O que é mais importante numa entrevista para programador java?

Boa noite pessoal !!
Gostaria de saber se na hora de fazer uma entrevista para programador java conta muito conhecimento em algoritmos, pois estou pensado em fazer INDRODUÇÃO A LOGICA DE PROGRAMAÇÃO na impacta; Ja que hoje em dia é preciso ter uma comprovação (Certiificado) que vc é capaz de realizar tal tarefa ?
Ou o q conta muito é seu conhecimento em resolver problemas ?
desde ja agradeço a todos.

Primeiro: Programador que não sabe lógica de programação não é programador. Pode ser qualquer outra coisa, mas como você vai ser um bom programador sem saber como que funciona o pensamento de um computador?
Segundo: Certificados não dizem nada. Nada mesmo. Grande parte deles dizem que você frequentou algumas aulas e que você tem a capacidade de decorar algumas coisas ( vide a certificação SCJP ).
Terceiro: Saber resolver problemas é básico para quem quer seguir na área, mas só com isso dificilmente irás muito longe. Tanto que para resolver problemas simplesmente, eles contratariam um matemático ou físico qualquer, que é adestrado ao máximo nesse assunto, não um cara qualquer.

Resumo: Se você quer ser um programador, é obrigado a saber o básico de lógica. Se você quer mostrar para um gerente que não entende patavinas do que está entrevistando que você pode saber algo disso um certificado é bom, mas se o cara entender certificados não são de muita valia. Então, ou você estuda mesmo ( não simplesmente fazer cursos e tirar certificados ) ou faz uma faculdade bem pesada como matemática ou física e arrisca a tentar entrar nessa área como resolvedor de problemas, mas mais na parte de negócios, longe dos sistemas. Quer um exemplo desse tipo de profissional? Procure por Prof. Ricieri.

Até!

Bom dia !!
Obrigado pela dica.
Eu me refiro resolver problemas com sistemas como programador.
Abraços

[quote=maquiavelbona]Primeiro: Programador que não sabe lógica de programação não é programador. Pode ser qualquer outra coisa, mas como você vai ser um bom programador sem saber como que funciona o pensamento de um computador?
Segundo: Certificados não dizem nada. Nada mesmo. Grande parte deles dizem que você frequentou algumas aulas e que você tem a capacidade de decorar algumas coisas ( vide a certificação SCJP ).
Terceiro: Saber resolver problemas é básico para quem quer seguir na área, mas só com isso dificilmente irás muito longe. Tanto que para resolver problemas simplesmente, eles contratariam um matemático ou físico qualquer, que é adestrado ao máximo nesse assunto, não um cara qualquer.

Resumo: Se você quer ser um programador, é obrigado a saber o básico de lógica. Se você quer mostrar para um gerente que não entende patavinas do que está entrevistando que você pode saber algo disso um certificado é bom, mas se o cara entender certificados não são de muita valia. Então, ou você estuda mesmo ( não simplesmente fazer cursos e tirar certificados ) ou faz uma faculdade bem pesada como matemática ou física e arrisca a tentar entrar nessa área como resolvedor de problemas, mas mais na parte de negócios, longe dos sistemas. Quer um exemplo desse tipo de profissional? Procure por Prof. Ricieri.

Até![/quote]

Cuidado com afirmações generalizadores.
Só pq existem milhares de pessoas com certificação SCJP por ai a fora que apenas decoraram e estudaram pra fazer uma prova, nao quer dizer que a certificação nao diz nada. Eu ja tinha experiência forte no desenvolvimento com Java e te digo que vlw a pena fazer e me acrescentou bastante.

Generalizar nao e bom. Eu poderia dizer, baseado em algumas pessoas que conheço, que curso superior em Ciencia da Computação NAO DIZ NADA. O que seria uma tremenda idiotice.

[quote=fabiocsi]
Só pq existem milhares de pessoas com certificação SCJP por ai a fora que apenas decoraram e estudaram pra fazer uma prova, nao quer dizer que a certificação nao diz nada. Eu ja tinha experiência forte no desenvolvimento com Java e te digo que vlw a pena fazer e me acrescentou bastante.

Generalizar nao e bom. Eu poderia dizer, baseado em algumas pessoas que conheço, que curso superior em Ciencia da Computação NAO DIZ NADA. O que seria uma tremenda idiotice.[/quote]

Você contradisse seu próprio argumento. Existem milhares de pessoas que não sabem bulhufas de nada e apenas estudaram na prova, logo a certiicação não pode atestar que a pessoa sabe algo. Da mesma forma, ter um canudo de Ciência da Computação não quer dizer que a pessoa seja um bom desenvolvedor ou o que quer que seja.

O ponto é: certificação, seja qual for, não prova nada. Ótimos e péssimos profissionais têm certificações.

[quote=pcalcado][quote=fabiocsi]

Generalizar nao e bom. Eu poderia dizer, baseado em algumas pessoas que conheço, que curso superior em Ciencia da Computação NAO DIZ NADA. O que seria uma tremenda idiotice.[/quote]

Você contradisse seu próprio argumento. Existem milhares de pessoas que não sabem bulhufas de nada e apenas estudaram na prova, logo a certiicação não pode atestar que a pessoa sabe algo. Da mesma forma, ter um canudo de Ciência da Computação não quer dizer que a pessoa seja um bom desenvolvedor ou o que quer que seja.

O ponto é: certificação, seja qual for, não prova nada. Ótimos e péssimos profissionais têm certificações.[/quote]

Se vc parasse pra entender o que eu escrevi perceberia que eu nao estou me contradizendo.
Reforçando pra ver se vc entende: Uma certifição, como o nome diz, CERTIFICA que vc sabe alguma coisa. Se, infelizmente, fazem MAL USO desssa prova, fazendo-a antes mesmo de se saber Java, ou de ter alguma experiência em desenvolvimento, são outros 500.

A afirmação correta seria: Certificação GERALMENTE, EM 95%, nao prova que o cara sabe. Baseado no que eu disse.

Os outros 5% sao pessoas, como eu, que fazem depois de ja terem experiência, e agregam bastante coisa.

Ok, então certificação falha em 95% dos casos (números seus) e ela ainda assim prova alguma coisa?

[quote=fabiocsi][quote=pcalcado][quote=fabiocsi]

O ponto é: certificação, seja qual for, não prova nada. Ótimos e péssimos profissionais têm certificações.[/quote]

Se vc parasse pra entender o que eu escrevi perceberia que eu nao estou me contradizendo.
Reforçando pra ver se vc entende: Uma certifição, como o nome diz, CERTIFICA que vc sabe alguma coisa. Se, infelizmente, fazem MAL USO desssa prova, fazendo-a antes mesmo de se saber Java, ou de ter alguma experiência em desenvolvimento, são outros 500.

A afirmação correta seria: Certificação GERALMENTE, EM 95%, nao prova que o cara sabe. Baseado no que eu disse.

Os outros 5% sao pessoas, como eu, que fazem depois de ja terem experiência, e agregam bastante coisa.[/quote]

prova um estudo disso? de onde vc tirou isso ou é achismo seu… vc é muito corajoso de dizer que 95% de quem tem certificação nao sabe nada… e somente quem tem experiencia e depois tira a certificacao que tem conhecimento…

So com essa afirmação vc tem que aprender muito ainda!!

pcalcado concordo com você!!!

Agora respondendo a pergunta do topico, nunca minta em uma entrevista seja ela qual for… se perguntar vc sabe BD qual? Ai vc diz exatamente o nivel de conhecimento que vc tem em BD e qual q vc tem experiencia… e ainda cita os tipos de aplicacao que fez usando o BD… claro que isso quando a entrevista ja é com o gerente de projeto . Não falei tecnicamente com a pessoa de RH que muitas vezes nao tem nada ver com a área, fale com ela de modo geral do que conhece e quanto tempo conhece… e se ela perguntar algo que vc nao ainda nao sabe… vc diz que nao sabe… mais se que vc estar apto e querer aprender se a empresa ter a oportunidade…
E se a vaga for de java em especifico… diga quanto tempo estuda a tecnologia e quanto tempo vc tem de experiencia… mais vc chegar ate a entrevista tem um pre-requisito antes… que é o curriculo… e par programador java… no mercado… a parte de experiencia + conhecimento nao passa a mao na cabeça nem a pau!!

hehe !!

Prova uai. Prova que o cara sabe aquilo que esta proposto na prova, se nao soubesse não passava.

Já que a pessoa sabe Desenvolver, não.

São palavras suas.

Eu me referi à capacidade de desenvolver software.

Olá

O que é mais importante em uma entrevista?

Ser honesto. Não é preciso escancarar seus defeitos mas não minta. Há muitas empresas que preferem contratar gente que sabe pouco. Então não invente.

Quanto a ter certificação, aconselho que tenha. Apesar de não dar tanto valor como outros, sei que o mercado valoriza os certificados. Como todo mundo tem, quem começa sem ela já começa um passo atrás.

[]s
Luca

E qdo for me quotar, por favor seja menos infantil.
Muita gente qdo vai se referir à grande maioria de algo diz o q? 99.9%?

Eu me refiro com 95%.

E qdo for me quotar, por favor seja menos infantil.
Muita gente qdo vai se referir à grande maioria de algo diz o q? 99.9%?

Eu me refiro com 95%.[/quote]

depende do contexto que se refere e da forma que se diz a respeito no seu caso, nao se encaixa um ditado popular “99%” por exemplo… e nao somente eu questionei… entao será que o problema está em minha pessoa?

obs.: prefiro nao comentar o uso do termo “infantil”…

flw! Boa pascoa!! Vc precisa comer alguns ovos de pascoa para relaxar!

Qto a relaxar ja fiz isso amigo. Passei o feriado num sitio maravilhoso com minha esposa sem pensar em trabalho por 1 seg. :smiley:

Te digo que para mim é a capacidade de aprendizagem e interesse são a grande chave, se conseguir distinguir quem tem estes quesitos estará empregando a pessoa certa, e os diploma em muitas vezes mostra que a pessoa ao menos teve interesse e se torna assim um diferencial.

Outra coisa, veja média salrial da região que esta pretendendo a vaga, não aceitei valores muito abaixo da média (o ideal é não aceitar nada abaixo da média) para o cargo pretendido.

PS: 76,41% das estatísticas não são precisas!

Sem dúvida, falou o que eu iria postar…
O cara tem que saber aprender por si só, ser autodidata, saber pesquisar e ter motivação pra isso.

O que adianta o cara ter faculdade e certificação e chegarem nele com algo que ele não sabe resolver e ele disser: “Vixe, isso eu não sei fazer. Não vai dar pra implementar” ?

Enquanto isso, alguém com menos gabarito, porém com mais motivação poderá dizer: “Isso eu não sei, mas me dá três dias que eu aprendo” =)

Os cursos ajudam muito, mas o melhor profissional mesmo é o que sabe aprender por si só. Aliar cursos com autodidatismo é muito valioso também…

[quote=fabiocsi]…

Mas ela continua atestando uma coisa: Você soube responder a prova e não que você sabe realmente o conteúdo. Tem pessoas que tiram algo de bom da certificação, tem pessoas que não, só que você não pode generalizar que a maioria tira algo.

Até!

Cara, numa entrevista, eles consideram 70% da pessoa a sua atitude, expectativa de carreira, vontade de trabalhar e desempenho do profissional. Os outros 30% são conhecimentos tecnicos. (Digo por experiencia propria…, fui contratado assim).

maquiavelbona:
Primeiro: Programador que não sabe lógica de programação não é programador. Pode ser qualquer outra coisa, mas como você vai ser um bom programador sem saber como que funciona o pensamento de um computador?

Eu não concordo com isto… realmente nunca vi sequer uma vaga de emprego pedindo curso de matematica ou fisica… creio que o matematico e o fisico estão podem resolver alguns tipos de problemas mas não necessariamente computacionais… computação é apenas um ramo da matematica e não é a matematica… um matematico ou fisico sem conhecimentos computacionais não serve pra nada pra uma empresa… o fato de ser matematico não diz que pode resolver qualquer problema computacional… a muitos problemas computacionais que não a muita co-relação a matematica… e um matematico sabe muitas coisas que dificilmente serão usadas na computação… a informatica pega e aplica muitos conceitos da matematica… aliais ela pega muitos conceitos de difeças areas… ate da medicina… e muitas vezes em determinado problema que a empresa tem pra resolver mais vale o conhecimento tecnico e administrativo do negocio que propriamente o matematico… aliais em mais de 2 anos que eu atuo no mercado sempre tive que estudar muitas materias do ramo da matematica em meu curso mas nunca sequer usei nenhum conceito matematico aprendido na faculdade no trabalho… a questão e que os problemas que se tem a resolver são problemas que envolvem logica computacional… e para resolver este tipo de problema vc usa a mesma parte do celebro que vc usa pra resolver problemas fisicos e matematicos…
para desenvolver isto é so com o tempo… um matematico e fisico nada adianta não tiver conhecimentos computacionais… creio que o melhor perfil para resolvedor de problemas seja o cientista… vcs dizem que cientistas são td uma merda não sabem nada… pois primeiro se o cara que faz ciencia da computação e é ruim como ele conceguiu sequer sair da faculdade? a maioria do pessoal ruim desiste antes de concluir o curso por ser algo extremamente dificil… este curso envolve muitos conceitos é mais complexo que muitos cursos como propriamente fisica e matematica e um dos cursos mais dificeis e puxados que existe (se não é o mais) claro que existe muitos que se formaram e não sabem porra nenhuma… mas isto não é o normal… a maioria desses são pq tem mais aptidão a matematica que a computação… ou seja são matematicos e não desenvolvedores por isto não sabem nada… e outra parte não são merda nenhuma e conseguiu se formar ou pq a faculdade era ruim ou pq deu um jeito de “empurrar com a barriga” mas estes casos são raros… e quem tirou certificação tbm não podem dizer que não são merda nenhuma quem tirou certificação significa que estudou muito a tecnologia e sabe os conceitos envolvidos nelas… não necessariamente saiba resolver todo tipo de problema computacional mas sabe tudo da ferramente usada para tal… lembre-se para ser um bom pescador precisa saber manusear bem o anzol e a vara e precisa saber o tipo de isca e o local e como se pegar o peixe… nada adianta se o cara saber o local e como se pegar o peixe e não saber manusear a vara, em sua primeira fisgada o peixe escapa… e nada adianta se ele souber mas não souber o local e como pegar o peixe… pois não vai encontrar o peixe…