Oracle abre JSRs para o Java 7 e 8

[quote=kicolobo]Será que a linguagem Java está realmente assim tão estagnada?
Será que REALMENTE recursos como closures são tão essenciais assim para nós? Como conseguimos programar durante tanto tempo assim? Somos heróis?

Sinceramente, não sei se esta postura do tipo “linguagem X tem recurso tal, então eu também quero isto na minha linguagem Y” nos da um ganho real ou simplesmente nos gera uma linguagem “bloatware” muito mais complexa e difícil de manter.

No caso da plataforma, acho muito mais interessante a possibilidade que temos hoje (na realidade, sempre tivemos) de poder usar e mesclar com outras linguagens, como por exemplo clojure, groovy, scala, etc.

Preferia um Java mais simples e cristalizado, como acontece por exemplo com C/C++ hoje. Fala-se muito na estagnação da linguagem Java, mas o medo é a plataforma estagnar. Ai sim seria um GRANDE problema.[/quote]

Podemos continuar programando com a linguagem que já usamos há alguns anos sem problemas, mas queremos que ela evolua para sermos mais produtivos. É o motivo pelo qual deixei de programar em C++ para usar Java, e talvez passe para o Scala nos próximos anos. Não é possível não evoluir uma linguagem e evitar que ela deixe de ser popular.
Na minha opinião as closures e o projeto coin nos proporcionarão ganhos muito grandes de produtividade e não vão deixar a linguagem entupida.

Parece tambem que aquela historia de “premium JVM” foi um mal entendido:
http://blogs.sun.com/theaquarium/entry/the_story_of_a_tweet

[quote=ignacioalex][quote=kicolobo]Será que a linguagem Java está realmente assim tão estagnada?
Será que REALMENTE recursos como closures são tão essenciais assim para nós? Como conseguimos programar durante tanto tempo assim? Somos heróis?

Sinceramente, não sei se esta postura do tipo “linguagem X tem recurso tal, então eu também quero isto na minha linguagem Y” nos da um ganho real ou simplesmente nos gera uma linguagem “bloatware” muito mais complexa e difícil de manter.

No caso da plataforma, acho muito mais interessante a possibilidade que temos hoje (na realidade, sempre tivemos) de poder usar e mesclar com outras linguagens, como por exemplo clojure, groovy, scala, etc.

Preferia um Java mais simples e cristalizado, como acontece por exemplo com C/C++ hoje. Fala-se muito na estagnação da linguagem Java, mas o medo é a plataforma estagnar. Ai sim seria um GRANDE problema.[/quote]

Podemos continuar programando com a linguagem que já usamos há alguns anos sem problemas, mas queremos que ela evolua para sermos mais produtivos. É o motivo pelo qual deixei de programar em C++ para usar Java, e talvez passe para o Scala nos próximos anos. Não é possível não evoluir uma linguagem e evitar que ela deixe de ser popular.
Na minha opinião as closures e o projeto coin nos proporcionarão ganhos muito grandes de produtividade e não vão deixar a linguagem entupida.[/quote]

Não há evolução nenhuma em se usar clojure em cima da jvm. Não digo em termos da jvm suportar outras linguagens que é uma ótima coisa, mas clojure não vai salvar a vida de ninguém. É só uma linguagem de um nível mais alto ainda que java.

A evolução deve ser interna(na máquina virtual). Quanto maior o desempenho e a flexibilidade da plataforma maior vão ser as possibilidades de se implementar soluções pro mercado.

[quote=Paulo Silveira]Parece tambem que aquela historia de “premium JVM” foi um mal entendido:
http://blogs.sun.com/theaquarium/entry/the_story_of_a_tweet[/quote]

Boa.

E serve para o boaglio, que a esta altura do campeonato, apos dezenas de posts somente aqui no guj, ainda não entendeu a questão do MySQL e me posta dizendo que detoraram o MySQL e removeram o innoDB :shock: http://blogs.oracle.com/mysql/2010/11/get_the_facts_mysql_licensing_and_pricing.html

O que vejo é o seguinte, sai uma noticia, vai um doido, lê mal lido, não entende nada, e espalha que o mundo esta acabando, ai pronto dezenas de post sobre o fim do mundo no GUJ, com dezenas de gente querendo se matar logo, ja que o mundo vai acabar mesmo, até que por fim a Oracle tem que publicar algo dizendo que o mundo nao acabou e continua igual, e que tudo foi um “mal entendido”.

Pra mim, até o momento, penso igual ao kikoloco, ta bom demais a coisa, so vejo boas noticias a respeito da evolução do java, ou melhor, agora vemos alguma coisa caminhando. Mas para os agentes do apocalipse, bom mesmo estava na epóca da SUN, totalmente falida, e com tudo estagnado :shock:

[quote=fredferrao][quote=Paulo Silveira]Parece tambem que aquela historia de “premium JVM” foi um mal entendido:
http://blogs.sun.com/theaquarium/entry/the_story_of_a_tweet[/quote]

Boa.

E serve para o boaglio, que a esta altura do campeonato, apos dezenas de posts somente aqui no guj, ainda não entendeu a questão do MySQL e me posta dizendo que detoraram o MySQL e removeram o innoDB :shock: http://blogs.oracle.com/mysql/2010/11/get_the_facts_mysql_licensing_and_pricing.html

O que vejo é o seguinte, sai uma noticia, vai um doido, lê mal lido, não entende nada, e espalha que o mundo esta acabando, ai pronto dezenas de post sobre o fim do mundo no GUJ, com dezenas de gente querendo se matar logo, ja que o mundo vai acabar mesmo, até que por fim a Oracle tem que publicar algo dizendo que o mundo nao acabou e continua igual, e que tudo foi um “mal entendido”.

Pra mim, até o momento, penso igual ao kikoloco, ta bom demais a coisa, so vejo boas noticias a respeito da evolução do java, ou melhor, agora vemos alguma coisa caminhando. Mas para os agentes do apocalipse, bom mesmo estava na epóca da SUN, totalmente falida, e com tudo estagnado :shock: [/quote]

Esta situação me lembra demais as manchetes do Terra. Você acessa a página principal, e lê uma matéria com o seguinte título:

“Gay bate recorde de natação”

Clica no link, e eis o conteúdo:

“Peter Gay, nadador australiano, bateu o récorde de natação em (…)”

Mesma coisa :smiley:

Quem já participou de alguma aquisição de empresa sabe que o processo pode demorar meses ou até anos. Não adianta querer que de um dia pra outro eles tenham posição sobre todos os produtos, todos os sistemas, todas as políticas.

Já trabalhei em uma empresa que foi vendida pra outra e depois que comprou uma seguinte (a mesma empresa, passei pra integrar a empresa maior e participei de aquisição). Se em uma empresa de médio porte que fatura 200 milhões por ano a situação é demorada, imagina nessas empresas que o faturam esse valor em poucos dias…

E igual o chun mas o kikolobo disseram, quantos anos a gente reclama que o Java está devagar, que evolui pouco, que a Sun não tem dinheiro pra investir…

Isso é a mesma coisa que aconteceu com VB e Delphi, com as editores de texto e planílhas e uma série de outros programas, principalmente quando a Microsoft está competindo: lança um recurso que 0,001% dos usuários possam precisar ou facilita a vida pra uma tarefa bem específica. Daí começa todo um marketing bem feito e direcionado que mostra o produto superior por ter esse recurso x ou y, dizendo que é um produto superior, mais moderno e inovador.

Daí, pra anular o marketing, os concorrentes incorporam esses recursos. Então a MS lança outro menos usado ainda e reinicia o ciclo, acrescentando que ela está sempre um passo a frente. Então os concorrentes além de encherem o produto com os recursos ainda precisam encontrar outros que os diferenciem pra MS copiar na sequência.

No final da história, temos uma série de produtos poluídos, que usamos 5% dos recursos, mas que temos certeza de que “se um dia precisar, sei que ele tem”.

PS: até chegar um dia a Apple ou outra empresa entrar no mercado com algo que tenha 10% do anterior, voltando a ser simples com o marketing “menos é mais” e tomando o lugar dos outros, que são obrigados a se reinventar.

Quem é mais antigo na informática já deve ter visto esse ciclo uma penca de vezes.

Bem, mesmo com as features mais legais no java 8, é bom saber que estamos caminhando em direção a ela.

É incrível como a Sun ficou tanto tempo trabalhando no Java 7 e tinha tão pouca coisa realmente implementada…

Pelo menos agora temos uma previsão oficial e com as devidas JSRs.

Gostei muito dessas notícias, para mim que estou começando a aprender Java agora é mais uma motivação para me empenhar mais ainda, quem sabe quando não sair essas versões eu já vou estar programando bem melhor em Java.