Quando eu estava no colégio técnico em processamento de dados e trabalhava como office-boy, eu até que era um programador razoável, acontece que em 1998 eu terminei o colégio e minha carreira profissional foi para outra área: Computação Gráfica!
A partir daí, abandonei programação e dediquei meu tempo ao aperfeiçoamento da minha profissão. Depois entrei na faculdade e descobri o que eu já sabia: EU GOSTO MESMO DE PROGRAMAR e fiz um projetinho aqui e outro ali mas nunca me dedicando totalmente, afinal eu não trabalho na área… acontece que eu fiquei bem enferrujado e tanto no colégio quanto na faculdade meu aprendizado matemático não foi dos melhores, aliás, foi dos piores… tá, tudo bem que eu vacilei um pouco…
O Java eu até que estou aprendendo bem, mas ainda me falta agilidade de raciocínio e concentração. Sem falar de cálculos complexos que eu DEVERIA saber e não sei.
Aí me indicaram o tal método Kumon de matemática, muita gente me falou bem e poucos me falaram mal…
Eu estou realmente interessado em fazer, mas além da filial aqui em São Paulo (que fica no Paraíso!), eu não achei mais nenhum outro lugar na cidade…
Aí, depois deste texto enorme e sacal eu pergunto: Alguém conhece o método?? Se conhece, poderia me indicar algum professor, prós e/ou contras??
Eu fiz alguns meses de Kumon e parei. Eh xarope demais aquilo
O negocio consiste basicamente em te condicionar a fazer as operacoes basicas estupidamente rapido. 12783 + 57393? Alguns segundos, se vc tiver bem treinado.
Os primeiros cadernos do Kumon q eu peguei eram so contas de soma e subtracao, e vc tinha 1 ou 2 minutos pra fazer um capitulo, se eu me lembro bem (eu tinha 8 ou 9 anos…). Vale a pena, mas explode a cabeca, cara
PS: da pra fazer um programinha em swing bem bobao que te simula essa pressao, e eh di gratis - poe um Timer de 30 em 30 segundos, um JLabel e um KeyListener numa JTextField, e daih eh soh conferir a resposta qdo o cara apertar enter
Eu já fiz esse método tb, e terminei (com mto sofrimento). Nas primeiras fases vc realmente faz continhas basicas de soma e subtracao, pra vc pegar velocidade no raciocinio, mas claro q depois vai passar pra divisao, fracao, exponenciacao, etc etc… lembro q o ultimo nivel que eu fiz tinha integrais e derivadas :shock:
Jah faz um bom tempo, mas assim:
É bom? dá concentracao e raciocinio? Dá!
É xarope? É!
Aqui em Curitiba em cada bairro deve ter uma filial do kumon (de tanto q eu jah vi por aqui), acho que aih em SP tb deve ter mais, questao d procurar… é bom vc conversar com um prof d lah pra ver se eh isso q vc quer.
Dougzilla,
conheço muitos q fizeram(minha irmã inclusive),
só te digo uma coisa:escolha bem o professor!Alguns tem muitos vícios de matemática(tipo isso é fácil,se vira),e deixam muito a desejar qdo vc chega no último nível(sabem resolver,não explicar…).O Kumon eh um adestramento cerebral!Em crianças muito novas(de 5,6 anos)eles aplicam esse método,pois como seu sistema nervoso não está 100% ramificado(completo)o êxito é muito maior…ela adquire a prática de raciocinar(e calcular) rápido nativamente !!!Em adultos,vira um mero incentivo ao quanto vc pode se adestrar(a capacidade de cálculo cai muito depois dos 30 anos-biologicamente comprovado),ou seja,ajuda;mas não faz milagres!(Se vc odiar math isso pode agravar o seu ódio,ao invés de resolver!)
Bem, eu tenho 23 anos… acho que em 7 eu consigo dar uma guinada… eu adoro math, isso é bom… mas a dica do bom professor é bem válida… é algo que eu não tinha pensado…
Quer aprender matemática?
Pega um livro de colegial, aqueles volume único e debulha ele… depois pega uns livros de calculo e debulha eles também…Não adianta ter raciocinio sem conhecimento, eu falo isso porque faço engenharia e sei muito bem como funciona a coisa… quando você está acostumado a trabalhar numa certa direção, de um certo jeito, você detona naquilo, manda bem e tá tudo certo… Mas agora quando vem pra você algum e^x (e elevado a x) que você não conhece, você toma porque ai não adianta velocidade…
Você só vai fazer rápido, aquilo que você conhecer. Conhecimento leva a rapidez… quanto mais você conhecer, mais rápido e mais raciocinio você vai ter.
Esse método parece ser muito legal mesmo… eu considero meu raciocínio matemático péssimo, acho que vou tentar Kumon… não gosto da idéia de treinar meu cérebro com continhas, deve ser chato, mais se isso melhora o raciocínio acho que vale o esforço. :roll:
Ja pensaram ? Trocar nossos mortais 486 por um Pentium 4 ?! analogia exagerada, mais se da pra fazer contas relativamente grandes assim tão rápido então ta valendo… :idea:
Esse método parece ser muito legal mesmo… eu considero meu raciocínio matemático péssimo, acho que vou tentar Kumon… não gosto da idéia de treinar meu cérebro com continhas, deve ser chato, mais se isso melhora o raciocínio acho que vale o esforço. :roll:
Ja pensaram ? Trocar nossos mortais 486 por um Pentium 4 ?! analogia exagerada, mais se da pra fazer contas relativamente grandes assim tão rápido então ta valendo… :idea:
Vou pesquisar mais sobre o Kumon…
Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color][/quote]
Meu… estuda em casa… kumon vai te bitolar…[/quote]
Bem, acho que o objetivo não é só aprender matemática/cálculo, e sim, além disso, um método de raciocínio, concentração e organização, coisas que o método Kumom promete.
Agora, se alguem conhece algum outro método, indica aí :!:
[quote=“jc_oz”]Bem, acho que o objetivo não é só aprender matemática/cálculo, e sim, além disso, um método de raciocínio, concentração e organização, coisas que o método Kumom promete.
Agora, se alguem conhece algum outro método, indica aí :!: :D[/quote]
A partir do momento que vc conhece profundamente alguma coisa, vc passa a raciocinar mais rapido sobre essa coisa… É como eu falei, não existe raciocinio sem conhecimento… Quer um exemplo, você jc_oz aprendeu java como?
EDITADO: Gente, por favor, nao citem a mensagem anterior inteira quando forem responder. É uma duplicação inútil de conteúdo, e dificulta a leitura - cv
Eu até concordo que não adianta ser veloz em raciocíno sem ter o conhecimento…
Mas o meu objetivo, especificamente, é desenvolver raciocínio e o principal: concentração.
Eu tenho um problema que atinge mais de 50% da população que chama DDA (Distúrbio de Atenção), só que em um grau leve, mas que hoje, quando quero estudar, me atrapalha muito. Quer um exemplo?
Já li o livro dos Deitel um monte de vez, e quando estou no final do livo esqueço grande parte do que aprendi no início, sabe por que? Porque fiquei pensando no que eu ia comer mais tarde, na conta de luz que venceu, no aluguel que vai chegar, no carro que eu to afim de comprar e tals…
Eu gostaria de estudar EFETIVAMENTE e não apenas ler. O método Kumon SUGERE que o meu problema (e de milhões) pode no mínimo ser atenuado.
Eu não conheço o método, mas foi o único que eu achei que une matemática (que eu gosto) e uma proposta de disciplinar a minha atençao…
Mas se existir alguma outra sugestão para isso, com certeza ela será bem-vinda.
Sim, sim, concordo plenamente com vc O grande problema é o que o Dougzilla mencionou, a falta de atenção. Tenho o mesmo problema dele, sou muito desligado das coisas, leio alguma coisa agora e daqui a pouco já esqueci, simplesmente pq não prestei muita atenção no que estava fazendo ou lendo ou seja lá o que for. Com isso, qualquer aprendizado torna-se um martírio. Ou seja, para chegar ao ponto de raciocinar mais rápido sobre alguma coisa vai um tempo 2, 3 vezes maior
Anida não aprendi, estou aprendendo :D. Sozinho (não tão sozinho, com a ajuda da galera aqui do GUJ ) e nos tempos livres, com uma certa dificuldade, mas eu chego lá.
[quote=“cv”]
EDITADO: Gente, por favor, nao citem a mensagem anterior inteira quando forem responder. É uma duplicação inútil de conteúdo, e dificulta a leitura - cv [/quote]
Ooops, acho que isso é pra mim tb… :oops:
[color=“blue”]Oi pessoal !!! Vixi, eu tenho o mesmo problema que o DougZilla e acho que muitos que trabalham e estudam ná área de Exatas e tecnologia devem ter… baixo nível de concentração…
Por isso é que eu também tô querendo fazer Kumon, eu preciso muito me de mais disciplina, atenção e concentração… principalmente prás provas de cálculo, mais também concordo plenamente com o Igor, sem dúvida antes de qualquer coisa tem que existir o conhecimento sobre a matéria. :roll:
Doug, se vc acha q com o Kumon vc vai ficar apto a ler o Deitel e decorá-lo de cabo-a-rabo esqueça… isso não é concentração…é habilidade circense!Vc não sabe o livro todo pq provavelmente não precisou usar tudo q está contido nele para fazer seus programas… Mas o Kumon pode ajudá-lo a assimilar melhor,pode… Mas se vc não utilizar essa capacidade no dia-a-dia será perdida,pois seu próprio cérebro eliminará o q achar desnecessário(seletividade)
Todos os métodos de aprendizado sugerem isso(atenuar problemas…),mas não é para todos,veja se serve para vc Doug.
Problemas de atenção e aprendizado todos nós temos(em graus diferentes),eu mesmo,sempre digo q tenho uma capacidade enorme de DISTRAÇÃO(eufemismo barato para falta de concentração…)e,ás vezes,é difícil de manter o foco!
Façam o Kumon,mas vcs devem lembrar q nem todos irão aproveitá-lo… Mas não custa nada tentar!