… os caras doaram…porque já iriam perder mesmo…ninguém iria pagar pra usar tendo o libre e outras opções… então pra não ficar com fama de “fracassamos neste projeto”…doaram…
Até a Apache já está se estranhando com a Oracle… não sei o que será no futuro…
No começo até não acreditava nisso, mas acho que vou ter que correr para as colinas também… o perigo está aumentando…
Logo com o java…que estava próspero…várias ferramentas, evoluções, derivações… etc…
Só falta a Oracle começar a cobrar pela utilização do Java…
[quote=leopoldof]… os caras doaram…porque já iriam perder mesmo…ninguém iria pagar pra usar tendo o libre e outras opções… então pra não ficar com fama de “fracassamos neste projeto”…doaram…
No começo até não acreditava nisso, mas acho que vou ter que correr para as colinas também… o perigo está aumentando…
Logo com o java…que estava próspero…várias ferramentas, evoluções, derivações… etc…
Só falta a Oracle começar a cobrar pela utilização do Java…[/quote]
Pronto, chegou alguém pra falar que o Java vai ser cobrado e que o fim do mundo está proximo. Agora já podemos trancar o tópico. :lol:
Voltando ao assunto isso realmente é uma questão política. O libreOffice tomou conta de praticamente todas as distribuições linux. O openoffice acabou ficando obsoleto então a oracle tomou a atitude “podem ficar com ele”. Eu mesmo arranquei o openoffice para instalar o libre.
Para a ms lançar um gratuito é porque o efeito “libre” foi realmente forte.
[quote=juliocbq]até estava demorando mesmo… rsrsrs.
Voltando ao assunto isso realmente é uma questão política. O libreOffice tomou conta de praticamente todas as distribuições linux. O openoffice acabou ficando obsoleto então a oracle tomou a atitude “podem ficar com ele”. Eu mesmo arranquei o openoffice para instalar o libre.
Para a ms lançar um gratuito é porque o efeito “libre” foi realmente forte.[/quote]
Sem falar que como o libre fazia merge com o OO original, ninguém perdia nada em larga a suíte da Oracle.
[quote=wellington.nogueira]Não sei se consideraram como fracasso… talvez os planos de investimento na Suite iriam demorar mais tempo enquanto concorrentes fortes continuariam crescendo (no caso o LibreOffice). Assim, quando o investimento fosse liberado, eles teriam que correr muito para alcançar os rivais e, aí sim, seria fracasso.
Mas de qualquer forma: A Oracle nunca vai agradar aos que correram para as colinas. Todas as atitudes da Oracle sempre serão questionáveis… :roll:[/quote]
Questionável como o de qualquer outra empresa, é claro. Afinal eu me importo com o meu lado em usar o melhor produto.
[quote=marcosalex]
Não sei se todos se lembram, a Sun foi a primeira a planejar uma suíte pra web, logo que comprou a Star Division, empresa que criou o StarOffice. Chamava Star Portal e era feito em Java, comunicava com servlets e tinha a interface em applets e em html.
Fracassou pela tecnologia da época: javascript muito lento, applets super pesados e html muito limitado. Hoje ninguém lembra dele.[/quote]
Eu lembro em 2005 que testei o Writely, que foi rapidamente comprado pelo Google e virou o Google docs.
Pois é, não é só a Oracle que sai comprando empresas por aí…
Concordo com o que já falaram aqui, querer liberar os fontes é uma elegante maneira de descontinuar um produto.
[quote=marcosalex][quote=leopoldof]… os caras doaram…porque já iriam perder mesmo…ninguém iria pagar pra usar tendo o libre e outras opções… então pra não ficar com fama de “fracassamos neste projeto”…doaram…
Só falta a Oracle começar a cobrar pela utilização do Java…[/quote]
Pronto, chegou alguém pra falar que o Java vai ser cobrado e que o fim do mundo está proximo. Agora já podemos trancar o tópico. :lol: [/quote]
Enquanto o mundo for mundo isso não vai parar de acontecer.
Bom saber. Achava que o Google docs tinha sido feito pelo Google.
Daí corre o risco de bons projetos serem deixados de lado… igual do projeto OpenMosix que eu estava vendo hoje http://openmosix.sourceforge.net… última alteração em 2008 :shock: . Já encontrei vários outros projetos livres nesta mesma situação.
e ainda tem o Google Docs … a versão web do MS Office não conta heheh[/quote]
Não sei se todos se lembram, a Sun foi a primeira a planejar uma suíte pra web, logo que comprou a Star Division, empresa que criou o StarOffice. Chamava Star Portal e era feito em Java, comunicava com servlets e tinha a interface em applets e em html.
Fracassou pela tecnologia da época: javascript muito lento, applets super pesados e html muito limitado. Hoje ninguém lembra dele.[/quote]
Star Office, eu trabalhei com ele em um escritório de contábilidade, era muito ruim. Sempre travava e era extremamente pesado.
Dai na época testei o OpenOffice e o BrOffice para substitui-lo, e preferi o BrOffice, ficou bem melhor de trabalhar.
Mas esse esquema do portal eu vou ser sincero que não sabia que tinha sido criado.
Pessoal, sério, acho que vocês estão viajando. Nada vai ser descontinuado não.
O OpenOffice é uma ótima suíte. É claro que o da MS é boa também, não dá pra negar, mas o OpenOffice está em muitos lugares já. Minha irmã disse que só tem OpenOffice na escola dela, por exemplo.
[quote=Jesuino Master]Pessoal, sério, acho que vocês estão viajando. Nada vai ser descontinuado não.
O OpenOffice é uma ótima suíte. É claro que o da MS é boa também, não dá pra negar, mas o OpenOffice está em muitos lugares já. Minha irmã disse que só tem OpenOffice na escola dela, por exemplo.
[/quote]
Não é que ele vai ser descontinuado ou não, a questão é que devido a demora da Oracle, criou-se o fork LibreOffice, e este parece ser o oficial das distribuições linux daqui pra frente. Então como fica agora o OpenOffice? Pra onde ele vai?
Além dessas ferramentas que já falaram, tem também o Lotus Symphony da IBM.
Ele também é baseado no OpenOffice mas com uma interface visual e arquitetura de plug-ins do Eclipse.
Um ponto positivo dele é que tem uma integração maior com os documentos criados no Office como suporte a Visual Basic macros e outros, mas ainda falta muito trabalho.
[quote=fredferrao][quote=Jesuino Master]Pessoal, sério, acho que vocês estão viajando. Nada vai ser descontinuado não.
[/quote]
Não é que ele vai ser descontinuado ou não, a questão é que devido a demora da Oracle, criou-se o fork LibreOffice, e este parece ser o oficial das distribuições linux daqui pra frente. Então como fica agora o OpenOffice? Pra onde ele vai?[/quote]
Isso é verdade, um projetão desse não se pode largar assim, sem muita explicação… Mas quem sabe o OpenOffice morre e o LibreOffice toma a frente! Afinal, a vantagem de ter padrão aberto de formato de documentos é essa, não é
[quote=Jesuino Master][quote=fredferrao][quote=Jesuino Master]Pessoal, sério, acho que vocês estão viajando. Nada vai ser descontinuado não.
[/quote]
Não é que ele vai ser descontinuado ou não, a questão é que devido a demora da Oracle, criou-se o fork LibreOffice, e este parece ser o oficial das distribuições linux daqui pra frente. Então como fica agora o OpenOffice? Pra onde ele vai?[/quote]
Isso é verdade, um projetão desse não se pode largar assim, sem muita explicação… Mas quem sabe o OpenOffice morre e o LibreOffice toma a frente! Afinal, a vantagem de ter padrão aberto de formato de documentos é essa, não é :)[/quote]
O libreOffice já tomou a frente a vários meses. Esse fork só existiu porque a Oracle não financiava o projeto como deveria e a fundação achou melhor se desligar e tocar o pra frente. O que eu disse que vai acaber é a marca “OpenOffice” que a oracle não quis abrir mão(para a fundação), o libre office(open office) tá forte pra caramba.
Não sei se consideraram como fracasso… talvez os planos de investimento na Suite iriam demorar mais tempo enquanto concorrentes fortes continuariam crescendo (no caso o LibreOffice). Assim, quando o investimento fosse liberado, eles teriam que correr muito para alcançar os rivais e, aí sim, seria fracasso.
Mas de qualquer forma: A Oracle nunca vai agradar aos que correram para as colinas. Todas as atitudes da Oracle sempre serão questionáveis… :roll: