Oracle doa OpenOffice para Fundação Apache

Mais em http://www.zdnet.com/blog/open-source/oracle-gives-openoffice-to-apache/9035
(descoberto via twitter do @brjavaman)

O artigo ainda descreve as questões do copyright da marca OpenOffice e também a questão das licenças (o OpenOffice é GPL).

Para quem pinta a Oracle como a vilã do Open-source, até que ela não é tão má.

É verdade, mas também pode ser que ela esteja vendo tudo o que ela considera não dar retorno financeiro que ela espera e que também não seja um possível concorrente com seus produtos caso ela libere, nessas condições parece que ela prefere doar a ter que manter.

Foi doado porque a Open Document Foundation arrebentou com ele. Praticamente nenhuma distro linux usa mais OpenOffice. Espero que a Apache tenha uma visão diferente da Oracle e possa dar continuidade a ele de certa forma.

Foi doado porque a Open Document Foundation arrebentou com ele. Praticamente nenhuma distro linux usa mais OpenOffice. Espero que a Apache tenha uma visão diferente da Oracle e possa dar continuidade a ele de certa forma.[/quote]

O que aconteceu é que eles acharamq ue iriam arrebentar a comunidade, fechar o OpenOffice e vender licenças. E que como muita gente usa OO, iam comprar. Mas a comunidade virou o jogo, mostrou pra Oracle que ela não manda na comuidade, criaram um fork, uma fundação… E tornaram o OO irrelevante!

Se o OO continuasse com a Oracle, iria morrer. iria dar despesa, mas sem retorno. Melhor doar mesmo.

Espero é que a Apache tenha o juízo de desenvolver o LibreOffice, ou faça um concorrente de verdade ao Libre Office. Se fopr pra seguirem a mesma linha separados, seria desperdício de recursos.

uma boa iniciativa, pelo visto a oracle não viu possibilidades de lucro e deu para quem não se “importa” com isso, pelo menos não vai matar mais ainda o projeto

Sinceramente não vejo tanta importância.
Já que se criaram um fork do open office que é o Libre Office.

Boa iniciativa… então é esperar para ver o que a Apache vai fazer com ele.

A Apache tem muitos projetos excelentes, mas penso que eles as vezes são um “asilo” de projetos que a empresa criadora não quer mais. Sempre vejo notícias de “Empresa XXX doa YYY para Fundação Apache”. E na grande parte dos casos isso cheira como "não quero mais, ‘se vira com isso’ ". O caso mais recente foi o Google Wave.
No fim isso é uma forma da Oracle se livrar do projeto sem pegar mal para ela (mais que já pegou com o fork do OpenOffice).

[quote=josenaldo]
O que aconteceu é que eles acharamq ue iriam arrebentar a comunidade, fechar o OpenOffice e vender licenças. E que como muita gente usa OO, iam comprar. Mas a comunidade virou o jogo, mostrou pra Oracle que ela não manda na comuidade, criaram um fork, uma fundação… E tornaram o OO irrelevante![/quote]

Lenda urbana.

A Oracle nunca teve intençao de fechar o OO, deixou isso claro desde o dia que comprou a Sun. Da mesma forma que nunca fechou o Berkeley DB e o InnoDB.

E o LibreOffice vivia fazendo merge sobre o OO e divulgando como novidade. A única diferença prática do LO pro OO era o filtro pro finado Work Perfect. O resto era alguma melhoria no código, pequenos bugs e ícones novos. Mesmo na versão 3.4 do LibreOffice, os recursos de verdade vinham do OO.

Se eu fosse a Oracle eu matava o OpenOffice , só para provar para a “comunidade” como o LibreOffice é apenas mais um “fork” que quer fazer “reverencia com o chapeu dos outros”…

E uma pena que o pessoal fica passando para frente certas “verdades” que nem mesmo eles entendem…

Uma pena :slight_smile: Enquanto isto… JRockKit free :wink: Java SE 7/8 , Java EE 7… e a vida continua :slight_smile:

ela não ja tinha doado a comunidade?
agora doou novamente a apache? não estou entendendo.

e pra mim continua má, deveria ter doado antes de criarmos o libre, agora é tarde!

Bom é o Google , que quebrou 520 patentes(vide caso da HTC) , usou codigo de forma indevida (vide processo da Oracle) e ainda ganha dinheiro nas costas da “comunidade”…

Isso ainda vai dar pano para manga

A Oracle não é CONTRA a comunidade OpenSource. A Oracle é A FAVOR dos lucros. E como OpenOffice não lhes dava lucro, eles também não quiseram ter gastos, investir fundos em produtos “sem retorno”. Simples assim!

OpenOffice pra mim ainda tem que melhorar muito, ainda está bem atrás do que o MSOffice é capaz e não só em recursos (pra mim o único recurso que vale a pena do OO é exportar para vários tipos, incluindo PDF), mas na usabilidade também e interface para uso.

Mas sim, é uma boa ferramenta, principalmente para entidades que utilizam softwares livres de licensa.

com certeza estará em boas mãos!!!

[quote=wescleyfcosta]

É verdade, mas também pode ser que ela esteja vendo tudo o que ela considera não dar retorno financeiro que ela espera e que também não seja um possível concorrente com seus produtos caso ela libere, nessas condições parece que ela prefere doar a ter que manter.[/quote]

Certeza,
Ela está fazendo nada mais do que doar uma BUCHA sem retorno $$$!!!

[quote=wellington.nogueira]Huahuahua…
O LibreOffice pode, agora fazer um verdadeiro merge com o OpenOffice
[/quote]

Eles já fazem isso, e divulgam como se eles que tivessem criado o recurso. MAs no próprio “Release notes” eles informam, em letras miúdas, sobre o merge.

Instalem o OO e o LO e tentem encontrar um recurso exclusivo do LO. Só achei o filtro pra Word Perfect. A contribuição deles é tirar algum código legado, melhorar uma coisinha aqui e outra ali no código, deixar de carregar alguma rotina na memória, essas coisas. Nada revolucionário.

[quote=marcosalex][quote=wellington.nogueira]Huahuahua…
O LibreOffice pode, agora fazer um verdadeiro merge com o OpenOffice
[/quote]

Eles já fazem isso, e divulgam como se eles que tivessem criado o recurso. MAs no próprio “Release notes” eles informam, em letras miúdas, sobre o merge.

Instalem o OO e o LO e tentem encontrar um recurso exclusivo do LO. Só achei o filtro pra Word Perfect. A contribuição deles é tirar algum código legado, melhorar uma coisinha aqui e outra ali no código, deixar de carregar alguma rotina na memória, essas coisas. Nada revolucionário.
[/quote]

A ODF trocou todo mecanismo de renderização dos caracteres para o cairo(suporta opengl). Isso aumentou o desempenho de todos os programas da suite. Também melhorou(muito) compatibilidade com o excel. A Oracle não fez isso em 3 anos com o openoffice. Apesar de andar lento ainda acredito que foi a melhor decisão se desmenbrar da oracle, tanto é que hoje o openoffice acabou sendo doado.

Mais uma vez culpando a Oracle pelas cagadas da Sun…

ai fica BEM dificil…

para a sua informacao nesse “tempinho” que a Oracle está comandando o Java, a plataforma avançou mais que a sun nos ultimos 8 anos…

entao… nao força.
OpenOffice nunca foi o foco da Oracle (e na minha opiniao , nem da Sun)

Esse libreoffice continua “insipido,incolor e inodoro” para mim.

[quote=chun]Mais uma vez culpando a Oracle pelas cagadas da Sun…

ai fica BEM dificil…

para a sua informacao nesse “tempinho” que a Oracle está comandando o Java, a plataforma avançou mais que a sun nos ultimos 8 anos…

entao… nao força.
OpenOffice nunca foi o foco da Oracle (e na minha opiniao , nem da Sun)

Esse libreoffice continua “insipido,incolor e inodoro” para mim.
[/quote]

Se nunca foi o foco poderiam ter liberado a marca OpenOffice. Assim a ODF nunca precisaria ter sido criada.

Foi doado porque a Open Document Foundation arrebentou com ele. Praticamente nenhuma distro linux usa mais OpenOffice. Espero que a Apache tenha uma visão diferente da Oracle e possa dar continuidade a ele de certa forma.[/quote]

O que aconteceu é que eles acharamq ue iriam arrebentar a comunidade, fechar o OpenOffice e vender licenças. E que como muita gente usa OO, iam comprar. Mas a comunidade virou o jogo, mostrou pra Oracle que ela não manda na comuidade, criaram um fork, uma fundação… E tornaram o OO irrelevante!

Se o OO continuasse com a Oracle, iria morrer. iria dar despesa, mas sem retorno. Melhor doar mesmo.

Espero é que a Apache tenha o juízo de desenvolver o LibreOffice, ou faça um concorrente de verdade ao Libre Office. Se fopr pra seguirem a mesma linha separados, seria desperdício de recursos.[/quote]

Como que eles iam fechar??
versões anteriores iam continuar por ae

ia ser criado fork da mesma maneira
blabla