"O que mais falta é programador Java, esses são difíceis de encontrar, são raros"

[quote=matheuslmota]Mas as empresas querem sênior pagando salário de estagiário. Como eu disse há uns posts atrás, eles querem estagiário com dois anos de experiência com conhecimento em trezentos frameworks com graduação completa e que aceite trabalhar por 800 reais. Eles não querem um iniciante que aceite ganhar pouco, querem um profissional experiente que aceite ganhar pouco.
Sabe, tô começando a achar que eu sou louco e que vivo em uma realidade completamente diferente do resto dos usuários do fórum.[/quote]

Ela tem o direito de querer. E até de pedir.
Agora, o fato é que com um salário assim, ela não consegue contratar.

E, se consegue, ou será alguém sem a qualificação. Ou será alguém que vai topar o emprego só para entrar no mercado, mas logo estará distribuindo currículos e saindo de lá.

tem muita coisa a ser considerada…

esse cara ai que falo la no começo que outros 2 disseram aceitar até salario minimo, se a vaga era estagio, isso mostra uma verdade relativamente triste, tem bastante gente aceitando estagio pelo que seria considerado minimo… (pra falar verdade a 3 anos atras quando eu era estagiário, vi a vaga pagando $200 até, e tem outras áreas bem piores para estagio), se não era para estagio esses dois estavam la combinados, para fazer esse papel e assim fazer você pensar em pedir pouco para poder concorrer…

para as empresas está difícil achar programador bom, mas para os programador também está difícil achar empresas boas… e ai ambos reclamam e acaba contando muito mesmo o poder de barganha de cada um, a empresa oferece um valor e o funcionário decide se aceita ou não (e vice versa)… quando o cara já tem alguma experiência (ao menos um ano e meio, mesmo sendo júnior) ele tem poder de barganha pra falar não e procurar outra… não aceitar qualquer coisa que a empresa oferece, mas quando o individuo não tem experiência, no primeiro estagio, como estes não tem muita opção tem muita empresa cobrando um absurdo de conhecimento e capacitação e o cara que está começando acaba pedindo pouco para conseguir o estagio… se a empresa é pequena e o funcionário é bem experiente, acredito que a coisa se inverta, ele faz o preço dele e se a empresa não quiser pagar isso ele não aceita por que sabe que consegue em outra (dependo é claro do quanto ele pediu… se não foi certo absurdo também.).

Um ponto curioso é que já vi diversos casos onde a empresa precisa do funcionário, o projeto está atrasado, mas mesmo assim não não diminuem os requisitos, não pegam alguém que tenha quase todos os requisitos e treinem no que falta, não melhoram os benefícios para atrair alguém com a o conhecimento que pedem , já quando o funcionário precisa do emprego, ele aceita mesmo que esteja abaixo do seu padrão… pro que ele está precisando (diferente da empresa…).

isso de as empresas se aproveitarem de certa forma dos estagiários/juniores por que eles não tem poder de barganha (na minha opinião) se deve a falta de regulamentação na nossa profissão… já vi varias pessoas falarem aqui no fórum que regulamentação não ajuda nada os bons profissionais, só ajuda profissionais ruins, mas todas essas vezes eram pessoas que já estão no mercado faz tempo, não é só profissionais ruins que uma regulamentação ajudaria, pessoas que estão começando agora também seriam ajudadas (nunca vou esquecer quando ainda estava começando e precisei aceitar proposta pagando bem abaixo do mercado para pegar experiência). Muita gente não vê isso.

A maioria das empresas que vejo, fazem sistemas do tipo: “Sistema para gerenciar Y”, onde Y pode ser escolas , faculdades, plano de saude, setor financeiro de banco, comercio, vendas etc
esse tipo de coisa paga mal mesmo, pois não requer alguém com alta especialidade técnica para fazer, embora muitas vezes seja necessário saber várias frameworks ou linguagens, geralmente
esses sistemas tem algumas regras de negócio, vários crud, vários relatórios e alguns detalhes para se resolver, que na maioria das vezes são coisas mecânicas, repetitivas, e não intelectualmente desafiadoras, por isso esse tipo de coisa não é valorizado. Também tem aqueles projetos para dar manutenção em sistemas já feitos há um tempão e estão com algum bug para resolver ou novas funcionalidades para serem incluídas, esse tipo de coisa também paga mal e é algo no qual o programador geralmente não aprende nada de novo fazendo, e só esquenta a cabeça.
Lembrando que falo de acordo com o mercado que vejo onde moro, não o mercado nacional, mas costumo observar bastante ofertas de emprego e é isso que vejo.

Onde trabalho e onde presto serviço, também temos dificuldade em encontrar bons profissionais Java. Os que se consideram pleno ou senior, eu não contrataria nem como trainee, os bons estão todos contratados e com salários diferenciados.

Não podemos generalizar porque todos sabem que um país do tamanho do nosso existem muitas diferenças regionais e a mão de obra é bem mal distribuída.

Mas o que mais discordo é que a culpa do salário baixo seja o governo ou os impostos. Fosse assim, as empresas que sonegam pagariam ótimos salários. De uns anos pra cá o número de empresas que crescem em faturamento e lucro tem sido recorde, o que pipoca de empresas brasileiras entre as mais lucrativas ou de maior crescimento em rankings, não é brincadeira. E o governo não reduziu nem aumentou impostos pra elas, só se profissionalizaram.

Salário só subiu nas categorias onde houve mudança na oferta e procura.

[quote=marcosalex]Onde trabalho e onde presto serviço, também temos dificuldade em encontrar bons profissionais Java. Os que se consideram pleno ou senior, eu não contrataria nem como trainee, os bons estão todos contratados e com salários diferenciados.

Não podemos generalizar porque todos sabem que um país do tamanho do nosso existem muitas diferenças regionais e a mão de obra é bem mal distribuída.

Mas o que mais discordo é que a culpa do salário baixo seja o governo ou os impostos. Fosse assim, as empresas que sonegam pagariam ótimos salários. De uns anos pra cá o número de empresas que crescem em faturamento e lucro tem sido recorde, o que pipoca de empresas brasileiras entre as mais lucrativas ou de maior crescimento em rankings, não é brincadeira. E o governo não reduziu nem aumentou impostos pra elas, só se profissionalizaram.

Salário só subiu nas categorias onde houve mudança na oferta e procura. [/quote]

Então, nem a desculpa dos impostos as empresas tem para pagarem mal.

[quote=maior_abandonado]tem muita coisa a ser considerada…
esse cara ai que falo la no começo que outros 2 disseram aceitar até salario minimo, se a vaga era estagio, isso mostra uma verdade relativamente triste, tem bastante gente aceitando estagio pelo que seria considerado minimo… (pra falar verdade a 3 anos atras quando eu era estagiário, vi a vaga pagando $200 até, e tem outras áreas bem piores para estagio), se não era para estagio esses dois estavam la combinados, para fazer esse papel e assim fazer você pensar em pedir pouco para poder concorrer…
[/quote]

Não era vaga de estágio era CLT mesmo.

[quote=romarcio][quote=maior_abandonado]tem muita coisa a ser considerada…
[/quote]

[/quote]

concordo com o maior abandonado,
acho que os outros dois estavam lá de figurantes só para te forçar a pedir um salário mais baixo, visto que não tem cabimento perguntarem o salário
na frente de outros candidatos, ou seja, se fizeram isso foi somente para te induzir a pedir um salário baixo.
Nenhuma empresa séria faria esse tipo de coisa.

[quote=cfred][quote=romarcio][quote=maior_abandonado]tem muita coisa a ser considerada…
[/quote]

[/quote]

concordo com o maior abandonado,
acho que os outros dois estavam lá de figurantes só para te forçar a pedir um salário mais baixo, visto que não tem cabimento perguntarem o salário
na frente de outros candidatos, ou seja, se fizeram isso foi somente para te induzir a pedir um salário baixo.
Nenhuma empresa séria faria esse tipo de coisa.
[/quote]

meu… programador clt, efetivo pedindo um salario minimo brasileiro?

isso não existe, se aconteceu desse jeito mesmo então o nome disso é falsidade ideológica… pedir a metade do estipulado como piso em um lugar que não paga la tão bem (considerando que está fora daquele eixo que paga melhor, SP, RJ e Brasilia)… ai tem alguma coisa errada…

Mas vou deixar claro que não pedi um salário mais baixo.
Pedi o valor que tinha em mente quando fui para a entrevista.

Acho que eles não eram marionetes não.

No caso onde os outros dois pediram um salário mínimo,

pode acontecer de a empresa ter feito um ‘esquema’,
onde ao se fazer a entrevista em grupo, a empresa combina com os outros
dois participantes para pedir um valor de salário baixo, para que assim o entrevistado de verdade
diminua a pretensão.

Sinceramente, eu não duvido que alguma empresa tome uma atitude dessas para sair ganhando sobre o possível funcionário.

[quote=johnny quest]No caso onde os outros dois pediram um salário mínimo,

pode acontecer de a empresa ter feito um ‘esquema’,
onde ao se fazer a entrevista em grupo, a empresa combina com os outros
dois participantes para pedir um valor de salário baixo, para que assim o entrevistado de verdade
diminua a pretensão.

Sinceramente, eu não duvido que alguma empresa tome uma atitude dessas para sair ganhando sobre o possível funcionário.[/quote]

Mas se fosse isso, poderiam ter combinado melhor.
Um salario minimo é muito pouco, pelo menos um deles poderia ter pedido algo perto de 1000 reais.

Bom, eu penso da seguinte forma:

Cada um é livre pra ofertar o quanto quiser, e você é livre pra aceitar ou não.

Esses 2 rapazes da situação que estavam pedindo um salário mínimo: Será que possuíam conhecimento suficiente pra justificar um salário acima da média?

Vejo muita gente querendo ir pra TI pelo salário, mas não fazendo nada pra se especializar. O reflexo está aí nessa multidão de “profissionais mal-qualificados e que pedem um baixo salário”.

Isso é um problema? A meu ver, não. Quem é bom, corre atrás, estuda, se certifica, posso te falar que com certeza está empregado, ganhando muito bem e a empresa (se não for burra) está segurando o cara com unhas e dentes. E sempre existem oportunidades para caras ganharem pouco ou muito (como foi dito anteriormente neste tópico, a empresa contrata o que precisa).

Cada um sabe o valor do seu trabalho, o problema é que não são todos que se esforçam pra aumentá-lo.