Oracle doa OpenOffice para Fundação Apache

[quote=juliocbq]
Se nunca foi o foco poderiam ter liberado a marca OpenOffice. Assim a ODF nunca precisaria ter sido criada. [/quote]

A Oracle ainda estava avaliando o projeto, bem como vários outros. Eles que não quiseram esperar a decisão e se precipitaram. Aquisições desse porte demoram anos, tem projetos que ficam mais parados esperando a empresa decidir mesmo, é normal. Mas o desespero do pessoal que melou o trabalho.

E o suporte a Cairo veio do OO. Tá vendo? Até você confunde o que veio de um com de outro, que dirá o usuário comum.
http://markmail.org/message/mhjzpg7bmvn47soh
http://wiki.services.openoffice.org/wiki/New_Module

Talvez eles tenham melhorado o suporte, mas ele já existia.

Foi doado porque a Open Document Foundation arrebentou com ele. Praticamente nenhuma distro linux usa mais OpenOffice. Espero que a Apache tenha uma visão diferente da Oracle e possa dar continuidade a ele de certa forma.[/quote]

não usa mais openOffice? O que está usando agora?

Impressionante a quantidade de “analista corporativo” que existe no GUJ :slight_smile:

[quote=kicolobo]Impressionante a quantidade de “analista corporativo” que existe no GUJ :slight_smile:

[/quote]

Como é bom ser hipócrita :slight_smile:

[quote=marcosalex][quote=juliocbq]
Se nunca foi o foco poderiam ter liberado a marca OpenOffice. Assim a ODF nunca precisaria ter sido criada. [/quote]

A Oracle ainda estava avaliando o projeto, bem como vários outros. Eles que não quiseram esperar a decisão e se precipitaram. Aquisições desse porte demoram anos, tem projetos que ficam mais parados esperando a empresa decidir mesmo, é normal. Mas o desespero do pessoal que melou o trabalho.

E o suporte a Cairo veio do OO. Tá vendo? Até você confunde o que veio de um com de outro, que dirá o usuário comum.
http://markmail.org/message/mhjzpg7bmvn47soh
http://wiki.services.openoffice.org/wiki/New_Module

Talvez eles tenham melhorado o suporte, mas ele já existia.[/quote]

Eu não confundi, li no site da ODF.

http://www.libreoffice.org/download/3-4-new-features-and-fixes/

a oracle fala uma coisa e a odf fala outra.

Aí é que está, Julio. A ODF não fala o que ela fez de diferente e o que ela fez merge. A Oracle não fala nada contra, mas se você baixar e instalar o OpenOffice 3.4 vai ver esses mesmos recursos lá. E nos releases notes dos desenvolvedores do LO dá pra os merges.

Tirando algumas melhorias visuais e alguns atalhos úteis, a maioria das novidades estão presentes no OpenOffice 3.4. Isso não é a Oracle que diz, é baixar as duas versões e comparar.

[quote=Rafael_rst][quote=wescleyfcosta]

É verdade, mas também pode ser que ela esteja vendo tudo o que ela considera não dar retorno financeiro que ela espera e que também não seja um possível concorrente com seus produtos caso ela libere, nessas condições parece que ela prefere doar a ter que manter.[/quote]

Certeza,
Ela está fazendo nada mais do que doar uma BUCHA sem retorno $$$!!![/quote]

Pois é. Todo mundo já usa office da MS, pra que mudar?

[quote=malconL][quote=Rafael_rst][quote=wescleyfcosta]

É verdade, mas também pode ser que ela esteja vendo tudo o que ela considera não dar retorno financeiro que ela espera e que também não seja um possível concorrente com seus produtos caso ela libere, nessas condições parece que ela prefere doar a ter que manter.[/quote]

Certeza,

[/quote]
Porque nem todo mundo quer usar software pirata ou pagar licença. Sem contar que eu nunca usei todas as funcionalidades do office. O LO ou o OO já serve muito bem para mim.

só uso o ms office pelo sumário automatico

[quote=juliocbq][quote=malconL][quote=Rafael_rst][quote=wescleyfcosta]

Certeza,

[/quote]
Porque nem todo mundo quer usar software pirata ou pagar licença. Sem contar que eu nunca usei todas as funcionalidades do office. O LO ou o OO já serve muito bem para mim.[/quote]

Por isso que é sem retorno. Esse pessoal não é cliente da Oracle, porque uma empresa manteria relação com um segmento que não é seu cliente?

Já os clientes da Oracle usam o produto da MS.

[quote=malconL][quote=juliocbq][quote=malconL]
[/quote]
Porque nem todo mundo quer usar software pirata ou pagar licença. Sem contar que eu nunca usei todas as funcionalidades do office. O LO ou o OO já serve muito bem para mim.[/quote]

Por isso que é sem retorno. Esse pessoal não é cliente da Oracle, porque uma empresa manteria relação com um segmento que não é seu cliente?

Já os clientes da Oracle usam o produto da MS.[/quote]

Pois é, o problema maior está aí. A Oracle poderia tentar convencê-los a mudar e ganhar em cima, com uma suíte comercial, mas devem ter visto que teriam de investir dinheiro pesado demais e o retorno seria duvidoso.

A MS precisou foi forçada a baixar o preço da suíte por causa do OpenOffice, hoje o usuário compra uma licença de MS Office por 150 reais com direito a instalação em 3 máquinas. Corporativo, sai por 300. Ainda assim um preço razoável.

Eu também uso o OpenOffice/LibreOffice por considerá-lo suficiente pra mim, mesmo que me falte uma ou outra faciclidade, não acho que valham 150 reais. E se alguém pedir opinião, defendo que use o OO/LO. Mas sou ciente de que sou minoria.

[quote=marcosalex][quote=malconL][quote=juliocbq][quote=malconL]
[/quote]

Já os clientes da Oracle usam o produto da MS.[/quote]

Pois é, o problema maior está aí. A Oracle poderia tentar convencê-los a mudar e ganhar em cima, com uma suíte comercial, mas devem ter visto que teriam de investir dinheiro pesado demais e o retorno seria duvidoso.

A MS precisou foi forçada a baixar o preço da suíte por causa do OpenOffice, hoje o usuário compra uma licença de MS Office por 150 reais com direito a instalação em 3 máquinas. Corporativo, sai por 300. Ainda assim um preço razoável.

Eu também uso o OpenOffice/LibreOffice por considerá-lo suficiente pra mim, mesmo que me falte uma ou outra faciclidade, não acho que valham 150 reais. E se alguém pedir opinião, defendo que use o OO/LO. Mas sou ciente de que sou minoria.[/quote]

É por essa razão que eu defendo também. No meu dia a dia sobra funcionalidades até usando LO. Quem precisa de recursos deve usar o mso mesmo.

Huahuahua…
Sinceramente eu não entendo esse povo!!! Se a Oracle fecha algo, ela é contra a comunidade open, se doa algo, ela continua contra a comunidade open… hehe

Eu vi isso como uma forma de dizer que o atrito de ambas na JCP não elimina conversas entre ambas. O LibreOffice pode, agora fazer um verdadeiro merge com o OpenOffice (não gosto da sigla OO, pra mim OO é orientação a objeto :stuck_out_tongue: ). Acho que um dos dois vai ser absorvido pelo outro, havendo apenas um com continuidade.

[quote=juliocbq][quote=chun]Mais uma vez culpando a Oracle pelas cagadas da Sun…

ai fica BEM dificil…

para a sua informacao nesse “tempinho” que a Oracle está comandando o Java, a plataforma avançou mais que a sun nos ultimos 8 anos…

entao… nao força.
OpenOffice nunca foi o foco da Oracle (e na minha opiniao , nem da Sun)

Esse libreoffice continua “insipido,incolor e inodoro” para mim.
[/quote]

Talvez estava tão fora de foco que talvez a Oracle, procurando outra coisa, tropeçou sem querer no Open Office… :twisted: :roll:

Talvez tivesse sido o foco a tempos atrás na época em que todos tentavam fazer uma alternativa viável à suite da microsoft (que concordo com alguns, ainda é superior).

Se houvessem investimentos (tanto da comunidade quanto financeiros) como os que houveram para o Linux, creio que a muito tempo, teríamos uma suite muito superior à da microsoft e e livre para todos.