[quote=Rodrigo Sasaki]Por que o GUJ Respostas (na minha opinião) ainda não funciona?
1. Os usuários não querem dar upvote na pergunta ou resposta de alguém, porque se não o cara vai ter mais pontos do que ele, ou vai chegar mais perto dele.
2. Os usuários não dão downvote porque não querem perder os famigerados 2 pontos.
3. Praticamente ninguém rankeia perguntas. Do jeito que eu vejo, é necessário seguir um roteiro:
---- 3a. Leia a pergunta.
---- 3b. Achou bem explicada? direta? bem formatada? Upvote!
---- 3c. Achou mal explicada? mal formatada? mal intencionada? Downvote! e se julgar necessário marque-a para a administração dar uma olhada
---- 3d. Faltou informação? Comente, exija do autor uma melhoria antes de responder.
4. É necessário saber responder. Postar um link não é uma resposta, mesmo que o link tenha a resposta. A ideia é ter um banco central, onde você encontra uma pergunta, e a resposta correta logo abaixo. Se você tiver o proxy barrado e não pode ver o vídeo que o amigo postou, e aí? Escreva sua explicação e abaixo coloque links de referência
5. É essencial lembrar de marcar a resposta correta. Se alguém elabora uma resposta legal, como já vi várias pessoas fazerem, e o autor sequer volta para marcá-la como correta, ou dar um upvote o usuário que respondeu pode se sentir desvalorizado e simplesmente deixar de utilizar o espaço. Mesmo ele tendo sido um bom usuário, participativo e ajudante.
Esses são os pontos mais importantes que eu vi até agora. Não estou apontando dedos, justamente porque não é culpa de ninguém, os criadores tentam mesmo. Eu mesmo vejo o tanto de avisos que existem em todo lugar. E eu mesmo devo ter pecado em algum desses pontos, não sou perfeito Mas acho interessante ressaltar esses pontos, porque vejo muita gente só querendo pontuação, respondendo qualquer coisa o mais rápido possível, ou até respondendo algo que é igual a outra resposta que já está lá.
Gostaria de ouvir a opinião de vocês também. Se alguém concorda ou discorda e, principalmente, os motivos.[/quote]
Onde eu assino?
Eu acabo nem usando muito o GUJ Respostas por causa desses pontos que você citou. Eu acrescentaria também mais um:
- Alguns usuários postam qualquer coisa sem ler a pegunta pra ganhar os pontos pela resposta (como ninguém marca mesmo, ele ganha de qualquer forma os pontos pela resposta - não confundir com os pontos a mais se a resposta for marcada). Parece uma corrida maluca. (Você mencionou, mas como não entrou na listinha eu acabei vendo só depois de postar…heheh)