Considerando o post inicial, existem apenas dois problemas em trabalhar nas cidades citadas:
Estar distante das pessoas e lugares que conheço (problema que aconteceria com praticamente qualquer mudança de estado/país)
[Paulista] Estar no RJ. [/Paulista]
EDIT: pô, nem coloquei as vantagens nem respondi às outras questões. Mea culpa:
Vantagens:
Considerando salários na média do mercado (que julgo ser a média do mercado dos grandes centros) e os benefícios de ambiente de trabalho, a maior diferença de trabalhar nos grandes centros some. Daí, considerando a menor distância (e menor trânsito!), a vantagem fica grande.
O que fazer com o tempo extra? Pôxa, desde divertir-se mais (opções podem ficar reduzidas com o número menor de opções do interior, é algo a se pensar) até trabalhar mais (não necessariamente overtime, mas outras prioridades ou colaborações voluntárias).
O que fazer com o dinheiro extra? Oras, gastar! :lol:
Acho que solteiros teriam menores problemas para tomar uma decisão dessas mas, desde que a cidade em questão tenha boas escolas/hospitais, pode até ser melhor para um casado levar a família pro interior e conseguir talvez melhor qualidade de vida.
Bom, eu ja fiz algo parecido, sai de Porto Alegre e fui trabalhar em Floripa(sonho de todo gaucho). Pode não parecer muita diferença, mas Porto Alegre é 4 ou 5 vezes maior que Floripa. Fui p/ ganhar menos mas teria a famosa qualidade de vida, alem de poder surfar mais seguidamente. Fiquei 10 meses e acabei voltando. Floripa é uma maravilhosa cidade p/ se morar, mas paga-se em media 40% menos que Porto Alegre. Acabei percebendo que qualidade de vida as vezes pode ser ter grana o bolso p/ fazer as coisas que se gosta. Confesso que não foi so esse o motivo da minha volta, mas com certeza pesou muito.
Talves se eu fosse solteiro as coisas seriam mais faceis… não tenho como saber.
[quote]Bom, eu ja fiz algo parecido, sai de Porto Alegre e fui trabalhar em Floripa(sonho de todo gaucho). Pode não parecer muita diferença, mas Porto Alegre é 4 ou 5 vezes maior que Floripa. Fui p/ ganhar menos mas teria a famosa qualidade de vida, alem de poder surfar mais seguidamente. Fiquei 10 meses e acabei voltando. Floripa é uma maravilhosa cidade p/ se morar, mas paga-se em media 40% menos que Porto Alegre. Acabei percebendo que qualidade de vida as vezes pode ser ter grana o bolso p/ fazer as coisas que se gosta. Confesso que não foi so esse o motivo da minha volta, mas com certeza pesou muito.
Talves se eu fosse solteiro as coisas seriam mais faceis… não tenho como saber.
[]'s
[/quote]
Com certeza, ninguem quer ganhar menos nessa vida, independente se estiver no cú do mundo ou em nova iorque. Mas será que voce nao deu azar nao? Tipow, uberlandia tem uma puta fama de pagar mal, mas se andar direitinho aki, tem uns lugares que pagam até bem.
Eu sou uma pessoas bastante caseira e mesmo assim a idéia de sair de uma cidade grande não me agrada muito.
cidade grande == mais pessoas == maiores chances de encontrar os produtos, serviços e até mesmo amizades de seu interesse
Produtos até que não é um problema muito grande porque hoje em dia tudo se compra pela internet, mas serviços e pessoas de interesses similares aos seus são mais fáceis de encontrar onde tem mais gente.
Estou indo passar os próximos 4 meses em Belo Horizonte e já sei que vou sentir falta de São Paulo. Um lugar ainda menor eu acho que não me adaptaria.
[quote=caduengenheiro]
Com certeza, ninguem quer ganhar menos nessa vida, independente se estiver no cú do mundo ou em nova iorque. Mas será que voce nao deu azar nao? Tipow, uberlandia tem uma puta fama de pagar mal, mas se andar direitinho aki, tem uns lugares que pagam até bem.[/quote]
Pode ser, mas como falei antes eu não estava sozinho. Minha mulher tambem é da area, mas trabalha com tecnologia M$. Em Floripa quase não vi oportunidades M$. Eu e ela la ganhariamos o que 1 de nos ganha em Porto Alegre. Deixei muitos amigos la e sempre recebo convites p/ voltar. Muitos deles trocaram de emprego, mas quando me oferecem vagas o salario é na mesma media da empresa que eu trabalhei. Por isso acho que o mercado é assim mesmo, não acho que dei azar. Mas volto a repetir, se eu tivesse 21,22 anos e fosse solteiro, com certeza estaria morando/trabalhando la.
É aquela historia, cada um sabe o seu sapato aperta.
Acho essa questao de ganhar muito eh extremamente relativo. O importante eh a diferença entre o salario e suas despesas fixas e basicas. Se por exemplo, ganhar menos porem pagar menos no aluguel, transporte e alimentaçao a diferença salarial entre capital e cidade media/pequena se anula.
Tenho um bom salario, nivel de sao paulo, e moro em Ribeirao Preto. Conheço pessoas e ja tive oportunidades para trabalhar em Sao Paulo por mais porem a diferença nao cobriria os gastos maiores que teria em Sao Paulo. O custo de vida em uma cidade media (500k hab.) eh em torno de 75% do custo de vida em capitais, entao se a proposta for algo proximo de 75% que uma em Sao Paulo as duas se empatam. Entao os outros fatores decidirao a escolha.
[quote=eliziario]Blz. Pra deixar mais realista. Estamos falando do interior do Rio. Teresópolis,
Petrópolis,
Friburgo [/quote]
Cidades assim, relativamente perto da metrópole, são totalmente vantajosas. Melhor qualidade de vida, salário igual. Qualquer coisa, cansou, dá um pulo no Rio. Pra mim, seria um sonho. Na California e Europa é assim. A Bay Area de São Francisco…São Francisco mesma, em si, é “pequena”, mas todo mundo mora e trabalha em volta da baía, em outras cidades. Aqui no Brasil, é atrolho.
Pow, para quem não conhece essas cidades são show de bola!
Ambas entre 700 e 1300 metros acima do nível do mar, clima beem mais ameno do que o da cidade do Rio de Janeiro(até uns 10º abaixo, já peguei quase zero em um distrito de Friburgo), criminalidade mais baixa, e um ótimo padrão de vida.O único problema são as chuvas que provocam uns deslizamentos fodas, mas fora isso, show de bola!
Terê e Petrópolis estão a uns 80KM do Rio, Friburgo a cento e poucos.
Recomendo a quaquer um que queira a se arriscar nessa empreitada.
Se eu tivesse um bom motivo( bom salário + boa qualidade de vida + perto de São Paulo + outras coisas) poderia até sair de São Paulo. Se fosse para outras cidades, como as citadas pelo caro colega, não iria porque teria que sair de São Paulo e ir para o Rio de Janeiro.
Como por enquanto não consigo um bom motivo desses, ficaria aqui mesmo.
Bom sou a Fatima Eliane eu ja moro em uma cidade pequena e confesso que amo a minha cidadezinha por que eu sou uma garota do tipo caseira e aqui eh bem calmo, mas aqui não tem muito emprego e estou procurando outra cidade onde tenha oportunidades de empregos pra mim morar e trabalhar.