Eu também tenho um problema parecido, mas meu problema chama-se preguicite aguda mesmo…
Por exemplo, eu estudo de manhã… e sei que até a hora que eu sair da facul, eu estarei lá (óbvio) então eu me desligo de tudo o que vai acontecer depois das aulas e presto atenção nas aulas…
mas quando estou em casa, não consigo estudar a tarde, pois me distraio com internet, telefone, televisão e etc. Então adaptei um método que minha irmã empregava pra estudar exatas… Estudar de madrugada… procure estudar das 2h da madrugada até as 7, 8h da manhã… meu, é uma delicia, principalmente se o dia seguinte for dia de folga… porque veja bem, de madrugada não tem nada passando na TV, ninguém na net… O telefone não toca… foi ai que eu aumentei minha concentração… ou melhor… foi ai que eu me concentrei.
Bom, concentração é uma coisa dificil mesmo de se adquirir ainda mais no mundo de hoje, que passa carro de som na rua anunciando carro, e é avião que passa no céu… e é aquele prédio em construção do outro lado da rua… Mas uma dica que eu deixo a todos… procurem ver o que te distrai na hora que você quer se concentrar e tente se concentrar denovo sem essas coisas… por exemplo:
Me distrai o radinho de pilha da empregada da vizinha que fica ouvindo música brega o dia inteiro… então procure se concentrar num horário que a empregada já foi embora ou não veio.
Outra coisa, não procure pensar no que vai acontecer depois que você estudar, pense nisso depois… procure pensar naquele momento que você está estudando, lendo, se concentrando porque mesmo se você pensar nas coisas que virão após seu estudo, elas não vão mudar… não vai ser uma conta que venceu que vai deixar de vencer se você pensar nela…
Bom, ai vão alguns métodos que eu uso para me concentrar melhor… desculpe o post grande, é que me empolguei…