[quote=sergiotaborda][quote=cassio]A explicação disso tudo é MUITO simples: Pergunte para qualquer uma dessas pessoas que escrevem errado (ou que estão “evoluindo” o Português) quantos livros elas lêem por ano…
Para escrever corretamente, é necessário leitura.[/quote]
Quantos livros em português elas leêm por ano. Eu leio muito, mas não em português.
Não vamos por a culpa na falta de leitura. Isso é uma desculpa esfarrapada. É a mesma coisa que dizer
“já te ensinamos a juntar as letras, agora é contigo”. O problema é que as pessoas não foram ensinadas direito. A primeira coisa que elas não foram ensinadas é ter orgulho em falar bem. As pessoas têm orgulho em não saber falar. Isso que é absurdo.
Até mesmo nos noticiários das várias Tvs é uma vergonha os erros que se ouvem. E isto são jornalistas, pessoas cuja profissão deve respeitar ,acima de tudo, a língua.
Quanto ao analfabetismo funcional , ele é o grande mal da atualidade e do futuro próximo. Mas enquanto ainda se luta por levar as crianças à escola não ha muito tem$po para levar as crianças a aprender.
Mais uma vez os jornalistas não fazem o seu papel. Por exemplo, uma coisa que me irrita profundamente é quando aparece algum popular falando na tv e escrevem “dona de casa” na descrição. Do tipo, a pessoa fala para o jornalista como ninguem ajudou o filho no hospital e por isso ele morreu. Em vez de aparecer “Mãe da vitima” aparece “dona de casa”. O que interessa que ela é dona de casa ? Isso seria importante se a reportagem fosse sobre profissões e não ajuda a entendem porque ela está irada.
Enfim, com jornalistas e politicos iliterados a des-evolução da língua portuguesa vai continuar.
P.S. O que mais me irrita é ouvir de pessoas que representam a defesa da língua portuguesa com o prof Pasquale que “Aberto de segunda à quinta” ou “Em exposição do dia 1 à dia 3” é correto porque foi incorporado como tradição verbal. Ora bolas, o errado não pode virar certo. “dois pastel” e “para mim entender” nunca estará certo em português. (Já agora o certo é sem acento nenhum porque não ha crase alguma. )
[/quote]
Não é desculpa esfarrapada. Para ler, é necessário apenas o básico que se aprende (na pior das hipóteses) até a terceira série do ensino primário. O fato do brasileiro não ler se deve à uma lamentável falta de cultura, a qual em grande parte é falha do própria brasileiro. Apesar de livros custarem caro no Brasil, quantos destes “assassinos” da Língua Portuguesa têm cadastro em bibliotecas públicas?
É muito mais fácil assistir jogo de futebol, cansa menos o cérebro atrofiado dessa gente.
Quer mais um exemplo? É absurda a quantidade de pessoas que vão ao cinema e preferem assistir ao filme na sala que apresenta o mesmo em sua versão dublada, porque diz que não gosta de ler as legendas…
Depositar a culpa em professores, políticos e jornalistas sim é desculpa esfarrapada. É ignorar que o brasileiro prefere levar tudo no jeitinho e não gosta muito de se esforçar. Me desculpe, mas neste caso não há bode espiatório…