Boa tarde grupo,
Li uma noticia q me deixou bastante assustado. Segundo esse link http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=News&file=article&sid=1487 após 5 anos no mercado o framework Struts chega ao seu final.
E agora, o q eu faço. Claro q isso naum é um coisa q vai obrigar todos os desenvolvedores a ficarem como loucos a procura de outra alternativa, q naum são poucas e naum vai ser da noite pro dia q o struts sairá do mercado.
Naum sei ao certo, mas a jakarta tem a ideia de desenvolver um outro framework. O grande problema é: ele será bastante funcional para o desenvolvimento ???
Nesse caso, existe alguma alternativa q venha suprir essa necessidade ??? Gosto do struts, mas existe pessoas de detestam… Li num site uma especie de campanha contra o struts… Na verdade ele pode até naum ser uma das 5 maravilha do mundo, mas a questão é q ele foi um dos primeiro e é bastante reconhecido no mercado, virou uma especie padrão de mercado.
Nesse caso, o q é mais interessante ???
a ideia é que o struts seje uma extensão do JSF … mas é preferivel voce buscar por outros framework como por exemplo, webWork …
ps. lembre-se das focas
Você viu a data da notícia?
Vaso ruim não quebra!
[]'s
Marco Campêlo
Me parece que sim, no proprio site da ASF (Apache Software Foundation) o Struts está como ex-Jakarta.O pessoal do Struts esta direcionando os recursos fornecidos pela ASF para o projeto Shale.
Mas como alternativa voce pode usar o Spring http://www.springframework.org/ que é MUITO bom e tem muito mais recursos que o Struts.Ele realmente supre todas as necessidades e com vontagens, nao é só MVC.Vale a pena dar uma olhada.
Mas como vc mesmo disse o Struts nao vai acabar do dia para a noite.
Mas nao custa nada dar uma olhada em outro projeto!
Na verdade não há planos de continuação do Struts (tipo lancamento da Apache de uma versão 2.xxx) . Agora a Apache se dedica ao Shale, uma nova implementação do Struts baseada em JSF mas o Struts vai continuar existindo e mantido.
Informações
O Struts não é mais Jakarta poruqe foi promovido, não porque foi descontinuado!
É verdade, o Struts vai sofrer um EOL muito em breve e a todos clientes que compraram o produto recomenda-se planejar a migração para o Shale.
Gente, o grande problema é o q fazer ??? cada um indica um coisa diferente (JSF, WebWorks, Spring, entre outros). A grande realidade é q muitas pessoas fizeram uma campanha contra o struts. Realmente ele naum é a melhor coisa do mundo, mas a questão foi q ele teve uma grande aceitação no mercado (diversas matérias na revista Java Magazine), inumeros topicos q abordam as duvidas mais frequentes, tutoriais, livros… Ele tem falhas ??? claro… mas temos q consiferar q foi o pioneiro e os outros frameworks tem mais do q obrigação de serem superiores…
Naum sei se é mais recomendado aguardar uma nova versão (Struts Shale), começar a analisar outras opções. A minha real necessidade é ter um bom framework q me atenda… naum da pra ficar perdendo tempo testando cada um… e tem q ter uma boa aceitação pelo mercado, pois se eu tiver alguma duvida tenho como discutir em algum forum ou procurar na propria web, naum posso…
Você quer trabalho ou mão-de-obra capacitada e não quer “perder tempo” avaliando alternativas?
Use Struts.
Os outros frameworks, principalmente WebWork e Tapestry, já passaram há muito da fase de early-adopter, existe documentação consistente, fóruns com pessoas experientes… tudo que o Struts tem, com menos hype e divulgação em revistas.
Você (ou seu gerente) tem que avaliar as suas necessidades, e se não tem tempo para avaliar alternativas, pegue o primeiro que aparecer na frente. Na verdade todos os frameworks fazem a mesma coisa, uns melhor, outros pior, mas o conceito é bem parecido.
Se você souber não acoplar mosntruosamente toda a sua aplicação na camada de apresentação (ou seja: no framework) e isolar sua lógica de negócio em camadas de domínio, você vai poder mudar de framework, se necessário, apenas jogando fora o trabalho específico da camada de visualização. Isso pdoe ser muita coisa, mas geralmente é muito menos que reescrever todas as suas regras de negócio.
Siga princípios básicos de separação de responsabilidades e use o que achar melhor, você smepre pode mudar um sistema bem cosntruído.
Não se ofenda, paradiso, mas se você quer migrar de framework de forma a não perder produtividade, ter todas as funcionalidades que tinha antes, contar com suporte e não perder tempo testando cada um, você precisa é de consultoria. Sério.
Decisões assim só podem ser tomadas com investimento. Agora, se vocês vão investir o próprio tempo ou contratar alguém externo, é outro problema.
O próprio fato de você ter perguntado isso em um fórum público parece indicar que vocês preferem investir o próprio tempo, mas nem sempre esta é a melhor solução.
Pedir para outros avaliarem se um framework vai funcionar bem com sua equipe é mesma coisa que pedir para provarem roupa intima para você… e depois usá-la.
Louds, não é bem assim cara … se a consultoria é de qualidade é perfeitamente possível acertarem na decisão.
Mas concordo que às vezes acidentes acontecem. Vejam um exemplo de consultoria problemática aqui
Quem mandou deixar a mulher comprar roupa de baixo?
Fora isso, nem todas empresas tem profissionais que podem fazer uma analise dessa.
]['s
Lipe, eu me expliquei mal, quis dizer que olhar uma análise externa e não uma direcionada para as necessidades do usuario.
Empresas que não tem funcionarios com senso crítico estão condenadas ao fracasso, essas melhor ficarem no struts mesmo.
[quote=LIPE]Louds, não é bem assim cara … se a consultoria é de qualidade é perfeitamente possível acertarem na decisão.
Mas concordo que às vezes acidentes acontecem. Vejam um exemplo de consultoria problemática aqui
Quem mandou deixar a mulher comprar roupa de baixo?[/quote]
Exemplo dispensável, diga-se de passagem :XD:
Era o objetivo do reply na realidade :mrgreen:
Não concordo. Se você encomenda um relatório, isso é verdade. Agora, se você chama alguém capacitado e esse alguém analisa a forma atual de trabalho da sua equipe, conversa com as pessoas, elabora um relatório técnico comparativo com as vantagens e desvantagens e depois apresenta mastigado para a equipe como um todo decidir, é outra coisa.
Obviamente, a decisão final deve ser feita por quem vai usar, mas o trabalho de levantamento disso, adaptado às características dos integrantes, não precisa necessariamente ser feito por ela. Até mesmo porque as pessoas da equipe podem não ser capazes de sozinhas enxergarem “aquela” característica que torna A 30 vezes melhor (ou pior) que B para o caso deles.
Que não seja por falta de adeus ao Struts: adeus! _0/~
Como dizia o slogan do falecido “Mijando Preto”, “Javai tarde!”
Gente, eu posso até ter me espressado errado. Mas a grande questão é q as pessoas que possuem um bom conhecimento do struts possuem um grande diferencial ao mercado de trabalho. Ë muito fácil vc encontrar empresas q qdo procuram um profissional q tenha conhecimento de algum framework procuram justamente o struts…ele foi bastante aceito, por pior q ele seja. Digo pior q ele seja pois existem ponto q eu não consegui encontrar soluções pq ele funciona assim e acabou…
O problema é q hj temos um boa quantidade de frameworks no mercado. O q eu estou a procura é de algo q seja bastante funcional… sei q muitas pessoas desse forum utilizam alguma dessa ferramentas, seja elas quais forem… a grande verdade é q nem sempre o mais usado é o melhor (ex: Vi$ual Ba$sic, Ruwindow$…)
Você está falando sério mesmo?
Struts é diferencial no mercado de trabalho?
:shock:
[]'s
Marco Campêlo