A lista de novidades é bem grande e cheia de links detalhando. Acho que só não chamaram de versão 7 porque estão esperando o Java 7. HTML5, CSS3, JSON, além de melhor integrar com as ferramentas da Oracle, como o Weblogic, ADF e Oracle DB.
As principais novidades:
[list]
Completado o suporte à especificação Java EE 6
Suporte ao WebLogic Server e GlassFish 3.1
Melhorar o suporte ao PHP (que falaram que ela não iria mais suportar)
Melhorar o suporte a JS, JSON, X/HTML (inclusive versão 5) and CSS3
Muitas melhorias no Maven com JEE6
Adicionado plugin pro ADF e PrimeFaces
Mostra as tags depracated no faces config
Da mesma forma que a Sun simplificou o desenvolvimento com o MySQL dentro da IDE, a Oracle acrescentou o Oracle DB, que agora tem os drivers abertos pra atender a licença do Netbeans.
Melhorou a integração do Glassfish com a IDE
[/list]
Além disso, a Oracle cita que as próximas versões do JDeveloper e Netbeans vão permitir trabalhar em projetos integrados, permitindo que usuários do JDeveloper possam migrar para o Netbeans e vice versa (meu inglês é ruim, mas tive a impressão dela incentivar mais a ida pro Netbeans do que o caminho inverso) e que os mecanismos de plugins do JDeveloper vão aceitar os plugins feitos pro Netbeans.
[quote=davidbuzatto]Bom ler isso. Bom para os semeadores de FUD aqui do GUJ tbm.
Marcos, concordo com vc quanto a versão. Venho falando isso faz quase um ano
Só espero que a Oracle deixe o NetBeans caminhar do jeito que sempre caminhou e não comece a transformá-lo no JDeveloper.
Abraço![/quote]
Sim, o netbeans é eclético. Se for virar muito para o ee já não serviria muito pra mim.
Não fiquei surpreso…mas ainda não caí em nenhuma empresa que utilizasse o NetBeans. Sempre…desde que comecei a desenvolver,foi Eclipse na veia…então…pra mim nada mudou em matéria de IDE. Mas concordo que será melhor pra todos se a Oracle deixar o NetBeans seguir o caminho dele naturalmente, sem forçar para outra ferramenta.
A lista de novidades é bem grande e cheia de links detalhando. Acho que só não chamaram de versão 7 porque estão esperando o Java 7. HTML5, CSS3, JSON, além de melhor integrar com as ferramentas da Oracle, como o Weblogic, ADF e Oracle DB.
As principais novidades:
[list]
Completado o suporte à especificação Java EE 6
Suporte ao WebLogic Server e GlassFish 3.1
Melhorar o suporte ao PHP (que falaram que ela não iria mais suportar)
Melhorar o suporte a JS, JSON, X/HTML (inclusive versão 5) and CSS3
Muitas melhorias no Maven com JEE6
Adicionado plugin pro ADF e PrimeFaces
Mostra as tags depracated no faces config
Da mesma forma que a Sun simplificou o desenvolvimento com o MySQL dentro da IDE, a Oracle acrescentou o Oracle DB, que agora tem os drivers abertos pra atender a licença do Netbeans.
Melhorou a integração do Glassfish com a IDE
[/list]
Além disso, a Oracle cita que as próximas versões do JDeveloper e Netbeans vão permitir trabalhar em projetos integrados, permitindo que usuários do JDeveloper possam migrar para o Netbeans e vice versa (meu inglês é ruim, mas tive a impressão dela incentivar mais a ida pro Netbeans do que o caminho inverso) e que os mecanismos de plugins do JDeveloper vão aceitar os plugins feitos pro Netbeans.
[/quote]
Ow Marcos Alex,
Você que tem mais contato na Oracle e com o sr. Elison, o Java vai continuar livre ou vão cobrar por algo mais por estas melhorias?
a unica coisa que eu não gosto mesmo no netbeans é o debug dele que falta uma opção de ir passando linha a linha ao invéz de ir de um ponto para o outro… claro que ida pra se virar sem isso mas seria bem melhor desse jeito…
a unica coisa que eu não gosto mesmo no netbeans é o debug dele que falta uma opção de ir passando linha a linha ao invéz de ir de um ponto para o outro… claro que ida pra se virar sem isso mas seria bem melhor desse jeito…[/quote]
Hein?!! Vc quer debugar linha a linha, é isso? Se for, vc deve estar usando errado ou equivocado pois, existe ha eras…
a unica coisa que eu não gosto mesmo no netbeans é o debug dele que falta uma opção de ir passando linha a linha ao invéz de ir de um ponto para o outro… claro que ida pra se virar sem isso mas seria bem melhor desse jeito…[/quote]
F7 fio, uso isso desde a versão 5 ± hehehehe
Espero que tenha a opção de salvar a senha do glassfish v3, to cansado de todo dia ter que digitar a senha ¬¬
Espero que tenha a opção de salvar a senha do glassfish v3, to cansado de todo dia ter que digitar a senha ¬¬[/quote]
hehe. Devo usar isso desde a versão 3, 3 e alguma coisa…
Hein?!! Vc quer debugar linha a linha, é isso? Se for, vc deve estar usando errado ou equivocado pois, existe ha eras…
Paz e bem! [/quote]
como?
no eclipse eu vo descendo linha a linha com o F6… no netbeans eu não encontrei algo similar, como ficaria?
Espero que tenha a opção de salvar a senha do glassfish v3, to cansado de todo dia ter que digitar a senha ¬¬[/quote]
hehe. Devo usar isso desde a versão 3, 3 e alguma coisa…
Paz e bem![/quote]
Nossa, mechi com o netbeans a primeira vez era o 4 ou 4.5, uma carroça disfarçada de IDE ehhehehe, como ele evolui foi magnifico hehe
Paz e bem! [/quote]
como?
no eclipse eu vo descendo linha a linha com o F6… no netbeans eu não encontrei algo similar, como ficaria?[/quote]
Paz e bem! [/quote]
como?
no eclipse eu vo descendo linha a linha com o F6… no netbeans eu não encontrei algo similar, como ficaria?[/quote]
No meu caso está configurado no F8. Mas (como eu faço sempre) tem como personalizar. E vc pode deixar como vc usa no Eclipse também e, para isso, vá em:
Tools->Options->Keymap->Profile e escolha Eclipse. Daí os atalhos que vc está acostumado no Eclipse irão responder no Netbeans também.
Para vc ver os atalhos que vem por padrão, vá em Help->Keyboard Shortcuts card
Paz e bem! [/quote]
como?
Coloca o breakpoint e quando para vai teclando F7[/quote]
orra valeu hein cara o aviso…
o que eu estava pensando (o similar ao F6 do eclipse) acabei procurando, era com o F8 mais se não fossem vocês eu pensaria que não tem…
Paz e bem! [/quote]
como?
No meu caso está configurado no F8. Mas (como eu faço sempre) tem como personalizar. E vc pode deixar como vc usa no Eclipse também e, para isso, vá em:
Tools->Options->Keymap->Profile e escolha Eclipse. Daí os atalhos que vc está acostumado no Eclipse irão responder no Netbeans também.
Para vc ver os atalhos que vem por padrão, vá em Help->Keyboard Shortcuts card