Em primeiro lugar, pessoal: Não me mandem currículos, eu não estou contratando ninguém, estou apenas fazendo uma espécie de pesquisa de mercado para um amigo meu.
Mas digamos que eu abrisse uma empresa em uma cidade do interior do Rio de Janeiro, como Teresópolis, Petrópolis ou Friburgo, ou então em uma cidade pequena de praia, como Maricá, Rio das Ostras ou Saquarema.
Levem em conta, que em minha empresa hipotética, os salários seriam a média do mercado, um pouco abaixo ou acima, com um bom clima de trabalho, equipamento adequado, conta no Safari, um allowance para compras de livros na amazon periodicamente, geladeira com sucos e refrigerantes, gerência inteligente. Ou seja, uma versão pobre do google.
Quantos estariam dispostos a largar a cidade grande e ir morar num lugar desses para trabalhar? O que os levariam a tomar essa decisão, e por outro lado, o que faria com que vocês NÃO tomassem essa decisão?
O que a empresa deveria fazer para que vocês se sentissem confortáveis e seguros? e portanto, aptos à serem altamente produtivos e criativos?
Quais seriam os maiores problemas em uma mudança como essa, e como vocês enfrentariam esses problemas?
Considerando que o custo de vida em uma cidade do interior é menor, e que numa cidade dessas você demora 10 a 20 minutos pra chegar no trabalho, ao invés de duas horas, o que vocês fariam com o tempo extra? e com o dinheiro extra? Será que os casados se adaptariam melhor, ou os solteiros? Seria mais fácil ou mais difícil para as mulheres irem trabalhar numa cidade assim?
Caro Eliziario, eu sou de SP, sou casado e tenho filhos e tranquilamente trabalharia no interior do meu estado, desde se mantivesse o meu salário, o que melhoria muito o meu padrão de vida, sem trânsito, morando mais perto do serviço, etc. Agora eu acho que para um pessoal mais jovem isso não seria muito interessante.
Blz. Pra deixar mais realista. Estamos falando do interior do Rio.
Teresópolis,
Petrópolis,
Friburgo
ou Litoral do Rio
Saquarema
Rio das Ostras
Maricá
Angra dos Reis
[quote=srpantano]Agora eu acho que para um pessoal mais jovem isso não seria muito interessante.[/quote]Eu sou bem jovem. Me formo esse ano, tenho só 21 anos e gostaria bastante de trabalhar em uma cidade pequena. Ainda mais ganhando o mesmo salário das cidades grandes.
eu toparia… nem todos gostam dos grandes centros, o stress não compensa.
Eu toparia ir para uma cidade do interior tambem, mas nao mudar de estado (sou de SP). E nao tenho filhos, acho que se tivesse nao toparia por causa da falta de opcoes de escola boas.
Assim, eu não posso nem falar, já que eu moro numa cidade relativamente pequena (é capital mas é bem calma), mas acho muito válido o cara ir pra um lugar desses, só de pensar que não vai ter aquele transido maldito, a criminalidade nas cucuias e se brincar até uma praia maravilhosa, não vejo porque não ir.
Acho que os grandes problemas vão ser a cidade ter uma boa infra estrutura e boas opções de lazer. Cinema? Teatro? Shows? Internet banda larga de fácil acesso? Comércio bem desenvolvido? TV a Cabo?
Acho que o que poderia pesar contra é o cara ter família, já que não seria simples levar a esposa/esposo pra outra cidade largando o emprego atual.
eh atualmente moro no interior da bahia, mais em outra cidade natal, mas concerteza eu prefiro trabalhar no interior mesmo que venha ganhar menos que na cidade grande por exemplo em salvador vc ganhando 2 mil ave maria… se nao for um cara economico ta lenhando e pior se ele gostar de festas ai que ta morto nao dar para se viver bem em salvador ganhando dois mil…tem q dividir bem o dinheiro para tirar uma parte para investir em estudos… no interior voce ganhando dois mil ave-maria vc nao consegue nem gastar 1 mil por mes ainda morando de aluguel… eu mesmo pretendo continuar morando no interior… sair apenas para me especializar em pos e outras areas… mas trabalhar por aqui… mesmo se caso puder escolher hehe! hoje o que faz um colaborador ser produtivo em uma organização… eh o ambiente de trabalho e o relacionamento entre ele e organização se a empresa ver ele como um empregado… mizerave que se reclamar 1 dia do trabalhar manda ele para a esquina pode ter certeza q esse cara ta sempre com o curriculo dele embaixo do braço para a primeira oportunidade cair fora… o ser humano eh um ser muito sensivel…as vezes o $$ nao fala tanto… quanto o respeito, o bom ambiente. e tudo mais… hoje se abrisse uma empresa… procurava conhecer cada colaborador me importar com eles… oferecer o que estivesse dentro do orçamento e tamanho da empresa, bonificações jamais o colaborador ele ia se ver empregado e sim… parceiro um socio da minha empresa porem nos papeis hehehe sou eu… mais o sentir faz muita coisa.
“eu li uma reportagem na veja de um cara que esqueci o nome, isso nao importa, mas ele tem agencias de mkt, porem ele nunca criou uma frase, mas sabe administrar a coisa e ele pegou 15 mil funcionarios e deu algumas ações da empresa dele… para esses caras se senti dono… e ganham por isso… e outra… cada filial recebe bonificacoes por trabalho em equipe tudo la se fala em equipe…nada individual nao existe o gerente, o diretor e sim a equipe” achei sensacoional a ideia… o que q ele paga ao colaborador nao chega nem a 5% do q ele fatura… heehe a existencia de sua empresa está em dois ponto: clientes e colaborador. apenas isso… sem clientes vc fecha e com rotatividade de colaboradores ou insatisfeito que quando olha para cara do chefe vontade de mata-lo isso afeta o crescimento da empresa… e muito… vivo em uma empresa assim infelizmente
Pra Angra acho que eu pensaria com bons olhos hein rs
Bom, eu sou um dos casos que já fez essa opção, já que vivi na grande são paulo até quase os 20 anos de idade e desde de 2000 estou morando no interior de SP, hj trabalho mais ou menoss nessas condições (uma multinacional da área de TI, sem todas essas vantagens, mas dá algum conforto…). Vim para o interior exatamente por causa da qualidade de vida, pelo fato de demorar 15, 20 minutos no máximo pra chegar no serviço.
Quanto ao tempo que me resta, aproveito pra estudar alguma coisa, pra lazer ou até mesmo pra alguns serviços extras (uma boa opção pra tirar um extra e pra tb me manter atualizado na área de suporte, já que hj trabalho com desenvolvimento).
Quanto a custos de vida, a cidade deve ser muito bem sondada antes, porque nem sempre a redução de custo de vida é significativamente menor, porém os salários costumam ser em média 20% menores. O detalhe de infra deve ser bem analisado tb, tipo as opções que foram mencionadas aqui, como teatros, cinemas, etc, eu adicionaria faculdades e centros de treinamento.
[]'s
Moro em SP/Capital, 23 anos, me formo em julho desse ano, e mudaria pro interior, cidades do tipo Campinas, Hortolandia, São Carlos, Ribeirão Preto, São José dos Campos. Logico que, com um salario a nivel de capital neh. Mudaria ateh de estado, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Parana…
Acho que o problema do trânsito é um fator que me faria mudar da cidade grande para o interior/litoral. Porém há algumas vantagens de se morar num grande centro. Por exemplo, se eu ficar doente, na cidade eu tenho acesso mais fácil a bons hospitais e clínicas.
Acredito que para quem é casado seja mais fácil se adaptar a sair da cidade. Geralmente quem é solteiro busca mais diversões.
Eu, se tivesse que escolher entre o interior e o litoral iria preferir morar no litoral.
[quote=eliziario]Blz. Pra deixar mais realista. Estamos falando do interior do Rio.
Angra dos Reis[/quote]
Com direito a barco? Ai a historia muda.
[quote=Roger75]Acho que o problema do trânsito é um fator que me faria mudar da cidade grande para o interior/litoral. Porém há algumas vantagens de se morar num grande centro. Por exemplo, se eu ficar doente, na cidade eu tenho acesso mais fácil a bons hospitais e clínicas.
Acredito que para quem é casado seja mais fácil se adaptar a sair da cidade. Geralmente quem é solteiro busca mais diversões.
Eu, se tivesse que escolher entre o interior e o litoral iria preferir morar no litoral.
[/quote]
Quanto a questoes de saude existem cidades que sao referencia no assunto tendo profissionais melhores que a capital.
Quanto a diversao depende do tipo de diversao, pois existem cidades do interior com cinemas tao bons qto da capital; Festas, bares e discotecas em cidades com bastante universitarios tbm sao boas no interior.
Existem grandes diferenças entre as cidades, por isso deve se avaliar cada caso e nao generalizar. Nao conheço o interior do RJ por isso nao posso palpitar.
Concordo com que o Srpantano falou. Infelizmente, quando as empresas procuram outras cidades menores, geralmente os salários ficam a níveis ridículos (estou falando de um salário de 5k em SP/Capital cair para 1K no interior). Já procurei emprego em cidade grande (Campinas) e os salários oferecidos são ridicularmente baixos.
Geralmente o Pessoal de campinas, jundiaí, itatiba e baixada santista trabalha em São Paulo. O Paradoxo fica quando percebo que muitas pessoas da capital trabalha no polo de campinas (hortolândia) onde existe o tech town.
Ou seja, tenha em mente que não existe “almoço grátis”. Se quiser ter bons profissionais, vai ter que pagar o justo. E o justo muitas vezes é caro.
[]'s
Dependendo do salário, para Angra eu iria fácil.
Sou de SP e não tenho planos de ficar muito tempo por aqui.
[quote=Rafael Nunes]Dependendo do salário, para Angra eu iria fácil.
Sou de SP e não tenho planos de ficar muito tempo por aqui.[/quote]
Pelo jeito poucas pessoas. Para nós, pelo jeito, já chega o stress da profissão.
[]'s
independemente de cargo e salario, eu somente iria para uma cidade pequena caso ela fosse perto (até 80 km) de uma grande (no minimo 600.000 habitantes).
Já morei em cidade pequena que fica longe de tudo, que uma cidade relativamente grande fica 200 km de distancia. É horrível! Mais cedo ou mais tarde agente precisa de uma cidade grande, seja pra fazer compras, ou pra ir em shows, ou pra passear, ou pra ir em um congresso.
Se fosse pra emprego tipo paulinia que fica 15 km de campinas, ai rola d+, vc ta em uma cidade pequena, calma e ao mesmo tempo está perto de um grande centro.
Eu acho q uma coisa q pega para os casados, além do que disseram (estudo, treinamento, opções de lazer, etc), é q as mulheres cada vez mais estão independentes e trabalhando fora, e nessas cidades menores é difícil encontrar bons empregos para elas, para que possam tbm desenvolver sua carreira (tenho sentido isso na pele )
[]s
Legal o tópico.
Acho que nesse caso o fundamental é o salário.
Porque as pessoas vão para cidade grande, passar trabalho, levar horas no transito, dormir com barulho? para ganhar mais
Então o processo inverso (sair de uma cidade grande para uma pequena) pode acontecer desde que o salário se mantenha no nivel das grandes cidades, e esse é o problema.
Isso é a principio básico da relação custo/beneficio. O que não tem beneficio não existe :). Se existem cidades grandes e pequenas é porque cada uma tem seus beneficios e cada um escolhe como quer viver.
Saiu uma matéria na Zero Hora (RS) do mês passado eu acho, que pela primeira vez teve mais gente que saiu de porto alegre para o interior do que o contrario. Mas nesse caso, não quer dizer que as pessoas estão voltando para cidades pequenas, mas sim estão indo para cidades polos, ou seja cidades grandes, mas não tão grande.
Acredito que o futuro seja esse, mais cidades polos espalhadas do que poucas cidades monstruosas agrupando todo mundo.