"O que mais falta é programador Java, esses são difíceis de encontrar, são raros"

[quote=rogelgarcia]Lista de salários de 40 profissões…

http://www.jangadeiroonline.com.br/canal-emprego/medico-e-administrador-sao-profissoes-mais-bem-pagas-veja-ranking/

[color=red]36[/color]- Ciências da computação (graduação)
Salário médio: R$ 3.325,40

Por isso não encontra funcionário bom. A área é desvalorizada.

Muito também por causa de uma tonelada de profissionais não qualificados.[/quote]

Eu particularmente não acredito nesses rankings, o salário médio de um graduado em ciência da computação com certeza é mais baixo que esse, pelo menos aqui onde eu moro, com certeza é.

E quem disse que eu acho que eles merecem piso? Não é bom justificar um erro com outro.

De qualquer forma, como está a profissão de engenharia, por exemplo, hoje? Vejo vários entrando no mercado como “Analista” (não de sistema, o nome é genérico mesmo), para que a empresa não pague o piso. Até porque, que empresa contrataria um recém formado pelo que o piso pede? E isso não é só para engenharia. Professores ganham o cargo de “Auxiliar de ensino”.

O ideal é dar ao cliente a possibilidade de pagar o que quer, e de contratar o que quer.
Vamos supor, você tem uma lojinha, pequena, que basicamente vende para clientes na rua. E gostaria de ter um site institucional, com mailing e um cadastrinho de cliente. Por que você deveria ser obrigado a contratar um programador de R$5000,00 se um estagiário dá conta do recado? E o fato é que, se a empresa não dispuser do capital (o que muito provavelmente nossa lojinha não dispõe), ela não contrata. Então o que é melhor? Programadores de R$1000,00 com emprego, ou desempregados de R$5000,00?

Não se enganem. Só existe uma forma do salário subir: É melhorando a política de impostos e produção e garantindo que seja mais fácil para as empresas terem mais lucro. Só isso fará com que elas contratem mais, aumentando a demanda e, consequentemente, os salários. Se isso é muito insólito para você, torne-se um bom profissional, destaque-se em algum tipo de nicho. Assim vc poderá aproveitar uma área de mercado com carência e ganhar melhor.

Reservas também geram idiossincrasias. Você pode ser um excelente programador, mas se não tiver faculdade, não será contratado como tal. Enquanto aquele seu colega que passou empurrado, estará apto a vender a sua assinatura pelo valor do piso. Queremos valorizar a área? Então temos que começar a criar mecanismos de certificação eficientes, reconhecidos. Temos que melhorar nossa comunicação com quem é de fora da área, para entender o que fazemos, como fazemos e porque fazermos daquela forma. E o risco de não contratar um profissional qualificado.

[quote=cfred][quote=rogelgarcia]Lista de salários de 40 profissões…

http://www.jangadeiroonline.com.br/canal-emprego/medico-e-administrador-sao-profissoes-mais-bem-pagas-veja-ranking/

Muito também por causa de uma tonelada de profissionais não qualificados.[/quote]

Eu particularmente não acredito nesses rankings, o salário médio de um graduado em ciência da computação com certeza é mais baixo que esse, pelo menos aqui onde eu moro, com certeza é.
[/quote]

Mai baixo que isso??? Onde nós vamos parar? Onde vc mora?

Aqui em Curitiba creio que seja também. Estamos falando em CLT.

[quote=rogelgarcia]Lista de salários de 40 profissões…

Ótimo salário para quem está começando na profissão, não acha?

E quem disse que essa lojina precisa de um programador? Ela precisa de um site. Então por que não terceirizar o serviço? Uma empresa que precisa de um profissional tem que está ciente de que deve pagar o valor que o mercado exige. Se ela não pode pagar, azar o dela. Agora querer que um profissional, que estudou e gastou muito tempo para está onde está (obviamente falo dos bons programadores), aceite trabalhar por um valor irrisório é no mínimo o cúmulo.

É justamente a falta desse tipo de ranking confiável onde volto a reforçar meu ponto.
Se queremos valorizar a profissão, não seria ideal começar entendendo quanto valemos para o mercado hoje?

Isso é uma média… uns receberão menos… outros mais.

Esses rankings são baseados em informações salariais reais. São válidos sim.

[quote]36- Ciências da computação (graduação)
[/quote]

Perai, aqui no RS para chegar a um salário desses precisa trabalhar uns bons 5 anos na empresa.
Olhem a lista que postei do sindicato. Salario inicial de programador 1100. Analista 1700.
Levando em conta que você entre sem experiencia, aqui ninguém pada mais do que 20% desses valores.

[quote=Renato Machado][quote=rogelgarcia]Lista de salários de 40 profissões…

Ótimo salário para quem está começando na profissão, não acha?[/quote]

Nós sabemos muito bem que as empresas não querem pagar isso para um iniciante. Eu conheço analistas que ganham isso. E falo de analista que só faltam morar na empresa.

Esse salário não é para iniciante. É uma média geral.

Apesar de a fonte que eu postei não ser tão confiável… Essas informações são da FGV.

E por quanto ela terceirizaria? Pense um pouco, você está falando num mercado onde a empresa terceirizada será obrigada a ter seu programador mais barato também pagando um piso. Portanto, ela certamente vai repassar esse custo em seus valores.

O resultado da reserva é o seguinte:

1. A lojinha não contrata e fica sem o site;
  2. O programador inexperiente fica sem o emprego;
  3. O programador experiente permanece desempregado (a loja não vai contratar se custa mais caro);

A média salarial fica artificialmente mais alta (não pq estão contratando mais, mas pq estão deixando de contratar aquele que cobra menos).
O índice de desemprego, em compensação, sobe de acordo.
A loja ficou sem o site.

Alguém saiu realmente saiu ganhando?

Nós ainda podemos extrapolar:

1. A lojinha, sem o site tem mais dificuldades em crescer. Se tivesse crescido, talvez ela quisesse investir mais dinheiro profissionalização, e aí sim, teria capital para contratar profissionais mais qualificados.
  2. Há mais impedimento para programadores conseguirem o primeiro emprego. Por consequencia, eles deixam de gastar seus dinheiros em outras lojas, que poderiam usar desse capital para crescer e, eventualmente, precisarem do serviço de bons programadores.

É como eu falei. Quer realmente que o salário suba, de verdade? Então comece a se preocupar em entender porque no Brasil as empresas não crescem. Por que temos tão poucos exemplos de empresas que começam pequenas e, por terem um produto bom, viram gigantes de mercado em poucos anos. Veja, temos exemplos assim o tempo todo em países como os EUA e a Alemanha.

Se empresas não estão crescendo, não estão contratando.

[quote=ViniGodoy][quote=matheuslmota] Por que você deveria ser obrigado a contratar um programador de R$5000,00 se um estagiário dá conta do recado?

[/quote]
[/quote]

… e incentivam o desenvolvedor estagiario a atingir a senioridade almejando pagar os mesmo salários, triste, mas é a realidade!

[]'s

ViniGodoy, conheço pouco o mercado em Curitiba.
Mas um amigo que trabalhou no HSBC aí (como terceirizado) comentou sobre uma ideia que as empresas tiveram há uns anos, com a criação da tal “Universidade Aberta de Sei-lá-o-que”, no intuito de preparar profissionais pra elas mesmas.
A intenção foi boa; o resultado, nem tanto. A maioria saiu muito mal preparado, sequer as empresas contrataram, e entupiu o mercado de gente “ruim” e aceitando salário baixo pra poder começar na área que, como prometeram a elas, seria promissora.
E aí, deu-se a desgraça maior com o mercado de Curitiba, que já não era lá essas coisas com relação a oferta x demanda,
Procede a informação?
Abraço!

Vamos passar para um ótica pessoal.

Você irá até um lavacar, que recém abriu no seu bairro. A referência que você tem do lavador é que ele acabou de começar no serviço.
Você pagaria mais caro para ter seu carro lavado, só para incentivá-lo a se tornar um excelente lavador de carros?

Ou vc preferiria pagar mais caro só se ele fosse um bom profissional?

Além disso, se vc só dispusesse de R$5,00 e um carro sujo, vc prefereria manter seu carro sujo, ou contratar um serviço de pior qualidade, porque cabe no seu bolso?

E se o sindicato dos lavadores de carro começasse a impor para você, que ou você teria que pagar R$50,00 pela mesma lavagem, com aquele lavador completamente inexperiente, ou então ficar sem a lavagem, você acharia isso justo?
Você dispõe dos mesmos R$5,00.

A questão das empresas aqui não conseguirem crescer… é grande parte por causa dos impostos. E também o salário não cresce por causa disso.

Mas muitas empresas querem escravos como funcionários. Pagando pouco e trabalhando muito.

Agora, quanto vale o profissional? Já cansei de ver empresas faturando alto as custas de uns poucos programadores. Acho que isso está mudando, porque a exigência tá sendo maior por parte dos clientes. Antes, qualquer porcaria servia. E com isso contratavam meia dúzia para pagar salário mínimo.

E se pra fazer uma porcaria, qualquer um serve. Para que contratar um cara bom pagando mais?

Veja como a questão de testes de software vem crescendo. Hoje as empresas (clientes) são mais dependentes do software, então necessita-se melhor qualidade. As empresas (de software) vão buscar os bons no mercado, mas ainda querem pagar o mesmo que pagavam para os escravos. Aí fica difícil mesmo. Não querem dividir o bolo. (isso de uma maneria geral) Mas como eu disse, percebo uma mudança.

Eu acho que um profissional bem formado em computação. Mesmo que ele seja recém formado, R$3000,00 é pouco.
Aí cai na questão de não conseguir separar os bons dos ruins. E hoje qualquer analfabeto tem curso superior.

Nunca ouvi falar dessa universidade aberta. Os currículos que recebi na Positivo e na Siemens sempre eram das principais faculdades: Positivo, PUC, UFPR. O mais exótico que aparecia era uma SPEI da vida.

O fato é que eu não acredito em reservas legais de mercado, mas não significa que boas empresas não possam fazer reservas próprias. As empresas maiores, por aqui, simplesmente já deixam claro em algumas ofertas de emprego que não aceitarão qualquer faculdade. Uma das provas da exxon, por exemplo, tinha alguns nomes em seu formulário de inscrição e um aviso “se você não encontrou sua faculdade na lista, você não estará elegível para o cargo.”

Só acho injusto tirar de uma empresa que não pode pagar a possibilidade de contratar alguém por pouco dinheiro, desde que ela saiba que está abrindo mão de qualidade.

Nunca ouvi falar dessa universidade aberta. Os currículos que recebi na Positivo e na Siemens sempre eram das principais faculdades: Positivo, PUC, UFPR. O mais exótico que aparecia era uma SPEI da vida.

O fato é que eu não acredito em reservas legais de mercado, mas não significa que boas empresas não possam fazer reservas próprias. As empresas maiores, por aqui, simplesmente já deixam claro em algumas ofertas de emprego que não aceitarão qualquer faculdade. Uma das provas da exxon, por exemplo, tinha alguns nomes em seu formulário de inscrição e um aviso “se você não encontrou sua faculdade na lista, você não estará elegível para o cargo.”

Só acho injusto tirar de uma empresa que não pode pagar a possibilidade de contratar alguém por pouco dinheiro, desde que ela saiba que está abrindo mão de qualidade.[/quote]
Mas as empresas querem sênior pagando salário de estagiário. Como eu disse há uns posts atrás, eles querem estagiário com dois anos de experiência com conhecimento em trezentos frameworks com graduação completa e que aceite trabalhar por 800 reais. Eles não querem um iniciante que aceite ganhar pouco, querem um profissional experiente que aceite ganhar pouco.
Sabe, tô começando a achar que eu sou louco e que vivo em uma realidade completamente diferente do resto dos usuários do fórum.
[]'s

Vamos passar para um ótica pessoal.

Você irá até um lavacar, que recém abriu no seu bairro. A referência que você tem do lavador é que ele acabou de começar no serviço.
Você pagaria mais caro para ter seu carro lavado, só para incentivá-lo a se tornar um excelente lavador de carros?

Ou vc preferiria pagar mais caro só se ele fosse um bom profissional?

Além disso, se vc só dispusesse de R$5,00 e um carro sujo, vc prefereria manter seu carro sujo, ou contratar um serviço de pior qualidade, porque cabe no seu bolso?

E se o sindicato dos lavadores de carro começasse a impor para você, que ou você teria que pagar R$50,00 pela mesma lavagem, com aquele lavador completamente inexperiente, ou então ficar sem a lavagem, você acharia isso justo?
Você dispõe dos mesmos R$5,00.[/quote]

Sem hipocrisia, sou muito convervador, eu iria no que me inspira confiança, mas o correto é dar oportunidade aqueles que estão começando.

Completando o que eu havia dito, cabe, também, aos próprios funcionários se valorizarem e fazerem valer sua mão de obra, portanto, se mostrarem ativos dentro da coorporação.

[]'s