Novos fóruns. Aguardamos sugestões

Ola pessoal
Adicionamos recentemente o forum de Certificacoes, e ainda estamos estudando se ele vingara. Tudo indica que sim

aqui estao algumas opcoes:
:arrow: Programas relacionados s java. Tudo o que voce tiver de problemas, como instalar apache + tomcat, jboss, jdk, jikes, ant. Se voce for ver, temos inumeras mensagens deste tipo num mesmo dia
:arrow: Noticias. Esta seria uma ideia muito interessante. Todo mundo pode postar um topico neste forum, e AUTOMATICAMENTE o assunto dele vai para front page, em destaque. Isto tambem faria com que o nome de muita gente que colabora BASTANTE no forum aparecesse no site.

foruns que nao tem tanta chance de vingar ja:
:arrow: J2ME

sugestao sobre os foruns atuais
:arrow: fundir o forum java basico + java avancado
:arrow: fundir o forum tutorias + artigos

conto com a ajuda e opiniao de todos, especialmente os “ratos” do forum GUJ… :slight_smile:

Essa novidade de poder escrever noticias e estas virarem destaques do guj, acho uma ideia muito boa…
mas tera algum moderador??

Quanto a fusao do forum de Java Basico com o de Java Avancado, nao acho que seja uma boa ideia,
pq pessoas, qnd tem tem duvidas vao por parte especifica, dividido, fica muito mais facil de achar um topica especifico…

E quanto ao forum de J2ME, acho q vcs estao certo, disponibilizaram um tutorial, acho que ja esta bom,
deixa a tecnologia comecar a ser mais utilixada aki no Brasil…

ok…
[]`s
Alexandre Martins.

Hummm…gostei hein :slight_smile:

As idéias dos fóruns de Programas e Notícias achei fantásticas. Podem contar comigo como assíduo frequentador do Notícias :wink: Só me preocupa, como salientou o Alexandre, como será feito o controle dos posts nele. Como a seção de news na home é uma área de destaque acho que deve haver um monitoramento aí.

Quanto à fusão Básico + Avançado acho uma boa tbm. Muitas vezes, quem tá começando (como eu), não tem noção se a dúvida que se tem é “avançada” ou “básica”. A fusão Artigos + Tutoriais tbm acho legal. O volume de posts em cada um não é tão grande como nos demais, o que não justifica a separação deles, além de serem assuntos “primos” :stuck_out_tongue:

J2ME acho que - ainda - não tem chances de vingar, mas num futuro próximo com certeza terá.

Eu fundiria tbm o Servlets & JSP com o J2EE. Achei boa a intenção inicial de criar um fórum só pra Servlets e JSP mas, tirando a parte principal das discussões do “bolo” J2EE, não faz sentido manter este sozinho. Se 90% das discussões é em torno de Servlets e JSP, pra que um de J2EE sem Servlets e JSP?

E que tal um fórum só de livros? :wink: Livros é sempre uma questão bastante levantada. Poderia ter trechos de livros em pdf ou algo parecido. Acho que com o apoio da Tempo Real isso não é difícil de conseguir.

Enfim, fica minha sugestão de organização do Fórum:

:arrow: Lounge
:arrow: Artigos e Tutoriais
:arrow: Java SDK (ou Linguagem Java ou simplesmente Java)
:arrow: Certificação Java
:arrow: J2EE, com ênfase em Servlets e JSP
:arrow: Programas e Tecnologias Java
:arrow: Notícias
:?: Livros

E fica aqui meu protesto contra a falta de RSS :? . Há dois (que eu dei uma fuçada) projetos interessantes em Java, no Sourceforge, para geração de RSS: RSSLibJ e Informa.

abraços e parabéns pelo trabalho 8)

Acho legal a iniciativa e acho que os usuários do fórum devem respeitar mais os tópicos e postar as perguntas realmente relacionadas com o fórum em questão. Já vi muita pergunta de Jboss no java avançado, até pergunta sobre onde encontrar um livro mais barato tinha no java avançado, esse tipo de coisa deve ser evitado e acho que os moderadores devem mover essas perguntas para os tópicos corretos.

Acho que fundir java básico e avançado é uma boa e acho tb que deveria ser feito um grande faq pois tem perguntas que sempre estão retornando exemplo “como configuro meu classpath?”, e ja devem ter mais de 1000 respostas no forum sobre isso. minhas dicas são para ficar com:

:arrow: J2SDK
:arrow: J2EE
:arrow: Artigos e Tutoriais
:arrow: Certificação Java
:arrow: Projetos Jakarta

Achei a estrutura de foruns do Rob Fleming super interessante e acho que é por ai mesmo…acredito que um areestruturação do esquema de foruns ficaria mais interessante e principalmente o forum de instalação de softwares, pois acontece mesmo muitas perguntas relativas a isso. Em relação ao J2ME, concordo com o Paulo, acho que ainda eh muito cedo, mas um tutorial ou outro de vez em quando eh bom neh? :lol:

Eh isso ai…ate mais…

Vamos deixar esse tópico por uma semana pra galera ver e opinar. quanto a ter posts em lugares errados, isso é um problema. O movimento do forum vem crescendo bastante, como vocês podem ver, e vai ficando mais difícil ler todas as msgs. Talvez possamos pensar em colocar mais moderadores, mas o ideal mesmo seria que a primeira pessoa que visse um post num lugar errado, avisasse a um moderador, assim ele moveria para o lugar correto.

[]'s

bom, sempre quis ser modrador do GUJ, mas o problema eh que seria necessário ter net a maioria do dia neh?, e no caso nao teria…mas gostaria que, conforme o Gilmar disse sobre moderadores, que os moderadores e administradores do GUJ não esquecesse do meu velho pedido de fazer parte do grupo de moderação…ehehehe… :lol: :wink:

Valeu galera…ate mais

Dando uma olhada pelo fórum, me acorreu uma coisa.
Principalmente no fórum de java básico, tem muitas msgs off-topic.
Penso que um motivo para isso é que as pessoas não vejam que o fórum Lounge é justamente para isso. Entáo proponho mudar o nome do fórum. Pro favor, dêem sugestões.

[]'s

Gostei muito da opção de programas relacionados java :lol: , e acho sim de deveria ser feito um fórum de preparação de ambiente(tomcat com apache no win98/2000/XP, Linux), não só para desenvolvimento mas também para produção com dicas de performance, etc…

Fallow!

Fala galera…

tb achei mto boa a estrutura sugerida pelo Rob…

mas acho q seria util tb colocar uma secao de FAQ…acredito q existam mtas perguntas repetidas aqui no GUJ…assim antes de perguntarem as coisas, os usuario procurariam no FAQ e depois perguntariam, se necessario…

desde jah me candidato a moderador de alguma secao q por ventura venham a necessitar…hehe… :oops: :lol: :oops: :lol:

falow turma

A pessoa responsavel pelo FAQ sou eu, porem to meio sem tempo pra percorrer o forum e organizar tudo. Se alguem quiser ir fazendo isso e me mandar, eu agradeceria muito :slight_smile:
Eh relativamente simples: pegar todos os topicos relacionados, montar perguntas com base em tais informacoes, e juntar as respostas para formar uma resposta soh.

Se alguem quiser ajudar, me mande um email.

Rafael

Em minha humilde opnião:

:arrow: fundir java basico + java avancado em hipótese alguma
:arrow: Um tópico específico sobre Bancos de Dados seria interessante
:arrow: Um tópico sobre Patterns também seria bastante interessante.

É isso aí que eu penso…

Acho que o pessoal já disse tudo. Só penso que é uma má idéia fundir o Java Básico com o Avançado.

Criar uma entrada específica para o Projeto Jackarta é uma ótima idéia, pois separaria bem Java das techs relacionadas (Struts, Velocity, Ant, Log4J…)

Não sei se é oportuno, mas tenho uma sugestão: criar uma sessão no site onde fossem expostos softwares desenvolvidos em Java: editores de texto, jogos, e toda a sorte de categorias de software. Talvez os usuários pudessem opinar e atribuir uma pontuação para cada software na listagem. Acho que isso seria até uma boa para contribuir divulgando a OSI.

DEUS SEJA LOUVADO!

Eu acredito que poderia se fundir os fóruns Java Básico e Avançado.
Também achei interessante a idéia de se fundir os tópicos J2EE + JSP Servlets e criar o forum de Projetos Open-Source (não só projetos Jakarta)
A Fundição dos foruns Artigos+Tutoriais também é legal!
A idéia de se criar um fórum de notícias é muito legal, mas tem que haver a atenção no que já foi citado de ter um moderador, para barrar as mensagens indesejáveis que possam vir a aparecer.

Moderador com certeza vai ter, assim como ja tem nos outros foruns.

Rafael

Eu acho que essa questão de fórum de Java Básico e Avançado é muito polêmica e cada um tem sua opinião sobre o que significa ser Básico ou Avançado, então realmente ainda que a idéia de ter criado separado foi boa, na prática acaba ficando meio confuso, e por isso é melhor juntar ambos. Existem até casos em que uma pergunta pode começar “básica”, mas no meio irem surgindo discussões mais avançadas. Realmente fica estranho deixar separado.

Uma coisa que não foi mencionada por ninguém e que eu gostaria é da criação de um fórum separado para mensagens a respeito de interfaces gráficas. O volume é bem grande, e é facilmente identificado.
Eu, por exemplo, não entendo nada nem de Swing nem de AWT nem de qualquer outra, e portanto nem leio as mensagens a respeito (que são facilmente identificadas pelo assunto). Mas vejo que outras pessoas tem bastante interesse. Então se tivesse um forum separado, essas pessoas teriam um espaço melhor para discutir esse assunto e tornaria mais fácil a vida dos que “evitam” GUIs.

o que voces acham?

:arrow: java basico e avancado continuam separados
:arrow: servlets e j2ee se unem
:arrow: artigos e tutoriais se unem
:arrow: “lounge” muda de nome, para algo mais explicativo (nao pode ser “off topic”, tem de ser algo brazuca)
:arrow: criacao do forum de “java related programs” ou algo do tipo, tambem em testes.

infelizmente nao acho boa ideia colocar (por enquanto) foruns sobre J2ME, interface grafica ou projetos jakarta, devido ao volume de informacoes nao serem grandes ainda. (ajudem ao volume aumentar!!)

Acho que a separação feita pelo Paulo é uma boa.

Acho que seria muito interessante um pequeno artigo/tutorial descrevendo como funciona o forum e como utiliza-lo adequadamente, isto poderia ajudar no problema “off-topic”.

Algo bem interessante que vi em outros sites é classificar as mensagens postadas na página inicial como “up” para aquilo que se considera uma boa e “down” aquilo que não pega bem ou é um retrocesso. O que acham ? :slight_smile:

Num mundo ideal, vc só ia achar coisas que te interessam no “seu” fórum.

Gostei bastante da divisão que o Paulo sugeriu, aliás eu queria ter tido essa idéia de juntar Artigos e Tutoriais, é mto boa. :wink:

Não sei como poderia chamar-se o lounge… “pátio”?? “Qualquer papo”?? “Geral”?? Não sei… a idéia é que qualquer polêmica possa aparecer lá, até a guerra do iraque, né??

Eu gosto de nomes viajados, do tipo “feijoada”, “salada”, “x-tudo”, meu, acho que eu to com fome!! :smiley:

Um texto de “Convivência no fórum” é uma boa idéia também, não sei onde ficaria. Quanto a classificar as mensagens, não sei… com certeza ia diminuir os off-topics, mas o pessoal também ia postar menos. Acho que é cedo pra pensar numa medida assim. Afinal de contas, todo mundo continua vindo aqui, não deve estar insuportável!!

Eu muitas vezes fico pensando onde o cara poderia colocar uma dúvida sobre parsear PDFs… será que no Lounge? Se tivesse um fórum adequado pra isso, será que ele teria pensado nesse fórum ou ele posta no que ele lê sempre?? Será que, tendo muitas categorias, o pessoal posta menos por não saber onde postar?

Será que começariam a aparecer os cross-posts?? :shock:

Ótima polêmica, galera, eu adoro isso aqui!

Eu acho que seria legal colocar um repositório com códigos fontes de exemplo feitos pela comunidade aqui do GUJ. Por exemplo, podiam colocar um código simples que implementasse algum Design Pattern dentre os vários que existem a fim de dar embasamento não só teórico mas prático pra quem quer utlizar esses padrões em suas aplicações.