pra usuários e menos pro mundo corporativo? [/quote]
Olá Tchello,
Não vejo assim.
Vejam, não é porque a Apple terminou uma linha de produto que ela esteja parando de investir para esse mercado. O Mac OS X Server está recebendo investimento pesado. Ela apenas mudou o nicho. Em vez de atacar o grande porte, como no caso dos XServer, ela passou para pequeno e médio porte, com seu Mac-mini server e Mac Pro. Se é que podemos chamar o Mac Pro de médio porte, pois ele pode receber dois processadores Intel Xeon “Westmere” de seis núcleos de 2,93 GHz, 6 GB de memória com suporte para até 32 GB e placa de vídeo até uma ATI Radeon HD 5870 de 1 GB. E dá para expandir N coisas dentro desse servidor.
Temos que ver o mercado como um todo pessoal e acompanhar as empresas pelas notícias postadas como um todo. Senão vira achismo e especulação.
Por exemplo o Ubuntu Server. É um servidor até onde sei respeitado, mas não vejo ele mais poderoso que o Mac OS X Server. Ao contrário. Colocam ele nos servidores mais simples que tem, comprando PCs “poderosos” (mas PCs) para serem servidores. E dizem que ele está querendo um mercado menor que os grandes servidores? Não!!! A Canonical está na verdade vindo devagar, esperando seu servidor ganhar espaço para se consolidar. A Apple aprendeu isso. Tentou atacar empresas como IBM, Sun e recentemente Dell. Mas viu que não deu. Então numa atitude nobre ela entendeu, atravé de estatísticas como de seu Mac-mini sendo usado como servdidor, que deveria parar de dar soco no murro e investir onde tem retorno, no pequeno e médio porte.
Eu colocaria um Mac-mini como servidor num escritório tranqüilamente. E no que fosse preciso, um Mac Pro supre com sobra.
Não estou evangelizando a Apple para os amigos do grupo, apenas mostrando o outro lado da moeda.
Att,
Jonas Lopes
Desistir do Mac por causa do java? Devia dar uma olhada no desenvolvimento para IPhone. O Mac é praticamente exigido (assim como o IPhone), e agora com a morte não oficial do J2ME, só vejo a Apple e Androids brigando pelo mercado corporativo de serviços para celulares. Não aconselho a comprar um Mac (opnião somente minha), mas não vejo porque se arrepender de comprar um. Java é o menor dos detalhes nele, acho até que o OpenJDK ganha muito mais que o Mac OS X com essa notícia.