[quote=kicolobo]Será que a linguagem Java está realmente assim tão estagnada?
Será que REALMENTE recursos como closures são tão essenciais assim para nós? Como conseguimos programar durante tanto tempo assim? Somos heróis?
Sinceramente, não sei se esta postura do tipo “linguagem X tem recurso tal, então eu também quero isto na minha linguagem Y” nos da um ganho real ou simplesmente nos gera uma linguagem “bloatware” muito mais complexa e difícil de manter.
No caso da plataforma, acho muito mais interessante a possibilidade que temos hoje (na realidade, sempre tivemos) de poder usar e mesclar com outras linguagens, como por exemplo clojure, groovy, scala, etc.
Preferia um Java mais simples e cristalizado, como acontece por exemplo com C/C++ hoje. Fala-se muito na estagnação da linguagem Java, mas o medo é a plataforma estagnar. Ai sim seria um GRANDE problema.[/quote]
Podemos continuar programando com a linguagem que já usamos há alguns anos sem problemas, mas queremos que ela evolua para sermos mais produtivos. É o motivo pelo qual deixei de programar em C++ para usar Java, e talvez passe para o Scala nos próximos anos. Não é possível não evoluir uma linguagem e evitar que ela deixe de ser popular.
Na minha opinião as closures e o projeto coin nos proporcionarão ganhos muito grandes de produtividade e não vão deixar a linguagem entupida.