Oracle doa OpenOffice.org à Comunidade

Parece algo meio impossível de acontecer, mas sim é verdade, outro grande feito pela oracle após assumir a Sun.

link: http://www.marketwire.com/press-release/Oracle-Announces-Its-Intention-to-Move-OpenOfficeorg-to-a-Community-Based-Project-NASDAQ-ORCL-1428324.htm

boa… não via a hora de alguns “malucos” meterem o fucinho no OpenOffice… ele não é tão maravilhoso como dizem e acho k ainda deixa muito a desejar com relação ao Microsoft Word… :smiley:

deveriam ter feito isso antes de se criar o libre office.

Acredito que o libre foi o primeiro passo dessa entrega a Comunidade pela Oracle.

desculpe os entusiastas do software livre mas em matéria de pacote(editor de texto, planilha eletrônica, etc…) o office é hors-concours.

Doaram o openOffice porque o libreOffice já foi adotado pela comunidade. É só uma maneira de descontinuarem ele.

comunidade 1 x 0 oracle

Ué, 1º de abril já não passou?

Alguém conta pra Oracle que a estória que contaram pra ela de que a comunidade vai deixar o LibreOfice pra adotar novamente o OpenOffice era brincadeira!

É aquela coisa…

Se faz… prq fez…
Se não faz… prq não fez…

Se é bom pq é da comunidade…
Se é ruim pq não é livre…

Fogo…

O pessoal se precipitou ao criar o LibreOffice. A Oracle ainda não tinha decidido o que fazer com o OO e o pessoal já correu apavorado, “salvem a suíte!” e fizeram um fork.

Absorver uma empresa do tamanho da Sun é demorado, pode levar 2 ou 3 anos pra consolidar. Tem muito projeto que até hoje eles não decidiram o que fazer com ele, isso acontece com toda aquisição desse porte.

O lado bom é que agora muita gente vai poder descer das colinas. heheheh
Particularmente, espero que os projetos se fundam e acabe com essa confusão de nomes e forks. O LibreOffice sempre foi sincronizado com o último milestone do OO, então bastaria que a equipe que hoje trabalha com o OpenOffice se incorporasse à do LibreOffice.

Eu se fosse a Oracle, me limitaria a fazer extensões comerciais pra suíte e integraria os produtos da Oracle a ela. E deixaria o desenvolvimento do OO livre mesmo, vai até reduzir custos.

Qual o sentido da Oracle manter uma suíte desktop se o foco dela sempre foram os servidores? Dê logo para a comunidade e invista tempo e dinheiro no que realmente interessa para a empresa: banco de dados, java, virtualização/grid, etc…

Que bom!

Eu não sinto necessidade de usar Office da MS. Uso o GDocs e o OpenOffice.

Será que teremos melhorias agora? O que deve mudar?

[quote=marcosalex]O pessoal se precipitou ao criar o LibreOffice. A Oracle ainda não tinha decidido o que fazer com o OO e o pessoal já correu apavorado, “salvem a suíte!” e fizeram um fork.

Absorver uma empresa do tamanho da Sun é demorado, pode levar 2 ou 3 anos pra consolidar. Tem muito projeto que até hoje eles não decidiram o que fazer com ele, isso acontece com toda aquisição desse porte.

O lado bom é que agora muita gente vai poder descer das colinas. heheheh
Particularmente, espero que os projetos se fundam e acabe com essa confusão de nomes e forks. O LibreOffice sempre foi sincronizado com o último milestone do OO, então bastaria que a equipe que hoje trabalha com o OpenOffice se incorporasse à do LibreOffice.

Eu se fosse a Oracle, me limitaria a fazer extensões comerciais pra suíte e integraria os produtos da Oracle a ela. E deixaria o desenvolvimento do OO livre mesmo, vai até reduzir custos.[/quote]

“…descer das colinas…”, nem a tiro.

[quote=marcosalex]O lado bom é que agora muita gente vai poder descer das colinas. heheheh
Particularmente, espero que os projetos se fundam e acabe com essa confusão de nomes e forks. O LibreOffice sempre foi sincronizado com o último milestone do OO, então bastaria que a equipe que hoje trabalha com o OpenOffice se incorporasse à do LibreOffice.[/quote]
Sim. Agora é só fazer um merge. :smiley:

Acho que seria bem melhor. Tipo o que é feito com o Eclipse.

[]'s

Eu penso que a oracle resolveu abrir mão do Openoffice porque não viu como ganhar dinheiro com a suíte. Já existia o LibreOffice como alternativa viável gratuita e o office da Microsoft.

e ainda tem o Google Docs … a versão web do MS Office não conta heheh

e ainda tem o Google Docs … a versão web do MS Office não conta heheh[/quote]

Não sei se todos se lembram, a Sun foi a primeira a planejar uma suíte pra web, logo que comprou a Star Division, empresa que criou o StarOffice. Chamava Star Portal e era feito em Java, comunicava com servlets e tinha a interface em applets e em html.

Fracassou pela tecnologia da época: javascript muito lento, applets super pesados e html muito limitado. Hoje ninguém lembra dele.

e ainda tem o Google Docs … a versão web do MS Office não conta heheh[/quote]

Não sei se todos se lembram, a Sun foi a primeira a planejar uma suíte pra web, logo que comprou a Star Division, empresa que criou o StarOffice. Chamava Star Portal e era feito em Java, comunicava com servlets e tinha a interface em applets e em html.

Fracassou pela tecnologia da época: javascript muito lento, applets super pesados e html muito limitado. Hoje ninguém lembra dele.[/quote]
Nunca ouvi falar.

Grande Jogada da Oracle.
Com o aumento de competidores em potencial(libreoffice e gDocs), foi uma boa fazer isso, a comunidade ganha e a Oracle também(até mais, porquê não fariam isso à toa).

:lol:

No mais ela apenas se livrou de algo que acabaria sendo descontinuado.