A Oracle criou ontem as JSRs guarda-chuva para as especificações do Java 7 e 8:
http://blogs.sun.com/mr/entry/quartet
Os cronogramas prevêem a conclusão do Java 7 em julho/2011 e Java 8 em outubro/2012.
Força ao JCP!
A Oracle criou ontem as JSRs guarda-chuva para as especificações do Java 7 e 8:
http://blogs.sun.com/mr/entry/quartet
Os cronogramas prevêem a conclusão do Java 7 em julho/2011 e Java 8 em outubro/2012.
Força ao JCP!
Boa notícia. Já estavamos esperando há algum tempo.
Oracle tá fazendo a roda girar. Isto é ótimo!
Repararam outro feito incrível que a Oracle fez e a Sun não conseguiu? Ela conseguiu trazer duas potências gigantes no OpenJDK: Apple e IBM.
Não consigo pensar no Java melhor encaminhado que nas mãos dela.
Legal. Apesar do temores da comunidade no início agora as coisas estão indo bem.
[EDIT] é esperar pra ver… vai ser um ano entre uma versão e a próxima :shock:
tambem acho que houve muito FUD. parece que muita coisa esta se encaminhado, e é necessário um tempo para se adaptar.
Meu maior medo é a saída de algumas pessoas importantes…
Quando acontece um “reboliço” desses acho que o medo é a primeira coisa que toma conta da gente… num país onde tanta coisa boa costuma acabar (generalização básica, no real nem tudo é assim) é difícil acreditar que uma organização vá melhorar algo.
Estou feliz da Oracle estar tomando essas atitudes. A resposta dela à Apache também me surpreendeu! Estou passando a confiar mais na Oracle com o que tenho visto nesses últimos dias.
Olha, não sei quanto a vocês, mas apesar da rebuliço todo estou com a impressão de que a oracle ta levando a sério a arrumação da casa pra que jájá o Java possa voltar a andar a passos largos.
Otimista eu? Vai saber…
É o que tenha falado desde o inicio… a Oracle não entra em campo para perder!
Há um ano eu respondi um tópico aqui no GUJ em que perguntavam “o que esperar pro java em 2010” (ou algo assim, já faz 1 ano né) eu disse “espero o Java 7”… pelo menos agora com um cronograma eu realmente posso esperar o Java 7 para 2011 eheheh!
Julho de 2011… ta bom né… antes tarde do que nunca =)
O problema é que a Oracle quer ganhar em tudo e começa a cobrar pelo que é bom.
Ela já retirou o innodb do MySQL, que é a engine que cuida das transações e da integridade referencial do banco de dados.
Agora ela anuncia que além da gratuita terá uma versão da JVM paga, aí acho que o próximo passo é tirar o que é bom da JVM oficial e jogar na JVM paga
A Sun estava presa a uma ideologia vinda do “open source” que eu considero MUITO PENTALHA…
Muito cacique para pouco inidio…
TUDO tinha que ser aprovado e não podia machucar o sr. RMS…
Por favor… negocios são negocios…
Dalhe Oracle…
Finalmente temos atitudes dentro da plataforma java…
é… uma coisa é fato, a oracle está fazendo a roda girar mesmo (vamos ver se eles cumprem o cronograma, acredito que sim).
ouotra coisa é incerto, como agirão outras importantes como apache e IBM?
Sei lá…
nos dias de hoje , não consigo ver a fundação apache como realmente um grande e importante player … talvez para o mundo opensource…
ultimamente na plataforma java ela meio que “não fede e não cheira”
Eu concordo com o chun quando ele diz que a Apache não fede nem cheira, mas acho que o culpado disso é a linguagem Java, que está estagnada a um bom tempo.
Uma coisa que eu queria ver acontecendo é a Oracle liberando o TCK para Apache, dai a Apache destrancaria a pauta do JCP.
Com isso, todos ganham: a Apache, por finalmente ter o seu Harmony liberado para os testes, e a Oracle por poder evoluir o Java como ela quer.
A Oracle libera o TCK para forks do OpenJDK , e não para o Harmonny (licenca apache), simples assim.
[quote=chun]A Oracle libera o TCK para forks do OpenJDK , e não para o Harmonny (licenca apache), simples assim.
[/quote]
Com certeza. O foco deve ser o OpenJDK. A Apache pode utilizá-lo posteriormente como qualquer outra empresa.
Será que a linguagem Java está realmente assim tão estagnada?
Será que REALMENTE recursos como closures são tão essenciais assim para nós? Como conseguimos programar durante tanto tempo assim? Somos heróis?
Sinceramente, não sei se esta postura do tipo “linguagem X tem recurso tal, então eu também quero isto na minha linguagem Y” nos da um ganho real ou simplesmente nos gera uma linguagem “bloatware” muito mais complexa e difícil de manter.
No caso da plataforma, acho muito mais interessante a possibilidade que temos hoje (na realidade, sempre tivemos) de poder usar e mesclar com outras linguagens, como por exemplo clojure, groovy, scala, etc.
Preferia um Java mais simples e cristalizado, como acontece por exemplo com C/C++ hoje. Fala-se muito na estagnação da linguagem Java, mas o medo é a plataforma estagnar. Ai sim seria um GRANDE problema.
[quote=chun]A Oracle libera o TCK para forks do OpenJDK , e não para o Harmonny (licenca apache), simples assim.
[/quote]
O fato de existir uma versão GPL que todos podem modificar é ótimo, mas se a tecnologia fosse realmente livre por que não podemos ter outras implementações completamente independentes? Na minha opinião acho que qualquer um que quisesse implementar os padrões do zero deveria ter acesso ao TCK sem ter que pedir à Oracle.